sábado, 18 de abril de 2015

JESUS E AS MULHERES - SERMÃO 002 – JESUS TINHA MULHERES DISCÍPULAS


Concepção artística de Marta e Maria com Jesus

Jesus e as mulheres é um tema importante dentro do contexto do Novo Testamento. As denominações históricas aos poucos vão se libertando de seus próprios preconceitos, ao passo que nas denominações evangélicas, em muitos casos, os homens abriram mão completamente de suas responsabilidades a favor das mulheres, o que tem proporcionado uma verdadeira inundação de bobagens sem fim. Nossa série de estudos procura entender o papel da mulher como visto e como foram tratadas pelo Senhor Jesus. Para isso convidamos todos os leitores a fazerem uma análise desapaixonada do material da mesma.


Texto: Vários  
Introdução.

A. Na mensagem anterior, nós tivermos a oportunidade de ver que a forma como as mulheres eram tratadas na Palestina nos dias de Jesus era algo muito degradante. 
B. Vimos também que no meio de tanta degradação, uma menina entre 13 e 14 anos, chamada Maria, que foi a mãe do Senhor Jesus, inspirada por Deus proferiu um magnífico cântico — ver Lucas 1:46—55 — onde notamos a grande compaixão que Deus tem por todos os oprimidos e, naquele caso, especialmente pelas mulheres oprimidas. 
C. Falamos de como Maria se tornou no modelo daquilo que Deus vai fazer com todos os crentes. Deus irá resgatá-los da humilhação e exaltá-los juntamente com Seu Filho Jesus Cristo. 
D. Terminamos nossa mensagem, perguntando como Jesus reagiu à forma como as mulheres eram tratadas nos seus dias? 
E. Hoje queremos iniciar nossa resposta a essa pergunta, o que será feito por meio de várias mensagens que nos mostram como Jesus se relacionou, na prática, com as mulheres com as quais conviveu durante seu ministério terrestre. 
F. A primeira coisa que temos que notar, mesmo que isso não seja muito falado e, até mesmo não agrade a muitos no meio cristão, é que Jesus tinha sim...    

MULHERES DISCÍPULAS

I. Entendendo o termo original 
A. No grego a palavra para discípulo é μαθητὴς mathetès. A mesma ocorre no singular masculino 27 vezes no Novo Testamento. 
B. Por outro lado, a expressão μαθήτρια mathétria — discípula, ocorre uma única vez em todo o Novo Testamento em 
Atos 9:36 
Havia em Jope uma discípula por nome Tabita, nome este que, traduzido, quer dizer Dorcas; era ela notável pelas boas obras e esmolas que fazia. 
C. Mas o conceito de discípula não fica prejudicado por causa dessa única menção. Dizemos isso, porque outra passagem precisa ser levada em consideração: 
Mateus 12:48—50 
Porém ele respondeu ao que lhe trouxera o aviso: Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? E, estendendo a mão para os discípulos, disse: Eis minha mãe e meus irmãos. Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, irmã e mãe. 
D. No Oriente Médio um homem pode apontar para um grupo de homens e dizer: “aqui estão meus irmãos, tios, sobrinhos”. Mas ele jamais pode dizer, apontando para um grupo: “aqui estão meu irmão, minha mãe e minha irmã”. 
E. Mas note bem o que o texto de Mateus diz: Jesus estendeu a mão para seus discípulos e, entre esse, nós vamos encontrar sua mãe, irmãos e irmãs. 
F. Mas não para por aí não. Na impressionante narrativa que encontramos em 
Lucas 8:1—3, nós lemos — 
Aconteceu, depois disto, que andava Jesus de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus, e os doze iam com ele, e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Suzana e muitas outras, as quais lhe prestavam assistência com os seus bens.

G. Nesses versos notamos que Jesus estava viajando de cidade em cidade com um grupo de homens e mulheres que todos reconheciam como sendo seus discípulos e discípulas. A narrativa acima implica que esses homens e mulheres estavam passando dias e noites em diferentes cidades. 
H. Nos dias de hoje, uma situação como essa não chamaria atenção, praticamente nenhuma, mas naqueles dias, tal situação era impensável. 
I. Essa situação nos ensina quatro verdades importantes: 
1. A história é muito surpreendente pelos motivos que já apontamos. 
2. São as mulheres que pagam as despesas com seus próprios recursos. 
3. Lucas, um homem, admite esses fatos todos por escrito. Ele deseja que todos saibam quem pagava as despesas do movimento de Jesus quando o mesmo era pequeno e vulnerável. 
4. As atitudes de Bem Siraque e de outros — como vimos na mensagem anterior — que tinham o mesmo pensamento — são renegadas por completo e por escrito.

II. A Dramática Lição Ensinada Por Jesus na Casa de Marta e Maria 
A. Além disso, Lucas nos diz o seguinte em -  
Lucas 10:38 
Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa. 
B. Mais do que isso, o Evangelista nos diz em — 
Lucas 10:39 
Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos. 
C. Sentar-se aos pés de um mestre é, como nos diz o apóstolo Paulo, o mesmo que ser discípulo daquele mestre: 
Atos 22:3
Eu sou judeu, nasci em Tarso da Cilícia, mas criei-me nesta cidade e aqui fui instruído aos pés de Gamaliel, segundo a exatidão da lei de nossos antepassados, sendo zeloso para com Deus, assim como todos vós o sois no dia de hoje.
D. Já Marta, está ocupada preparando a comida para aquele povo todo e ela pede que Jesus mande Maria ajudá-la. No fundo o problema não era esse. Por trás da falta de ajuda havia um problema maior e esse era: Marta não podia se conformar com Maria agindo como uma discípula de Jesus. Certamente, Marta estava pensando:

1. Isso é uma desgraça.

2. O que vai acontecer conosco?

3. Minha irmã se uniu a esse bando de homens.

4. O que nossos vizinhos irão dizer?

5. O que nossos familiares irão pensar?

6. Depois disso, quem vai querer se casar com ela?

7. Tudo isso é demais para minha cabeça.

E. Quando Jesus responde ao pedido de Marta, ele não está interessado em responder a pergunta em si e sim todas essas ideias que estavam passando pela cabeça de Marta.

F. A resposta de Jesus foi:

Lucas 10:40—42

Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me. Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada. 

G. A expressão grega μερίδα merída — porção, é usada para se referir a uma porção de alimento. Mas não podemos ignorar que a Bíblia também nos fala de alimento espiritual e é a isso que Jesus está se referindo.

H. Para Jesus, Maria tinha todo o direito de prosseguir com seus “estudos teológicos”. A brutal distinção que existia na sociedade judaica daqueles dias, entre homens e mulheres, quando se tratava do estudo das Escrituras é completamente banida por Jesus. ALELUIA!

Conclusão:

A. De todos os textos que vimos acima, é bem evidente que Jesus tinha tanto discípulos quanto discípulas.

B. Suas discípulas se encontravam tanto no meio da multidão, quanto do pequeno grupo que acompanhava Jesus em suas pregações de cidade em cidade e de vila em vila.

C. Vocês mulheres na nossa igreja, precisam acordar para essa realidade. O Senhor tem chamado você para serem discípulas da mesma forma que chamou os homens para serem discípulos.

D. O que vocês pretendem fazer? Continuar ocupadas com as tarefas do dia a dia como Marta, ou vocês pretendem se envolver prá valer no serviço ao nosso Senhor e Mestre como Maria?

E. Que Deus ilumine os corações de todas as mulheres aqui à medida que vocês decidem o que querem fazer. E que Deus também remova dos corações dos homens aqui, todo e qualquer sentimento de inveja e remova toda e qualquer vontade que surgir visando impedir as mulheres de se desenvolverem como verdadeiras discípulas de Jesus.  

Que Deus abençoe a todos.

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário