terça-feira, 25 de novembro de 2014

ESTUDOS PARA CASAIS - ESTUDO 026 - CONFLITOS QUE PREJUDICAM O CASAMENTO — PARTE 4 — NÃO ENTENDENDO AS VERDADEIRAS NECESSIDADES UM DO OUTRO


Estes estudos são parte de uma série de palestras que estamos ministrando nas reuniões de casais da nossa igreja. Os estudos anteriores podem ser encontrados nos links mais abaixo:


1. Quando a mulher dá atenção para as necessidades do marido, é impressionante como ele passa a dar atenção às necessidades dela.

2. Lembra da antiga afirmação que existiam 10 mulheres para cada homem? Bem, pode esquecer. Segundo os últimos estudos publicados pela Organização das Nações Unidas, em 2010 já existiam 57 milhões de homens a mais do que mulheres no mundo. Países como a China a proporção de homens é de 108 para cada 100 mulheres, e na Índia, são 107 homens para cada 100 mulheres. Já na Europa a situação é inversa, lá existem mais mulheres que homens. No Leste Europeu são 88 homens para cada 100 mulheres e em outras partes da Europa o índice chega a 96 homens para cada 100 mulheres. Na América do Sul são 98 homens para cada 100 mulheres.

3. Esse novo equilíbrio significa que muitos homens não conseguem casar novamente depois de se divorciarem e etc. Portanto, maridos, preservem bem o que você tem, porque o artigo está começando a faltar!

4. A Bíblia tem duras palavras para aqueles que se divorciam:


Malaquias 2:16

Pois o SENHOR Todo-Poderoso de Israel diz: —Eu odeio o divórcio; eu odeio o homem que faz uma coisa tão cruel assim. Portanto, tenham cuidado, e que ninguém seja infiel à sua mulher.

Mateus 19:3—9

Alguns fariseus chegaram perto dele e, querendo conseguir alguma prova contra ele, perguntaram: — Será que pela nossa Lei um homem pode, por qualquer motivo, mandar a sua esposa embora? Jesus respondeu: — Por acaso vocês não leram o trecho das Escrituras que diz: “No começo o Criador os fez homem e mulher”? E Deus disse: “Por isso o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa.” Assim já não são duas pessoas, mas uma só. Portanto, que ninguém separe o que Deus uniu. Os fariseus perguntaram: — Nesse caso, por que é que Moisés permitiu ao homem mandar a sua esposa embora se der a ela um documento de divórcio? Jesus respondeu: — Moisés deu essa permissão por causa da dureza do coração de vocês; mas no princípio da criação não era assim. Portanto, eu afirmo a vocês o seguinte: o homem que mandar a sua esposa embora, a não ser em caso de adultério, se tornará adúltero se casar com outra mulher.

5. Por outro lado, temos que considerar que existem situações — alcoolismo, uso de drogas, agressões verbais e físicas e etc. — que são situações para as quais Deus não nos chamou para vivermos com outra pessoas sob tais condições:

1 Coríntios 7:15

Porém, se o marido não-cristão ou a esposa não-cristã quiser o divórcio, então que se divorcie. Nesses casos o marido cristão ou a esposa cristã está livre para fazer como quiser, pois Deus chamou vocês para viverem em paz.

6. Se você vive com alguém nessas condições saiba que: lamentações, autocompaixão, atitude de mártir, exigências e ultimatos são todos recursos inadequados. Geralmente os mesmos tendem a complicar a situação, pois, geralmente, produzem efeito contrário ao esperado.

7. Todos nós começamos a vida de casados cheios de esperanças. Somente pessoas com sérios problemas casam-se com outras pessoas que já têm sérios problemas com drogas ou com agressões. Todos nós esperamos certas realizações por meio do casamento. Mas muitas vezes tudo o que encontramos são frustrações. Nossos próprios traços de imaturidade e neuroses de todo tipo se manifestam com maior intensidade porque nosso companheiro(a) também tem seus próprios traços de imaturidade e suas próprias neuroses. Só existe um modo de resolver essa grave situação: APRENDER A CONHECER AS NECESSIDADES DO OUTRO. Somente assim nossas próprias necessidades serão satisfeitas.

8. Muitas pessoas “normais” se casam com pessoas neuróticas pelos mais diversos motivos: desejo de punir os pais, de reafirmar o próprio senso de autonomia e de liberdade. Depois disso, procuram fazer o casamento funcionar, mesmo quando estão unidos com uma pessoa que é verdadeiramente alguém aleijado emocional e intelectualmente. Então fica difícil. Mulheres têm muito mais dificuldade de aceitar a realidade do divórcio, mesmo quando o companheiro torna-se alcoólatra ou um criminoso. Mesmo não tendo nenhuma culpa, elas costumam sentir culpa, porque pensam: “onde foi que EU falhei”.

9. Já o homem, ao encarar o divórcio pode experimentar um sentimento de devastação, angústia, abandono e rejeição. Mas seja qual for a mistura de sentimentos que ele possa experimentar os mesmos nunca serão tão profundos quanto os experimentados pelas mulheres. As mulheres que se divorciam — até mesmo por motivos justificados — ainda assim costumam experimentar sentimentos de fracasso e culpa.

10. Muitos casamentos poderão ser salvos se os dois aprenderem a validar os sentimentos do outro. Maridos tendem a se sentir desnorteados com a grande variedade de estados emocionais que as esposas costumam manifestar. Muitas vezes eles procuram oferecer “soluções”, como fariam no emprego, mas as esposas precisam de reafirmação ou de validação naquela hora. Por outro lado, as mulheres precisam aprender o significado de parar de reclamar de tudo e o que quer dizer: “mate-o com amor”. A Bíblia nos ensina que o AMOR verdadeiro nunca tem fim — 1 Coríntios 13:8 — O amor jamais acaba. O amor é tão importante que o mesmo continuará existindo por toda a eternidade. Não desista do seu casamento. Tente mais uma vez. COMPREENSÃO, VALIDAÇÃO, REAFIRMAÇÃO E AMOR.

ESTUDOS ANTERIORES SOBRE O RELACIONAMENTO A DOIS

000 – NÃO DEIXE SEU CASAMENTO NAUFRAGAR

001 – DIFERENÇAS ENTRE O HOMEM E A MULHER – PARTE 1

002 – DIFERENÇAS ENTRE O HOMEM E A MULHER – PARTE 2

003 – NECESSIDADES E PROBLEMAS DA MULHER – PARTE 1

004 – NECESSIDADES E PROBLEMAS DA MULHER – PARTE 2

005 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 1

006 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 2
007 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 3

008 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 4

009 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 5

010 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 6

011 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 7 — Final

012 — O HOMEM COM GUARDADOR E CULTIVADOR DO CASAMENTO

013 — ENTENDENDO A SUBMISSÃO DO PONTO DE VISTA BÍBLICO

014 — ENTENDENDO QUE HOMENS E MULHERES SÃO IGUAIS, MAS DIFERENTES

015 — SEGREDOS, SEGREDOS, SEGREDOS: O MAIOR DE TODOS ELES

016 — COMO OS MARIDOS MAGOAM AS ESPOSAS – PARTE 1

017 — COMO OS MARIDOS MAGOAM AS ESPOSAS – PARTE 2

018 — COMO SER A MULHER QUE DEUS DESEJA QUE VOCÊ SEJA — PARTE 1

019 — COMO SER A MULHER QUE DEUS DESEJA QUE VOCÊ SEJA — PARTE 2

020 — COMO AMAR SUA MULHER DO JEITO QUE ELA GOSTARIA DE SER AMADA — Parte 1

021 — COMO AMAR SUA MULHER DO JEITO QUE ELA GOSTARIA DE SER AMADA — Parte 2

022 — COMO AMAR SUA MULHER DO JEITO QUE ELA GOSTARIA DE SER AMADA — Parte 3

023 — CONFLITOS QUE PREJUDICAM O CASAMENTO — PARTE 001 — O CIÚME

024 — CONFLITOS QUE PREJUDICAM O CASAMENTO — PARTE 002 – AS MULHERES E O RELACIONAMENTO COM SEUS PAIS

025 — CONFLITOS QUE PREJUDICAM O CASAMENTO — PARTE 003 – ELEVANDO NOSSO GRAU DE TOLERÂNCIA

026 — CONFLITOS QUE PREJUDICAM O CASAMENTO — PARTE 004 – CUIDANDO DAS NECESSIDADES DO OUTRO PARA EVITAR O DIVÓRCIO

027 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 001 — LIDANDO COM O CIÚME

028 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 002

029 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 003

030 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 004

031 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 005

032 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 001

033 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 002
034 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 003

035 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 004

036 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 005 — OS MALES QUE O ADULTÉRIO TRAZ

037 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 006 — A NECESSIDADE DE VERDADEIRO ARREPENDIMENTO EM CASOS DE ADULTÉRIO

038 — DIFERENÇAS FUNDAMENTAIS ENTRE AS NECESSIDADES DOS HOMENS E DAS MULHERES

039 — A IMPORTÂNCIA DA AUTOIMAGEM NO CASAMENTO — PARTE 001 — COMO VOCÊ SE VÊ?
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/10/estudo-040-importancia-da-autoimagem-no.html

Que Deus abençoe a todos

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos  

Nenhum comentário:

Postar um comentário