domingo, 15 de março de 2015

Gênesis Estudo 029 — Gênesis 6 — A PERVERSIDADE HUMANA: OS NEFILIM OU GIGANTES E OS GUIBORIM OU VALENTES


O gigante e o valente - Nefilim e Guiborim

Este estudo é parte de uma Análise do Livro do Gênesis. Nosso interesse é ajudar todos os leitores a apreciarem a rica herança que temos nas páginas da História Primeva da Humanidade. No final de cada estudo o leitor encontrará direções para outras partes desse estudo. 
O Livro do Gênesis
O Princípio de Todas as Coisas

בְּרֵאשִׁית בָּרָא אֱלֹהִים אֵת הַשָּׁמַיִם וְאֵת הָאָרֶץ               
              Eretz ha  ve-et  Hashamaim  et      Elohim   Bará     Bereshit
             Terra   a      e  céus       os    Deus    criou   princípio No
                                                                                     Gênesis 1:1

2. Os נְּפִלִים – nefilim – gigantes.

Existiram mesmo gigantes? E se existiram qual a altura deles? De acordo com Joe Taylor, curador do Mt. Blanco Fossil Museum, atualmente existem os seguinte registros antropológicos concernentes a gigantes:

1. O ser humano normal mede, na média, cerca de 1,70 metros. Alguns alcançam
alturas superiores a 2,00 mts, mas estes são a exceção e não a regra. Todavia, a cada nova geração a média de altura dos seres humanos aumenta.
2. Existe um esqueleto em Roma atribuído a certo Maximinus Thrax Caesar que
teria vivido por volta de 235 – 238 a.D. Este esqueleto mede cerca de 2,60 metros.
3. A Bíblia menciona um Gigante chamado Golias. De acordo com 1 Samuel 17:4
este Golias media entre 2,70 e 3 metros de altura.
4. Outro gigante mencionado na Bíblia é Ogue, rei de Basã. De acordo com
Deuteronômio 3:11 este Ogue era um legítimo descendente de uma tribo de
gigantes chamados de רְפָאִים refains e sua cama media 4 metros de comprimento por 2 metros de largura. Especula-se que este gigante medisse cerca de 3,60 metros.
5. Um gigante medindo cerca de 4,5 metros de altura foi encontrado pelo próprio Joe Taylor quando este trabalhava em projetos de construções de estradas na região da Mesopotâmia no Iraque. O fêmur deste gigante está disponível para visitação no Mt. Blanco Fossil Museum na cidade de Crosbyton no Texas nos Estados Unidos.
6. Em 1577, no cantão suíço de Lucerne, foi encontrado o esqueleto de um gigante que media cerca 5,75 metros.
7. Em 1456 um esqueleto medindo cerca de 6,90 metros foi encontrado às margens de um rio na cidade de Valence na França.
8. Um esqueleto, quase completo, medindo cerca de 7,70 metros foi encontrado em 1613 perto do castelo de Chaumont na França.
9. Os maiores restos humanos já registrados, medindo inacreditáveis 10,80 metros
foram encontrados na cidade de Cartago. A data não é precisa tendo sido fixada
entre 200 – 600 anos a.C.

Esses todos são gigantes que existiram depois do dilúvio. Os gigantes mencionados em Gênesis 6:4 são todos antediluvianos e pelo que o texto indica estes נְּפִלִים nefilim eram seres de grande estatura e força física o que os levava, naturalmente, a tentar dominar e subjugar outros seres humanos. Esta luta pela supremacia tornou-se tão intensa que encheu a terra de rapina e violência – ver Gênesis 6:11. Em contrapartida e em direta oposição a estes gigantes surgiram os descendentes do cruzamento entre os filhos de Deus e as filhas dos homens.

3. Os גִּבֹּרִים guiborim — valentes.

Os גִּבֹּרִים guiborim — valentes mencionados em Gênesis 6:4 são destacados desta maneira como aqueles que contrastam com os נְּפִלִים nefilim que, acredita-se, eram de origem cananita. Existem algumas pessoas que não entendendo o texto original acabam ensinando que os gigantes eram os filhos gerados pelas relações dos filhos de Deus com as filhas dos homens. Mas o texto bíblico é bem claro: osגִּבֹּרִים   guiborim — valentes e não os נְּפִלִים nefilim — gigantes é que são o resultado das relações entre os filhos de Deus e as filhas dos homens. De acordo com o livro do Gênesis estes valentes se tornaram varões de renome, na antiguidade. Isto quer dizer que eles se distinguiam dos outros seres humanos, que eram considerados “comuns”, em função de suas qualidades proeminentes ou feitos memoráveis. Esta distinção era normalmente marcada pela adição de um epíteto ao nome, do tipo: “Ivan, o terrível” ou “Jack, o estripador”.

A palavra hebraica עוֹלָם olam – antiguidade é uma clara indicação que o autor desse texto é alguém que viveu na era pós-diluviana e se refere aos eventos pré-diluvianos como pertencendo ao tempo ou mundo antigo.

Um fato que deve chamar a atenção no nosso estudo de Gênesis, até aqui, é que não existe nenhuma menção de nenhum tipo de governo no período antediluviano. Talvez, afinal de contas, os espanhóis estiveram sempre certos quando afirmam: “hay gobierno? Soy contra!” Existe muita especulação acerca de qual seria o motivo porque não havia um governo humano organizado no período que antecedeu o dilúvio. A explicação mais natural diante do texto bíblico é que Deus mesmo, que ainda mantinha certa proximidade com suas criaturas, fossem considerado como o único verdadeiro soberano. Foi Deus quem confrontou Adão e Eva e a Serpente ainda no jardim do Éden — ver Gênesis 3:11—20. Também foi Deus quem confrontou Caim após ele assassinar seu irmão Abel — ver Gênesis 4:9—12. Por semelhante modo, também é Deus quem decide confrontar a corrupção e a violência que existia na terra nos dias que antecederam o dilúvio — ver Gênesis 6:11—12. Assim temos que a violência e a corrupção causadas pelos gigantes e pelos valentes não representavam uma rebelião contra a ordem patriarcal e sim contra a supremacia divina. A história humana está cheia de registros que nos mostram que a tolice humana de alcançar a supremacia pela força e pela violência continua viva até mesmo nos nossos dias. Podemos afirmar tranquilamente que nunca teremos verdadeira paz na terra, pois os seres humanos não desejam viver em paz e sim reinar, de forma suprema, uns sobre os outros. Precisamos dar ouvidos às palavras do Senhor que foram faladas através do profeta Zacarias quando disse: “Prosseguiu ele e me disse: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos — Zacarias 4:6. Somente quando Jesus reina absoluto em nossos corações é que podemos entender todo o significado das Suas palavras quando disse: ”Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus - Mateus 5:9. Os verdadeiros filhos de Deus são sempre pacificadores.

Note que o texto bíblico diz que esses valentes foram conhecidos como varões de renome. Mas o renome veio como resultado de violências praticadas. Violência, rapinagem e corrupção não são substantivos que sirvam para exaltar os seres humanos. Servem apenas para nos envergonhar. Mas na nossa cegueira insistimos em tratar como heróis de renome homens violentos ou homens que supriram os elementos para que violências inomináveis fossem praticadas. Meus heróis são o bacteriologista inglês Alexander Fleming que descobriu a penicilina; o médico grego Georges Nicolas Papanicolaou que desenvolveu um exame simples para diagnosticar células malignas no colo do útero e o médico polonês Albert Bruce Sabin que desenvolveu uma vacina oral de combate à poliomielite. Esses sim, devem ser sempre reconhecidos como homens de renome e de valor, pois salvaram vidas!  

OUTROS ARTIGOS ACERCA DO LIVRO DE GÊNESIS

001 — Introdução e Esboço

002 — Introdução ao Gênesis — Parte 2 — Teorias Acerca da Criação

003 — Introdução ao Gênesis — Parte 3 — A História Primeva e Sua Natureza

004 — Introdução ao Gênesis — Parte 4 — A Preparação para a Vida Na Terra

005 — Introdução ao Gênesis — Parte 5 — A Criação da Vida

006 — Introdução ao Gênesis — Parte 6 — O DEUS CRIADOR

007 — Introdução ao Gênesis — Parte 7 — OS NOMES DO DEUS CRIADOR, OS CÉUS E A TERRA

008 – Gênesis — A Criação de Deus - Parte 1 – A Criação de Deus Dia a Dia – O Primeiro Dia — Parte 1

009 – Gênesis — A Criação de Deus - Parte 8A – A Criação de Deus Dia a Dia – O Primeiro Dia — Parte 2

010 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus - Parte 9 – A Criação de Deus Dia a Dia – O Segundo e o Terceiro Dia

011 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 10 — A Criação de Deus Dia a Dia — O Quarto Dia

012 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 11 — A Criação de Deus Dia a Dia — O Quinto Dia

013 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 12 — A Criação de Deus Dia a Dia — O Sexto Dia — Parte 1

013A — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 12A — A Criação de Deus Dia a Dia — O Sexto Dia — Parte 2

014 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 13 — Teorias Evolutivas

015 — Estudo de Gênesis — Gênesis 2 — Parte 14 — GÊNESIS 2A

016 — Estudo de Gênesis — Gênesis 2 — Parte 15 — GÊNESIS 2B

017 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — Parte 16 — GÊNESIS 3A

018 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — Parte 17 — GÊNESIS 3B

019 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — Parte 18 — GÊNESIS 3C

020 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — O Livre Arbítrio — Parte 19

021 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — O Dois Adãos — Parte 20

022 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — A Era Pré-Patriarcal e a Mulher de Caim — Parte 21

023 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — Caim, O Primeiro Construtor de Uma Cidade — Parte 22

024 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — Caim, Como Assassino e Fugitivo da Presença de Deus — Parte 23

025 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — Caim, Como Primeiro Construtor de uma Cidade e Pseudo-Salvador da Humanidade — Parte 24

026 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — A Conclusão Acerca de Caim — Parte 25

027 — Estudo de Gênesis — Gênesis 5 — Sete e outros Patriarcas Antediluvianos — Parte 26

028 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — A Perversidade Humana, Os Filhos de Deus e as Filhas dos Homens— Parte 27A

029 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — OS Nefilim e os Guiborim — Os Gigantes e os Valentes — Parte 27B

030 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — A Maldade do Coração Humano— Parte 27C.

031 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — A Corrupção Humana Sobre a Face da Terra e Deus Pode se Arrepender? — Parte 27D.

032 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — Noé e a arca que ele construiu orientado por Deus — Parte 28A.

033 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — Noé e a arca que ele construiu orientado por Deus — Parte 28B.

034 — Estudo de Gênesis — Gênesis 7 — Noé e a arca que ele construiu orientado por Deus — Parte 29 — O Dilúvio Foi Global Ou Local?

035 — Estudo de Gênesis — Gênesis 8 — A promessa que Deus Fez a Noé e seus descendentes — Parte 30 — Nunca Mais Destruirei a Terra Pela Água

036 — Estudo de Gênesis —  O Valor Perene do Dilúvio para todas as Gerações — PARTE 001

037 — Estudo de Gênesis — O Valor Perene do Dilúvio para todas as Gerações — PARTE 002

038 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 001

039 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 002

040 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 003

041 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 004 — A NATUREZA DA ALIANÇA ENTRE DEUS E NOÉ

042 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 005 — OS FILHOS DE NOÉ — PARTE 001

043 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 006 — OS FILHOS DE NOÉ — PARTE 002 — OS NEGROS SÃO AMALDIÇOADOS?

044 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 007 — OS FILHOS DE NOÉ — PARTE 003 — A CONTRIBUIÇÃO DOS FILHOS DE NOÉ PARA A HUMANIDADE

045 — Estudo de Gênesis — A TÁBUA DAS NAÇÕES — PARTE 001 — OS DESCENDENTES DE JAFÉ
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/genesis-estudo-045-tabua-das-nacoes.html
Que Deus abençoe a todos. 
Alexandros Meimaridis 
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link: 
Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário