terça-feira, 13 de janeiro de 2015

A VIDA DE DAVI SERMÃO 015 – ANTECEDENTES DA VIDA DE DAVI — PARTE 2



Esse artigo é parte da série "Exposição da Vida de Davi" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa exposição, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para outros estudos dessa série.


Texto: 1 Samuel 7:3 — 12
Introdução.

A. Estamos continuando nossa série que trata dos antecedentes da vida de Davi.   
B. Já tivemos a oportunidade de ver como a atitude de falta de respeito e reverência com relação às coisas divinas, custou ao povo de Israel, 20 anos de distanciamento de Deus, até que o povo começou a clamar ao Senhor — 
1 Samuel 7:2 
Sucedeu que, desde aquele dia, a arca ficou em Quiriate-Jearim, e tantos dias se passaram, que chegaram a vinte anos; e toda a casa de Israel dirigia lamentações ao SENHOR. 
C. Samuel, que era sacerdote e profeta intervém e orienta o povo naquilo que deve fazer, se realmente eles desejam voltar para a comunhão com Deus —
 1 Samuel 7:3 
Falou Samuel a toda a casa de Israel, dizendo: Se é de todo o vosso coração que voltais ao SENHOR, tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes, e preparai o coração ao SENHOR, e servi a ele só, e ele vos livrará das mãos dos filisteus. 
D. Os filhos de Israel obedecem a orientação de Samuel e são então convocados para um encontro com o Senhor em Mispa — 
1 Samuel 7:4—6 
4 Então, os filhos de Israel tiraram dentre si os baalins e os astarotes e serviram só ao SENHOR. 
5 Disse mais Samuel: Congregai todo o Israel em Mispa, e orarei por vós ao SENHOR. 
6 Congregaram-se em Mispa, tiraram água e a derramaram perante o SENHOR; jejuaram aquele dia e ali disseram: Pecamos contra o SENHOR. E Samuel julgou os filhos de Israel em Mispa.   
E. Uma notícia que os filisteus estavam se aproximando faz levantar o medo no coração dos israelitas, que imploram a Samuel para que continue orando por eles —
1 Samuel 7:7—8 
7 Quando, pois, os filisteus ouviram que os filhos de Israel estavam congregados em Mispa, subiram os príncipes dos filisteus contra Israel; o que ouvindo os filhos de Israel, tiveram medo dos filisteus. 
8 Então, disseram os filhos de Israel a Samuel: Não cesses de clamar ao SENHOR, nosso Deus, por nós, para que nos livre da mão dos filisteus. 
F. Enquanto Samuel está adorando a Deus, o próprio Senhor faz surgir grande terror entre os filisteus, que foram então derrotados pelos israelitas — 
1 Samuel 7:9—11 
9 Tomou, pois, Samuel um cordeiro que ainda mamava e o sacrificou em holocausto ao SENHOR; clamou Samuel ao SENHOR por Israel, e o SENHOR lhe respondeu. 
10 Enquanto Samuel oferecia o holocausto, os filisteus chegaram à peleja contra Israel; mas trovejou o SENHOR aquele dia com grande estampido sobre os filisteus e os aterrou de tal modo, que foram derrotados diante dos filhos de Israel. 
11 Saindo de Mispa os homens de Israel, perseguiram os filisteus e os derrotaram até abaixo de Bete-Car.
G. A vitória foi comemorada e marcada pela colocação de uma pedra entre Mispa e Sem, que foi chamada de אֶבֶן הָעָזֶר `Eben ha-ezer — Ebenézer — cujo significado literal é “pedra de ajuda”.
1 Samuel 7:12
Tomou, então, Samuel uma pedra, e a pôs entre Mispa e Sem, e lhe chamou Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o SENHOR
H. O propósito desse parágrafo da Bíblia é nos ensinar nosso verdadeiro propósito nessa vida como povo escolhido de Deus, assim também como deveria acontecer com os israelitas.
I. Associado a esse propósito e sujeito ao mesmo encontra-se a plenitude do favor e da bênção de Deus na vida de todo o Seu povo.
J. E tudo isso está relacionado com a mesma verdade que enfatizamos na mensagem anterior e que é: nós devemos adorar a Deus do modo como o próprio Deus estabelece, o que em nosso caso quer dizer que devemos adorar a Deus em Espírito e em Verdade, e no caso dos israelitas por meio dos sacrifícios e dos diversos festivais estabelecidos pelo próprio Deus.
K. E assim, diante dessas condições queremos falar sobre essa grande realidade chamada de
EBENÉZER: ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR
I. Os Meios e as Condições Para Conseguirmos Realizar o Propósito que Deus Tem para Nossas Vidas
A. Uma Renúncia de Todo Coração de Todas as Coisas que Desagradam a Deus — 1 Samuel 7:4
1. Nesse caso específico estamos falando de ídolos que precisam ser deixados de lado. E essa é mesmo uma questão delicada, porque apesar de não adotarmos a prática de manter ídolos em forma de imagens, ainda assim nossas vidas estão cheias deles. Eis alguns que considero os mais importantes e os mais danosos para a vida cristã:
2. Para alguém aqui... 
a. O importante é ganhar dinheiro, muito dinheiro. Alguns se iludem com a ideia de que “ganhar muito dinheiro é bom, porque posso ajudar a obra de Deus”. Mas na prática, na esmagadora maioria das vezes, não é isso que acontece com os que ganham muito dinheiro.
 b. O que realmente vale à pena é encontrar um verdadeiro amor, desses que a gente lê nos romances e vê nos filmes de Hollywood, que consegue transformar em um romance algo realmente impensável: uma mocinha se apaixona por um vampiro.
 c. Criar e entreter filhos, sobrinhos, netos é transformado por muitos no alvo central de suas vidas. “Meus filhos, minha vida” muitos já me disseram.  Tem gente que faz tudo e de tudo por seus filhos, sobrinhos, netos etc. Mas Jesus diz o seguinte: 
Mateus 10:37 
Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim. 
d. Educação é o que importa. Depois da faculdade, querem fazer mestrado, doutorado, pós doutorado até alcançarem a livre-docência. 
e. O domínio de um instrumento musical é algo em que muitos estão dispostos a investir dinheiro e tempo. E põe investimento nisso, especialmente de tempo! 
f. “Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa”. Esses são os que investem boa parte de suas vidas frequentando academias sob a alegação de que estão cuidando do corpo que é o templo do Espírito Santo. 
g. Realização profissional é para alguns um alvo que é perseguido a vida inteira, com empenho, dedicação e, muitas vezes, como grandes sacrifícios. 
h. Em resumo nós podemos adotar as palavras de Jesus quando diz: 
Lucas 14:26 
Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 
3. A grande verdade é que nenhuma dessas coisas tem, diretamente, nada a ver com o propósito com que Deus, primeiro nos criou, e depois porque ele nos chama e nos adota em sua família. 
4. O Catecismo de Westminster, um livro que todos nós deveríamos ler, pelo menos uma vez, na vida, trata dessa questão — acerca do que devemos considerar importante em nossa vida — logo de cara. Sua primeira pergunta é: Qual é o propósito último do ser humano? A respostas não é: 
a. Ganhar muito dinheiro e viver uma vida sossegada do ponto de vista material. 
b. Conhecer o príncipe ou princesa encantado/a e viver feliz para sempre. 
c. Ter filhos e netos, família e etc. 
d. Ter educação formal até a livre docência. 
e. Dominar um instrumento com exímia habilidade. Tornar-se um virtuoso. 
f. Ter saúde perfeita. 
g. Realização profissional. 
5. Não, Deus não nos fez com nenhum desses propósitos. Apesar do fato de que, quando tratadas da maneira correta, nenhuma dessas coisas é má em si mesma;  as mesmas se tornam péssimas quando se transforma-se num ídolo, porque nos distanciam de Deus. Portanto é bom você começar a pensar nas mudanças de rumo e de atitudes que serão necessárias para se adequar ao propósito de Deus que: Criou-nos para que possamos conhecê-lo e desfrutar da comunhão com ele para sempre. Ou seja, tudo se resume a uma ideia apenas: Deus nos criou para que possamos manter um relacionamento constante e profícuo com ele.
6. Mas chega a ser quase inacreditável nossa habilidade de transformar, praticamente qualquer coisa, todas as coisas, em verdadeiros ídolos que nos afastam de Deus.
7. Em alguns casos nós chegamos a ter até mesmo pecados aos quais adoramos como verdadeiros ídolos, nos dedicando completamente aos mesmos: são atitudes que absorvem nossos sentimentos e recebem uma atenção que desagrada a Deus, porque dedicamos as essas atitudes mais atenção e consideração do que temos com o próprio Deus. Pense nisso e Deus irá te mostrar onde essas situações são reais na tua vida.
8. Devemos, com toda a honestidade procurar esses ídolos e lançá-los fora, se queremos, de fato agradar a Deus.
B. Uma Confissão dos Pecados e Uma Verdadeira Humilhação do Espírito — 1 Samuel 7:6
1. É uma grande tolice pensarmos que, seja como indivíduos ou como igreja, nós podemos alcançar agradar e satisfazer a Deus sem um arrependimento, confissão e abandono dos pecados passados. A verdade acerca disso está registrada em
Provérbios 28:13
O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.
2. O derramamento da água diante de Deus é simbólico da humilhação, porque a água sempre corre para o lugar mais baixo — indicando a verdadeira humildade. Quando nos humilhamos assim, veja os planos que Deus faz:
2 Samuel 14:14
Porque temos de morrer e somos como águas derramadas na terra que já não se podem juntar; pois Deus não tira a vida, mas cogita meios para que o banido não permaneça arrojado de sua presença.
3. Poder para viver de modo como agrada a Deus começa com confissão diária de que temos pecado e a promessa de Deus de perdoar nossos pecados:
1 João 1:9
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
C. Uma Adaptação das Nossas Mentes Para Seguirmos um Curso Melhor no Futuro — 1 Samuel 7:3
1. Essa verdade está relacionada com o que 1 Samuel 7:3 chama de “preparação do coração” para o Senhor.
2. Essa preparação implica em domínio próprio, numa busca constante dos próprios sentimentos, uma limpeza do todos os pecados conhecidos e uma decisão de viver em verdadeira novidade de vida —
Romanos 6:4
Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.
3. Uma comunhão mais pura, mais próxima e mais constante com Deus, não é fruto de acidente e sim de empenho verdadeiro da nossa parte, amparados pela graça de Deus.
D. Uma Vida de Oração Voltada a nos Fortalecer a Viver uma Vida Melhor — 1 Samuel 7:8
1. Além de suas próprias orações os israelitas pediram para Samuel orar por eles. Esse é um dos grandes segredos da vida cristã: nós somos chamados a orar uns pelos outros —
Tiago 5:16
Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.
2. A verdadeira vida cristã é uma vida de incessante oração, porque precisamos reconhecer todo o tempo nossas próprias necessidades, de nossas irmãs e irmãos e da necessidade que os incrédulos têm de salvação.
3. Infelizmente nos dias de hoje, as reuniões de oração estão abolidas. Em algumas igrejas os círculos de oração são formados exclusivamente por mulheres. A oração tornou-se algo desprezível. E quem perde com isso? Nós mesmos. O próprio Senhor Jesus duvidou se quando ele voltar ainda vai ter alguém orando quando disse:
Lucas 8:1
Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer.
E
Lucas 18:8
Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?
E. Um Reconhecimento Apropriado do Valor do Sacrifício de Cristo a Nosso Favor — 1 Samuel 7:9
1. Note que esse é o caminho de Deus: o sacrifício de um cordeiro inocente. A Bíblia chama Jesus de “o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.
2. Só existe uma forma de salvação e de esperança para o ser humano: entender que o cordeiro de Deus é o único caminho de volta para a reconciliação com o Criador.
3. Só podemos cumprir nossa missão nesse mundo se proclamarmos a CRISTO!, com tudo o que isso implica.
Conclusão:
A. Apenas recordando o que precisamos fazer se desejamos ser aquilo que Deus deseja que sejamos:
1. Precisamos renunciar a todos os nossos ídolos.
2. Confessar nossos pecados e nos humilhar diante da santidade de Deus.
3. Adaptar nossas mentes para, realmente, andarmos em novidade de vida.
4. Ter uma genuína vida de oração.
4. Reconhecer de forma apropriada o valor do Sacrifício de Cristo.
B. Somente quando adotamos esses comportamentos nós podemos ter certeza de que estamos no caminho certo para cumprir o que Deus deseja de cada um de nós.
Que Deus abençoe a todos.
OUTROS ESTUDOS ACERCA DA VIDA DE DAVI


001— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 1
002— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 2
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/11/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
 003— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 3
 004— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 4
Que Deus abençoe a todos. 
Alexandros Meimaridis 
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link: 
Desde já agradecemos a todos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário