quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

ARTHUR W. PINK: A DOUTRINA DA ELEIÇÃO — UM ESTUDO — PARTE 005


O material abaixo é parte de um livro escrito por Arthur W. Pink que foi publicado em forma de e-book por:

Fonte: ChapelLibrary.org Título Original: “The Doctrine of Election”

As citações bíblicas desta tradução são da versão ACRF (Almeida Corrigida Revisada Fiel)

Tradução: OEstandarteDeCristo.com

Tradução William Teixeira

Revisão por Camila Rebeca Almeida

A DOUTRINA DA ELEIÇÃO

Arthur Walkington Pink

facebook.com/ArthurWalkingtonPink

Issuu.com/oEstandarteDeCristo

CONTINUAÇÃO...

7. Os Sinais de Eleição
Como podem os crentes saber que estão entre o número de eleitos de Deus? É verdade que eles não têm acesso ao Seu Livro da Vida; que eles não podem ler Seus decretos secretos; que eles são ignorantes de Seus eternos conselhos. No entanto, é possível que os santos saibam que estão entre os que Deus predestinou para serem conformes à imagem de Seu Filho. Há pelo menos cinco maneiras pelas quais Deus dá testemunho de que Ele nos escolheu desde toda a eternidade.

1 – Ao chamar-nos para Ele mesmo
“Aos que predestinou, a esses também chamou” (Romanos 8:30). A predestinação aconteceu na eternidade; o chamado acontece no tempo. Esse chamado é para os eleitos com força irresistível: Eles O ouvem e não pode deixar de responder. “As ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora” (João 10:3). Temos uma ilustração disso, no caso de Zaqueu. “Zaqueu, desce depressa... E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente” (Lucas 19:5-6). A ovelha foi chamada pelo nome e respondeu à voz do Pastor! “E as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz” (João 10:4). Nós temos outra bela ilustração disso registrada em João 20:16: “Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Rabôni”. Anteriormente ela não O conheceu; ela O confundiu com o jardineiro; mas o Bom Pastor chama as Suas ovelhas pelo nome, “Maria” e instantaneamente ela conheceu Sua voz! Aqui, então, está o primeiro sinal de Eleição, como ilustram os casos acima. O Pastor chama, e aqueles que são Suas ovelhas (os eleitos) ouvem, reconhecem e respondem.

2 – Ao recriá-los em Cristo
Ou, por outras palavras, tornando-os seus filhos. Todos não são filhos de Deus. Ao contrário, todos são por natureza “filhos da ira” (Efésios 2:3), e somente pela Graça Soberana nos tornamos filhos de Deus. Todos são Suas criaturas, mas nem todos são seus filhos. A regeneração é a consequência da eleição. “Segundo a sua vontade, Ele nos gerou” (Tiago 1:18). “Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (João 1:13). Eu já nasci de novo? Eu fui feito uma nova criatura em Cristo? Há evidências inequívocas em minha vida que eu tenho sido feito um participante da natureza Divina? Então esta é uma das marcas da minha eleição.

3 – Ao nos conformarmos à Sua vontade
Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser” (Romanos 8:7). A vontade não regenerada é totalmente contrária a tudo o que é verdadeiramente santo. Mas é diferente com aqueles a quem Deus chama e vivifica. Ele renova as suas vontades. Ele opera neles tanto o querer quanto o realizar, segundo a Sua boa vontade. O que diferencia um filho do diabo de um filho de Deus, é que o primeiro é governado por sua própria vontade, ao passo que a vontade deste último está sujeita a Deus. A linguagem do santo é: “Ele é o Senhor; faça o que bem parecer aos Seus olhos” (1 Samuel 3:18). Se, então, a sua vontade está quebrada, se você está dizendo com o coração: “todavia não se faça a minha vontade, mas a tua” (Lucas 22:42), então esta é uma das marcas e sinais de sua eleição.

4 – Ao comunicar o Seu amor aos seus corações
Os ímpios não têm amor a Deus, nenhuma capacidade de apreciar suas perfeições, nenhuma preocupação para a Sua glória. Eles não veem nele nenhuma beleza para desejá-la , sim, Ele é desprezado e rejeitado por eles (Isaías 53:2-3). Mas o Espírito Santo derrama o amor de Deus nos corações daqueles que creem (Romanos 5:5). Para eles, Deus é mui excelente, eles dizem: “Quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti” (Salmo 73:25). Para eles, Cristo é o mais formoso entre dez mil, O “totalmente desejável” (Cântico dos Cânticos 5:16). Se, então, o amor de Deus brilha em seu coração, essa é uma das marcas e evidências de sua eleição.

5 – Por cultivar neles o fruto do Espírito
Na Parábola do Semeador, existem quatro tipos de solo em que a semente cai, mas apenas um tem algum fruto. Os três primeiros representam várias classes de incrédulos que ouvem a Palavra de Deus, e uma coisa é comum a eles, todos eles são estéreis. Mas a quarta classe, o solo dos bons ouvintes, produz fruto em graus variados. Aqui, então, está mais um sinal infalível, outra característica peculiar dos crentes: eles dão fruto. O que o fruto é, aprendemos com Gálatas 5:22-23. Tenho o “amor”, o amor a Deus, por Sua Palavra, para o seu povo? Tenho “alegria”, aquela profunda, permanente, maravilhosa alegria, que o mundo não sabe nada sobre? Eu tenho “paz” – paz de consciência que vem do conhecimento dos pecados perdoados? Eu tenho “longanimidade”, para “tudo suportar por amor dos eleitos” (2 Timóteo 2:10)? Eu sou “benigno”, de modo que, à semelhança de uma verdadeira ovelha, eu nunca me mostro contencioso? Tenho “bondade”, de modo que aqueles que me rodeiam tomam conhecimento que tenho estado com Jesus? Tenho “fé”, de modo que me permite descansar com inabalável confiança nas promessas de Deus? Tenho “mansidão”, para que eu considere os outros superiores a mim mesmo? Tenho “temperança”, de modo que minha moderação é notória a todos os homens (Filipenses 4:5)? Então este é o fruto do Espírito. Por esses e outros sinais semelhantes, Deus nos indica nossa eleição eterna.

CONTINUA...

OUTRAS PARTES DESSA MENSAGEM PODERÃO SER VISTAS POR MEIO DOS LINKS ABAIXO

ARTHUR PINK – A DOUTRINA DA ELEIÇÃO – PARTE 001

ARTHUR PINK – A DOUTRINA DA ELEIÇÃO – PARTE 002

ARTHUR PINK – A DOUTRINA DA ELEIÇÃO – PARTE 003

ARTHUR PINK – A DOUTRINA DA ELEIÇÃO – PARTE 004

ARTHUR PINK – A DOUTRINA DA ELEIÇÃO – PARTE 005
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/02/arthur-w-pink-doutrina-da-eleicao-um_18.html

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário