quinta-feira, 16 de abril de 2015

ATOS DOS APÓSTOLOS - SERMÃO 016 - ATOS 3:17-21 - AS BÊNÇÃOS DERIVADAS DAS DUAS VINDAS DE JESUS



Esse material é parte de uma série de mensagens pregadas no Livro dos Atos dos Apóstolos. As mensagens cobrem todos os 28 capítulos do Livro de Atos e no final de cada mensagem, você poderá encontrar links para outras mensagens.

Introdução


A. Nas mensagens anteriores, nós tivemos a oportunidade de ver como Pedro e João realizaram um grande milagre, curando um homem aleijado desde seu nascimento. 

B. Pedro e João fizeram questão absoluta de explicar às pessoas que viram e ouviram acerca daquele fato duas verdades essenciais: 

À vista disto, Pedro se dirigiu ao povo, dizendo: 

Atos 3:12 

Israelitas, por que vos maravilhais disto ou por que fitais os olhos em nós como se pelo nosso próprio poder ou piedade o tivéssemos feito andar?

Atos 3:16

Pela fé em o nome de Jesus, é que esse mesmo nome fortaleceu a este homem que agora vedes e reconheceis; sim, a fé que vem por meio de Jesus deu a este saúde perfeita na presença de todos vós.

C. Depois de feito o milagre, Pedro usou aquela ocasião, que havia atraído uma multidão — ver Atos 3.11 — para aquilo que realmente importava — o milagre era irrelevante — que era a pregação da Palavra de Deus, pois somente a pregação da Palavra é capaz de produzir a fé que é suficiente para a salvação de uma pessoa — 

Romanos 1O:17 

E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo. 

D. No último sermão nós tivemos a oportunidade de ver como Pedro fez cinco exaltações ao Senhor Jesus e condenou duramente o povo que o estava ouvindo. 

E. As exaltações foram: 

1. Pedro identificou Jesus com o Servo do Senhor anunciado em Isaías – ver Isaías 40—66. 

2. Pedro declarou que o Deus do Antigo Testamento glorificou a Jesus. 

3. Pedro disse que Jesus era a personificação da santidade – O Santo. Esse título é exclusivo de Deus no Antigo Testamento. Pedro disse que Jesus era a personificação da Justiça – O Justo. 

4. Pedro chama Jesus de Autor da Vida. 

5. Por fim Pedro diz que Jesus foi ressuscitado dentre os mortos pelo próprio Deus. 

F. As quatro acusações contra o povo foram que eles: 

1. Traíram a Jesus. 

2. Negaram a Jesus. 

3. Pediram a libertação de um homicida. 

4. Mataram o Autor da Vida. 

G. Hoje queremos continuar a analisar o sermão de Pedro com ênfase

NAS BÊNÇÃOS DERIVADAS DA PRIMEIRA VINDA DE JESUS

I. A Vinda de Jesus exibiu tanto a Ignorância Humana Quanto a Soberania Divina 

A. A Ignorância e Sua Cura   

1. A palavra grega ἄγνοια ágnoia — traduzida por ignorância expressa apenas “falta de conhecimento”. Em português essa mesma palavra é também usada para descrever “a falta de educação, a grosseria e a estupidez”. 

2. Nesse caso, aqui em Atos 3:17, a expressão grega significa, exclusivamente, a falta de conhecimento. 

3. Nesse sentido, a ignorância, apesar de ser algo ruim, não é algo ruim em sentido absoluto, pois existe cura para a ignorância. A cura é a informação! Especialmente a informação que procede da Palavra de Deus. A verdade de Deus pode curar nossa ignorância por completo no que diz respeito à coisa mais importante em nossas vidas: a salvação das nossas almas. 

4. Agora, uma vez instruído e tendo as trevas dissipadas, insistir no erro já não é mais ignorância apenas. Ai já se trata de burrice mesmo e de teimosia que beira às raias do absurdo.

B. A Soberania de Deus   

1. Mesmo no meio de toda aquela insanidade que foi o julgamento, a condenação e a morte de Jesus, o apóstolo Pedro deixa bem claro que Deus estava no controle de tudo e, com isso, Ele estava fazendo cumprir Seu plano feito antes da fundação do mundo — 

Apocalipse 5:6 

Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra. 

Apocalipse 13:8 

E adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. 

2. Deus mantém controle absoluto sobre todas as coisas em todo o Universo. Desde as grandes galáxias até as partículas quânticas, tudo está sob o rigoroso controle de Deus o tempo todo, e isso não causa em Deus o menor peso, pressão ou desconforto. 

3. Quanto aos seres humanos, Deus os criou livres, mas nossa raça tornou-se escrava do pecado – ver João 8:34. Por esse motivo os seres humanos sem Deus, são escravos do pecado e vivem apenas para satisfazer os desejos do seu senhor e mestre. São ESCRAVOS. 

4. Mas Deus mantém sua soberania, mesmo sobre a raça humana caída e esse é o motivo porque alguns de nós somos resgatados do nosso terrível estado de escravidão pela maravilhosa graça de Deus. Não fosse por Deus mesmo, ninguém seria salvo — 

Romanos 11:32 

Porque Deus a todos encerrou na desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos. 

Gálatas 3:22 

Mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que creem. 

5. Mas a soberania de Deus não exime os homens de suas responsabilidades. Mesmo agindo em ignorância, ainda assim eram responsáveis! 

6. Por esse motivo, Pedro chama seus contemporâneos para que se arrependam e mudem a direção que estão seguindo em suas vidas – verso 19. O resultado desse arrependimento produzirá o seguinte...

II. Os Frutos do Arrependimento e da Conversão

A. O Cancelamento dos Pecados   

1. A palavra grega usada aqui é ἐξαλείφω exaleífo — e quer dizer: obliterar, apagar, remover, destruir. 

2. Deus promete perdoar e de fato perdoa todos e cada um dos nossos pecados: 

Colossenses 2:13—15 

E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.

Efésios 2:4—9 

Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.

B. A Vinda de Tempos de Refrigério  

1. A palavra grega usada aqui é ἀναψύξις anapsíxis — e quer dizer: refrigério ou alívio. Não é difícil entender as implicações aqui: 

a. Imagine não ter mais que se preocupar com seu destino eterno. 

b. Gozar verdadeira paz de saber que seus pecados estão mesmo todos perdoados por causa do que Jesus sofreu em seu lugar sobre a Cruz. 

C. Experimentar verdadeira alegria, produzida pelo Espírito Santo, dentro do seu ser, independente das circunstâncias ao redor. 

C. A Volta de Jesus a Este Mundo Para Cumprir Todas as Promessas De Deus  

1. Quando Jesus retornar, nós seremos revestidos com um corpo imortal, igual ao dEle, apropriado para viver por toda a eternidade — 

1 Coríntios 15:40—43 

40 Também há corpos celestiais e corpos terrestres; e, sem dúvida, uma é a glória dos celestiais, e outra, a dos terrestres. 

41 Uma é a glória do sol, outra, a glória da lua, e outra, a das estrelas; porque até entre estrela e estrela há diferenças de esplendor. 

42 Pois assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo na corrupção, ressuscita na incorrupção. Semeia-se em desonra, ressuscita em glória. 

43 Semeia-se em fraqueza, ressuscita em poder.

2. Quando Jesus voltar, ficaremos com ele para sempre. Reencontraremos entes e amigos queridos com os quais iremos gozar toda a eternidade — 

1 Tessalonicenses 4:13—18 

13 Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. 

14 Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. 

15 Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. 

16 Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; 

17 depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. 

18 Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.

Conclusão:

A. Uma pesquisa feita por Oswaldo Paião, editor da Abba Press e membro da Sociedade Bíblica Ibero-Americana com 1255 pastores revelou o seguinte:

1. 50,68% dos pastores nunca leram a Bíblia inteira nenhuma vez sequer.

2. A desculpa mais comum alegada foi a “falta de tempo”. Mas que papo furado!

B. Diante de tanta ignorância acerca da Palavra de Deus — estamos falando apenas de leitura e gostaria de ver os números relativos a estudar, meditar e praticar — não é de admirar o atual estado de desarranjo em que nossas igrejas, chamadas evangélicas, se encontram.

C. Como reformados isso que dizer, acima de tudo, que nos identificamos com os ensinamentos que tratam da graça de Deus que incluem, por exemplo, as verdades que a Bíblia ensina no que diz respeito à soberania de Deus e à providência de Deus. Esses ensinamentos começaram a ser atacados, logo após a Reforma Protestante e...

D. Deram origem a, praticamente, cada um e todos os movimentos religiosos que surgiram no horizonte da cristandade. Cada um desses movimentos foi, à sua própria maneira, se distanciando desses grandes ensinamentos da graça de Deus e hoje estamos aqui no meio de uma confusão danada.

E. A última novidade surgida nos últimos 20 anos e que agora começa a vitimar pastores e igrejas no nosso país chama-se “Teísmo Aberto” e defende a ideia de que Deus não é nem onipotente, nem onisciente, nem onipresente, além de muitas outras tolices. É óbvio que o deus dessas pessoas não é deus porcaria nenhuma, mas apenas um homem com alguns super poderes, mais ou menos, como o Super-Homem dos quadrinhos.
  
Um pouco de sabedoria do livro mais antigo de toda a Bíblia – o livro de Jó – deve nos ajudar a retornar à sobriedade:
Jó 42:1—2

Então, respondeu Jó ao SENHOR: Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.

      Meus irmãos torna-se cada vez mais urgente falarmos de Jesus e compartilhar as boas novas com todos, especialmente nesses dias de tantas mentiras e tanto distanciamento das preciosas verdades da graça de Deus.

Que Deus tenha misericórdia de todos nós e nos abençoe com um Espírito de obediência com respeito à Sua palavra que nos foi transmitida para destruir com nossa ignorância.

OUTRAS MENSAGENS DO LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS

SERMÃO 001 — INTRODUÇÃO AO LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS — Lucas 1:1—4 e Atos 1:1—2

SERMÃO 002 — INTRODUÇÃO AO LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS — PARTE 2 — Lucas 1:1—4 e Atos 1:1—2

SERMÃO 003 — A TRANSIÇÃO DO VOLUME ANTERIOR — Atos 1:1—5

SERMÃO 004 — A NOVA DIREÇÃO EXPLICADA — Atos 1:6—8

SERMÃO 005 — A ASCENSÃO DE JESUS — Atos 1:9—11

SERMÃO 006 — PERSEVERANDO UNÂNIMES — Atos 1:12—26

SERMÃO 007 — O DIA DO PENTECOSTES – PARTE 001 — Atos 2:1—4

SERMÃO 008 — O DIA DO PENTECOSTES – PARTE 002 — Atos 2:5—15

SERMÃO 009 — A PROFECIA DE JOEL — Atos 2:14—21

SERMÃO 010 — O PRIMEIRO SERMÃO — PARTE 001 — Atos 2:22—36

SERMÃO 011 — O PRIMEIRO SERMÃO — PARTE 002 — Atos 2:37—41

SERMÃO 012 — A VIDA DOS PRIMEIROS CRISTÃOS — Atos 2:42—47

SERMÃO 013 — A VIDA DOS PRIMEIROS CRISTÃOS — Atos 2:42—47 — PARTE 002

SERMÃO 014 — A CURA DE UM PARALÍTICO DE NASCENÇA — Atos 3:1—10

SERMÃO 015 — A EXALTAÇÃO DE JESUS E A CONDENAÇÃO DOS HOMENS — Atos 3:11—21

SERMÃO 016 — SALVAÇÃO E REFRIGÉRIO: BÊNÇÃOS DAS DUAS VINDAS DE JESUS— Atos 3:17—21

SERMÃO 017 — JESUS CUMPRE AS PROFECIAS DO ANTIGO TESTAMENTO — Atos 3:22—26

SERMÃO 018 — INÍCIO DAS PERSEGUIÇÕES — Atos 4:1—22

SERMÃO 019 — A IGREJA ORA EM COMUNHÃO — Atos 4:23—31

SERMÃO 020 — A IGREJA VIVE EM COMUNHÃO — Atos 4:32—37

SERMÃO 021 — ANANIAS E SAFIRA — Atos 5:1—11

SERMÃO 022 — A COMUNIDADE DOS CRENTES — Atos 5:12—16

SERMÃO 023 — PRISÃO, JULGAMENTO, AÇOITES = ALEGRIA E O PARECER DE GAMALIEL — Atos 5:17—42

SERMÃO 024 — DIVERSIDADE DE DONS = CRESCIMENTO DA IGREJA — Atos 6:1—7

SERMÃO 025 — UM HOMEM CHAMADO ESTÊVÃO — Atos 6:8—12
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/05/atos-dos-apostolos-sermao-025-um-homem.html

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:

Desde já agradecemos a todos.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário