sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

A GLÓRIA DE DEUS - ESTUDO 004 - PROVISÃO DIVINA RELACIONADA COM A GLÓRIA DE DEUS — PARTE 001



Essa é uma série de estudos baseada no tema geral da: “GLÓRIA DE DEUS”. É um estudo bastante aprofundado do tema em si e de todas as suas implicações. É bastante conveniente que o leitor prossiga nesses estudos até o final para poder usufruir melhor do conteúdo dos mesmos. No final de cada estudo o leitor encontrará links para os outros estudos.


 Introdução

A. Se viver para a glória de Deus deve ser o alvo supremo de nossas vidas, então, definitivamente temos que aprender como viver para a glória de Deus.

B. Colocando nossas vidas diante dessa perspectiva, viver para a glória de Deus, a primeira necessidade que percebemos é que precisamos de ajuda! Chegamos a essa conclusão, não somente pelo ensino das escrituras, mas também pelo excesso de falhas passadas.

C. É reconfortante saber que Deus fez uma provisão adequada para nós. Os mandamentos que Deus nos deu acerca de vivermos para Sua glória, não nos foram dados para zombar de nós. Foi Deus mesmo quem nos incluiu em seus planos. Ele tem feito uma provisão para nós. E nós podemos, de fato, viver para Sua glória.

I. A Provisão Divina na Salvação

Efésios 1:3—6.

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado.

A. A Fonte desta Provisão.


Efésios 1:3, 4, 9
Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que... nos escolheu nele antes da fundação do mundo... e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade.

Comentário.

1. Os assuntos relacionados à nossa eleição e predestinação constituem-se em questões extremamente difíceis. O verbo ἐξελέξατο exeléxatoescolheu — enfatiza a seleção de uma dentre várias alternativas possíveis. Indica, também, uma escolha especial baseada em preferências significativas, frequentemente implicando em uma atitude, tremendamente favorável, para com aquele que foi escolhido. A expressão grega εὐδοκία eudokía, traduzida por “beneplácito” enfatiza que a escolha anterior foi feita exatamente por ser benéfica. A vontade de Deus deseja aquilo que é bom para nós. Sabemos muito pouco acerca da obra soberana de Deus. Todavia nós somos confortados por essa verdade: nós fomos escolhidos pelo Pai e fomos dados, como presente, para Seu filho, o Senhor Jesus.

2. Ultrapassa, e muito, a nossa compreensão o fato de termos sido escolhidos por Deus, para fazermos parte da Sua obra redentora que visa trazer glória ao Senhor Jesus. A evidência que temos destas verdades, é que nos arrependemos dos nossos pecados, acreditamos no evangelho e recebemos a Jesus como Salvador e Senhor.

B. A Descrição desta Provisão.

Efésios 1:5

Em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos.

Comentário:

A expressão “adoção” indica que fomos caracterizados como filhos. Esse é o alvo da predestinação — nos trazer para uma relação filial com Deus. Todas as outras bênçãos da vida cristã são derivadas desse relacionamento. Como filhos, mesmo adotados, nós temos certos “direitos e privilégios”. Nós podemos chamar Deus de Pai, podemos orar dizendo “Pai”, podemos servir a Deus e podemos, acima de tudo, viver para a glória de Deus.

C. A Base desta Provisão.

Efésios 1:5—6

Por meio de Jesus Cristo, ..., para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado.

Comentário:

O Senhor Jesus veio a este mundo como nosso representante. Ele tomou sobre Si nossos pecados e recebeu o justo castigo que eles mereciam na cruz do Calvário. Através dessa provisão amorosa, que chamamos de “graça”, é possível sermos adotados por Deus. A transformação que aconteceu em nossas vidas vai além da imaginação. Nós éramos “inimigos de Deus —

Romanos 5:10

Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.

mas pela graça, nós fomos feitos filhos de Deus, mediante a adoção Divina.

D. A Segurança desta Provisão.

Efésios 1:6

Para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado.

Comentário:

Através da obra realizada pelo nosso representante, o Senhor Jesus, nós temos sido recebidos por Deus. Isto é mais do que termos sido feitos apenas “aceitáveis”. O que a expressão “gratuitamente” significa, além do óbvio, que é de graça, é que somos favorecidos. A graça Divina é completa em si mesma. O crente é uma pessoa redimida. Nós fomos trazidos para um relacionamento vivo com o Deus verdadeiro por que Deus mesmo quis.

E. O Propósito desta Provisão.

Efésios 1:6

Para louvor da glória de sua graça –.

Comentário:

1. Tudo o que foi falado anteriormente esta focalizado no grande alvo que nós e nossas vidas devem ser para o “louvor da glória de sua graça”. Temos que reconhecer o grande privilégio e a grande honra que temos, ao sermos incluídos neste programa.

2. Nós começamos a entender o significado desse grande propósito quando consideramos como a glória de Deus se relaciona com a graça de Deus. A provisão da graça de Deus e todos os benefícios que fluem desta mesma graça magnificam a grandeza dos atributos de Deus. 

2 Coríntios 8:9

Pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos.

Hebreus 2:9

Vemos, todavia, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todo homem.

2 Coríntios 9:8

Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra.

Efésios 2:8—9

Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.

3. A demonstração da graça de Deus em nossa salvação e vidas diárias revela a glória de Deus e faz com que Deus seja louvado. Deus nós conquistou para sermos Seus, “para louvor da glória da sua graça”. Amém.

OUTROS ESTUDOS ACERCA DA GLÓRIA DE DEUS

Estudo 001 — A Glória de Deus — O Significado da Glória de Deus — Parte 1 

Estudo 001 — A Glória de Deus — O Significado da Glória de Deus — Parte 2 

Estudo 002 — A Glória de Deus — A Importância de Se Viver Para a Glória de Deus — Parte 1

Estudo 002 — A Glória de Deus — A Importância de Se Viver Para a Glória de Deus — Parte 2

Estudo 003 — A Glória de Deus — O Senhor Jesus e  a Glória de Deus — Parte 1 

Estudo 003 — A Glória de Deus — O Senhor Jesus e a Glória de Deus — Parte 2 

Estudo 004 — A Glória de Deus — A Provisão Divina Relacionada com a Glória de Deus — Parte 1

Estudo 004 — A Glória de Deus — A Provisão Divina Relacionada com a Glória de Deus — Parte 2

Estudo 005 — A Glória de Deus — As Prioridades dos Crentes a Glória de Deus — Parte 1 

Estudo 005 — A Glória de Deus — As Prioridades dos Crentes a Glória de Deus — Parte 2 

Estudo 006 — A Glória de Deus — A Vida Diária dos Crentes a Glória de Deus — Parte 1 

Estudo 006 — A Glória de Deus — A Vida Diária dos Crentes a Glória de Deus — Parte 2 

Estudo 007 — A Glória de Deus — Os Empecilhos Para Se Viver Para a Glória de Deus — Parte 1

Estudo 007 — A Glória de Deus — Os Empecilhos Para Se Viver Para a Glória de Deus — Parte 2

Estudo 008 — A Glória de Deus — A Relação entre a Glória de Deus e o Louvor — Parte 1 

Estudo 008 — A Glória de Deus — A Relação entre a Glória de Deus e o Louvor — Parte 2 

Estudo 009 — A Glória de Deus — A Relação entre Ações de Graças e a Glória de Deus — Parte 1

Estudo 009 — A Glória de Deus — A Relação entre Ações de Graças e a Glória de Deus — Parte 2

Estudo 010 — A Glória de Deus — As Advertências Bíblicas Acerca da Glória de Deus — Parte 1
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/04/a-gloria-de-deus-estudo-10-as.html

Estudo 010 — A Glória de Deus — As Advertências Bíblicas Acerca da Glória de Deus — Parte 2
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/07/a-gloria-de-deus-estudo-010-as.html

Que Deus abençoe a todos. 

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link: 


Desde já agradecemos a todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário