sábado, 14 de março de 2015

JESUS E AS MULHERES - SERMÃO 001 – INTRODUÇÃO AO TEMA


Maria e o menino Jesus -  concepção artística

Jesus e as mulheres é um tema importante dentro do contexto do Novo Testamento. As denominações históricas aos poucos vão se libertando de seus próprios preconceitos, ao passo que nas denominações evangélicas, em muitos casos, os homens abriram mão completamente de suas responsabilidades a favor das mulheres, o que tem proporcionado uma verdadeira inundação de bobagens sem fim. Nossa série de estudos procura entender o papel da mulher como visto e como foram tratadas pelo Senhor Jesus. Para isso convidamos todos os leitores a fazerem uma análise desapaixonada do material da mesma.

Texto: Vários  
Introdução.

A. O lugar das mulheres tem sido um dos temas mais acalorados na história da Igreja. 
B. De importância crítica a toda essa discussão tem sido, sempre, a maneira como o próprio Senhor Jesus lidou com as mulheres, apesar de pouca atenção estar sendo dedicada a esse aspecto de sua vida nesses últimos dias. 
C. O propósito dessa série é analisar, em tantos sermões quantos forem necessários, seis encontros pessoais e individuais de Jesus com mulheres, conforme encontramos registrados no Novo Testamento. 
D. Nosso propósito nessa série é mostrar como Jesus, como fez com várias outras coisas, se distanciou, de uma forma radical, como era seu estilo pessoal, do quesito “DESIGUALDADE” entre homens e mulheres. 
E. Como parte desse nosso estudo introdutório nós queremos ver com a mulheres eram percebidas nas Escrituras hebraicas e, de modo especial, no livro apócrifo chamado de “Eclesiástico ou de A Sabedoria de Jesus Ben Siraque”.  
F. Depois, nós vamos fazer uma breve apresentação do Cântico de Maria — ver Lucas 1:46—55, e iremos nos concentrar em mulheres que foram discípulas de Jesus, e concluiremos a série com a forma como os autores do Novo Testamento reagiram aos novos ensinamentos apresentados pelo mestre.    
 JESUS E AS MULHERES — UMA INTRODUÇÃO

I. As Mulheres no Antigo Testamento e no Período Entre os Testamentos

A. O Antigo Testamento nos oferece algumas porções onde mulheres são apresentadas com destaque, às vezes até com grande destaque. Entre esses casos estão: 
1. Os livros de Rute e de Ester. 
2. A história de Raabe a prostituta de Jericó que escondeu os espiões de Israel, foi salva e entrou para a linhagem do próprio Senhor Jesus Cristo. 
3. As histórias da profetisa Débora e de Jael, mulher de Héber, são exemplos destacados em Juízes 4—5. 
4.A essa lista ainda podemos adicionar a excelente mulher, mãe do rei árabe, Lemuel, conhecida como a “Mulher Virtuosa de Provérbios 31”. 
5. Mas, ao que parece, durante o período entre os Testamentos, quando não houve revelação divina por um período de 400 anos, as coisas se deterioraram e muito.
6. Tal deterioração pode ser vista nos escritos de um aristocrata habitante de Jerusalém que nos legou suas opiniões em um livro chamado de Eclesiástico ou a Sabedoria de Ben Siraque ou Sirácida. Ele viveu e produziu sua obra entre 190 — 124 a.C.

7. Para Ben Siraque, as mulheres poderiam ser boas esposas e mães e deveriam ser respeitadas. Parece bonito! Mas ele também ensinava o seguinte:

Eclesiástico 7:26

Tens uma mulher segundo o teu coração? Não a repudies; contudo, se não a amas, não confie nela — BJ.

Eclesiástico 42:6—7

Com uma mulher curiosa é bom usar um selo; onde há muitas mãos, fecha com chave. Para depósitos, contas e pesos, são necessários, e tudo o que deres e receberes seja escrito — BJ.

Eclesiástico 33:20

Ao filho, à mulher, à filha e ao amigo não dês poder sobre ti durante tua vida — JB.

Eclesiástico 25:22—26

É motivo de ira, descaramento e grande vergonha uma mulher que sustenta o seu marido. Coração abatido, semblante triste, coração ferido; eis a obra de uma mulher má. Mãos inertes e joelhos vacilantes, assim é a mulher que não proporciona felicidade ao marido. Foi pela mulher que começou o pecado, por sua culpa todos morremos. Não dês saída à água, nem liberdade de falar à mulher má. Se ela não obedece ao dedo e ao olho, separa-te dela — BJ.

Eclesiástico 25:13

Qualquer ferida, menos a do coração; qualquer malícia menos a da mulher — BJ.

Eclesiástico 25:16

Prefiro morar com um leão ou um dragão, a morar com uma mulher perversa — BJ.

Eclesiástico 25:17

A perversidade de uma mulher muda a sua fisionomia, obscurecendo-lhe o rosto como o de um urso — BJ.

Eclesiástico 25:19

Pouca maldade é comparada com a da mulher, caia sobre ela a sorte dos pecadores — BJ.

Eclesiástico 29:20

Como uma ladeira arenosa para os pés de um velho, assim é uma mulher faladeira para um homem tranquilo — BJ.

Eclesiástico 29:21

Não te deixes prender pela beleza de uma mulher, não te apaixones por uma mulher — BJ.

Eclesiástico 7:24—25

Tens filhas? Cuida dos seus corpos e não lhes mostres um rosto muito Jovial — BJ.

Eclesiástico 22:3

Um filho mal-educado é a vergonha do pai, mas uma filha nasce para sua confusão — JB.

Eclesiástico 26:10

Reforça a tua vigilância em torno da filha audaciosa, a fim de que, achando-se mal vigiada, ela não se aproveite disso — BJ.

Eclesiástico 42:9—11

Sem saber, uma filha causa a seu pai inquietações ; o cuidado por ela tira-lhe o sono: se jovem, que não passe da idade de casar; se casada, que ela não se torne odiosa; se virgem que não seja profanada, e não fique grávida na casa paterna. Tendo um marido, que ela não erre; casada que não seja estéril. Fortifica a vigilância sobre uma filha audaciosa, a fim de que ela não faça de ti motivo de irrisão para teus inimigos, o assunto da cidade, a chacota do povo, e não te desonre aos olhos de todos - BJ.

8. Tudo o que se escreveu sobre as mulheres nesse período era pertinente apenas por causa dos homens. O próprio livro do Eclesiástico cita vários heróis da fé — Eclesiástico 44—50 — mas eles são todos, exclusivamente, homens.

9. O ponto mais baixo é alcançado quando ele escreve:

Eclesiástico 42:12—14

Diante de quem quer que seja, não te detenhas na beleza e não te assentes com mulheres. Porque das vestes sai a traça e da mulher, a malícia feminina. É melhor a malícia de um homem do que a bondade de uma mulher: uma mulher causa vergonha e censuras — JB.

10. Com o passar do tempo e o surgimento e a afirmação do movimento rabínico, a posição das mulheres nos dias de Jesus Cristo era, em todos os sentidos, inferior àquela dos homens.

11. Foi nesse contexto que Jesus nasceu, cresceu e foi educado. O que Jesus fez? Ele reforçou a atitude da sociedade judaica com relação às mulheres ou Jesus lutou para que uma reforma nisso tudo fosse implantada?

12. É impossível falamos da atitude de Jesus para com as mulheres sem notarmos Maria, a mãe de Jesus. Nós iremos fazer isso através do Cântico de Maria.

II. O Magnificat ou o Cântico de Maria – Lucas 1:46—55
A. Quando olhamos para esse cântico, mesmo de maneira despretensiosa, nós podemos notar o seguinte:

B. O cântico está dividido em duas partes:

1. Na primeira parte, os versos 46—49 tratam da própria Maria diante de três temas principais: 1) Louvor; 2) Salvação; 3)Exaltação/Humilhação. O clímax do cântico está bem no meio do mesmo, onde Maria é exaltada — verso 49a.

2. A segunda metade do Cântico de Maria fala da comunidade da fé e seus temas são: 1) Misericórdia; 2) Salvação; 3) Humilhação/Exaltação.

C. O que acontece com Maria — uma mulher — é uma antecipação do que irá acontecer com a comunidade dos crentes.

D. Vamos ler esses versículos notando as ênfases que mencionamos:

1. Lucas 1:46 – LOUVOR.

2. Lucas 1:47 — SALVAÇÃO.

3. Lucas 1:48 — HUMILDADE E EXALTAÇÃO.

4. Lucas 1:49a — SALVAÇÃO.

5. Lucas 1:49b — LOUVOR ao NOME DE DEUS.

6. Lucas 1:50 — MISERICÓRDOA SOBRE TODOS QUE TEMEM O SENHOR.

7. Lucas 1:51 — SALVAÇÃO E JULGAMENTO DOS PERVERSOS.

8. Luvas 1:52 — HUMILHAÇÃO E EXALTAÇÃO.

9. Lucas 1:53 — EXALTAÇÃO E HUMILHAÇÃO.

10. Lucas 1:54a — Amparou a Israel — SALVAÇÃO SEM CONDENAR OS NÃO JUDEUS.

11. Lucas 1:54b — MISERICÓRDIA

12. Luvas 1:55 — MISERICÓRDIA PARA ISRAEL SEM EXCLUIR OS GENTIOS.

E. O Cântico de Maria — proferido por uma mulher — além de elevar as mulheres, não fala nenhuma palavra contra os gentios, antecipando: 1) a igualdade de mulheres e homens diante de Deus; 2) a igualdade de todos os seres humanos diante de Deus — sem privilégios para Israel.

F. Como iremos ver, durante essa série, Jesus não adotou nenhuma das atitudes de seus dias, que eram tão comuns, quanto a inferioridade das mulheres e o ódio que os judeus nutriam pelos gentios ou não judeus

Conclusão:

A. O Cântico de Maria nos ensina:

1. Existe uma compaixão ilimitada da parte de Deus, por todos os oprimidos.

2. Deus também tem interesse em levantar os oprimidos e caídos, especialmente os oprimidos pelo pecado e pelo Diabo:

Atos 10:38

Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.

B. Maria prova que, apesar da pouca idade, ela era uma menina inteligente que compreendia bem a graça de Deus tanto para sua comunidade étnica quanto para todos os estrangeiros. Ela é o modelo do que irá acontecer com todos os crentes. Ela foi levantada de sua humilde condição — mesmo sendo uma mulher — e exaltada pelo próprio Deus.

C. Em resumo: o Cântico de Maria nos apresenta uma mulher cheia de compaixão pelo oprimidos, juntamente, com uma clara visão de como os mesmos poderão ser levantados. Ela entende que os verdadeiros inimigos não são os estrangeiros e sim os poderosos e os arrogantes — judeus e gentios.

D. Se você prestar bastante atenção, você irá ver que todos os verbos no Cântico de Maria estão no passado, como se descrevesse coisas que já aconteceram, esse tempo verbal é conhecido como “tempo histórico verbal”, ou seja, ele não fala do passado, mas nos apresenta uma visão do futuro, acerca da qual não existe a menor possibilidade que a mesma não venha a se concretizar.

E. Jesus foi criado por uma mulher realmente extraordinária e por um homem — José — que precisou mudar seus conceitos para acomodar sua noiva grávida e o filho que nasceu como sendo dele mesmo. O resultado de tais influências nos iremos ver nas próximas mensagens, quando analisarmos as atitudes de Jesus para com as mulheres em seu ministério público.

Caso o leitor tenha interesse em ouvir essa mensagem, poderá fazê-lo por meio desse link aqui:

http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/06/sermao-em-audio-jesus-e-as-mulheres.html



Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:



Desde já agradecemos a todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário