quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

SEGURANÇA DA SALVAÇÃO: FUNDAMENTOS E EVIDÊNCIAS BÍBLICAS — PARTE 002



A PRIMEIRA PARTE DESSE ESTUDO PODE E DEVE SER LIDA POR MEIO DO LINK ABAIXO:


CONTINUAÇÃO...

II. O selo e testemunho do Espírito

A. Herança final garantida
         
A própria presença do Espírito em nós já aponta para a segurança da nossa salvação. A Escritura nos ensina que:

Efésios 1:13, 14

Tendo nele [Cristo] também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.

A presença do Espírito Santo em nossas vidas como um selo é a garantia que nós somos filhos legítimos de Deus, fomos criados por Ele e pertencemos a Ele. O Espírito não é apenas um cumprimento da promessa de Deus de habitar em seu povo, mas como penhor ele é a garantia que Deus irá cumprir tudo o que nos tem prometido. Por isso somos exortados a:

Efésios 4:30

E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.

Nossa segurança está duplamente garantida sob a proteção das poderosas mãos do Senhor Jesus e Deus, nosso Pai:

João 10:28—29

28 Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.

29 Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.

B. Filiação Confirmada
         
O Espírito nos assiste com o seu testemunho, quando somos assaltados pela dúvida e pelo medo. Segundo o que as Escrituras declaram —

Romanos 8:15—16

15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.

16 O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.

Não somos mais escravos atemorizados porque fomos adotados pelo Senhor. Em Jesus ele nos declara justos, liberta-nos e nos proclama seus filhos. Somos adotados na família de Deus e o Espírito nos convence interiormente de que pertencemos ao próprio Senhor. Por isso, nos dirigimos a Deus respeitosamente, mas com uma intimidade antes inimaginável, chamando-o de “Aba, Pai” — a palavra aramaica Aba, de uso familiar, foi usada por Jesus ao se dirigir a Deus —

Marcos 14.36

E dizia: Aba, Pai, tudo te é possível; passa de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, e sim o que tu queres.

Todas essas verdades bíblicas fazem com que soe falso todo e qualquer ensinamento que advoga que o crente pode perder a salvação. Se você é crente de verdade, sem tem o Espírito habitando em você como selo e penhor, antão abaixo o medo e a incerteza! O testemunho do Espírito Santo nos assegura de nossa salvação.

C. O Espírito e a Palavra
         
E de que modo ele faz isso? Jesus prometeu que —

João 14:26

Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.

Note que o Espírito Santo que seria enviado por Jesus iria ajudar os discípulos a lembrar tudo o que Jesus ensinou e com essas lembranças, eles poderiam escrever o material contido no Novo Testamento para servir de guia para todas as gerações até a bendita eternidade com Deus. Os ensinamentos de Jesus estão sempre em plena harmonia com o que Jesus ensinou, portanto não podemos aceitar nenhum tipo de qualquer alegada “nova revelação”, porque o que tinha que ser revelado já foi feito pelo próprio Espírito Santo. Agora, que é um verdadeiro absurdo pessoas alegarem que receberam uma revelação ou iluminação vinda do Espírito Santo quando tais revelações contradizem o ensinamento bíblico, isso é mesmo. Foi o próprio Senhor Jesus que nos assegurou o seguinte:

Mateus 24:35

Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.  

Todas essas promessas aos apóstolos foram cumpridas na pregação apostólica e na inspiração dos escritos do Novo Testamento. Não são apenas os pregadores que são abençoados com o cumprimento dessa promessa de Jesus. As palavras do Senhor são também cumpridas à medida que o povo de Deus é relembrado e ensinado por meio das Escrituras Sagradas inspiradas pelo Espírito Santo. A igreja cristã é apostólica porque os apóstolos, pelo auxílio especial do Espírito Santo, perpetuaram e esclareceram os ensinos de nosso Senhor para os crentes. Temos esses esclarecimentos no Novo Testamento e assim desfrutamos da obra do Espírito em nosso favor.

Jesus prometeu que:

João 15:26

Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim.

Aqui Jesus menciona a obra do Espírito Santo na esfera da redenção. É importante notar que o Espírito Santo, como muitos defendem, não veio para se promover, mas para promover a pessoa de Cristo, uma vez que é a obra de Cristo que é o centro da nossa redenção. Portanto, não é com novas revelações que o Espírito nos assistirá, mas trazendo-nos à mente as palavras de Jesus e suas graciosas promessas, bem como nos fazendo recordar a obra salvadora de Cristo, conforme registrada nos Evangelhos. É o Espírito que torna nossos corações abertos para crer nas promessas e nos capacita para viver de acordo com elas.

III. Evidências internas da graça divina
         
A certeza da salvação se apoia nas promessas de Deus, mas não basta alguém apontar para elas e dizer: são minhas. Pode ser ilusão. Convém procurar evidências internas de que a graça de Deus está operando em sua vida. Vamos agora examinar algumas dessas evidências.

A. A presença da fé
As próprias promessas de Deus já são evidência de sua graça. O Senhor continua, porém, operando dentro de nós. Lemos acima que somos guardados “mediante a fé”. O povo da aliança é o povo da fé —

Gálatas 3:7

Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão.

Toda a nossa vida é uma jornada de fé. Iniciamos com a fé, que é dom divino —

Efésios 2:8

Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus.

e somos exortados e prosseguir nela.

Mas a fé não é de todos — 2 Tessalonicenses 3:2. Deus é quem capacita os seus para esse exercício, e ele é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade — Filipenses 2.13. A presença da fé vai então declarar que a graça divina começou e continua a agir em nós, demonstrando assim a firmeza de nossa salvação.

B. Dependência de Deus
         
Qual tem sido tua atitude? Você tem confiado em Cristo, dependendo dele para tudo na vida? Ou julga-se fiador de sua própria segurança? Afinal, nossa herança está guardada lá para nós que somos guardados para ela aqui, e isso pelo poder de Deus — 1 Pedro 1:5. Muitos que rejeitam a doutrina bíblica da segurança do crente o fazem na base da incapacidade humana para viver de modo que agrade a Deus. E essas pessoas teriam razão se fosse esse o fundamento da nossa segurança. Outros insistem na falsa ideia de que nós precisamos fazer algo para cooperar nesse processo de salvação. A Bíblia insiste conosco para que sejamos fiéis —

Apocalipse 2:10

Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.


Para que resistamos ao inimigo —

Tiago 4:7

Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

Que fujamos do pecado —

1 Coríntios 6:18

Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo.

1 Coríntios 10:14

Portanto, meus amados, fugi da idolatria.


Mas também somos alertados a respeito de nossa fragilidade:

1 Coríntios 10:12

Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia.

A Escritura, porém, também nos fala sobre a origem da nossa firmeza ao dizer que o servo do Senhor —

Romanos 14:4

Quem és tu que julgas o servo alheio? Para o seu próprio senhor está em pé ou cai; mas estará em pé, porque o Senhor é poderoso para o suster.

É óbvio que o verso acima não tem nada a ver nem se aplica a falsos mestres e suas falsas doutrinas, inclusive os que defendem a possibilidade do crente escapulir da segurança das mãos de Jesus e do Pai.

Dependemos do Senhor para permanecer na fé, do mesmo modo como dependemos dele para qualquer coisa que façamos. Ao falar dos frutos de seu ministério, Paulo declarou:

2 Coríntios 3:5

Não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus.

A dependência de Deus será sempre evidência interna de nossa salvação.
C. Vida obediente
         
Será que as pessoas ao teu redor podem testemunhar de verdadeiras mudanças em sua vida. Seu conhecimento da lei de Deus se expressa na obediência, conforme ensino claro das Escrituras Sagradas?

Deuteronômio 6:1

Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o SENHOR, teu Deus, se te ensinassem, para que os cumprisses na terra a que passas para a possuir.

Mateus 7:21

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

Jesus não tem paciência com a hipocrisia:

Lucas 6:46

Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?

O genuíno relacionamento com Cristo se mostra de dois modos, sua ovelha ouve sua voz e o segue —

João 10:3—5

3 Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora.

4 Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz;

5 mas de modo nenhum seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.


Os que não são de Cristo não procedem desses modos. A insistência de Jesus a esse respeito deve ser notada:

João 14:21

Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama.
A relação é direta, pois Jesus diz: Se alguém me ama guardará meus mandamentos. Aquele que não guarda meus mandamentos não me ama.
         
Certamente, ao se dedicar à obediência a Deus, o crente reconhecerá agradecido que isso é evidência interna da ação divina, e não algo ele pudesse sequer desejar por si mesmo. É o Espírito Santo presente em nós que nos capacita a mortificar os efeitos da carne —

Romanos 8:13

Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis.

Conclusão
         
Deus nos escolheu em Cristo para a salvação, não para fazer uma tentativa e ver se daria certo. Fomos feitos ovelhas de Jesus pela ação do seu Espírito que nos capacitou a ouvir a sua voz e a segui-lo. Agora, ninguém poderá nos tirar de suas mãos.

Ilusão? As promessas de Deus são verdadeiras e fiéis, não ilusórias. Nossa herança está protegida no céu. Protegida para nós que estamos aqui e agra guardados pelo poder de Deus. É fato que alguns se enganam com uma falsa confiança, mas a Escritura nos esclarece a respeito da certeza do crente, apontando para as sólidas bases da nossa segurança.

Que Deus abençoe a todos

Alexandros Meimaridis


PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário