sábado, 4 de outubro de 2014

ATOS DOS APÓSTOLOS - SERMÃO 009 - ATOS 2:14—21 - A PROFECIA DE JOEL



Esse material é parte de uma série de mensagens pregadas no Livro dos Atos dos Apóstolos. As mensagens cobrem todos os 28 capítulos do Livro de Atos e no final de cada mensagem, você poderá encontrar links para outras mensagens.


Introdução.

A.Nossa travessia do Livro de Atos está apenas começando e já começamos a colher os frutos da mesma.

B. Vários irmãos têm testemunhado para a Glória de Deus, que estão aprendendo a reconhecer que existe, muitas vezes, uma diferença muito grande entre o que está sendo ensinando, por séculos até, e aquilo que a Bíblia diz de fato. 
C. Alguns, lendo o livro de Atos se depararam com o povo de uma cidade do mundo antigo, chamada Beréia, e tomaram a decisão de se tornarem como os bereanos, comparando o que ouvem com o que está escrito nas Escrituras — 
Atos 17:10—12 
10 E logo, durante a noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia; ali chegados, dirigiram-se à sinagoga dos judeus. 
11 Ora, estes de Bereia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim. 
12 Com isso, muitos deles creram, mulheres gregas de alta posição e não poucos homens. 
D. Nós já sabemos que o padrão pelo qual seremos medidos é nosso apego à verdade. Não seremos medidos por Deus baseado no sucesso ou não da comunidade, nem na quantidade de pessoas que frequentam aqui e sim, apenas com base na nossa fidelidade à Palavra de Deus — 
1 Coríntios 4:1—7 
1 Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. 
2 Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel. 
3 Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós ou por tribunal humano; nem eu tampouco julgo a mim mesmo. 
4 Porque de nada me argúi a consciência; contudo, nem por isso me dou por justificado, pois quem me julga é o Senhor. 
5 Portanto, nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não somente trará à plena luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e, então, cada um receberá o seu louvor da parte de Deus. 
6 Estas coisas, irmãos, apliquei-as figuradamente a mim mesmo e a Apolo, por vossa causa, para que por nosso exemplo aprendais isto: não ultrapasseis o que está escrito; a fim de que ninguém se ensoberbeça a favor de um em detrimento de outro. 
7 Pois quem é que te faz sobressair? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te vanglorias, como se o não tiveras recebido?  
E. Uma irmã me disse que, lendo o livro de Atos ficou impressionada em como era dura a vida do apóstolo Paulo e quanto ele sofreu por causa da pregação do Evangelho, e como isso a incentivou a ficar firme ao lado de Jesus. Que Deus ajude a cada um de nós, à medida que fazemos nossa leitura, a descobrir as muitas e ricas verdades que este livro tem, e que possamos ser inspirados por esses ensinamentos a sermos discípulos cada vez mais dedicados de Jesus Cristo.   
F. Nosso texto de hoje, trata do cumprimento profético de uma das promessas mais aguardadas do Antigo Testamento. 
G. Como fizemos nas mensagens anteriores, queremos chamar a atenção para aquilo que o texto diz e não para muitos dos nossos preconceitos que acabamos importando para dentro da Bíblia e acabamos fazendo o texto dizer aquilo que ele não está dizendo. 
H. Assim já tivemos a oportunidade de aprender – até o verso 15 de Atos 2 – que: 
1. No aspecto positivo, os discípulos ficaram cheios do Espírito Santo e falaram em outras línguas que eram perfeitamente compreendidas pelos que ouviam e as conheciam como suas línguas maternas — 
Atos 2:11 
Tanto judeus como prosélitos, cretenses e arábios. Como os ouvimos falar em nossas próprias línguas as grandezas de Deus? 
2. Ainda no aspecto positivo, as línguas foram usadas para proclamar as grandezas de Deus. 
3. No aspecto negativo, aprendemos que os discípulos não falaram em línguas por terem sido Batizados com o Espírito Santo. Falaram porque estavam cheio do Espírito Santo. 
4. Também no aspecto negativo aprendemos que as línguas que eles falaram não eram “línguas estranhas” constituídas de uma blá, blá, blá estéril e sim idiomas conhecidos.  
5. Hoje queremos concentrar nossa atenção em outro aspecto de Atos 2 – o dia do Pentecostes – que trata da  
PROFECIA DO PROFETA JOEL 
I. O Contexto da Profecia do Profeta Joel 
A. O povo de Israel tinha se afastado dos caminhos de Deus. Como era um povo que havia sido separado por Deus e que havia assumido o compromisso de andar nos caminhos de Deus, era apenas natural que Deus corrigisse aquele mau comportamento. 
B. Muitas vezes a correção era apenas verbal mediante o envio de um profeta, mas quando isso no funcionava, Deus, sendo Todo Poderoso, lançava mão de recursos mais dramáticos.  
C. Nesse caso específico, Deus ordenou uma seca associada com uma praga de gafanhotos — que pode ser uma metáfora para os muitos exércitos estrangeiros que estavam invadindo Israel — que deixou o povo de Israel numa miséria terrível — 
Joel 1:4, 10, 12, 17—18 
4 O que deixou o gafanhoto cortador, comeu-o o gafanhoto migrador; o que deixou o migrador, comeu-o o gafanhoto devorador; o que deixou o devorador, comeu-o o gafanhoto destruidor. 
10 O campo está assolado, e a terra, de luto, porque o cereal está destruído, a vide se secou, as olivas se murcharam. 
12 A vide se secou, a figueira se murchou, a romeira também, e a palmeira e a macieira; todas as árvores do campo se secaram, e já não há alegria entre os filhos dos homens. 
17 A semente mirrou debaixo dos seus torrões, os celeiros foram assolados, os armazéns, derribados, porque se perdeu o cereal. 
18 Como geme o gado! As manadas de bois estão sobremodo inquietas, porque não têm pasto; também os rebanhos de ovelhas estão perecendo. 
D. Deus levantou o profeta Joel — século IX a.C — para explicar ao povo o motivo de tanta desgraça e miséria: a desobediência aos mandamentos da palavra de Deus. Essa revelação vem acompanhada de um apelo ao arrependimento e conversão manifestada em uma mudança de comportamento e de vida — 
Joel 1:13—14 
13 Cingi-vos de pano de saco e lamentai, sacerdotes; uivai, ministros do altar; vinde, ministros de meu Deus; passai a noite vestidos de panos de saco; porque da casa de vosso Deus foi cortada a oferta de manjares e a libação. 
14 Promulgai um santo jejum, convocai uma assembléia solene, congregai os anciãos, todos os moradores desta terra, para a Casa do SENHOR, vosso Deus, e clamai ao SENHOR. 
Joel 2:12—14 
12 Ainda assim, agora mesmo, diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto. 
13 Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR, vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal. 
14 Quem sabe se não se voltará, e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, uma oferta de manjares e libação para o SENHOR, vosso Deus? 
E. O povo deu ouvidos ao profeta e Deus se compadeceu do seu povo, perdoando e restaurando —
 Joel 2:18—19 
18 Então, o SENHOR se mostrou zeloso da sua terra, compadeceu-se do seu povo 
19 e, respondendo, lhe disse: Eis que vos envio o cereal, e o vinho, e o óleo, e deles sereis fartos, e vos não entregarei mais ao opróbrio entre as nações. 
Mais do que isso Deus prometeu uma produção super abundante que seria capaz de compensar os anos perdidos — 
Joel 2:25—26 
25 Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto migrador, pelo destruidor e pelo cortador, o meu grande exército que enviei contra vós outros. 
26 Comereis abundantemente, e vos fartareis, e louvareis o nome do SENHOR, vosso Deus, que se houve maravilhosamente convosco; e o meu povo jamais será envergonhado. 
Deus também garantiu Sua própria presença no meio do povo — 
Joel 2:27 
27 Sabereis que estou no meio de Israel e que eu sou o SENHOR, vosso Deus, e não há outro; e o meu povo jamais será envergonhado. 
F. Como se isso tudo não fosse suficiente — Deus é sempre capaz de fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos conforme Efésios 3:20 — o Senhor promete derramar abundantemente seu Espírito sobre todo o seu povo — 
Joel 2:28—32 
28 E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões; 
29 até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias. 
30 Mostrarei prodígios no céu e na terra: sangue, fogo e colunas de fumaça. 
31 O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível Dia do SENHOR. 
32 E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque, no monte Sião e em Jerusalém, estarão os que forem salvos, como o SENHOR prometeu; e, entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar. 
G. Essa era uma promessa inusitada, porque nos dias da Antiga Aliança era comum o Espírito vir sobre um ou outro indivíduo, por um tempo determinado. Mas aqui estamos diante de uma promessa que era para todo o povo de Deus, indistintamente — ver Joel 2:28—32 acima. 
II. A Apropriação Que Pedro Faz da Profecia do Profeta Joel Acerca do Espírito. 
A. Aquilo que Lucas descreve em Atos 2:1—13 é explicado por Pedro nos versos 14—21. 
B. Em primeiro lugar Pedro enfatiza que aqueles homens não estavam bêbados como alguns estavam supondo. A impressão de que estavam bêbados é derivada do fato de que ao falar outras línguas, os discípulos só eram entendidos pelas pessoas que falavam uma daquelas línguas. Para todos os outros parecia mesmo palavras de gente bêbada. 
C. Pedro alega a hora do dia para indicar porque não poderiam estar bêbados: era apenas a terceira hora do dias, ou seja, nove horas da manhã. 
D. Em Israel, naqueles dias, os judeus quebravam o jejum às 10 horas da manhã. 
F. Em dias de festas, como era o caso naquele dia do Pentecostes, o café da manhã era adiado até por volta do meio dia. 
G. Feita essa explicação Pedro passa a fazer uma exposição usando a Escritura, como base da sua explanação. Vejamos como ele se apropria da profecia do profeta Joel. 
H. A primeira coisa que deve chamar nossa atenção é sua afirmação contida no verso 16 que diz: o que ocorre É o que foi dito. Essa afirmação é surpreendente e não deixa espaço para nenhum tipo de especulação. Para Pedro: 
1. O que seus ouvintes estavam testemunhando era o que havia sido profetizado pelo profeta Joel. 
2. Ele muda a expressão original de Joel “depois” para a expressão “nos últimos dias” e, com isso, ele enfatiza que: com a vinda do Espírito Santo também teve início o período que o Novo Testamento chama de “últimos dias”. 
3. Pedro identifica aquele que derrama o Espírito Santo como o Senhor Jesus e não mais com o SENHOR do Antigo Testamento como está na profecia de Joel. 
I. Essas palavras de Pedro foram entendidas e consolidadas por todos os autores do Novo Testamento. Dessa perspectiva: 
1. Jesus inaugurou a era Messiânica e a prova de que isso aconteceu é esse derramamento do Espírito conforme a profecia de Joel. 
2. Por esse motivo não podemos alegar que a profecia de Joel aguarda um cumprimento futuro e nem mesmo que a mesma tenha sido cumprida apenas em parte. 
3. A era Messiânica é o período que se estende entre a primeira e a segunda vinda de Jesus e se caracteriza por um abundante ministério do Espírito Santo. Ela é também chamada de “os últimos dias”.   
III. O Derramamento do Espírito Santo. 
A. Não se trata de um chuvisco nem mesmo de uma chuva. Mas sim de uma verdadeira “tempestade” em que o Espírito Santo é derramado amplamente e de forma generosa – verso 17. 
B. O propósito desse ato é alcançar todas as pessoas e isso, mais uma vez, deve chamar nossa atenção para a universalidade de mensagem divina — 
Atos 1:8 
Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. 
C. Além disso, Pedro afirma que o derramamento do Espírito tem o propósito de alcançar todas as pessoas, independente de nacionalidade, educação, posição social ou sexo. Todos, indistintamente poderão receber o Espírito Santo — ver Atos 1:17—18. Todos, indistintamente irão pertencer o Senhor, sem essa de que alguns “pertencerão mais ao Senhor do que outros”. 
C. O Resultado do Derramamento – Poder para Pregar a palavra de Deus.  
1. E o que é que esse povo, que irá receber o Espírito Santo irá fazer? Eles Profetizarão — verso 18. 
a. Profetizar, além de fazer referência a anunciar o futuro em nome de Deus, está também atrelado a idéia de proclamar a palavra de Deus. 
b. Diante da realidade de que o evangelho é para todas as pessoas em todos os cantos da Terra, deve ser evidente que tamanho derramamento está relacionado mais ao “ide e pregai o evangelho a toda criatura” do que ide e profetizai sobre o futuro. 
c. Afinal não foi exatamente isso que os discípulos fizeram: anunciaram as grandezas de Deus — ver Atos 1:11. 
d. Inobstante, ainda assim Deus levantou algumas pessoas para funcionarem como profetas de ofício durante os dias do Novo Testamento. Mas a grande maioria do povo de Deus profetiza através da pregação da palavra de Deus.  
D. Os Sinais Mencionados – Atos 2:19—21. 
1. Nós podemos entender essas manifestações de forma literal, com os eventos iniciados durante a crucificação de Jesus, quando o sol escureceu e houve trevas sobre a terra durante três horas ininterruptas — ver Lucas 23:44 – e estendendo-se até os dias que antecederão a vinda de Jesus — ver Lucas 21:11. 
2. Ou podemos entender de forma metafórica, como fazendo referência a convulsões sociais e políticas — já que se trata de tradicional linguagem apocalíptica relacionada ao fim dos tempos. 
3. Independente de como vamos interpretar essa passagem, o fato que permanece é o seguinte: entre a ascensão de Jesus e seu retorno existe um longo período de oportunidade, no qual devemos estar ativamente envolvidos em pregar o evangelho, porque entre aqueles que ouvirem a mensagem, “TODO O QUE INVOCAR O NOME DO SENHOR SERÁ SALVO” – verso 21.   
Conclusão:

A. Diante do que vimos hoje, temos que considerar as seguintes realidades:

1. Apesar de ter recebido uma palavra diretamente do Senhor – ver Atos 1:5 — de que eles seriam batizados com o Espírito Santo não muito depois daqueles dias, Pedro não reconheceu os eventos narrados em Atos 2 como se estivessem relacionados ao Batismo com o Espírito Santo.

2. Para Pedro o que estava acontecendo no dia de Pentecostes tinha a ver com a promessa do derramamento do Espírito Santo conforme promessa feita mediante o profeta Joel.

B. Tendo sido alcançados pela mensagem do Evangelho, nós também somos parte do processo que Pedro chama de derramamento do Espírito Santo. Porque conhecemos Jesus, nós precisamos fazê-lo conhecido ao nosso redor, i.e., conhecido das pessoas ao nosso redor — ver Atos 1:8.

C. Hoje em dia existem milhares e milhares de pessoas ao redor do mundo que profetizam a torto e à direita em nome do Deus da Bíblia. Infelizmente, e digo isso para nossa vergonha, muitas das profecias alegadas como vindas da parte de Deus nos dias de hoje, se parecem mais com as previsões de bruxos, escritores de horóscopos e de profetas de araque, do que com a Palavra do Deus Todo Poderoso que fala e acontece.

D. Meus irmãos e irmãs, todos nós que aceitamos Jesus como nosso Salvador, recebemos o dom do Espírito Santo que vem habitar em nós —

1 Coríntios 6:17, 19

17 Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele.

19 Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?

E. A todos nós, conforme a palavra de Deus declara, foi dada a capacidade de profetizar i.e., de anunciar ou proclamar as grandezas de Deus. Portanto, não percamos mais tempo e vamos nos envolver com tudo o que somos e temos nesse projeto glorioso, porque é projeto de Deus mesmo.

Que Deus abençoe a todos.


OUTRAS MENSAGENS DO LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS

SERMÃO 001 — INTRODUÇÃO AO LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS — Lucas 1:1—4 e Atos 1:1—2

SERMÃO 002 — INTRODUÇÃO AO LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS — PARTE 2 — Lucas 1:1—4 e Atos 1:1—2

SERMÃO 003 — A TRANSIÇÃO DO VOLUME ANTERIOR — Atos 1:1—5

SERMÃO 004 — A NOVA DIREÇÃO EXPLICADA — Atos 1:6—8

SERMÃO 005 — A ASCENSÃO DE JESUS — Atos 1:9—11

SERMÃO 006 — PERSEVERANDO UNÂNIMES — Atos 1:12—26

SERMÃO 007 — O DIA DO PENTECOSTES – PARTE 001 — Atos 2:1—4

SERMÃO 008 — O DIA DO PENTECOSTES – PARTE 002 — Atos 2:5—15

SERMÃO 009 — A PROFECIA DE JOEL — Atos 2:14—21

SERMÃO 010 — O PRIMEIRO SERMÃO — PARTE 001 — Atos 2:22—36

SERMÃO 011 — O PRIMEIRO SERMÃO — PARTE 002 — Atos 2:37—41

SERMÃO 012 — A VIDA DOS PRIMEIROS CRISTÃOS — Atos 2:42—47

SERMÃO 013 — A VIDA DOS PRIMEIROS CRISTÃOS — Atos 2:42—47 — PARTE 002

SERMÃO 014 — A CURA DE UM PARALÍTICO DE NASCENÇA — Atos 3:1—10

SERMÃO 015 — A EXALTAÇÃO DE JESUS E A CONDENAÇÃO DOS HOMENS — Atos 3:11—21

SERMÃO 016 — SALVAÇÃO E REFRIGÉRIO: BÊNÇÃOS DAS DUAS VINDAS DE JESUS— Atos 3:17—21

SERMÃO 017 — JESUS CUMPRE AS PROFECIAS DO ANTIGO TESTAMENTO — Atos 3:22—26

SERMÃO 018 — INÍCIO DAS PERSEGUIÇÕES — Atos 4:1—22

SERMÃO 019 — A IGREJA ORA EM COMUNHÃO — Atos 4:23—31

SERMÃO 020 — A IGREJA VIVE EM COMUNHÃO — Atos 4:32—37

SERMÃO 021 — ANANIAS E SAFIRA — Atos 5:1—11

SERMÃO 022 — A COMUNIDADE DOS CRENTES — Atos 5:12—16
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/11/atos-512-16-sermao-021-comunidade-dos.html

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário