quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Gênesis Estudo 027 — Gênesis 5 — SETE E OS OUTROS PATRIARCAS ANTEDILUVIANOS



Este estudo é parte de uma Análise do Livro do Gênesis. Nosso interesse é ajudar todos os leitores a apreciarem a rica herança que temos nas páginas da História Primeva da Humanidade. No final de cada estudo o leitor encontrará direções para outras partes desse estudo. 




O Livro do Gênesis: O Princípio de Todas as Coisas

בְּרֵאשִׁית בָּרָא אֱלֹהִים אֵת הַשָּׁמַיִם וְאֵת הָאָרֶץ             
                    Eretz   ha  ve-et  Hashamaim  et      Elohim        Bará     Bereshit
                   Terra   a      e        céus       os        Deus         criou   princípio No
Gênesis 1:1

IX. Gênesis 5.

O capítulo 5 de Gênesis se ocupa com o registro dos descendentes mais relevantes de Adão seguindo a linhagem através de Sete. O capítulo 5 inicia dizendo: Este é o סֵפֶר sepher – livro da תּוֹלְדֹת toledot – genealogia de אָדָם adão. O termo hebraico סֵפֶר sepher traduzido aqui por livro refere-se a algum tipo de material escrito completo em si mesmo, seja um livro consistindo de uma ou várias páginas, como era o caso, por exemplo, da carta de divórcio mencionada em —

Deuteronômio 24:1—3.

1 Se um homem tomar uma mulher e se casar com ela, e se ela não for agradável aos seus olhos, por ter ele achado coisa indecente nela, e se ele lhe lavrar um termo de divórcio, e lho der na mão, e a despedir de casa;

2 e se ela, saindo da sua casa, for e se casar com outro homem;

3 e se este a aborrecer, e lhe lavrar termo de divórcio, e lho der na mão, e a despedir da sua casa ou se este último homem, que a tomou para si por mulher, vier a morrer,

O uso dessa expressão por Moisés pode ser uma indicação de que ele teve acesso a algum manuscrito antigo que continha essa linha genealógica.

A menção repetida aos eventos da criação é importante para reafirmar que toda a história humana tem suas raízes no ato criador de Deus. Note que aqui somos novamente relembrados da grande honra e glória que o homem possuía antes de vir a transgredir, glória esta da qual ele caiu e que agora carece —

Romanos 3:23

Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus.

O capítulo 5 de Gênesis é um triste ressoar do dramático fato de que todas as misérias que o homem experimenta, culminando com a morte física, são fruto da própria transgressão do homem e não tem nada a ver com o estado original em que o homem foi criado. O Homem, como macho e fêmea, foi criado à imagem e semelhança de Deus e como tal era completamente livre de qualquer forma de mal, fosse natural ou moral. É, portanto, muito importante, que se registre que a morte dos pais não é fruto da criação original e sim da desobediência do primeiro homem.

A. A Relevância do Nascimento de Sete.

Conforme podemos ler em Gênesis 5:3, Adão tinha 130 anos quando gerou seu filho Sete. É apenas lógico pensarmos que entre os nascimentos de Caim, Abel e Sete, Adão e Eva tenham tido mais filhos que não são mencionados. O filho de Adão, Sete, é mencionado porque é da linhagem dele que depende tanto o próprio Senhor Jesus, como ser encarnado, como a própria igreja. Tanto o Senhor Jesus, por parte de sua mãe, Maria, quanto todos os crentes estavam, por assim dizer, nos lombos de Sete!

Apesar de ser realmente muito relevante o que acabamos de dizer é da maior importância que não deixemos passar despercebido aquilo que o autor bíblico deseja nos dizer acerca de Sete. Em Gênesis 5:3 nós lemos:

Viveu Adão cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e lhe chamou Sete.

Adão foi criado à imagem e semelhança de Deus e recebeu de Deus mesmo a bênção e o poder de gerar filhos e filhas conforme sua própria imagem e semelhança — ver Gênesis 1:27 —28. Como Adão transgrediu contra Deus e havia caído do estado original no qual havia sido criado, só pode, agora, gerar filhos e filhas que sejam, eles mesmos, pecadores e contaminados, frágeis e mortais e tão miseráveis quanto seus progenitores. Note que Adão e Eva não geram apenas seres humanos como eles consistindo de uma parte material com outra não material, e sim pecadores como eles mesmo. Todos os filhos gerados serão caracterizados por serem culpados e obnóxios, degenerados e corruptos. Nossa condição, como descendentes de Adão e Eva, é como Davi expressou tão bem e de maneira poética e delicada ao dizer:

Salmos 51:5

Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe.

Esta é a imagem e semelhança que herdamos de nossos pais através de Adão. Ela é completamente distinta e constitui-se em uma verdadeira reversão daquilo que a imagem e semelhança de Deus representavam. Esta triste condição humana sempre foi alvo de ponderações eloquentes nas páginas da Bíblia. Jó, no meio de toda sua angústia, expressa sua incapacidade em resolver o verdadeiro dilema humano que é causado pelo fato de sermos criaturas geradas conforme a imagem e semelhança de pais caídos —

Jó 14:4

Quem da imundícia poderá tirar coisa pura? Ninguém!

E o próprio Senhor Jesus não deixou nenhuma dúvida ao afirmar que:

João 3:6

O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.

Esscvxz e é um dos mistérios da nossa raça humana: nosso pai Adão era, na realidade, nosso representante, e como ser caído, sua depravação passou a todos os descendentes.

2. Os Outros Patriarcas Antediluvianos.

Como foi bem apontado por um escritor cristão do passado, esse capítulo 5 do livro do Gênesis constitui-se no único registro antigo e autêntico da história humana do período que vai da Criação original até o dilúvio. De acordo com o que está ali registrado, pelo menos 1656 anos, se passaram entre a Criação e o dilúvio. Esta genealogia é apenas uma das muitas a que o apóstolo Paulo se refere como “genealogias sem fim” em 1 Timóteo 1:4. Mas da mesma maneira que o Senhor Jesus representou o fim da Lei — ver Romanos 10:4 — Ele representa o fim de qualquer significado e importância que as genealogias do Antigo Testamento pudessem ter. Todo o Antigo Testamento apontava para Jesus e com Seu primeiro advento o mesmo perdeu sua importância fundamental.

A genealogia registrada em Gênesis 5 é citada por Lucas —
Lucas 3:36—38

36 Salá, filho de Cainã, Cainã, filho de Arfaxade, Arfaxade, filho de Sem, este, filho de Noé, filho de Lameque;

37 Lameque, filho de Metusalém, Metusalém, filho de Enoque, Enoque, filho de Jarede, este, filho de Maalalel, filho de Cainã;

38 Cainã, filho de Enos, Enos, filho de Sete, e este, filho de Adão, filho de Deus.

visando estabelecer o fato de que Jesus é a verdadeira semente da mulher que havia sido prometida ainda no jardim do Éden —

Gênesis 3:15.

Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

Em Gênesis 5 nós temos o registro referente à:

Pessoa
Referência
Adão
Gênesis 5:1 - 5
Sete
Gênesis 5:6 - 8
Enos
Gênesis 5:9 - 11
Cainã
Gênesis 5:12 - 14
Maalaleel
Gênesis 5:15 - 17
Jarede
Gênesis 5:18 - 20
Enoque
Gênesis 5:21 - 24
Metusalém
Gênesis 5:25 - 27
Lameque e seu filho Noé
Gênesis 5:28 - 32

Como disse Matthew Henry, de fato “toda a escritura inspirada por Deus é útil”, mas certamente existem partes das escrituras que são bem mais úteis que outras!

OUTROS ARTIGOS ACERCA DO LIVRO DE GÊNESIS

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013 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 12 — A Criação de Deus Dia a Dia — O Sexto Dia — Parte 1

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016 — Estudo de Gênesis — Gênesis 2 — Parte 15 — GÊNESIS 2B

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025 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — Caim, Como Primeiro Construtor de uma Cidade e Pseudo-Salvador da Humanidade — Parte 24

026 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — A Conclusão Acerca de Caim — Parte 25

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045 — Estudo de Gênesis — A TÁBUA DAS NAÇÕES — PARTE 001 — OS DESCENDENTES DE JAFÉ
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/genesis-estudo-045-tabua-das-nacoes.html

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

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