domingo, 19 de outubro de 2014

ESTUDOS PARA CASAIS - ESTUDO 025 — CONFLITOS QUE PREJUDICAM O RELACIONAMENTO - PARTE 003 - ELEVANDO NOSSO GRAU DE TOLERÂNCIA



Estes estudos são parte de uma série de palestras que estamos ministrando nas reuniões de casais da nossa igreja. Os estudos anteriores podem ser encontrados nos links mais abaixo:


Como podemos elevar nosso grau de tolerância diante das frustrações? — 
Continuação.

2. Adquirindo Novos Recursos Espirituais

A primeira grande verdade que precisamos admitir aqui é que o ser humano — mulher e homem — foi criado por Deus conforme

Gênesis 1:26—27

26 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.

27 Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

A criação do ser humano representa, mais do que qualquer outra parte da criação, tanto a sabedoria como o poder divino. Quando Deus fala acerca da criação do ser humano ele o faz de maneira completamente distinta de tudo o que veio antes. Nos outros dias da Criação nós lemos acerca das poderosas palavras de Deus dizendo: Haja luz; Haja firmamento; Haja luzeiros; Povoem-se as águas de enxames de seres viventes; Produza a terra seres viventes, etc. Nesses versículos, todavia, nós podemos ouvir Deus falando o que pretende fazer: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança! — ver Gênesis 1:26. Nos dias anteriores nós vemos Deus como alguém que possui autoridade e poder. Neste momento nós podemos perceber que Deus fala como alguém que está cheio de afeição por aquilo que Ele vai criar. Ah! Se pudéssemos compreender o exato sentido das palavras contidas em Provérbios 8:31 quando diz: “regozijando-me no seu mundo habitável e achando as minhas delícias com os filhos dos homens”. A impressão que temos é que a criação do ser humano era realmente algo que Deus mesmo esperava com satisfação. É como se Deus estivesse dizendo: “Bem, agora que terminamos o serviço preliminar, vamos realmente ao que interessa e “Façamos o homem — homem e mulher — à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”. O ser humano era e deveria mesmo ser completamente diferente de todo o resto da criação. Carne e espírito, céus e terra, precisam ser fundidos nele de tal maneira que ele tenha compromisso tanto com os céus como com a terra.

Pelo fato de termos sido assim criados é necessário que procuremos manter um relacionamento adequado com nosso Criador. Precisamos conhecer Deus pessoalmente e Ele mesmo tomou uma gigantesca providência nesse sentido ao enviar Seu Próprio Filho, Jesus Cristo, a esse mundo, para nos servir de modelo e também nos suprir com a graça necessária para viver de modo a agradar a Deus. É por esse motivo que Paulo nos exorta com as seguintes palavras:

Filipenses 2:5

Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus.
Quanto nos unimos com Deus por meio da leitura da Bíblia e, especialmente da oração — falar com Deus — nós permitimos que Deus nos encha com seu Espírito Santo e nos guie.

Não se iluda: uma ou duas horas de culto e estudo bíblico por semana não são suficientes para nos ajudar a manter nosso bem estar físico, mental e espiritual. Além desses encontros é necessário desenvolver relacionamentos em grupos menores, onde possamos ser o que nós somos de verdade, onde possamos nos abrir e ser honestos e onde possamos aprender uns com os outros como lidar com as dificuldades que estamos enfrentando.

Um fator muito importante nesse contexto é aprendermos a manter os canais de comunicação também abertos para nossos cônjuges. Se conseguirmos fazer isso, então é possível que muitos problemas possam ser resolvidos antes que se transformem em crises maiores. Entretanto, devemos reconhecer que nem sempre é possível ou até mesmo fácil a gente se comunicar como deve. Homens e mulheres, geralmente funcionam em ondas mentais distintas e é sempre mais fácil complicar do que resolver as situações. A dificuldade é que nós costumamos abordar os problemas de perspectivas diferentes. Mulheres tendem — não todas — a serem sempre mais dramáticas, enquanto os homens são mais serenos. As mulheres também costumam tomar as coisas de modo pessoal, como se o objetivo de, seja lá o que for, seja o de atingi-la pessoalmente. Quando um marido pergunta para sua esposa durante o jantar: Onde você comprou essa carne? A resposta que ele irá ouvir, provavelmente, não será: no mercado ou no açougue, e sim uma nova pergunta: “por que, não está boa”? As mulheres costumam filtrar tudo através de seus sentimentos e esses podem ser muito confusos, muitas vezes. Mulheres vivem num mundo de pessoas e sentimentos. Homens preferem um mundo de ideias e conceitos. Com isso não estamos querendo dizer que as mulheres têm menor capacidade intelectual do que os homens. Mas estamos apenas afirmando que os homens dão mais importância ao intelecto em si do que aos sentimentos e isso para o prejuízo deles mesmos, uma vez que já falamos de quão importante, os sentimentos, são na realidade.

A vantagem de nos reunirmos em grupos pequenos é que os mesmos permitem às mulheres descobrirem realmente como funciona a mente dos seus maridos e, por outro lado, permite aos maridos, aprenderem algumas verdades acerca da sutileza da estrutura feminina. As mulheres podem descobrir que seu marido não é tão obstinado, obtuso e incompreensível. Ele é apenas igual a outros homens no grupo. E os maridos descobrem que suas mulheres não são irracionais nem ilógicas como pensavam. Descobrem que elas funcionam com outro comprimento de ondas cerebrais.

Durante o namoro, o noivado e os primeiros dias do casamento tudo tem brilho e homens e mulheres se empenham ao máximo um pelo outro. Mulheres procuram sempre desculpar os namorados/noivos/esposos durante esse período. E os homens fazem o mesmo com relação a elas. Mas a vida rotineira vai, pouco a pouco, destruindo o brilho encantador. Eles tornam-se seres reais e os sinais da verdadeira imaturidade se manifestam. Quando nosso ser “menos-que-ideal” se manifesta, as frustrações tomam assento e o relacionamento torna-se difícil. Quando uma esposa sente-se insegura, sua necessidade de atenção aumenta, e ela pode tornar-se menos amável quando precisa de mais amor e não encontra. Ela, então, mostra um lado de sua natureza que o marido desconhecia por completo. A reação do marido a isso tudo pode ser rejeição, hostilidade aberta ou uma retirada silente. Ele pode começar a ficar fora mais tempo, encontrando um escape em seu trabalho ou com velhos amigos. Ela também poderá ficar muito desapontada quando o “ser-menos-que-ideal” do marido se manifestar.

Uma solução bastante eficaz para todas essas mazelas é o mandamento de Jesus que diz:

Lucas 6:38

Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.        

ESTUDOS ANTERIORES SOBRE O RELACIONAMENTO A DOIS

000 – NÃO DEIXE SEU CASAMENTO NAUFRAGAR

001 – DIFERENÇAS ENTRE O HOMEM E A MULHER – PARTE 1

002 – DIFERENÇAS ENTRE O HOMEM E A MULHER – PARTE 2

003 – NECESSIDADES E PROBLEMAS DA MULHER – PARTE 1

004 – NECESSIDADES E PROBLEMAS DA MULHER – PARTE 2

005 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 1

006 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 2
007 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 3

008 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 4

009 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 5

010 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 6

011 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 7 — Final

012 — O HOMEM COM GUARDADOR E CULTIVADOR DO CASAMENTO

013 — ENTENDENDO A SUBMISSÃO DO PONTO DE VISTA BÍBLICO

014 — ENTENDENDO QUE HOMENS E MULHERES SÃO IGUAIS, MAS DIFERENTES

015 — SEGREDOS, SEGREDOS, SEGREDOS: O MAIOR DE TODOS ELES

016 — COMO OS MARIDOS MAGOAM AS ESPOSAS – PARTE 1

017 — COMO OS MARIDOS MAGOAM AS ESPOSAS – PARTE 2

018 — COMO SER A MULHER QUE DEUS DESEJA QUE VOCÊ SEJA — PARTE 1

019 — COMO SER A MULHER QUE DEUS DESEJA QUE VOCÊ SEJA — PARTE 2

020 — COMO AMAR SUA MULHER DO JEITO QUE ELA GOSTARIA DE SER AMADA — Parte 1

021 — COMO AMAR SUA MULHER DO JEITO QUE ELA GOSTARIA DE SER AMADA — Parte 2

022 — COMO AMAR SUA MULHER DO JEITO QUE ELA GOSTARIA DE SER AMADA — Parte 3

023 — CONFLITOS QUE PREJUDICAM O CASAMENTO — PARTE 001 — O CIÚME

024 — CONFLITOS QUE PREJUDICAM O CASAMENTO — PARTE 002 – AS MULHERES E O RELACIONAMENTO COM SEUS PAIS

025 — CONFLITOS QUE PREJUDICAM O CASAMENTO — PARTE 003 – ELEVANDO NOSSO GRAU DE TOLERÂNCIA

026 — CONFLITOS QUE PREJUDICAM O CASAMENTO — PARTE 004 – CUIDANDO DAS NECESSIDADES DO OUTRO PARA EVITAR O DIVÓRCIO

027 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 001 — LIDANDO COM O CIÚME

028 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 002

029 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 003

030 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 004

031 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 005

032 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 001

033 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 002
034 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 003

035 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 004

036 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 005 — OS MALES QUE O ADULTÉRIO TRAZ

037 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 006 — A NECESSIDADE DE VERDADEIRO ARREPENDIMENTO EM CASOS DE ADULTÉRIO

038 — DIFERENÇAS FUNDAMENTAIS ENTRE AS NECESSIDADES DOS HOMENS E DAS MULHERES

039 — A IMPORTÂNCIA DA AUTOIMAGEM NO CASAMENTO — PARTE 001 — COMO VOCÊ SE VÊ?
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/10/estudo-040-importancia-da-autoimagem-no.html

Que Deus abençoe a todos

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário