domingo, 14 de dezembro de 2014

NATAL 2104 - A VERDADE SOBRE O NATAL - SERMÃO 001 – O NATAL É PARA PESSOAS QUE TÊM A MENTE DE CRISTO




Texto: Filipenses 2:5—11

Introdução.

A. A cada novo ano eu me surpreendo mais e fico cada vez mais chocado com a verdadeira “zona” em que o natal vai sendo transformado. 

B. O natal da Cristandade não tem nada a ver com o natal da Bíblia. Eu chamo de “Cristandade” esta religião falsa, espalhada pelo mundo, que se auto-intitula de cristã.   

C. O natal está se tornando a cada nova edição em algo cada vez mais paradoxal. Uma das definições de paradoxo que podemos usar é: Paradoxo é uma contradição que chega, em certos casos, a se opor às razões do pensamento humano ou nega o que a maioria tende a acreditar. Vejam se não é esse, exatamente o caso, quando: 

1. Observamos que nessa época do ano, chamada de “natal” o que prevalece é uma mentalidade, realmente carnavalesca. Vejam, por exemplo, os caminhões que a cada ano aumentam na quantidade circulando pela cidade tocando, inclusive, músicas obscenas! Estranho mesmo.

2. A humildade e a verdadeira pobreza do estábulo estão sendo trocados pela riqueza dos enfeites e a indulgência e o egoísmo característico da troca de presentes.

3. O silêncio da noite de Belém foi substituído pelos confusos sons das buzinas, das muitas vozes, dos sinos e do onipresente papai Noel com seu indefectível Ho! Ho! Ho!

4. A seriedade da encarnação é trocada pelas tolices das chamadas festas natalinas e o espírito de festa mesmo, onde deveria haver o mais absoluto recolhimento e profunda meditação. Nós estamos falando da encarnação do próprio único e verdadeiro Deus.

5. Por fim temos a estrela solitária do natal sendo ofuscada por milhões de lampadinhas de led nas mais variadas cores!

D. A confusão reina absoluta. Brinquedos e eletrônicos são super valorizados, enquanto o verdadeiro presente de Deus para a humanidade é completamente ignorado. A lista poderia se estender indefinidamente, mas preferimos parar por aqui, antes que o nojo nos force a usar o banheiro! 

E. Para complicar ainda mais a situação, muitas igrejas chamadas cristãs, enganadas por falsos ensinamentos, abandonaram por completo a celebração do nascimento de Cristo. Preferem celebrar as festas judaicas! 

F. Nossa intenção hoje é começar a falar de como o verdadeiro natal só faz verdadeiro sentido para os crentes verdadeiros.

O SIGNIFICADO VERDADEIRO DO NATAL – PARTE 001

Quero pedir a todos que abram e deixem suas Bíblias abertas em Filipenses capítulo 2. 

I. A Verdadeira História do Nascimento de Cristo 

A. Nós já abordamos o nascimento de Cristo das mais variadas formas em nossa igreja. 

1. Já falamos do mesmo da perspectiva das profecias do Antigo Testamento. 

2. Da perspectiva de Maria e José.

 3. Da perspectiva dos anjos e dos pastores. 

4. Da perspectiva dos sábios vindos do oriente com seus presentes. 

5. Da perspectiva do dono da hospedaria que ofereceu a caverna que servia de estábulo para os animais. 

6. Da perspectiva do rei Herodes que tinha tudo a perder se o rei de Israel realmente tivesse nascido naquela noite. E etc. 

B. Mas hoje queremos enfatizar outro aspecto do nascimento de Jesus. E esse aspecto está revelado no Capítulo 2 de Filipenses. 

C. A seção com a qual nós vamos nos ocupar hoje e, especialmente no próximo domingo, tem início em Filipenses 2 verso 5 e se estende até o verso 11. 

D. Paulo começa a falar da pessoa de Cristo a partir do verso 5 e Jesus se torna o tema principal nos versos seguintes. Paulo diz: 

Filipenses 2:6—11 

6 pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; 

7 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, 

8 a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. 

9 Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, 

10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, 

11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai. 

E. O resumo desses versos é a verdadeira história do Natal. Eles nos ensinam que Jesus é Deus e que Jesus é o Senhor! 

F. Mas vamos analisar esse parágrafo um pouco mais de pertinho. Na realidade eu gostaria de mergulhar a igreja toda nas profundezas maravilhosas do que Paulo escreveu nesses versos inspirado pelo Espírito Santo. 

II. A Humilhação do Filho de Deus

A. Para chegar até nós Jesus precisou se despir de toda sua glória e deixar o mais alto céu para descer a longa escada que separa esse mundo de dor, confusão humilhação e pecado do céu onde Deus é constantemente proclamado como sendo “SANTO, SANTO, SANTO”. 

B. Ao estudarmos esse texto queremos salientar cinco pontos cruciais que marcaram essa longa descida de Jesus e sua posterior ascensão, de volta. 

C. Em primeiro lugar — verso 6 — Jesus abriu mão de sua posição como Senhor Soberano de todo o universo para vir tornar-se um ser humano igualzinho a nós. Uma única exceção nesse processo todo é que Jesus nunca pecou — ver 1 Pedro 3:22. 

D. Apesar de ser Deus, Jesus não se apegou a isso como um motivo que o fizesse abrir mão de vir e se encarnar como um ser humano.   

E. Note o uso que o verso 6 faz do verbo “SER”. Esse verbo denota e demonstra para todos que desejam enxergar que o menino nascido em Belém era o próprio Deus em sua natureza essencial. Essa é uma realidade relativa à Cristo que é inalienável, e imutável acerca de sua pessoa: Jesus é Deus! 

F. Esse é o motivo porque o anjo diz as seguintes palavras a José, o homem com quem Maria estava desposada: 

Mateus 1:23 

Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco). 

JESUS ERA DEUS, JESUS É DEUS, JESUS SEMPRE SERÁ DEUS! E POR REVERÊNCIA A ESSA REALIDADE QUE POSSAMOS NOS ARREPENDER DE TODA ESSA ANARQUIA CHAMADA NATAL QUE NÃO TEM NADA A VER COM A IMPORTÂNCIA E A GRAVIDADE DA ENCARNAÇÃO DE DEUS EM FORMA DE SER HUMANO. 

G. E o apóstolo João insiste nessa realidade ao afirmar o seguinte: 

João 1:1 

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 

H. E o próprio Jesus afirmou o seguinte em: 

João 8:58 

Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU. 

I. Se alguém tem dúvidas acerca do que essas palavras significam, basta ler: 

Êxodo 3:14 

Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros. 

J. Apesar de muitos não crerem que Jesus estava afirmando com todas as letras que ele era o próprio Deus do Antigo Testamento, os judeus entenderam isso perfeitamente. Isso tanto é verdade que eles: 

João 8:59 

Então, pegaram em pedras para atirarem nele; mas Jesus se ocultou e saiu do templo.

III. O Esvaziamento do Filho de Deus

A. Além de Jesus não se apegar ao fato de que era, é e sempre será Deus, o verso 7 de Filipenses 2 nos diz que ele se “esvaziou”.

B. Qual é o significado dessa expressão? A expressão grega ἐκένωσεν ekénosen — cujo significado é esvaziar-se, ou seja, derramar-se por completo até estar plenamente vazio. Foi isso que Jesus precisou fazer com seu SER para poder assumir a nossa forma humana. 

C. Mas o que isso realmente significa? Isso significa que Jesus abriu mão de toda a sua Glória, algo que Deus preza muito. Por esse motivo, em sua oração sacerdotal registrada em João 17 Jesus pede o seguinte ao pai: 

João 17:4—5 

4  Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para 
fazer; 

5  e, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo.

D. Despir-se da sua glória transformou Jesus num tipo humano comum. O profeta Isaías diz o seguinte acerca da aparência de Jesus: 

Isaías 53:2 na NTLH 

Pois o SENHOR quis que o seu servo aparecesse como uma plantinha que brota e vai crescendo em terra seca. Ele não era bonito nem simpático, nem tinha nenhuma beleza que chamasse a nossa atenção ou que nos agradasse. 

E. Despir-se da sua glória também significou para Jesus abrir mão de seus privilégios e de sua própria vontade para fazer a vontade de outro, no caso, a vontade de seu Pai. Jesus levava isso tão a sério que afirmou essas quase inacreditáveis palavras, quando foi instado a comer por seus discípulos: 

João 4:34

Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele 
que me enviou e realizar a sua obra.

Conclusão:

A. O autor de Hebreus ao se referir a Jesus diz o seguinte:

Hebreus 1:3

Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas.

B. Paulo faz uma afirmação semelhante em:

Colossenses 1:15

Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação.

C. Os judeus mais de uma vez reconheceram que Jesus afirmava ser o próprio Deus. Já vimos uma dessas passagens em João 8:59 e agora podemos ver uma ainda mais explícita em:

João 5:16—18

16 E os judeus perseguiam Jesus, porque fazia estas coisas no sábado.

17 Mas ele lhes disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.

18 Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.

D. Acerca de abrir mão da sua Glória, o apóstolo Paulo nos diz o seguinte em

2 Coríntios 8:9 na NTLH

Porque vocês já conhecem o grande amor do nosso Senhor Jesus Cristo: ele era rico, mas, por amor a vocês, ele se tornou pobre a fim de que vocês se tornassem ricos por meio da pobreza dele.

E. Esse é o verdadeiro sentido do natal: Tudo começa com Jesus abandonando Sua posição de soberano do universo e com o consequente esvaziamento de toda Sua glória. 

Que Deus abençoe a todos e nos dê a humildade que precisamos para entender essas realidades que estão muito além da nossa capacidade normal. 

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:

Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário