terça-feira, 30 de setembro de 2014

SALMOS 1:3 – O SER HUMANO FELIZ - SALMO 1 – O QUE O BEM-AVENTURADO PRODUZ - SERMÃO 004



Esse artigo é parte da série onde expomos o Salmo 1 e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nesse Salmo, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para o estudo posterior.

Introdução.

A. Nessa nossa exposição do Salmo 1 nós já tivemos oportunidade de falar acerca da pessoa Bem-Aventurada em si mesma — Verso 1. Vimos que ela é uma pessoa verdadeiramente feliz por que sua alegria flui do seu conhecimento e do relacionamento que ela tem com Deus, o Pai, e com seu filho Jesus Cristo, por meio da presença poderosa do Espírito Santo vivendo dentro do próprio Bem-Aventurado.  

B. Vimos também as três coisas que o Bem-Aventurado deve evitar: Verso 2 
1. Ele deve evitar é ouvir os conselhos dos ímpios. Eles não têm, realmente, nada bom para nos oferecer. 
2. Ele não deve parar ou não se deter no caminho dos pecadores. Quem gasta tempo andando nesses caminhos acaba praticando as mesmas coisas que as pessoas que odeiam a Deus praticam. 
3. Ele não deve assentar-se na roda dos escarnecedores, pois são pessoas que zombam de Deus, das coisas de Deus e do povo de Deus estão sentadas bem nas portas do inferno. 
C. Falamos também das coisas que o Bem-Aventurado deve praticar: 
1. Ele deve se empenhar em Ler e estudar a Palavra de Deus. 
2. Ele deve dedicar tempo para meditar no que leu e estudou como uma forma de facilitar o entendimento e a compreensão de como a palavra de Deus pode ser praticada, que é o que realmente importa na vida cristã: sermos praticantes da Palavra e não apenas ouvintes, como nos ensina — 
Tiago 1:22 
Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. 
D. Hoje queremos falar do resultado final da vida do Bem-aventurado. Se ele mantiver seu relacionamento com Deus e com Jesus, se ele evitar as coisas que tem evitar e se ele praticar as coisas que tem que praticar então... 
O BEM-AVENTURADO SERÁ BEM-SUCEDIDO! 
E. A conclusão a que o Salmista chega é muito semelhante ao ensino que encontramos em — 
Jeremias 17:5—8 
Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! Porque será como o arbusto solitário no deserto e não verá quando vier o bem; antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto. 
F. Analisemos de um modo mais detalhado o verso 3 do Salmo 1. 
I. O Crente é Como Árvore Plantada Junto a Corrente de Águas. 
A. O crente verdadeiro não é um arbusto ou planta selvagem. Ele nunca pode ser confundido com puro mato, porque ele é uma Árvore Plantada. Alguém plantou, alguém cuida dela e isso é maravilhoso aos nossos olhos. 
B. Como uma planta, o crente pode tanto florescer quanto murchar, dependendo da sua localização e do acesso que tem a água. Por isso esse verso nos reafirma que: aquele que cuida de nós é DEUS, que nos plantou junto a “correntes de águas”. 
C. E isso só acontece com as plantas que Deus mesmo planta. Não adianta pensar que existe outra forma de florescer, porque não existe. Se você tentar fazer as coisas por você mesmo você vai apenas murchar. É como Jesus diz: 
Mateus 15:13 
Ele, porém, respondeu: Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada.  
D. Note que Deus planta o Bem-Aventurado junto às פַּלְגֵי מָיִם pelegey maiym — corrente de águas — no plural. Isso serve para indicar a abundância que desfrutamos por estarmos vinculados com Jesus. Note essas palavras do Senhor que muitas vezes nos passa despercebidas: 
João 6:35 
Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.
E. Note a conjunção negativa “jamais” repetida duas vezes em um mesmo Verso. Glória a Deus, e Jesus seja engrandecido por tão abundante provisão: ELE DISSE JAMAIS. Você crê nisso?

II. Por Dispor de Amplo Suprimento de Água O Bem-Aventurado Produz Fruto no Tempo Certo. 
A. Como Bem-Aventurados produzimos fruto na hora certa. E o que é esse fruto? E como o mesmo é produzido? Vamos começar respondendo a segunda pergunta. 
B. Para que o fruto seja produzido é necessário que o crente Bem-Aventurado tenha seu prazer na Lei do Senhor e se deixe ensinar por ela, aproveitando todas as oportunidades possíveis. 
C. Uma pessoa assim: 
1. É capaz de produzir o fruto da paciência na hora do sofrimento. 
2. É capaz de produzir o fruto da Paz na hora da angústia. 
3. É capaz de produzir o fruto da confiança em Deus — fé — na hora da provação. 
4. É capaz de produzir verdadeira alegria na hora tanto da adversidade quanto da prosperidade. 
D. A frutificação é uma característica típica da pessoa graciosa e tal frutificação acontece sempre no tempo certo. 
III. Outra Característica do Crente como Árvore Plantada por Deus é que Suas Folhas Nunca Murcham. 
A. O crente Bem-Aventurado não sofre variações de humor porque sua confiança não está nele mesmo, nem nas coisas, nem nas situações ao redor, mas exclusiva e completamente em Deus. Por isso, suas folhas não murcham, estão sempre cheias de vigor por causa da confiança que tem em Deus. 
B. O crente Bem-Aventurado nunca diz como Jacó: 
Gênesis 42:36 
Então, lhes disse Jacó, seu pai: Tendes-me privado de filhos: José já não existe, Simeão não está aqui, e ides levar a Benjamim! Todas estas coisas me sobrevêm. 
C. Não podemos permitir que nossa vista nos engane. As promessas de Deus são maiores e mais firmes do que tudo que vemos, ouvimos, sentimos e etc. Você crê nisso? 
IV. Tudo quanto o Bem-Aventurado Faz Será Bem-Sucedido. 
A. Oh!, meus irmãos e irmãs vivemos em dias tão terríveis, tão nojentos, que tudo o que está sendo pregado tem a ver com prosperidade e tudo o que as pessoas desejam é PROSPERAR. 
B. Mas o verdadeiro Bem-Aventurado não deseja prosperidade material, ele anseia mesmo por prosperidade espiritual. Seu desejo mais profundo é ser bem sucedido no serviço devido ao Senhor. Não existirá maior gozo para nós, do que no dia do Juízo ouvirmos de Jesus essas palavras: 
Mateus 25:21 
Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 
C. Não se enganem: a prosperidade material pode fácil, fácil tornar-se seu pior inimigo: pode acabar com seu relacionamento com Deus, com seu relacionamento com Jesus, pode acabar com seu casamento, pode acabar com a comunhão com os irmãos na fé, pode, finalmente, impedir você por completo de entrar no reino de Deus na eternidade. 
D. Lembre-se que do mesmo modo que pode existir uma maldição embrulhada na prosperidade humana, também existe uma bênção escondida por trás da cruz do verdadeiro Bem-Aventurado. 
Conclusão:

A. O crente Bem-Aventurado é como uma árvore plantada. Isso não é mérito nosso. É obra da graça de Deus. Sermos plantados por Deus significa criar raízes no relacionamento com Deus e com Jesus por meio do Espírito Santo que habita em nós.  

B. Produzir fruto, para Calvino é equivalente a atingir a maturidade descrita em —

Efésios 4:13

Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo.

C. Os que confiam no Senhor, assim nos diz o profeta —

Isaías 40:30—31

Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.

D. Nosso versículo de hoje, Salmos 1:3 nos ensina que a prosperidade material está subordinada à prosperidade espiritual.

E. E queremos terminar o sermão de hoje com as desafiadoras palavras do apóstolo Paulo quando diz em —

1 Coríntios 15:58

Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.


Que Deus abençoe a todos.

OUTRAS MENSAGENS ACERCA DO SALMO 1

001 — Salmos 1:1a — O BEM-AVENTURADO — Salmo 1 — O SER HUMANO FELIZ – SERMÃO 001

002 — Salmos 1:1b — AS COISAS QUE O BEM-AVENTURADO DEVE EVITAR — Salmo 1 — O SER HUMANO FELIZ – SERMÃO 002

003 — Salmos 1:2 — AS COISAS QUE O BEM-AVENTURADO DEVE PRATICAR — Salmo 1 — O SER HUMANO FELIZ – SERMÃO 003

004 — Salmos 1:3 — AS COISAS QUE O BEM-AVENTURADO PRODUZ — Salmo 1 — O SER HUMANO FELIZ – SERMÃO 004

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário