domingo, 9 de novembro de 2014

ARTHUR W. PINK: A DOUTRINA DA ELEIÇÃO — UM ESTUDO - INTRODUÇÃO



O material abaixo é parte de um livro escrito por Arthur W. Pink que foi publicado em forma de e-book por:

Fonte: ChapelLibrary.org Título Original: “The Doctrine of Election”

As citações bíblicas desta tradução são da versão ACRF (Almeida Corrigida Revisada Fiel)

Tradução: OEstandarteDeCristo.com

Tradução William Teixeira

Revisão por Camila Rebeca Almeida

facebook.com/ArthurWalkingtonPink

Issuu.com/oEstandarteDeCristo

A DOUTRINA DA ELEIÇÃO

Arthur Walkington Pink

Algumas Citações deste Estudo

“Em Apocalipse 19:6 nos é dito, ‘o Senhor Deus onipotente reina’. No céu e na terra, Ele é o Controlador e Ordenador de todas as criaturas. Como o Altíssimo, Ele governa entre os exércitos dos céus e ninguém pode deter a mão ou dizer-lhe: ‘Que fazes?’ (Jó 9:12). Ele é o Todo-Poderoso, que faz todas as coisas segundo o conselho da Sua própria vontade. Ele é o Oleiro Celestial, que toma conta de nossa humanidade caída como um pedaço de barro, e para fora dela forja um como um vaso para honra e outro vaso para desonra. Em suma, ele é o Decisivo e Determinante do destino de cada homem e o Controlador de cada detalhe na vida de cada indivíduo, o que é apenas outra maneira de dizer que Deus é Deus.”

“Eleição e Predestinação são apenas o exercício da Soberania de Deus nos assuntos da salvação, e tudo o que sabemos sobre elas é o que tem sido revelado a nós nas Escrituras da Verdade. A única razão para que alguém acredite na Eleição é que ela se acha claramente ensinada na Palavra de Deus.”

“Eleição significa que Deus escolheu alguns para serem os objetos de Sua Graça salvadora, enquanto outros são deixados a sofrer a justa punição de seus pecados. Isso significa que, antes da fundação do mundo, Deus escolheu para fora da massa de nossa humanidade caída um determinado número, e os predestinou para serem conformes à imagem de Seu Filho.”
“A Doutrina da Eleição é claramente ensinada na Palavra de Deus; de capa a capa, a Bíblia está cheia dela. Esta é uma das grandes Doutrinas fundamentais das Escrituras. O primeiro livro da Bíblia tem a Soberania de Deus como o seu tema central.”

“‘Assim os derradeiros serão primeiros, e os primeiros derradeiros; porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos’ (Mateus 20:16). ‘Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós’ (João 15:16). ‘Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus’ (João 17:9). ‘E creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna’ (Atos 13:48). ‘Ficou um remanescente, segundo a eleição da graça’ (Romanos 11:5). ‘Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele’ (Efésios 1:4).”

“Nas Sagradas Escrituras, a questão da nossa salvação é traçada antes (no propósito de Deus) e não ao momento em que cremos – isto é, quando ela se torna nossa experimentalmente, mas em um ponto anterior ao começo do tempo. Antes da fundação do mundo, Deus nos escolheu em Cristo (Efésios 1:4). ‘Com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí’ (Jeremias 31:3). Isso levanta a questão de nossa salvação do tempo para a eternidade.”

“[...] o que é eterno deve ser assim em ambas as extremidades. Assim, a Palavra de Deus afirma que ‘aos que predestinou [na eternidade passada], a estes também chamou: e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou [na eternidade futura]’ (Romanos 8:30).”

“Os escribas e doutores são ignorados, e pescadores ignorantes são escolhidos para serem os apóstolos do Cordeiro. A verdade Divina é oculta dos ‘sábios e entendidos’, mas é revelada aos ‘pequeninos’ (Mateus 11:25). A maioria dos poderosos e nobres são ignorados, enquanto os fracos e desprezados são chamados e salvos. Prostitutas e publicanos são docemente compelidos a vir para a festa de casamento, enquanto os fariseus orgulhosos são deixados a perecer em sua própria autojustiça. Verdadeiramente, Deus não faz acepção de pessoas, ou Ele não teria salvado você, meu amigo.”

“[...] em nenhum lugar a Bíblia prega o livre-arbítrio do homem natural. O homem por natureza é sujeito ao Satanás e escravo do pecado, e não se torna livre até que o Filho de Deus o liberte (João 8:36). ‘Ninguém pode vir a mim, [mas ele poderia, se ele fosse livre], se o Pai que me enviou não o trouxer’ (João 6:44), mas não haveria necessidade de ‘trazer’ se ele fosse livre. Isto é inequívoco.”

“‘Zaqueu, desce depressa... E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente’ (Lucas 19:5-6). A ovelha foi chamada pelo nome e respondeu à voz do Pastor! ‘E as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz’ (João 10:4). Nós temos outra bela ilustração disso registrada em João 20:16: ‘Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Rabôni’ Anteriormente ela não O conheceu; ela O confundiu com o jardineiro; mas o Bom Pastor chama as Suas ovelhas pelo nome, ‘Maria’ e instantaneamente ela conheceu Sua voz! Aqui, então, está o primeiro sinal de Eleição, como ilustram os casos acima. O Pastor chama, e aqueles que são Suas ovelhas (os eleitos) ouvem, reconhecem e respondem.”

“Todos não são filhos de Deus. Pelo contrário, todos são por natureza ‘filhos da ira’ (Efésios 2:3), e somente pela Graça Soberana nos tornamos filhos de Deus. Todos são Suas criaturas, mas nem todos são seus filhos. A regeneração é a consequência da eleição. ‘Segundo a sua vontade, Ele nos gerou’ (Tiago 1:18). ‘Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus’ (João 1:13). Eu já nasci de novo? Eu fui feito uma nova criatura em Cristo? Há evidências inequívocas em minha vida que eu tenho sido feito um participante da natureza Divina? Então esta é uma das marcas da minha eleição.”

“O que diferencia um filho do diabo de um filho de Deus, é que o primeiro é governado por sua própria vontade, ao passo que a vontade deste último está sujeita a Deus. A linguagem do santo é: ‘Ele é o Senhor; faça o que bem parecer aos Seus olhos’ (1 Samuel 3:18). Se, então, a sua vontade está quebrada, se você está dizendo com o coração: ‘todavia não se faça a minha vontade, mas a tua’ (Lucas 22:42), então esta é uma das marcas e sinais de sua eleição.”

“[...] o Espírito Santo derrama o amor de Deus nos corações daqueles que creem (Romanos 5:5). Para eles, Deus é mui excelente, eles dizem: ‘Quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti’ (Salmo 73:25). Para eles, Cristo é o mais formoso entre dez mil, ‘totalmente desejável’ (Cânticos 5:16). Se, então, o amor de Deus brilha em seu coração, esta é uma das marcas e evidências de sua eleição.”

“‘Todo o que o Pai me dá virá a mim’ (João 6:37). Quando perdemos toda a confiança na carne; quando chegamos inteiramente ao fim de nós mesmos; quando percebemos que na carne não habita coisa boa; quando nos tornamos conscientes de que todas as nossas justiças como trapo da imundícia; quando estamos preparados para gritar: ‘Senhor, salva-me! que pereço’ (ver Mateus 8:25); quando voamos para Cristo como o único refúgio da ira vindoura, então vamos dar o primeiro passo para fazer firme a nossa vocação e eleição.”

“O Bom Pastor guia Suas ovelhas nas ‘veredas da justiça’ (Salmo 23:03), e se nos encontramos no ‘caminho dos pecadores’ (Salmo 1:1), então não temos autorização para chamar-nos Suas ovelhas.”

CONTINUA...

OUTRAS PARTES DESSA MENSAGEM PODERÃO SER VISTAS POR MEIO DOS LINKS ABAIXO

ARTHUR PINK – A DOUTRINA DA ELEIÇÃO – PARTE 001

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário