sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

ATOS DOS APÓSTOLOS - SERMÃO 012 - ATOS 2:42-47 – A VIDA DOS PRIMEIROS CRISTÃOS




Esse material é parte de uma série de mensagens pregadas no Livro dos Atos dos Apóstolos. As mensagens cobrem todos os 28 capítulos do Livro de Atos e no final de cada mensagem, você poderá encontrar links para outras mensagens.


Introdução

A. Quando paramos para pensar em nossas vidas, existem muitas coisas que nós consideramos importantes. Essas variam de pessoa para pessoa, mas podemos dizer que, de uma maneira ou de outra, a lista a seguir é muito representativa:   

B. Para alguém... 

1. O importante é ganhar dinheiro, muito dinheiro. Alguns se iludem com a ideia de que “ganhar muito dinheiro é bom, porque posso ajudar a obra de Deus”. Mas na prática, na esmagadora maioria das vezes, não é isso que acontece com os que ganham muito dinheiro. 

2. O que realmente vale à pena é encontrar um verdadeiro amor, desses que a gente lê nos romances e vê no filmes de Hollywood que consegue transformar em um romance algo realmente impensável: uma mocinha se apaixona por um lobisomem. 

3. Criar e entreter filhos, sobrinhos netos é transformado por muitos no alvo central de suas vidas. Tem gente que faz tudo e de tudo por seus filhos, sobrinhos, netos etc. 

4. Educação é o que importa. Depois da faculdade querem fazer mestrado, doutorado, pós-doutorado até alcançarem a livre-docência. 

5. O domínio de um instrumento musical é algo em que muitos estão dispostos a investir dinheiro e tempo. E põe investimento nisso, especialmente de tempo! 

6. “Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa”. Esses são os que investem boa parte de suas vidas frequentando academias sob a alegação de que estão cuidando do corpo que é o templo do Espírito Santo. 

7. Realização profissional é para alguns um alvo que é perseguido a vida inteira, com empenho, dedicação e, muitas vezes, como grandes sacrifícios. 

C. A grande verdade é que nenhuma dessas coisas tem, diretamente, nada a ver com o propósito com que Deus, primeiro nos criou, e depois porque ele nos chama e nos adota em sua família. 

D. O Catecismo de Westminster, um livro que todos nós deveríamos ler, pelo menos uma vez, na vida, trata dessa questão — acerca do que devemos considerar importante em nossa vida — logo de cara. Sua primeira pergunta é: Qual é o propósito último do ser humano? A resposta não é: 

1. Ganhar muito dinheiro e viver uma vida sossegada do ponto de vista material. 

2. Conhecer o príncipe ou princesa encantado/a e viver feliz para sempre. 

3. Ter filhos e netos. 

4. Ter educação formal até a livre docência. 

5. Dominar um instrumento com exímia habilidade. 

6. Ter saúde perfeita. 

7. Realização profissional. 

E. Não, Deus não nos fez com nenhum desses propósitos. Portanto é bom você começar a pensar nas mudanças de rumo e de atitudes que serão necessárias para se adequar ao propósito de Deus que: Criou-nos para que possamos conhecê-lo e desfrutar da comunhão com ele para sempre. Ou seja, tudo se resume em uma ideia apenas: Deus nos criou para que possamos manter um relacionamento constante e profícuo com ele. 


F. Na mensagem passada, nós tivemos a oportunidade de falar acerca do fato que o relacionamento com Deus, se inicia quando ouvimos e entendemos a mensagem bíblica acerca da vida, morte, ressurreição e ascensão de Jesus e, com a fé que Deus mesmo supre — ver Efésios 2:8 — nós aceitamos a salvação oferecida de graça por Deus, por meio de Jesus, e somos reconciliados com Deus. A promessa de Deus, como vimos, diz que quando somos reconciliados com Deus ele envia Seu Espírito Santo para habitar em cada crente, em todos os crentes sem distinção — 

Atos 2:38 

Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. 

G. Agora, quando somos regenerados ou nascidos de novo pelo poder do Espírito Santo, existem somente duas coisas que devem ser realmente importantes, em nossas vidas. 

1. Em primeiro lugar, Deus derrama seu Espírito Santo sobre nós para que possamos compartilhar as boas novas com todas as pessoas do mundo inteiro — 


Atos 1:8 

Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra. 


2. Em segundo lugar Deus vem habitar em nós para criar uma “comunidade messiânica” que deve ser caracterizada, acima de tudo, por um relacionamento intenso uns com os outros. Esse relacionamento reflete nosso próprio relacionamento com Deus — ver 1 João 4:20 e comparar com Lucas 14:26 onde Jesus usa o verbo μισεῖ   miseî — traduzido por aborrecer. Agora, quando decidimos ficar em casa, inventando mil desculpas para não nos unirmos a uma comunidade de irmãos, tal comunhão com os irmãos, nunca irá acontecer e teremos que responder a Deus por isso. Tal atitude pode variar de mágoa, passando por imaturidade e chegando, até mesmo, na própria incredulidade na Palavra de Deus. 

3. O verbo μισεῖ   miseî – em grego significa: odiar, detestar, perseguir com ódio. 

4. Mas não pense, nem por um instante que a palavra “aborrecer” diminui a intensidade do significado do verbo em grego. Aborrecer de acordo com o dicionário Aurélio Século XXI é: a) Sentir ou causar horror a; abominar ou detestar; b) Causar aborrecimento a; desgostar; c) apoquentar; d) enfastiar, enfadar. 

H. Estaria Jesus ensinando que devemos odiar, nossos pais, mãe, filhos, irmãos e até mesmo nossa própria a vida? NÃO! O que Jesus nos ensina e, que é também o ensinamento de 1 João 4:20, é o seguinte: quando eu não amo a Jesus como devo, eu estou realmente odiando o Senhor que deve ser amado de todo o meu coração, com todas as minhas forças, com todo o meu entendimento e com toda minha alma. Qualquer coisa menos do que isso, não passa realmente de ódio para com o Senhor. 

I. E como é que eu devo amar o meu irmão? Da mesma maneira como Cristo nos amou — ver João 13:34. E como foi que Cristo que nos amou? — 


1 João 3:16 

Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos. 

Qualquer coisa menos do que essa disposição não passa da manifestação do mais profundo ódio pelos irmãos.    

J. Na prática, o que devemos fazer para provar que amamos a Deus, amando os irmãos? O texto de Atos 2:42—47 nos fala daquilo que podemos chamar do verdadeiro efeito da vinda do Espírito Santo sobre todos os cristãos que é:   

I. É UMA VIDA MARCADA PELO DESEJO DE APRENDER 


A. A primeira coisa que Lucas nos diz é que a Igreja cheia do Espírito Santo perseverava na doutrina dos apóstolos — verso 42. 

B. Ao contrário do muito que acontece hoje, com pessoas buscando sinais e milagres e todo o tipo de experiências místicas de todas as naturezas, aqueles primeiro discípulos estavam mais interessados em aprender os ensinamentos ministrados pelos apóstolos. 

C. O Espírito Santo é o Espírito da verdade e Jesus prometeu que o Espírito viria para nos conduzir a toda verdade — 

João 15:26 

Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim.

João 16:13 

Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. 

D. Uma atitude boçal de anti-intelectualismo e o Espírito Santo da verdade não andam de mãos dadas. 

E. Aqueles irmãos, mesmo tendo recebido o Espírito Santo de Deus, ansiavam por aprender cada vez mais. 

F. Agora note que, além dos apóstolos estarem envolvidos no ensino da palavra eles também eram instrumentos na manifestação de muitos... 

1. Prodígios — grego τέρασι térasi — atos que deixavam as pessoas atônitas. 

2. Sinais — grego σημείοις semeíois — atos que tinham o propósito de enfatizar verdades espirituais, especialmente o fato de que Jesus tinha vindo da parte de Deus. 

G. Esses prodígios e sinais eram necessários naquele início por um simples motivo: eles tinham o propósito de confirmar para os ouvintes a veracidade da mensagem que estava sendo anunciada, acerca de Jesus ser o Messias, o Filho de Deus e o Salvador dos homens — 

Hebreus 2:1—4 

1 Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, 

2  estes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. 

3 Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas, 

4 tendo-se tornado tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que eles. 

H. O que são as verdades ouvidas? São os ensinamentos dos apóstolos. Temos apóstolos hoje na mesma capacidade daqueles homens que viveram com Jesus desde o início do Seu ministério e foram testemunhas da Sua ressurreição? – ver Atos 1:21—22. Não, pois não existe sucessão apostólica e esses auto denominados “apóstolos” dos nossos dias não se qualificam como verdadeiros apóstolos naquele sentido. Então, onde estão as verdades acerca das quais nos é dito que “precisamos nos apegar para não nos desviarmos? – ver Hebreus 2:1” Na Bíblia, especialmente no Novo Testamento.      

II. É UMA VIDA MARCADA POR VERDADEIRO AMOR PARA COM OS IRMÃOS   


A. O amor cristão se manifesta através da comunhão. Essa expressão indica aquilo que é comum, aquilo que compartilhado por todos. Nesse caso específico os irmão compartilhavam de duas coisas, de forma específica: 

1. Em primeiro lugar eles compartilhavam a pessoa de Deus através do Espírito Santo que habitava em cada um deles. Esse é o maior bem que temos para compartilhar uns com os outros: Deus. Pois a nossa comunhão é com o Pai e com o Seu Filho, Jesus Cristo – ver 1 João 1:3. 

2. Em segundo lugar nós temos essas palavras perturbadoras encontradas em 

Atos 2:44—45 

44 Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. 

45 Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. 

B. Qual é o significados desses versículos? 

1. Em primeiro lugar devemos deixar bem claro que não existia nenhum tipo de mandamento, por parte dos apóstolos, nem para que os irmãos tivessem tudo em comum, nem para que vendessem seus bens e repartissem o lucro entre todos. Tudo o que lemos aqui é fruto do entusiasmo causado pela presença do Espírito Santo em suas vidas. 

2. Mas, por outro lado, a Bíblia tem muito a dizer acerca de como devemos nos portar tanto no que diz respeito às contribuições que devemos fazer para a obra de Deus, quanto à maneira como devemos nos relacionar com o dinheiro.

 3. Quanto às contribuições que devemos fazer para a obra de Deus, o princípio ensinado pelo Novo Testamento é de que: 

a) a contribuição precisa ser proporcional – 2 Coríntios 8:13—15. 

b) Não existe valor estipulado. 

c) Quem pode contribuir com mais, deve fazê-lo. 

d) Que pode contribuir com menos também deve fazê-lo.

 e) Os dois tipos de contribuintes podem também decidir contribuir acima do que podem, de forma voluntária — ver 2 Coríntios 8:3—5. 

f) A contribuição deve ser de acordo com o que pessoa tem e não com o que não tem — 2 Coríntios 8:12. 

A sementeira e a ceifa de 2 Coríntios 9 não diz respeito a doar para a obra de Deus e receber de volta riquezas da parte de Deus e sim contribuir para que o evangelho seja pregado de tal maneira que muitas e muitas almas sejam salvas e redundem para que a glória tributada a Deus seja cada vez maior — ver 2 Coríntios 9:6—11. 

4. Com relação ao dinheiro, para os crentes em geral, as palavras de orientação da Bíblia estão em 


1 Timóteo 6:6—8 

6 De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. 

7 Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. 

8 Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. 

5. Com relação àqueles que querem ficar ricos, a orientação está em 


1 Timóteo 6:9—10 

9 Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. 

10 Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores. 

6. Quanto àqueles que são ricos a orientação está em 



1 Timóteo 6:17—19 

17 Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento; 

18 que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir; 

19 que acumulem para si mesmos tesouros, sólido fundamento para o futuro, a fim de se apoderarem da verdadeira vida. 

C. O que todos esses versos nos ensinam é que devemos fazer um uso sábio do dinheiro a nós confiado, de tal maneira que entre nós não existam pessoas com muitos e muitos bens sobrando, enquanto outros passam por qualquer tipo de necessidade. Eles também nos ensinam que a missão cristã de pregar o evangelho está, muitas vezes, sendo negligenciada porque nós estamos sempre querendo gastar ou esbanjar o dinheiro que Deus nos dá em nossos próprios prazeres —

Tiago 4:3—4 

3 pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres. 

4 Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. 

D. O materialismo é uma das perversões mais terríveis a atacar a Igreja de Jesus Cristo nesses últimos 150 anos. Além das muitas e perniciosas heresias e mentiras contra a verdade, o materialismo é o responsável pelo fracasso miserável da vida de praticamente todos os cristãos do mundo ocidental. E tem muita gente que acredita que prosperidade material é prova da bênção de Deus na vida das pessoas e dos países. Não é não, mas certamente é o caminho mais curto para o inferno porque não se pode servir Deus e ao dinheiro simultaneamente. 

Conclusão:

A. Em nossos dias existe uma mentira sendo propalada aos borbotões, que diz que apenas alguns crentes, não todos os crentes, são os “queridinhos de Deus” e, por isso, eles são os únicos que foram batizados com o Espírito Santo. Mas a Bíblia é bem clara: todos os crentes, sem distinção, que aceitam a Jesus como salvador, são agraciados com a presença gloriosa do Espírito Santo. Isso representa uma das mais dramáticas verdades ensinadas no Novo Testamento: o fato de que, através da vinda do Espírito Santo para habitar em nós representa também o fato que o próprio Deus Pai, bem como o Senhor Jesus Cristo vêm habitar em nós também. Em João 14:23 Jesus afirma o seguinte: Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. 

B. Precisamos imediatamente parar de nos enganar, mentindo para nós mesmos, dizendo que amamos a Deus e aos irmãos, quando na realidade lhes dedicamos o ódio mais profundo. Aqui não existe meio termo: ou amamos ou estamos, de fato, odiando e odiando para valer. Só existe uma maneira de provar que amamos a Deus: é sendo obediente aos seus mandamentos – ver João 14:15. E o seu mandamento fundamental é que devemos amar uns aos outros do mesmo modo como Jesus nos amou – ver João 13:34—35. Não posso provar que amo a Deus sem amar os irmãos. 

C. Como membros fiéis da comunidade cristã a qual pertencemos, nossa lealdade reside nos ensinamentos que temos na Bíblia, especialmente, no Novo Testamento. Temos que ter certeza que o Espírito Santo irá nos conduzir à nos submeter à Palavra de Deus e não às muitas e muitas invencionices humanas que têm destruído o testemunho cristão e arrastado o nome de Deus na lama. Em que degrau você se encontra no teu relacionamento com a Palavra de Deus?

 1. Ouvinte? 

2. Leitor? 

3. Estudante? 

4. Meditador? 

5. Praticante? 

Aproveite as oportunidades que são oferecidas aqui na Igreja para melhorar teu nível de relacionamento. A gente tem esse péssimo costume de só valorizar o que temos depois que perdemos o que era nosso. Então aproveite as oportunidades: reunião de oração e estudo bíblico, estudo bíblico no meio da semana, programa de rádio, reunião da mocidade, reunião dos casais, escola dominical e cultos aos domingos à noite. 

4. Quanto à contribuição, não faça da mesma uma arma, porque a vítima certamente será você, condenado a perecer eternamente junto com seu dinheiro. O mesmo vale para seus talentos. Não use sua contribuição nem seus talentos para demonstrar seu descontentamento nem para prejudicar a obra de Deus, porque quando agimos assim, nós estamos apenas provando o fato de que não somos realmente regenerados pelo Espírito Santo de Deus.


OUTRAS MENSAGENS DO LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS

SERMÃO 001 — INTRODUÇÃO AO LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS — Lucas 1:1—4 e Atos 1:1—2

SERMÃO 002 — INTRODUÇÃO AO LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS — PARTE 2 — Lucas 1:1—4 e Atos 1:1—2

SERMÃO 003 — A TRANSIÇÃO DO VOLUME ANTERIOR — Atos 1:1—5

SERMÃO 004 — A NOVA DIREÇÃO EXPLICADA — Atos 1:6—8

SERMÃO 005 — A ASCENSÃO DE JESUS — Atos 1:9—11

SERMÃO 006 — PERSEVERANDO UNÂNIMES — Atos 1:12—26

SERMÃO 007 — O DIA DO PENTECOSTES – PARTE 001 — Atos 2:1—4

SERMÃO 008 — O DIA DO PENTECOSTES – PARTE 002 — Atos 2:5—15

SERMÃO 009 — A PROFECIA DE JOEL — Atos 2:14—21

SERMÃO 010 — O PRIMEIRO SERMÃO — PARTE 001 — Atos 2:22—36

SERMÃO 011 — O PRIMEIRO SERMÃO — PARTE 002 — Atos 2:37—41

SERMÃO 012 — A VIDA DOS PRIMEIROS CRISTÃOS — Atos 2:42—47

SERMÃO 013 — A VIDA DOS PRIMEIROS CRISTÃOS — Atos 2:42—47 — PARTE 002

SERMÃO 014 — A CURA DE UM PARALÍTICO DE NASCENÇA — Atos 3:1—10

SERMÃO 015 — A EXALTAÇÃO DE JESUS E A CONDENAÇÃO DOS HOMENS — Atos 3:11—21

SERMÃO 016 — SALVAÇÃO E REFRIGÉRIO: BÊNÇÃOS DAS DUAS VINDAS DE JESUS— Atos 3:17—21

SERMÃO 017 — JESUS CUMPRE AS PROFECIAS DO ANTIGO TESTAMENTO — Atos 3:22—26

SERMÃO 018 — INÍCIO DAS PERSEGUIÇÕES — Atos 4:1—22

SERMÃO 019 — A IGREJA ORA EM COMUNHÃO — Atos 4:23—31

SERMÃO 020 — A IGREJA VIVE EM COMUNHÃO — Atos 4:32—37

SERMÃO 021 — ANANIAS E SAFIRA — Atos 5:1—11

SERMÃO 022 — A COMUNIDADE DOS CRENTES — Atos 5:12—16
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/11/atos-512-16-sermao-021-comunidade-dos.html

Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis 
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário