domingo, 5 de outubro de 2014

A VIDA DE DAVI – SERMÃO 012 - A ESCOLA DE TREINAMENTO DE DEUS — PARTE 3



Esse artigo é parte da série "Exposição da Vida de Davi" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa exposição, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para outros estudos dessa série.

Texto: 1 Samuel 18—26

Introdução.

A. Nas duas últimas semanas falamos acerca de como a vida cristã pode ser comparada com estarmos matriculados numa escola.   
B. A diferença dessa escola é que nosso professor é o próprio Deus e o livro texto é a Bíblia Sagrada. 
C. Já falamos do programa dessa escola. Falamos também de alguns dos cursos dessa escola. Ver links dos estudos anteriores mais abaixo.
D, Hoje queremos falar acerca do que Deus pretende ao implementar esse currículo em nossas vidas.

E. Por quer será que Deus nos submete a todos esses cursos, muitos dos quais são repetidos diversas vezes?

F. Então hoje queremos começar a falar sobre: OS OBJETIVOS DOS CURSOS NA ESCOLA DE DEUS.

PROGRAMA DE TREINAMENTO DE DEUS — PARTE 003 — OS OBJETIVOS DOS CURSOS

Muitas coisas poderiam ser mencionadas sob esse subtítulo, mas queremos nos limitar a quatro aspectos principais. Os dois primeiro serão, vistos hoje e os dois últimos na próxima mensagem. 
I. Davi Aprendeu a Se Refugiar no Senhor e a Enxergar o Amor do Senhor Mesmo no Meio das Adversidades 
A. Davi aprendeu a confiar em Deus mesmo quando tinha a sensação de que Deus estava longe. 
B. Note esses versos do Salmo 59: 
Salmos 59:9—10a.
Em ti, força minha, esperarei; pois Deus é meu alto refúgio. Meu Deus virá ao meu encontro com a sua benignidade. 
Salmos 59:16—17 
Eu, porém, cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia; pois tu me tens sido alto refúgio e proteção no dia da minha angústia. A ti, força minha, cantarei louvores, porque Deus é meu alto refúgio, é o Deus da minha misericórdia. 
C. Note como as ênfases de Davi estão em ter Deus como seu refúgio e ter Deus como a verdadeira fonte da sua força e como ele reconhece a benignidade e a misericórdia de Deus. 
D. Lembre-se que Davi estava fugindo por longos anos do Rei Saul. Entretanto aqui o encontramos cantando acerca da força e do amor de Deus. O que você estaria cantando no meio de tais circunstâncias? Será que você estria pelo menos cantando alguma coisa no meio de tais circunstâncias? Ou estaria se lamentando pelos cantos? 
E. C. H. Mackintosh, um irmão do século XIX escreveu o seguinte: “Nunca interprete o amor de Deus por meio das circunstâncias pelas quais você está passando. Mas sempre interprete as circunstâncias pela certeza do amor que ele tem por você”. Já falamos como Deus cuida de nós e hoje queremos insistir em como Deus nos ama! 
F. Uma ilustração talvez possa nos ajudar. Note uma criança, como ela reage à medida que ela percebe que as coisas vão se complicando cada vez mais. O que ela faz? Ela se apega com uma força cada vez maior à sua mãe. Mesmo não entendo as circunstâncias, ela entende uma coisa: MINHA MÃE ME AMA E VAI CUIDAR DE MIM. Assim devemos agir nós também com relação a Deus. Quanto mais difícil for a situação, mais devemos nos apegar em Deus. Precisamos mesmo aprender essa verdade. 
II. Davi Aprendeu a Buscar Entender a Vontade Deus em Vez de Agir por Impulso. 
A. Em uma palavra, Davi aprendeu o significado de: SUBMISSÃO. 
B. A maioria de nós costuma agir primeiro e pensar depois. 
C. Mas Davi aprendeu a buscar a orientação de Deus primeiro como podemos ver no caso da cidade de Queila a qual Davi ajudou, mas onde seus cidadãos pretendiam pagar o bem recebido com o mal, entregando Davi para Saul — ver 1 Samuel 23:2—4, 9—12. 
D. Mais num outro caso envolvendo Davi e um homem chamado Nabal, Davi fracassou miseravelmente e só não cometeu uma grande besteira porque a mulher de Nabal, Abigail, interviu — ver 1 Samuel 25:2—35. 
E. Mas em outros momentos ainda, Davi demonstrou que havia aprendido a lição quando por duas vezes decidiu poupar a vida de Saul e aguardar o cumprimento da promessa de Deus, no tempo de Deus — ver 1) 1 Samuel 24:1—7; 2) 1 Samuel 26:4—12.
Conclusão:
A. Quando temos a sensação de que Deus está longe, essa é a hora em que Ele está realmente nos carregando em seus braços.

B. Deus espera que o louvemos mesmo no meio das maiores adversidades. Quando agimos dessa maneira, nós estamos realmente demonstrando nossa confiança em Deus.

C. Lembre-se que quanto maior for a dificuldade ou a aflição, mais nos devemos nos apegar a Deus. Como uma criança faz com relação à sua mãe.

D. Como você reage quando uma adversidade se abate sobre você? Você espera encontrar um botão para ejetar e se ver livre, imediatamente, daquela situação?

E. Ou você para e pergunta a Deus: Deus, como é que o Senhor deseja que eu responda a essa situação? O que o Senhor deseja que eu faça?

F. E depois? Você faz o que você entende ser a vontade de Deus?

G. Você está aprendendo o significado e o valor da SUBMISSÃO ABSOLUTA A DEUS? A ESSE DEUS QUE NOS AMA INDEPENDENTE DAS CIRCUNSTÂNCIAS?

H. A resposta está com cada um de vocês.  

Que Deus abençoe a todos.

OUTROS ESTUDOS ACERCA DA VIDA DE DAVI
001— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 1
002— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 2
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/11/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
 003— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 3
 004— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 4
Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário