quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

PROVÉRBIOS 16:1 - MEDITAÇÃO PARA O ÚLTIMO DIA DO ANO DE 2014



VERSÍCULO MOTO PARA A IGREJA PRESBITERIANA BOAS NOVAS PARA 2015

Introdução:

A. Provérbios 16:1 diz o seguinte no original hebraico:
 לְאָדָם מַעַרְכֵי־לֵב וּמֵ‍יְהוָה מַעֲנֵה לָשׁוֹן[1]

B. Nossa tradução em português na Versão de Almeida Revista e Atualizada diz:

O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR.

C. Como podemos notar o verso tem uma estrutura, mesmo em português, algo estranha.

D. De fato o original, que é mais estranho ainda, chegou a ser desconsiderado por muitos copistas que preferiram deixar esse verso de fora nas cópias que estavam fazendo.

E. Todavia a vasta maioria de cópias realmente importantes usadas para se fixar o texto no hebraico têm esse verso, a ponto de não existir nenhuma dúvida de sua historicidade, nem necessidade de fazer qualquer anotação no aparato crítico acerca do mesmo.

F. Portanto com essa confiança vamos analisar o mesmo e extrair dele alguns princípios para nos motivar a viver para Deus no ano 2015.

NOSSO VERSO MOTO PARA O ANO 2015 — PROVÉRBIOS 16:1

I. As duas palavras mais importantes no verso são: Coração e Deus.

A. Essas duas palavras servem para enfatizar uma verdade Bíblica que é: Deus é soberano até mesmo sobre os corações humanos!

B. Os seres humanos são livres para planejarem, mas isso não é garantia absoluta, em nenhuma hipótese, que tais planos irão se concretizar.

C. Talvez a ilustração mais clamorosa que podemos usar para ilustrar essa verdade seja daquele homem rico que derrubou seus celeiros e construiu outros maiores para poder acomodar a gigantesca colheita que suas terras produziram com a bênção de Deus. Tal homem satisfeito depois de colher todo o fruto do seu campo diz para si mesmo o seguinte:

Lucas 12:19

Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te.

D. Mas a resposta de Deus a tudo isso é:

Lucas 12:20

Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?

E. Isso tudo nos ensina que em todas as coisas é sempre Deus quem tem a última palavra. Isso deve nos conduzir a uma atitude de profunda humildade e dependência de Deus durante cada novo dia do ano 2015.

II. É Deus quem Supre Nossos Corações com a Sabedoria Necessária para Nossos Lábios.

A. Creio que a Nova Tradução na Linguagem de Hoje captura bem a essência desse verso ao dizer:

Provérbios 16:1 na NTLH

As pessoas podem fazer seus planos, porém é o SENHOR Deus quem dá a última palavra.

B. A história de Balaão ilustra bem essa verdade conforme a descrição que encontramos em Números 22:5—20. Foi pedido a Balão e lhe foi paga uma grande soma em dinheiro para ir e amaldiçoar ao povo de Israel, mas na hora “H”, Deus mudou a maldição em bênção!

C. Assim, os seres humanos, inclusive nós podemos fazer muitos planos, mas devemos saber que Deus é soberano sobre nossos corações, mentes e bocas.

D. Não há nada de bom ou que possa ser considerado útil para a edificação se não vier do próprio Deus para nós. E isso independente dos planos que podemos fazer em nossos corações.

E. A segunda lição que podemos aprender é que: Isso tudo nos ensina que devemos deixar Deus conduzir nossos planos. Que tudo o que pretendemos fazer possa ser moldado pela Palavra de Deus, caso contrário iremos experimentar apenas fracassos e amarguras.

CONCLUSÃO

A. Por causa do caráter de Deus, todos os planos feitos nos corações dos seres humanos estão, necessariamente, sob o controle daquele que é Todo-Poderoso e Todo-Sábio. Tais pensamentos não podem existir sem seu conhecimento e nenhum deles poderá progredir sem seu expresso consentimento.

B. Outras ilustrações que podemos dar são:

1. A decisão enciumada dos irmãos de José em prejudicá-lo que culminam com essas próprias palavras de José:

Gênesis 50:19—21

19 Respondeu-lhes José: Não temais; acaso, estou eu em lugar de Deus?

20 Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida.

21 Não temais, pois; eu vos sustentarei a vós outros e a vossos filhos. Assim, os consolou e lhes falou ao coração.

2. Ou a duras palavras do Faraó contra Moisés:

Êxodo 10:28—29

28 Disse, pois, Faraó a Moisés: Retira-te de mim e guarda-te que não mais vejas o meu rosto; porque, no dia em que vires o meu rosto, morrerás.

29 Respondeu-lhe Moisés: Bem disseste; nunca mais tornarei eu a ver o teu rosto.

C. Deus é tão Majestoso a todo esse respeito que lemos o seguinte em

Salmos 76:10 

Pois até a ira humana há de louvar-te; e do resíduo das iras te cinges.

D. Deus em sua grande graça e misericórdia nos concedeu o maior benefício de todos que é a presença constante, poderosa e amiga do seu Espírito Santo habitando em nós. Que sejamos obedientes à direção do Espírito Santo, porque a última e melhor palavra e orientação procedem sempre de Deus.

E. Que assim seja nosso ano de 2015: guiados com toda humildade e confiança em Deus e na sua eterna e verdadeira Palavra, manifestada, especialmente, por meio de Seu Filho Jesus Cristo, que é a própria Palavra viva de Deus!

Que Deus abençoe a todos. 

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link: 


Desde já agradecemos a todos.  



[1]Kittel R. Biblia Hebraica Stuttgartensia. Deutsche Bibelgesellschaft, Stuttgart 1996, c1925.  

2 comentários:

  1. muito bom que Deus abemçõe sou micionário zilmar dos santos

    ResponderExcluir
  2. Que benção de palavra e explicação !!!
    Fico Feliz em ter lido que Deus possa abençoar grandemente a pagina e sua Vida !!!

    ResponderExcluir