quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

A VIDA DE DAVI SERMÃO 016 – ANTECEDENTES DA VIDA DE DAVI — PARTE 3



Esse artigo é parte da série "Exposição da Vida de Davi" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa exposição, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para outros estudos dessa série.

Texto: 1 Samuel 7:13—17
Introdução.

A. Estamos continuando nossa série que trata dos antecedentes da vida de Davi.   
B. Hoje queremos concentrar nossa atenção em 1 Samuel 7:13—17. Os fatos que temos diante de nós são os seguintes: 
C. Israel desfruta uma poderosa libertação da opressão dos filisteus e até recupera cidades que havia perdido. Até os inimigos ancestrais, os amorreus, estavam em paz com o povo de Israel — 
1 Samuel 7:13—14 
13 Assim, os filisteus foram abatidos e nunca mais vieram ao território de Israel, porquanto foi a mão do SENHOR contra eles todos os dias de Samuel. 
14 As cidades que os filisteus haviam tomado a Israel foram-lhe restituídas, desde Ecrom até Gate; e até os territórios delas arrebatou Israel das mãos dos filisteus. E houve paz entre Israel e os amorreus. 
C. Samuel cumpria suas funções sociais com plena liberdade e paz —
 1 Samuel 7:15—16 
15 E julgou Samuel todos os dias de sua vida a Israel. 
16 De ano em ano, fazia uma volta, passando por Betel, Gilgal e Mispa; e julgava a Israel em todos esses lugares.  
 D. Em Ramá, a cidade de Samuel é edificado um altar do Deus ETERNO — 
1 Samuel 7:17 
17 Porém voltava a Ramá, porque sua casa estava ali, onde julgava a Israel e onde edificou um altar ao SENHOR.

E. A menção desses fatos é bastante sugestiva, uma vez que os mesmos são citados depois que o povo de Israel decide buscar a Deus de todo coração, com humildade e arrependimentos verdadeiros.
F. Disso tudo nos podemos aprender várias verdades acerca dos frutos que a humildade e o verdadeiro arrependimento produzem, tanto na vida do povo de Israel, como na vida do povo de Deus nos dias de hoje:
OS PRIMEIROS FRUTOS DO ARREPENDIMENTO
I. Para o Povo de Israel
A. Um poderoso e incansável inimigo foi derrotado e mantido à distância pelo próprio Deus — O ETERNO — todos os dias da vida de Samuel — verso 13.
B. Territórios que haviam sido perdidos no passado foram reconquistados e mais lhes foi acrescentado — verso 14.
C. O inimigo que lhes deu tanto trabalho durante a conquista da terra 250 anos antes, ainda sob o comando de Josué — os amorreus — estava sob controle, sob o poder de uma mão invisível — verso 14.
D. Uma administração civil e ordeira baseada na Lei do Deus ETERNO se manifestava por todos os principais centros do país — versos 15—16.
E. A cidade do sacerdote, do profeta e do juiz Samuel — Ramá — havia se tornado um centro de grande influência — verso 17.
F. Esses são os benditos frutos do arrependimento nacional. Chega a ser irônico as tolas manifestações por parte do chamado povo evangélico que “Declara o seguinte: O Brasil é do Senhor Jesus”. E outras porções menores do país também são incluídas nesse besteirol sem fim, quando deve ser evidente que o Brasil está mais interessado em andar longe dos caminhos de Deus, pelo caminho largo, do que andar pelo caminho estreito, conforme Jesus ensinou em
Mateus 7:13–14 —
Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.
G. Quando aplicados à vida cristã esses fatos demonstram ser bastante relevantes. Vamos a eles então...
II. A Relevância Desses Atos para a Vida Cristã Moderna
A. Vamos então, também considerar os primeiros frutos do verdadeiro arrependimento na vida cristã, partindo de analogias do texto que temos diante de nós.
A. O poder do inimigo que antes nos controlava foi, definitivamente quebrado de sobre nós.
João 8:36
Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
Romanos 6:14
Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça.
1 João 5:19
Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.
1 João 4:4
Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.
B. Áreas de Nossas Vidas Antes Controladas Pelo Inimigo Passam Agora a Serem Controladas por Deus
A. A alma humana é a terra santa na qual Jesus é o único Rei.
B. A promessa de Jesus:
João 14:16
E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco.
C. A realidade da nossa verdadeira condição como crentes:
1 Coríntios 6:19
Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?
2 Coríntios 10:4—5
Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo.
C. Velhos e Poderosos Hábitos — Como os Amorreus — São Completamente Destruídos ou Mantidos em Cheque.
A. Temos nas Escrituras dois poderosos mandamentos. O primeiro nos manda despir ou tirar as coisas do velho homem — de antes da conversão — e o segundo nos manda vestir as coisas novas do novo homem — depois da conversão:
Colossenses 3:5—9
Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; por estas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas. Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar. Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos.

Colossenses 3:12—15
Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição. Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.
D. Um Nível de Formação e Obediência Baseado nos Mandamentos de Jesus.
João 14:15
Se me amais, guardareis os meus mandamentos.
João 14:21
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.
João 15:10
Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço.
1 João 5:3
Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos.
E. Uma Devoção Cada Vez Maior Com Relação ao Senhor e à Sua Obra.
1 Pedro 4:10
Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.
Tiago 1:19
Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.
Hebreus 10:25
Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.
Gálatas 6:9
E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.
Conclusão:
A. Temos uma necessidade constante de verdadeira humildade e arrependimento diante de Deus, se desejamos prosperar na vida cristã.
B. Precisamos nos empenhar em entrar pela porta estreita e insistir em caminhar pelo caminho apertado até alcançarmos o lar celestial. Não é possível entrar pela porta larga e andar pelo caminho espaçoso e esperar chegar no lar celestial. Não! Esse caminho conduz apenas para a perdição eterna.
C. Somos livres não para fazer o que quisermos, mas para sermos obedientes a Deus. Essa é a única verdadeira liberdade.
D. Que estejamos sempre conscientes e sensíveis acerca de quem habita dentro de nós: o Espírito Santo. Portanto, muito cuidado com o que teus olhos veem, teus ouvidos escutam, o que tuas mãos fazem a apalpam, por onde teus pés caminham e etc.
E. Devemos nos despir do velho homem — nossa velha natureza carnal — com sua práticas condenáveis e nos revestir do Novo Homem com suas práticas louváveis.
F. Temos que ser obedientes aos mandamentos de Jesus. Como Assim? Temos que ler nossas Bíblias, principalmente o Novo Testamento, e obedecer aquilo que nos é ensinado com a graça de Deus como nossa ajudadora.
G. Temos que nos dedicar ao Senhor, nos dedicando uns aos outros. Essa é a única forma verdadeira de nos dedicar ao Senhor!
Que Deus abençoe a todos. 
OUTROS ESTUDOS ACERCA DA VIDA DE DAVI


001— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 1
002— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 2
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/11/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
 003— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 3
 004— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 4
Que Deus abençoe a todos. 
Alexandros Meimaridis 
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link: 
Desde já agradecemos a todos.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário