sexta-feira, 1 de maio de 2015

ESTUDO PARA CASAIS - ESTUDO 029 - A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO — PARTE 3 - CARACTERÍSTICAS OBJETÁVEIS DOS CÔNJUGES



Estes estudos são parte de uma série de palestras que estamos ministrando nas reuniões de casais da nossa igreja. Os estudos anteriores podem ser encontrados nos links mais abaixo:


1. Todos nós temos características admiráveis. Mas também é verdade que todos nós temos características objetáveis. E muitas vezes não percebemos que essas características objetáveis, se não forem devidamente confrontadas e tratadas acabarão por afastar de nós, não apenas os amigos, mas pior, o nosso próprio cônjuge.    

2. Para resolver esse problema é necessário que aprendamos a nos ver como realmente somos e não como imaginamos que somos. Quando assumimos nossas características objetáveis, então podemos mudar, pois como já falamos muitas vezes aqui, nos somos capazes de mudar apenas a nós mesmos. Nós não podemos mudar ninguém mais. Podemos aconselhar, podemos orar pela pessoa, podemos envolvê-la numa reunião de casais, mas a decisão final de mudar será sempre da pessoa e não nossa e muito menos do cônjuge.   

3. Algumas características objetáveis que podemos listar — tanto de homens como de mulheres são: ciúmes, possessividade, atitude dominadora, vícios — inclusive mídias sociais — mentiras, falta de atenção, falta de interesse, falta honestidade e sinceridade, falta de abertura, falta de comunicação adequada, críticas, falta de sensibilidade, falta de cooperação no lar, prioridades erradas, falta de romance, sentimentos de superioridade, sentimentos de inferioridade, rejeição, frieza, depressão, melancolia, hostilidade aberta ou velada, vontade de punir o cônjuge. A lista é longa, mas não é exaustiva!   

4. Qualquer um desses elementos ou uma combinação deles é suficiente para levar um casal ao divórcio, mas os mesmos nunca são mencionados diretamente. Tudo fica encoberto debaixo dessas palavras quase mágicas: “incompatibilidade de gênios”.

5. No fundo mesmo, cada um de nós está esperando que o outro supra nossas necessidades. Mas isso é muito difícil de ser entendido, senão quase impossível. O resultado? Casamentos destroçados e não raros casos de divórcio — a estatística do IBGE aponta para 341.600 divórcios em 2012 contra 80 mil em 2006, um aumento de 327%. E tudo isso, apesar do massivo crescimento da população chamada evangélica que saltou de 26 milhões para 42 milhões em apenas 10 anos, de 2000 até 2010. Mas a grande realidade é que ser evangélico não significa ter o coração realmente transformado e controlado pelo Espírito Santo. Até mesmo pastores, aos montes, estão se divorciando, especialmente por meio da prática de adultério, mas casam-se de novo e continuam exercendo seus pseudo “ministérios”.  

6. Uma grande verdade que precisamos aprender é que quando qualquer um dos cônjuges fere ou maltrata o outro quem sofre a maior perda e ele mesmo.

7. Diante de situações como essas — especialmente de hostilidades — só existem duas saídas: o divórcio ou a conscientização de que é necessário que o casal pare de pensar cada um apenas em si mesmo, e procurem fazer um esforço concentrado em suprir as necessidades um do outro.

8. A questão fundamental nisso tudo é que de um lado temos nosso egoísmo gritando: “Ame-me! Ame-me mesmo quando não sou amável. Ou estou histérico ou não comunicativo ou impossível”.  

9. Por outro lado existe o verdadeiro amor que pode dizer: “Deixe-me tentar suprir tuas necessidades. Diga-me o que você quer ou precisa e farei o melhor que puder para te atender. Se, por algum acaso não estiver em condições de fazer algo no momento, tentarei explicar da melhor maneira possível, mas saiba que buscarei a oportunidade certa para satisfazer suas necessidades da melhor forma dentro das minhas capacidades.  

10. De todas as necessidades que possuímos as duas maiores e mais importantes são: amar e ser amado. A essas duas podemos acrescentar uma terceira, também muito importante, que é “sentir-se útil”. Tudo o que sejamos capazes de fazer para preencher essas necessidades será sempre um ato de amor genuíno. Por outro lado, quando fracassamos em preencher essas necessidades o resultado é desapontamento, tristeza, dor no coração, desilusão, melancolia, depressão e, algumas vezes, divórcio.

11. Estudos recentes indicam que na grande maioria dos casamentos ou o marido ou a esposa cometeram adultério, pelo menos uma vez. E mais, uma em cada cinco esposas está mantendo um caso amoroso com outra pessoa que não o esposo e esses, por sua vez, estão mantendo casos com outras mulheres numa proporção até mesmo maior que as esposas, com outras pessoas. Mesmo essas situações limites, não indicam necessariamente que o casamento precisa terminar em divórcio. Uma coisa que todos já devemos saber é que os homens e a mulheres são todos/todas iguais: só mudam de endereço. Portanto pensar em divórcio, além de causar enormes transtornos de todos os tipos, em muitos casos não é a melhor solução mesmo diante de um adultério. Reconsidere perdoar e reiniciar em bases mais sólidas com alguém que você já conhece do que se arriscar a começar um novo relacionamento com alguém desconhecido. Em caso de violência física é preciso tomar muito cuidado, porque muitas vezes, quando providências não são tomadas, a situação em vez de terminar em divórcio pode terminar em assassinato. Então muito cuidado com tais situações. Nunca subestime uma circunstância potencialmente perigosa para você e os filhos que moram com vocês. Existem maridos assassinos — mais comum — mas também existem mulheres assassinas. Portanto, essa questão de incompatibilidade no casamento, como podemos ver, é mais importante do que pode parecer a princípio e deve ser tratada com a maior firmeza para que se evitem dores terríveis e marcas profundas nas almas, que se não fizerem o casamento terminar em divórcio, farão do mesmo algo impraticável.

ESTUDOS ANTERIORES SOBRE O RELACIONAMENTO A DOIS

000 – NÃO DEIXE SEU CASAMENTO NAUFRAGAR

001 – DIFERENÇAS ENTRE O HOMEM E A MULHER – PARTE 1

002 – DIFERENÇAS ENTRE O HOMEM E A MULHER – PARTE 2

003 – NECESSIDADES E PROBLEMAS DA MULHER – PARTE 1

004 – NECESSIDADES E PROBLEMAS DA MULHER – PARTE 2

005 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 1

006 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 2
007 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 3

008 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 4

009 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 5

010 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 6

011 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 7 — Final

012 — O HOMEM COM GUARDADOR E CULTIVADOR DO CASAMENTO

013 — ENTENDENDO A SUBMISSÃO DO PONTO DE VISTA BÍBLICO

014 — ENTENDENDO QUE HOMENS E MULHERES SÃO IGUAIS, MAS DIFERENTES

015 — SEGREDOS, SEGREDOS, SEGREDOS: O MAIOR DE TODOS ELES

016 — COMO OS MARIDOS MAGOAM AS ESPOSAS – PARTE 1

017 — COMO OS MARIDOS MAGOAM AS ESPOSAS – PARTE 2

018 — COMO SER A MULHER QUE DEUS DESEJA QUE VOCÊ SEJA — PARTE 1

019 — COMO SER A MULHER QUE DEUS DESEJA QUE VOCÊ SEJA — PARTE 2

020 — COMO AMAR SUA MULHER DO JEITO QUE ELA GOSTARIA DE SER AMADA — Parte 1

021 — COMO AMAR SUA MULHER DO JEITO QUE ELA GOSTARIA DE SER AMADA — Parte 2

022 — COMO AMAR SUA MULHER DO JEITO QUE ELA GOSTARIA DE SER AMADA — Parte 3

023 — CONFLITOS QUE PREJUDICAM O CASAMENTO — PARTE 001 — O CIÚME

024 — CONFLITOS QUE PREJUDICAM O CASAMENTO — PARTE 002 – AS MULHERES E O RELACIONAMENTO COM SEUS PAIS

025 — CONFLITOS QUE PREJUDICAM O CASAMENTO — PARTE 003 – ELEVANDO NOSSO GRAU DE TOLERÂNCIA

026 — CONFLITOS QUE PREJUDICAM O CASAMENTO — PARTE 004 – CUIDANDO DAS NECESSIDADES DO OUTRO PARA EVITAR O DIVÓRCIO

027 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 001 — LIDANDO COM O CIÚME

028 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 002

029 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 003

030 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 004

031 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 005

032 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 001

033 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 002
034 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 003

035 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 004

036 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 005 — OS MALES QUE O ADULTÉRIO TRAZ

037 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 006 — A NECESSIDADE DE VERDADEIRO ARREPENDIMENTO EM CASOS DE ADULTÉRIO

038 — DIFERENÇAS FUNDAMENTAIS ENTRE AS NECESSIDADES DOS HOMENS E DAS MULHERES

039 — A IMPORTÂNCIA DA AUTOIMAGEM NO CASAMENTO — PARTE 001 — COMO VOCÊ SE VÊ?
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/10/estudo-040-importancia-da-autoimagem-no.html

Que Deus abençoe a todos

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos   

Nenhum comentário:

Postar um comentário