sexta-feira, 7 de novembro de 2014

IGREJA UNIVERSAL PRECISARÁ CONSTRUIR 3,5 MIL CASAS POPULARES PARA REGULARIZAR O TEMPLO DE SALOMÃO NO BRÁS


Tiago Queiroz/Estadão
Templo de Salomão tem 100 mil m² de área construída

O artigo abaixo é de autoria de Adriana Ferraz Diego Zanchetta e foi publicado no site do Jornal o Estado De São Paulo

Prefeitura quer 3,5 mil casas populares por Templo de Salomão

Adriana Ferraz Diego Zanchetta — O ESTADO DE S. PAULO

Maior espaço religioso do País teve as portas abertas com o respaldo de um alvará provisório emitido pela gestão de Haddad


SÃO PAULO - Um mês e meio após a festa de inauguração, a Prefeitura quer exigir da Igreja Universal a construção de 3,5 mil moradias populares para regularizar o Templo de Salomão, erguido no Brás, centro da cidade. O maior espaço religioso do País, com 100 mil m² de área construída, teve as portas abertas com o respaldo de um alvará provisório emitido pela gestão de Fernando Haddad (PT) em 19 de julho — 13 dias antes da abertura.

A nova contrapartida foi sugerida pela Secretaria de Licenciamento em documento já enviado ao Ministério Público Estadual, que investiga a construção do templo desde fevereiro. No inquérito instaurado pelo promotor de Justiça Maurício Antonio Ribeiro Lopes, são apuradas algumas supostas irregularidades, como o fato de a igreja ter sido construída com base em um alvará de reforma.

A exigência aventada pela Prefeitura, no entanto, diz respeito a outra regra que teria sido burlada pela Universal. O zoneamento onde está o templo foi definido pelo Plano Diretor de 2004 como Zona Especial de Interesse Social (Zeis). Por isso, a área deveria ser reservada à construção de moradias populares, o que não ocorreu.

Com o templo erguido, os vereadores regularizaram o espaço durante a votação do novo Plano Diretor. Em 30 de junho deste ano, ficou definido que a área não mais seria classificada como Zeis, em uma tentativa de anistiar a Universal. Os parlamentares da base aliada do governo na época justificaram que não fazia mais sentido manter o zoneamento porque a obra já estava pronta.


A decisão ainda atendeu à pressão de um dos principais grupos do Legislativo Municipal: a bancada evangélica, hoje com dez representantes. São vereadores eleitos com o apoio de fiéis da Igreja Mundial, da Igreja da Graça, da Bola de Neve e da Assembleia de Deus, além da própria Universal.

Durante a negociação, todos os vereadores receberam convites para a inauguração, que ocorreu em 31 de julho com a presença da presidente Dilma Rousseff (PT).

Contrapartida. Acionada pela Promotoria de Habitação e Urbanismo, a Prefeitura agora quer assegurar que o Templo de Salomão oferecerá as contrapartidas sociais que deveriam ter sido cobradas em agosto de 2008, quando a igreja protocolou o pedido oficial de construção.

Pelas regras do Plano Diretor em vigor durante toda a obra, a igreja deveria construir conjuntos de habitação social para ao menos 400 famílias, se quisesse obter autorização para atuar em área de Zeis. A condição, no entanto, não foi cumprida e, mesmo sem erguer nem sequer uma moradia, a obra do Templo de Salomão foi autorizada em 22 de outubro de 2008. O Ministério Público Estadual investiga se houve irregularidade na emissão das licenças e na construção.

Acordo. O promotor Maurício Ribeiro Lopes se reuniu na segunda-feira, 8, com representantes da Igreja Universal, na tentativa de assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). O objetivo é restabelecer parte das contrapartidas não exigidas durante o processo de obra, além de amenizar os impactos no trânsito local.

Procurado, Lopes não quis revelar o teor das propostas apresentadas à igreja. Já a Universal afirmou, por meio de nota oficial, que só vai se manifestar sobre a proposta apresentada pelo Ministério Público Estadual no momento oportuno.

O artigo original do site do Estado de São Paulo poderá ser visto por meio desse link aqui:



NOSSO COMENTÁRIO

Chega a ser inacreditável que pessoas que alegam proclamar a mensagem do Deus que prima pela justiça e pela correção ajam de forma tão criminosa e despudorada. Pior ainda é sabermos que a mesma recebeu pleno apoio e nenhuma condenação dos vereadores da bancada evangélica, homens oriundos de igrejas tais como Igreja Mundial, da Igreja da Graça, da Bola de Neve e da Assembleia de Deus, além da própria Universal.

É óbvio que independentemente de qualquer acordo que a IURD chegue com o Ministério Público, tanto a Igreja do sr. Edir Macedo como os nobres vereadores terão muito que responder diante de Deus por todos esse atos.

Que Deus não deixe impunes esses que, somente Deus sabe como, conseguem burlar as leis e fazer o que bem desejam, prejudicando toda a população da cidade de São Paulo.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

2 comentários:

  1. Não creio que isso venha ocorrer. Isso é só fanfarronice do prefeito Hadadd, e para inglês ver.
    Edir Macedo é grande aliado dos petralhas em nível nacional. Inclusive em unidade de propósito, por exemplo, em política de aborto.
    Edir é tão chegado a esse pessoal que, em 2013 comprou 49% das ações do Banco Santander, depois que o Banco Central dirigido pelo PT, considerou Edir um investidor estrangeiro.
    FONTE:
    http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2013/07/06/internas_economia,375458/bispo-edir-macedo-agora-e-banqueiro.shtml

    Edir também, como aliado do Planalto, conseguiu comprar 22 horas ininterruptas da programação da CNT, coisa que legalmente seria um empecilho. Por coincidência ou não, essa distinção especial, fez com que um dos maiores desafetos do PT, o Silas Malafaia, fosse retirado da programação da CNT depois de quase 30 anos de programa diário na emissora. O mesmo ocorreu com Valdemiro, que além de desafeto do PT, é também concorrente comercial-religioso de Edir e sua IURD.
    Edir só não comprou as 24 horas da emissora, porque isso de fato configuraria terceirização de concessão de TV.
    "Uma lei "caduca" dos anos 60 até proíbe que uma emissora tenha mais de 25% de sua grade em publicidade, e também veta a venda de horários a terceiros, mas essa lei é ignorada há décadas."
    Em tempo: Cerca de 100 funcionários da CNT foram demitidos com o exemplar ato de Edir Macedo, que em nada se difere de seus concorrentes, nem tampou do iníquo governo anticristão que ele apoia.
    FONTE:
    http://celebridades.uol.com.br/ooops/ultimas-noticias/2014/05/06/cnt-vende-grade-para-igreja-universal-e-demite-ate-100.htm

    Não à toa, a presidanta esteve na inauguração desse templo, que também abriga apartamentos luxuosos, onde inclusive Edir, familiares e auxiliares mais próximos residem.
    Sinceramente, com tanta demonstração de força junto ao PT nacional, não acredito que o Prefeito do PT em São Paulo esteja de fato falando sério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Joel,

      Graça e paz.

      Bem, quanto a essa questão da construção das casas, a IURD já sabe muito bem, como funciona a justiça no Brasil e certamente vai entrar com um processo de defesa que demorará anos para chegar ao Supremo. Quando chegar lá fica fácil fazer algum tipo de “acordo” para que o processo seja arquivado, como já aconteceu antes.

      Mas por outro lado, nada impede a prefeitura de suspender o alvará temporário e mandar fechar o templo — muito difícil mesmo — mas passar a multar o mesmo diariamente — algo mais viável. Como tais multas não se tratam de direito constitucional as mesmas não poderão sair de São Paulo e então teremos que esperar para ver o que pode acontecer.

      Quanto ao evento da compra de 49 por cento do banco Renner — não Santander — da parte do sr. Edir Macedo, infelizmente está tudo certo. Desde o dias do “imperador” George Bush, qualquer pessoa pode comprar a cidadania estadunidense pela bagatela de US$ 1,000,000.00 por pessoa. O Edir Macedo comprou a cidadania estadunidense para ele e toda sua família e foi com esses documentos — passaporte estadunidense e endereço fixo nos EUA que ele foi considerado como investidor estrangeiro para poder comprar sua participação no Banco Renner. Ele tem dupla cidadania e, tecnicamente, pode operar com qualquer uma das duas, tanto no Brasil quanto nos EUA, pois existe um acordo assinado, nesse sentido, entre os dois países. Aliás é importante que se diga que não existe pregador midiático ou famosos que não possua seu “passaportizinho” dos EUA, além de passaportes diplomáticos — uma pequena cortesia do nosso Itamarati.

      Quanto às outras patifarias, trata-se mesmo do mais puro “gangsterismo” algo que a IURD está acostumada a praticar há muito tempo. Silas e Valdemiro apenas receberam, na minha opinião, um merecido castigo da parte de Deus, que usou o Edir como instrumento, assim como Israel foi punido no passado pelos assírios e pelos babilônios. Mas como aqueles povos também foram mais tarde julgados por Deus é pura ilusão do Edir achar que irá escapar do mais severo juízo de Deus, que virá mais cedo ou mais tarde.

      Bem vamos aguardar, porque a justiça divina demora porque Deus é
      longânimo, mas não falha.

      Grande abraço fraterno,

      Irmão Alex

      Excluir