quarta-feira, 15 de abril de 2015

VIVENDO A VIDA CRISTÃ — ESTUDO 001 - COMO RECONCILIAR O PASSADO



A vida Cristã é um dos maiores mistérios da humanidade. Trata-se da própria presença do Espírito Santo habitando nos crentes verdadeiros para transformá-los, dia a dia, em pessoas cada vez mais parecidas com a pessoa do Senhor Jesus Cristo. Essa série de estudos pretende discutir a fundo essa questão e esperamos que a mesma possa não apenas abençoar, mas também impactar poderosamente a vida de cada um dos leitores.

NÓS E O NOSSO PASSADO

A Bíblia exorta o cristão a viver de acordo com a verdade. Quando nós falhamos na obediência a este princípio nós sofremos um grande prejuízo espiritual. Nós somos ensinados a confessar e a rejeitar todos os padrões pecaminosos do nosso comportamento do passado e a não permitir que tais padrões nos influenciem hoje –

Tito 2:12 na NTLH

Essa graça nos ensina a abandonarmos a descrença e as paixões mundanas e a vivermos neste mundo uma vida prudente, correta e dedicada a Deus.

1 Pedro 1:14, 18

14 Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância.

18 Sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram.

A nossa negligência em tratar de modo responsável nosso passado bem como nosso presente, trará repercussões que afetarão outras áreas da nossa vida — emocional, mental, física e espiritual.

Normalmente, pode ser útil, voltar ao passado da vida de uma pessoa e tratar esse passado baseado na verdade. Quando fazemos isso nos estamos procurando honrar e obedecer a Deus. Siga as instruções abaixo cuidadosamente.

Antes de mais nada, pegue material para escrever — papeis, lápis ou caneta. Comece orando, pedindo que Deus possa lançar Sua luz sobre você e sobre teu passado. Confie que Deus vai trazer à tua memória todas aquelas vezes que precisam ser reconciliadas. Tome a decisão, diante de Deus, de ser completamente honesto. A culpa só irá embora se você for sincero.

1. Comece com suas mais tenras lembranças como criança. Escreva — rejeite a tentação de apenas pensar acerca do passado ou falar acerca dele consigo mesmo — acerca de cada uma das situações em que você pecou ou foi magoado por alguém. Seja completo, nomeie as pessoas envolvidas, indique claramente o que aconteceu, seja verdadeiro e completamente honesto, não proteja nem a você mesmo nem outras pessoas e não fantasie as situações.

2. Avalie o evento passado à luz da verdade. Se você pecou confesse seu pecado a Deus honestamente e receba seu perdão e purificação —

1 João 1:9

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

Se você foi ofendido por alguém, e a falta foi do ofensor escreva: “...ele (eles) não deveria(m) ter feito aquilo comigo”. Quando você terminar de escrever o evento faça uma pausa e completamente perdoe a(s) pessoa(s) envolvida(s) de acordo com o ensinamento de Jesus em —

Marcos 11:25—26

25 E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas.

26 Mas, se não perdoardes, também vosso Pai celestial não vos perdoará as vossas ofensas.

Se naquela situação você também estava errado de alguma maneira, confesse seu pecado a Deus, conforme indicado acima.

3. Resista à tentação de correr com essas coisas. Não generalize colocando vários eventos dentro de um só. Seja o mais específico possível. Este não é um exercício de introspecção, portanto não indulja em autopiedade ou criticismo e não assuma, em nenhuma hipótese a postura de mártir.

4. Quando você tiver terminado com cada um dos eventos e tiver confessado ou perdoado, faça, de maneira cuidadosa, as duas coisas a seguir.

a. Faça uma oração misturando o evento com as verdades revelada em:

Efésios 4:27 na NTLH
Não deem ao Diabo oportunidade para tentar vocês.


Efésios 5:11 na NTLH.

Não participem das coisas sem valor que os outros fazem, coisas que pertencem à escuridão. Pelo contrário, tragam todas essas coisas para a luz.


Efésios 6:14 na NTLH

Portanto, estejam preparados. Usem a verdade como cinturão. Vistam-se com a couraça da justiça.

b. Escolha receber a cura que o Senhor Jesus oferece a todos que creem nele e vivem de acordo com Sua palavra de acordo com —

Isaías 53:5 na NTLH

Porém ele estava sofrendo por causa dos nossos pecados, estava sendo castigado por causa das nossas maldades. Nós somos curados pelo castigo que ele sofreu, somos sarados pelos ferimentos que ele recebeu.

Faça uma breve oração misturando a verdade do versículo de Isaías recebendo a cura para a situação específica que você estiver tratando.

5. Quando você tiver terminado — não ignore problemas e dificuldades que você possa ter com Deus mesmo — considere tudo terminado mesmo, pois Jesus já pagou o preço necessário para sua libertação para cada uma de todas essas situações. Caso algum desses eventos volte a perturbar, afirme: “eu já tratei este assunto com Deus de forma completa”.

6. Quando pecar, nos dias de hoje, e você vai pecar, confesse, perdoe e faça as orações misturando a verdade bíblica com os eventos.

Esse caminho é “líquido e certo” para resolver o verdadeiro sentimento de culpa que nos cerca tão de perto cada dia das nossas vidas.

OUTROS ARTIGOS ACERCA DE “VIVENDO A VIDA CRISTÔ

ESTUDO 001 — COMO RECONCILIAR O PASSADO

ESTUDO 002 — INTRODUÇÃO GERAL

ESTUDO 003 — UMA DESCRIÇÃO DA VIDA CRISTÃ NAS PALAVRAS DA PRÓPRIA BÍBLIA —PARTE 001

ESTUDO 004 — UMA DESCRIÇÃO DA VIDA CRISTÃ NAS PALAVRAS DA PRÓPRIA BÍBLIA —PARTE 002

ESTUDO 005 — EMPECILHOS PARA UMA VIDA CRISTÃ NAS PALAVRAS DA PRÓPRIA BÍBLIA — PARTE 001

ESTUDO 006 — EMPECILHOS PARA UMA VIDA CRISTÃ NAS PALAVRAS DA PRÓPRIA BÍBLIA — PARTE 002

ESTUDO 007 — EMPECILHOS PARA UMA VIDA CRISTÃ NAS PALAVRAS DA PRÓPRIA BÍBLIA — PARTE 003

ESTUDO 008 — EMPECILHOS PARA UMA VIDA CRISTÃ NAS PALAVRAS DA PRÓPRIA BÍBLIA —PARTE 004

ESTUDO 009 — EMPECILHOS PARA UMA VIDA CRISTÃ NAS PALAVRAS DA PRÓPRIA BÍBLIA — PARTES 005 e 006

ESTUDO 010 — EMPECILHOS PARA UMA VIDA CRISTÃ NAS PALAVRAS DA PRÓPRIA BÍBLIA — PARTES 007 e 008

ESTUDO 011 — EMPECILHOS PARA UMA VIDA CRISTÃ NAS PALAVRAS DA PRÓPRIA BÍBLIA — PARTES 009 e 010

ESTUDO 012 — EMPECILHOS PARA UMA VIDA CRISTÃ NAS PALAVRAS DA PRÓPRIA BÍBLIA — PARTES 011 e 012

ESTUDO 013 — EMPECILHOS PARA UMA VIDA CRISTÃ NAS PALAVRAS DA PRÓPRIA BÍBLIA — PARTES 013 a 015
Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link: 


Desde já agradecemos a todos.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário