segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

A VIDA DE DAVI - SERMÃO 014 – ANTECEDENTES DA VIDA DE DAVI — PARTE 1



Esse artigo é parte da série "Exposição da Vida de Davi" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa exposição, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para outros estudos dessa série.


Texto: 1 Samuel 6:19 — 7:2

Introdução.

A. Hoje vamos iniciar uma nova fase em nossos estudos acerca da Vida de Davi, tratando, de modo específico, dos antecedentes da vida do grande rei de Israel.   
B. Um dos inimigos mais terríveis contra o qual Israel precisou lutar por muitos anos de sua vida é chamado de povo filisteus. Os filisteus, que não tem nada a ver com os palestinos de hoje em dia, apesar de algumas pessoas mal informadas afirmarem que os palestinos são os descendentes dos filisteus, eram um povo localizado em um pedaço da faixa litorânea no sul da Palestina e estavam concentrados em cinco cidades principais: Ecrom, Asdode, Ascalon, Gate e Gaza. 
C. Em 1 Samuel capítulos 4 o povo de Israel batalhou contra os filisteus e foi derrotado. Naquela ocasião os filhos do sacerdote Eli foram mortos no campo de batalha, e a “arca da Aliança” foi tomada e o sacerdote Eli morreu quando recebeu as notícias desse grande desastre — ver 1 Samuel 4:10—11 e 12—18. 
D. Os filisteus tomaram a arca, mas tiveram que devolve-la conforme podemos ler em 1 Samuel 5. 
E. A arca foi então enviada pelos filisteus até a cidade israelita de Bete-Semes. Infelizmente os homens de Bete-Semes eram muito curiosos e acabaram tirando a tampa da arca e olharam para dentro da mesma, setenta homens que se atreveram a olhar para o que não lhes dizia respeito morreram naquele dia — 
1 Samuel 6:19 
Feriu o SENHOR os homens de Bete-Semes, porque olharam para dentro da arca do SENHOR, sim, feriu deles setenta homens; então, o povo chorou, porquanto o SENHOR fizera tão grande morticínio entre eles. 
F. Os homens de Bete-Semes, apavorados pediram que o povo de Quiriate-Jearim, fosse buscar a arca da aliança, o que foi feito — ver 1 Samuel 6:20—21. Note a expressão “faze-ia subir”. Quiriate-Jearim ficava no alto de uma montanha!
G. Os homens de Quiriate-Jearim foram buscar a arca e a levaram até a casa de Abinadabe, onde nomearam seu filho Eleazar para que guarda-se a arca — ver 1 Samuel 7:1.
H. Os dias que a Arca ficou em Quiriate-Jearim até a intervenção de Samuel, chamando o povo para o arrependimento e para voltar-se para o Senhor foi de 20 anos! — ver 1 Samuel 7:2.
I. Conforme lemos no final de 1 Samuel 7:2  o povo lamentava sua condição de distanciamento de Deus.
J. Mas para que Deus viesse ao encontro do Seu povo algumas mudanças eram necessárias. Especialmente, mudanças de entendimento.
K. Por isso, hoje queremos falar de mudanças necessárias, se Deus vai mesmo usar nossas vidas para fazer avançar seu reino. As mais importantes mudanças são:
RESPEITO E REVERÊNCIA PELAS COISAS E PELA OBRA DE DEUS
I. Novas Formas de Serviço Estão Sempre Surgindo à Medida Que Deus Nos Revela Seus Planos
A. Antes que a Arca da Aliança fosse fabricada foi necessário que Deus preparasse pessoas capazes para fazer a mesma. Também foi necessário preparar homens que pudessem transportar a mesma. Levi teve três filhos: Gérson, Coate e Merari — Levitas, exclusivamente da família de Coate podiam transportar a arca:
Números 4:15
Havendo, pois, Arão e seus filhos, ao partir o arraial, acabado de cobrir o santuário e todos os móveis dele, então, os filhos de Coate virão para levá-lo; mas, nas coisas santas, não tocarão, para que não morram; são estas as coisas da tenda da congregação que os filhos de Coate devem levar.
B. Emergências são inerentes ao serviço de Deus. Cada época traz suas próprias necessidades, e essas afetam a obra missionária da igreja. A necessidade de educar o povo de Deus, questões nacionais, ataques contra a verdade da parte dos ateus, das falsas religiões e, principalmente, de falsos mestres que, dizendo-se cristãos não passam de lobos em pele de cordeiros, conforme Jesus nos advertiu em
Mateus 7:15
Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.
C. Todas essas situações clamam por novas abordagens, que muitas vezes precisam tocar em coisas que são verdadeiros tabus dentro das igrejas, mas que não têm nada a ver com os ensinamentos da Palavra de Deus. São tradições humanas e devem ser tratadas como tais. São coisas sem importância.
D. Somente quando despertarmos para essa realidade, então começaremos a alcançar os perdidos ao nosso redor.
II. Deus Sempre Tem Pessoas Dispostas para Fazer a Obra que Ele Deseja.
A. Se os homens de Bete-Semes não sabem como se comportar de modo apropriado diante dos símbolos sagrados, Deus tem outros em algum lugar, que sabem. Tais qualidades são supridas pelo próprio Senhor, pois a obra de Deus precisa ser realizada nos termos estabelecidos pelo próprio Deus.
B. Deus cuida de cada aspecto de Sua obra. O que nós temos que fazer é ser obedientes à vontade do Senhor. Sobre nossas cabeças pesam essa palavras do próprio Senhor Jesus:
Lucas 6:46
Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?
C. Quando você não estiver muito a fim de fazer a obra de Deus, não dê tanta importância para você mesmo. Apenas saia da frente, e deixe Deus levantar outra pessoa que está interessada em fazer a vontade do SENHOR.
D. Deus sempre tem pessoas prontas para fazer aquilo que nós, muitas vezes não estamos dispostos a fazer. Pense nisso, para depois não ficar como o povo de Israel: 20 anos jogado no canto sem poder servir o Senhor.  
III. A Preparação Básica Para Servir a Deus em Todas as Ocasiões Inclui:
1) Verdadeira Reverências pelas Coisas Divinas.
2) Verdadeiro Interesse pela Obra de Deus.
A. Muitos pequenos detalhes estavam envolvidos no cuidado com a arca. Mas nenhum era tão importante quanto esses dois:
1. Uma reverência apropriada pela Arca da Aliança, que aqui representa todas as coisas de Deus — Leitura da Bíblia, Orações, Louvor, Adoração, etc.
2. Verdadeiro interesse na compreensão que estamos lidando com coisas santas e não com coisas do dia a dia.
B. Os homens de Bete-Semes não tinham essas duas qualidades. E eles pagaram um alto preço por isso. A falta de reverência lhes trouxe terror e medo, além de uma mortandade desnecessária.
C. É por isso que a religião agrada tanto aos seres humanos. Na religião você faz algo — como ir a um culto — e pronto, você imagina, cumpri minha obrigação e agora posso viver e fazer o que quiser até o próximo culto!
D. Mas a fé cristã é uma fé baseada em relacionamento e esse relacionamento com Deus, com Jesus, com o Espírito Santo, com os irmãos e com os incrédulos é algo que precisa ser vivido — e não algo que precisa ser feito — minuto a minuto, hora a hora, dia a dia e, assim sucessivamente.
E. Os homens de Bete-Semes eram religiosos e foram duramente confrontados pelo juízo de Deus. Religião, não importa o nome que tenha não passa de “PAGANISMO”. A fé verdadeira está baseada em relacionamentos de verdade.
D. Todos aqueles que se relacionam com Deus, sabem que estão na presença de um Deus de infinita santidade e poder balanceados por um amor que é 100% confiável.
E. Os homens de Quiriate-Jearim Sabiam que Deus é Santo e Todo Poderoso, mas também sabiam que esse mesmo Deus é amoroso, misericordioso e gracioso, e que cuida de Seu povo a cada instante! Então você acha que aquele diagnóstico foi mesmo algo devastador? Que aquele acidente foi mesmo um descuido? Que o projeto mal sucedido foi um deslize? Não! Deus está no controle de tudo. Deus é Soberano e temos que aprender a agir como Deus deseja!
F. Quando existe esse tipo de reverência por Deus em nossas vidas, então estamos prontos para admirar a Deus em toda beleza de sua santidade, estamos prontos a entender a profundidade do amor que Deus nutre por nós, e de entendermos tudo o que Cristo fez a nosso favor. Somente essas coisas podem colocar nosso coração em uma posição de descanso!
G. Desse modo, DEVERES E PRIVILÉGIOS TORNAM-SE COINCIDENTES!
Conclusão:
A.. Nós devemos estar sempre atentos para qualquer novo serviço que Deus possa ter para nós. Não seja apenas mais um frequentador. Se envolva, faça algo.
B. . Nunca pense que nós jamais seremos capazes de cumprir o que Deus tem para nós. Muitos de nós nada fazemos, porque nos falta a fé de chamar a Jesus de Senhor e agir de acordo. Se Jesus é nosso Senhor, então o céu é o limite, quando o assunto é a obra de Deus.
C. Cultive todas as qualidades que você puder e esteja pronto a usá-las quando Deus mostrar que é a hora certa.
D. Conte como um privilégio incomparável poder compartilhar as Boas Novas do Evangelho com uma pessoa ou uma família.
5. Lembre-se a obra de Deus só pode ser feita do modo que o próprio Deus deseja e na força que o próprio Deus supre:
Zacarias 4:6
Prosseguiu ele e me disse: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos.

OUTROS ESTUDOS ACERCA DA VIDA DE DAVI


001— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 1
002— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 2
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/11/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
 003— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 3
 004— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 4
Que Deus abençoe a todos. 
Alexandros Meimaridis 
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link: 
Desde já agradecemos a todos.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário