segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

ATOS DOS APÓSTOLOS - SERMÃO 013 - ATOS 2:42—47 - A VIDA DOS PRIMEIROS CRISTÃOS – PARTE 002



Esse material é parte de uma série de mensagens pregadas no Livro dos Atos dos Apóstolos. As mensagens cobrem todos os 28 capítulos do Livro de Atos e no final de cada mensagem, você poderá encontrar links para outras mensagens.


ATOS DOS APÓSTOLOS

Introdução

A. Na mensagem anterior começamos a falar acerca da vida dos primeiros cristãos, a qual descrevemos como uma vida cheia do Espírito Santo. 
B. Conforme podemos ler nos versos que estamos usando como base para descrever essa vida, nós podemos notar que, ao contrário do que muita gente imagina, a vida de uma igreja cheia do Espírito Santo não é caracterizada pela manifestação de dons mirabolantes como o falar em outras línguas, profecias e outros carismas. 
C. Pelo contrário, conforme iniciamos a descrever no sermão anterior a vida de uma igreja cheia do Espírito Santo é caracterizada por: 
1. Um apego aos ensinamentos apostólicos. Hoje nós temos um privilégio enorme e uma responsabilidade proporcional, porque temos em nossas mãos todo o ensinamento apostólico contido em um único volume, que chamamos de Novo Testamento. Tudo aquilo que Deus pretendeu nos transmitir, tudo o que Deus considera importante para a nossa vida de fé está contido nas páginas do Novo Testamento 
2. O que realmente importa diante da revelação que temos diante de Deus é como reagimos quando tomamos conhecimento da mesma. Vamos relembrar a advertência contida em 
Hebreus 2:1—4 
1 Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos. 
2 Se, pois, se tornou firme a palavra falada por meio de anjos, e toda transgressão ou desobediência recebeu justo castigo,
3 como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;
 4 dando Deus testemunho juntamente com eles, por sinais, prodígios e vários milagres e por distribuições do Espírito Santo, segundo a sua vontade. 
3. Em segundo lugar nós vimos que a igreja era caracterizada por uma profunda comunhão. Essa comunhão era caracterizada: 
a. Pela convicção de que todos, sem exceção, compartilhavam a presença de Deus, mediante o Espírito Santo em suas vidas. 
b. Em segundo lugar, eles compartilhavam seus bens como se esses não lhes pertencessem. Quanto ao verdadeiro significado de Atos 2:44—45, por favor ver a explicação contida na mensagem anterior. 
4. Nesse instante nós queremos apenas enfatizar que dentre todos os evangelistas — Mateus, Marcos e João — Lucas é sempre o mais entusiasmado a falar acerca do desapego que devemos ter dos bens materiais, enquanto nos concentramos nas coisas que são realmente importantes: pregar o evangelho e cuidar uns dos outros.
 5. Essa característica exclusiva de Lucas pode ser vista no fato de que ele é o único a narrar: 
a. A parábola do Bom Samaritano — ver Lucas 10:30—37. 
b. A parábola do rico tolo — ver Lucas 12:16—21. 
c. A estória do grande banquete acerca do qual os convidados não eram, realmente, dignos, porque tinham coisas mais importantes a fazer do que dar atenção ao convite feito. E isso para seu próprio prejuízo — ver Lucas 14:16—24. 
d. A parábola do administrador infiel – ver Lucas 16:1—8. 
e. A parábola do rico e de Lázaro – ver Lucas 16:19—31.e 
f. Todas essas histórias foram registradas por Lucas com um único propósito: nos advertir acerca do perigo de perdermos nossas almas por toda a eternidade por nos apegarmos por demais a bens materiais. 
g. Esses são apenas MEIOS para ajudar uns aos outros e sustentar a obra e Deus e nunca devem ser vistos como um FIM em si mesmos.  
6. Hoje queremos notar as duas últimas características alistadas em Atos 2:42—47, que nos falam acerca do verdadeiro efeito da vinda do Espírito Santo sobre todos os cristãos que é:    
A VIDA DA IGREJA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO 

I. É UMA VIDA MARCADA POR UM ESPÍRITO DE ADORAÇÃO 
A. Para muitos Deus é uma idéia acerca da qual as pessoas gostam de falar; ou apenas uma inferência em um argumento. Para outros trata-se apenas de uma tradição familiar a ser preservada.  
B. Mas, para os primeiros cristãos a adoração era caracterizada por: aprendizado, comunhão e também pelo partir do pão e pelas orações. Esses últimos aspectos dizem respeito: Verso 46—47a. 
C. Ao fato de que diariamente eles perseveravam unânimes no templo, i.e., na área do templo onde havia um espaço grande o suficiente para se reunirem. Ali cantavam, eram ensinados e oravam uns pelos outros. 
1. Além disso, eles também se reuniam em grupos menores, nos lares com o propósito de participarem de refeições comunitárias que eram celebradas com alegria e singeleza de coração. Eles também celebravam a ceia do Senhor nesses encontros mais íntimos. 
2. Pela descrição que temos aqui, quer nos parecer que os primeiros cristãos tinham o costume de se encontrar diariamente com os seguintes objetivos: 
a. Adorar a Deus de forma comunitária — ouvindo a palavra, louvando a Deus e orando uns pelos outros. 
b. Encontrando-se para fazerem refeições juntos e celebrarem a ceia do Senhor. 

II. É UMA VIDA ENVOLVIDA COM A PREGAÇÃO DO EVANGELHO 
A. O Espírito Santo, era a promessa de Jesus, viria para ajudar a Igreja a testemunhar a todas as pessoas em todos os cantos do mundo. 
B. Assim, a Igreja primitiva era uma igreja envolvida em Evangelismo. 
C. Nós podemos estar certos de que, onde existe: 
1. Desejo de aprender a Palavra de Deus. 
2. Genuína comunhão com Deus e com os irmãos. Onde as necessidades uns dos outros são supridas. 
3. Onde existe verdadeiro espírito de Adoração a Deus. 
4. Aí também vai existir um espírito voltado para a evangelização dos perdidos.
Conclusão:
A. O fato de termos o Novo Testamento não impediu, infelizmente, o surgimento de muitos e muitos ensinamentos contrários à verdade revelada por Deus e muitas ênfases equivocadas. Nós precisamos ter muito cuidado para evitar cair nesses erros e procurar sempre entender a palavra de Deus, medindo tudo o que se ensina pela própria Bíblia, venha o ensinamento de onde vier.

B. Como Cristãos devemos estar conscientes de que existem e sempre existirão muitas tentações — especialmente no mundo materialista em que vivemos — para desperdiçar, literalmente, os recursos que Deus nos dá em coisas que não são importantes. E o que é importante quanto ao uso do dinheiro?

1. Contribuir para o crescimento da obra de Deus.

2. Cuidar das necessidades uns dos outros.

3. Quando agimos assim, estamos de fato, ajuntando tesouros nos céus —

Mateus 6:19—21

19 Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam;

20 mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam;

21 porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.

C. Precisamos desenvolver um espírito de verdadeira adoração, onde todos os aspectos da mesma sejam parte da nossa vida.

1. Temos que nos envolver mais com os estudos bíblicos — a comunidade oferece várias oportunidades para isso.

2. Temos que nos envolver mais com os ministérios de oração — a reunião de oração é para todos e podemos e devemos desenvolver mais reuniões nos lares.

3. Temos que louvar sempre a Deus, com uma atitude sincera. Não é a qualidade do som que fazemos que importa, e sim, a atitude do nossos corações. O Espírito Santo canta quando louvamos a Deus de coração, e o Espírito chora mesmo quando o som é perfeito, mas o louvor não procede do coração.

D. Temos também que entender que a igreja precisa tanto de reuniões coletivas grandes, todo mundo junto, quanto de reuniões menores, no lares, onde as necessidades dos irmãos possam ser melhor atendidas.

E. Por fim, temos que entender essa grande verdade que o Novo Testamento no ensina:

1. Todas as vezes que a igreja se reúne o alvo prioritário deve ser a adoração de Deus e a edificação do corpo de Cristo.

2. Todas as vezes que a igreja se dispersa, nosso alvo prioritário deve ser comunicar as Boas Novas do Evangelho com os perdidos.

F. Qual era o elemento fundamental que fazia com que tudo funcionasse de acordo com a descrição que encontramos em Atos 2:42—47? A resposta está em uma única palavra encontrada no verso 43:

Note que em cada alma mencionada em Atos 2:43, havia φόβος fóbos — medo, temor ou terror. Ou seja, as pessoas levavam a Palavra de Deus a sério e temiam sofrer as consequências pela desobediência a mesma.
G. A ausência do temor do Senhor em nossas vidas tem uma implicação direta em nossa atitude de acumular bem materiais para nós mesmos, pela maneira como ignoramos as necessidades das pessoas ao nosso redor, pela forma como trivializamos a comunhão e pelo fato de que desperdiçamos tanto tempo em bobagens e não investimos tempo em oração.

1. Se queremos viver vidas cheias do Espírito Santo, precisamos começar com a atitude mais básica: temer o Senhor e sua Palavra, porque o temor do Senhor é o princípio da sabedoria – ver Provérbios 1:7.
OUTRAS MENSAGENS DO LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS

SERMÃO 001 — INTRODUÇÃO AO LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS — Lucas 1:1—4 e Atos 1:1—2

SERMÃO 002 — INTRODUÇÃO AO LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS — PARTE 2 — Lucas 1:1—4 e Atos 1:1—2

SERMÃO 003 — A TRANSIÇÃO DO VOLUME ANTERIOR — Atos 1:1—5

SERMÃO 004 — A NOVA DIREÇÃO EXPLICADA — Atos 1:6—8

SERMÃO 005 — A ASCENSÃO DE JESUS — Atos 1:9—11

SERMÃO 006 — PERSEVERANDO UNÂNIMES — Atos 1:12—26

SERMÃO 007 — O DIA DO PENTECOSTES – PARTE 001 — Atos 2:1—4

SERMÃO 008 — O DIA DO PENTECOSTES – PARTE 002 — Atos 2:5—15

SERMÃO 009 — A PROFECIA DE JOEL — Atos 2:14—21

SERMÃO 010 — O PRIMEIRO SERMÃO — PARTE 001 — Atos 2:22—36

SERMÃO 011 — O PRIMEIRO SERMÃO — PARTE 002 — Atos 2:37—41

SERMÃO 012 — A VIDA DOS PRIMEIROS CRISTÃOS — Atos 2:42—47

SERMÃO 013 — A VIDA DOS PRIMEIROS CRISTÃOS — Atos 2:42—47 — PARTE 002

SERMÃO 014 — A CURA DE UM PARALÍTICO DE NASCENÇA — Atos 3:1—10

SERMÃO 015 — A EXALTAÇÃO DE JESUS E A CONDENAÇÃO DOS HOMENS — Atos 3:11—21

SERMÃO 016 — SALVAÇÃO E REFRIGÉRIO: BÊNÇÃOS DAS DUAS VINDAS DE JESUS— Atos 3:17—21

SERMÃO 017 — JESUS CUMPRE AS PROFECIAS DO ANTIGO TESTAMENTO — Atos 3:22—26

SERMÃO 018 — INÍCIO DAS PERSEGUIÇÕES — Atos 4:1—22

SERMÃO 019 — A IGREJA ORA EM COMUNHÃO — Atos 4:23—31

SERMÃO 020 — A IGREJA VIVE EM COMUNHÃO — Atos 4:32—37

SERMÃO 021 — ANANIAS E SAFIRA — Atos 5:1—11

SERMÃO 022 — A COMUNIDADE DOS CRENTES — Atos 5:12—16
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/11/atos-512-16-sermao-021-comunidade-dos.html

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário