domingo, 30 de novembro de 2014

ISRAEL BANE EM DEFINITIVO O DR MADS GILBERT DA FAIXA DE GAZA


Israel shuts Dr Gilbert out from Gaza for life
Doctor Mads Gilbert. Photo: Vegard Wivestad Grøtt / NTB scanpix

O Dr. Mads Gilbert, um médico norueguês que prestava serviços voluntários atendendo nos hospitais da faixa de gaza, já foi objeto de um dramático artigo publicado pelo nosso blog. Esse artigo poderá ser visto por meio do seguinte link:


Agora somos informados que o Estado de Israel acrescentou infâmia às injúrias já feitas contra alguém que ajudou a tratar das mais de 11000 pessoas feridas na Faixa de Gaza, apenas na última e criminosa operação das Forças de Destruição de Israel — IDF — contra a acuada população daquela pequena faixa de terra.

Segundo notícias locais da Noruega, o Governo de Israel baniu o Dr. Mads Gilbert pelo resto da sua vida de retornar para a Faixa de Gaza. É, a verdade incomoda bem mais do que podemos imaginar, e os brucutus israelenses não foram capazes de suportar as informações que o Dr. Gilbert produziu durante os dias da operação “Borda Protetora” que matou e feriu mais de 13000 palestinos entre julho e agosto de 2014.

De acordo com o noticiário, as autoridades israelenses citaram razões de segurança para banir o médico norueguês da faixa de Gaza. Segurança? Por que? Será que o Dr. estava arremessando bolsas de plasma ou tubos de esparadrapo que estavam atingindo as cidades israelenses ao redor da Faixa de Gaza e ferindo os “inocentes” cidadãos de tão “honrado” país?

O Dr. Gilbert é um homem de verdade, é norueguês e tem 67 anos de idade. Nos últimos tempos ele tem feito inúmeras viagens para a Faixa de Gaza para ajudar no tratamento de pessoas.

Durante o último verão no hemisfério norte, o Médico Chefe que vive e trabalha no norte da Noruega, trabalhou no Hospital localizado em Shifa na Faixa de Gaza onde ele passou mais de 50 dias ajudando a tratar dos mais de 11000 feridos pelas tropas de destruição de Israel — IDF. O Dr. Gilbert tentou retornar para a Faixa de Gaza em outubro passado para continuar ajudando no mesmo hospital, mas foi impedido por oficiais israelenses de entrar na Faixa de Gaza.

Segundo o Dr. Gilbert, quando se aproximou da fronteira com a localidade de Erez, o mesmo foi notificado por soldados israelenses que não poderia prosseguir em direção à faixa de Gaza.

De acordo com um e-mail enviado pelas autoridades israelenses para embaixada Norueguesa, o Dr. Gilbert estava banido da Faixa de Gaza por questões de “Segurança”. A embaixada tomou as dores do Dr. Gilbert depois da recusa. O secretário de Estado da Noriega, Bård Glad Pedersen disse ao noticiário local o seguinte: “Da perspectiva norueguesa, nos intercedemos a favor do Dr. Gilbert solicitando ao governo israelense que mudasse sua decisão. A situação humanitária na Faixa de Gaza ainda é bastante difícil e a necessidade de pessoal médico persiste”.

Já o Dr. Gilbert acredita que a decisão de Israel está relacionada com seus comentários críticos contra o Estado de Israel. O corajoso médico e ativista a favor da paz escreveu uma carta para a mídia internacional, no último mês de julho — ver a carta no nosso link no início desse artigo — na qual relatou as condições extremas em que se encontrava no hospital onde estava trabalhando na Faixa de Gaza.

 Quem é o Dr. Mads Gilbert?

1. Nasceu em Oslo em 1947.

2. Médico chefe especializado em anestesiologia no Hospital da Universidade do Norte da Noruega.

3. Tem trabalhado por mais de 30 anos em zonas de conflito armado, especialmente na Faixa de Gaza.

4. Entre os prêmios que recebeu está o prestigiado Fritt Ords Honorary Prize em 2009.

5. Foi nomeado Comandante da Ordem de Santo Olaf em 2013.

6. Recebeu o grau de PhD pela Universidade de Iowa nos EUA.

O blog o grande diálogo lamenta profundamente essa decisão do governo de Israel, um povo que já sofreu tanto, mas ao que parece seus líderes não aprenderam nenhuma lição pelo que seus antepassados tiveram que passar.

A notícia original poderá ser vista por meio do link abaixo:


Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário