domingo, 3 de maio de 2015

NOSSA RIQUEZA EM CRISTO — ESTUDO 032 —EFÉSIOS 1:12 - PARA O LOUVOR DA GLÓRIA DE DEUS EM CRISTO



Esse artigo é parte da série "Em Cristo" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa série, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para o estudo posterior

Efésios 1:12 - A fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo.

Levando-se em conta o contexto que trata da nossa salvação, essa frase deve ser entendida como o louvor que será dado a Deus como resultado direto desta mesma salvação. Nunca é demais repetir que nosso processo de salvação envolve:

A. Eleição — nossa escolha por parte de um Deus soberano e que faz todas as coisas conforme lhe apraz.

B. Redenção — que implica que fomos comprados e que todo jugo de escravidão que existia sobre nós foi devidamente quebrado e removido. O preço pago por esta redenção foi o próprio sangue do Senhor Jesus derramado a nosso favor na cruz do Calvário —

1 Coríntios 6:20

Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.

1 Coríntios 7:23

Por preço fostes comprados; não vos torneis escravos de homens.
notando especialmente as implicações de: “agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo” e “não vos torneis escravos de homens”.

C. Justificação — que quer dizer que somos declarados, por causa dos méritos de Cristo, completamente justos por Deus.

D. Perdão — que implica que Deus nunca mais irá se lembrar de nenhum pecado que por comissão ou omissão tenhamos cometido —

Salmos 25:7

Não te lembres dos meus pecados da mocidade, nem das minhas transgressões. Lembra-te de mim, segundo a tua misericórdia, por causa da tua bondade, ó SENHOR.

Salmos 51:9

Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades.

Salmos 79:9

Assiste-nos, ó Deus e Salvador nosso, pela glória do teu nome; livra-nos e perdoa-nos os pecados, por amor do teu nome.

Salmos 85:2

Perdoaste a iniquidade de teu povo, encobriste os seus pecados todos.

Salmos 103:10

Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniquidades.

Isaías 1:18

Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã.

Isaías 38:17

Eis que foi para minha paz que tive eu grande amargura; tu, porém, amaste a minha alma e a livraste da cova da corrupção, porque lançaste para trás de ti todos os meus pecados.

Isaías 43:25

Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro.

Isaías 44:22

Desfaço as tuas transgressões como a névoa e os teus pecados, como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi.

Jeremias 31:34

Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao SENHOR, porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR. Pois perdoarei as suas iniqüidades e dos seus pecados jamais me lembrarei.

Miquéias 7:19

Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniqüidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.

Hebreus 8:12

Pois, para com as suas iniquidades, usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei.

Hebreus 10:17

Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniquidades, para sempre.

1 João 2:12

Filhinhos, eu vos escrevo, porque os vossos pecados são perdoados, por causa do seu nome.

E. Adoção — que implica em sermos adotados na família de Deus onde Jesus é o primogênito entre muitos irmãos —

Romanos 8:29

Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

F. Regeneração — que implica em sermos nascidos de novo de termos sido feitos novas criaturas ou criação —

2 Coríntios 5:17

E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.

G. Selagem com o Espírito Santo da promessa — que implica que tudo o que foi mencionado anteriormente se cumprirá plenamente por causa da garantia que temos da parte de Deus! Esta garantia é a presença do Espírito Santo habitando em nós.

Assim, todos os salvos juntos irão celebrar e glorificar a maravilhosa graça de Deus que nos alcançou como pecadores indo para o inferno e nos transformou em santos na presença de Deus no céu! Esta salvação tão impressionante será louvada por toda a eternidade! Como disse o profeta Jonas quando estava no ventre do grande peixe nas profundezas do mar:

Jonas 2:9

Ao SENHOR pertence a salvação!

Todo o processo procede de Deus! Nada procede de nós!

A fim de sermos para louvor da sua glória — Esse versículo nos ensina acerca do estágio final de todo o processo que foi iniciado “antes da fundação do mundo”. A rica bênção com que Deus nos abençoou em Cristo e que se manifestou na nossa escolha para sermos santos e irrepreensíveis perante Ele; na nossa predestinação; na nossa adoção; na nossa redenção; na remissão dos nossos pecados; no derramamento da sua graça de forma abundante em toda a sabedoria e prudência; no desvendamento da Sua vontade e em termos sido feitos herança ou propriedade exclusiva de Deus, chega agora na sua culminação conforme nos é ensinado nesse versículo. O resultado final da nossa salvação em Cristo será um retumbante louvor a Deus! Aquele será um dia de júbilo e celebração. Estaremos celebrando o fato de que, graças a Deus, nossa salvação é uma obra exclusiva de Deus e não depende em absolutamente nada da nossa parte. Nunca deixou de impressionar o autor o fato de que a frase “Ao SENHOR pertence a salvação!” – ver Jonas 2:9 – foi proferida por Jonas quando ele estava dentro da barriga do peixe que o engolira, na profundezas do mar e sem nenhuma perspectiva do que ele, Jonas, poderia fazer para cooperar com Deus no processo de salvação. Jonas em sua desesperada condição dentro do ventre do peixe e nas profundezas do oceano é o protótipo ilustrativo da nossa total e completa dependência de Deus, se esperamos ser salvos. De fato o último verso de Jonas capítulo 2 não deixa nenhuma dúvida acerca do que acabamos de falar —

Jonas 2:10

Falou, pois, o SENHOR ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra.

Atribuir qualquer parte da nossa salvação, por menor que seja, a outrem que não seja o próprio Deus é o mesmo que pretender roubar de Deus a glória que ele merece receber. E não podemos pensar que Deus vê com bons olhos esta tentativa de lhe subtrair a glória que lhe é devida —

Isaías 48:11

Por amor de mim, por amor de mim, é que faço isto; porque como seria profanado o meu nome? A minha glória, não a dou a outrem.

Nós, os que de antemão esperamos em Cristo — O fundamento da nossa esperança é o próprio Senhor Jesus. É bem possível que ao usar o pronome “nós” nessa frase, o apóstolo Paulo deseje incluir absolutamente todo tipo de pessoas. Sejam judeus, sejam gentios, sejam pessoas resgatadas de grossa idolatria, sejam pessoas que já conheciam e adoravam o Deus verdadeiro como revelado ao povo de Israel, todos, indistintamente, esperavam em Cristo. Essa frase de Paulo não deixa nenhum espaço para a intermediação de quem quer que seja na esperança que temos. Nossa esperança está centrada em Cristo e em Cristo somente. Ninguém, por mais elevado que seja, pode reivindicar participação neste processo. Aqui não existe espaço para semideuses de nenhum tipo, para medianeiras de nenhuma categoria, para situações alternativas à grande verdade de que nossa esperança está depositada exclusivamente nos méritos de Jesus Cristo. O testemunho de João Calvino, no final de sua vida, nos revela de forma humana e eloquente esta verdade: No dia 25 de Abril de 1564, aproximadamente um mês, antes da sua morte, Calvino chamou os magistrados da cidade de Genebra ao seu quarto e lhes disse as seguintes palavras: “Com toda a minha alma abraço a misericórdia que Deus tem exercido para comigo em Jesus Cristo, expiando meus pecados com os méritos dos Seus sofrimentos e morte. Que desta forma ele possa propiciar todos os meus crimes e faltas, e apagá-los da Sua memória. Confesso que tenho falhado inúmeras vezes em executar meu ofício adequadamente, e se Ele não tivesse, com sua abundante bondade, me assistido, todo o zelo teria sido passageiro e vão. Por todas estas razões, testifico e declaro que não tenho qualquer outra segurança para a minha salvação, a não ser esta, e somente esta, a saber: que Deus é o Pai da misericórdia, e que Ele irá mostrar-se como Pai para mim, que reconheci a mim mesmo como um miserável pecador”. – ver John Calvin, Selections from His Writings compilados por John Dillenberger in loco.

Este versículo também nos relembra que o alicerce da nossa fé e da nossa salvação não é outro senão o próprio Senhor Jesus.

LISTA DE OUTROS ESTUDOS DA SÉRIE “EM CRISTO”:

O estudo introdutório dessa série, número 000, pode ser encontrado aqui:

O estudo número 001 dessa série — Justificação Gratuita — pode ser encontrado aqui:

O estudo 002 dessa série — Nossa Identidade com Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 003 dessa séria — Mortos para o Pecado, Mas Vivos para Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 004 dessa série — O Salário do Pecado X o Dom Gratuito de Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 005 dessa série — Nenhuma Condenação em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 006 dessa série — Nada Pode nos Separar do Amor de Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 007 — Somos Membros uns dos Outros em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 008 — Santificados em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 009 — A Graça de Deus em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 010 — Somos de Deus em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 011 — Somos Espirituais em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 012 — Somos Loucos, Fracos e Desprezíveis Porque Estamos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 013 — Somos Gerados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 014 — Nossa Esperança em Cristo Não se Limita a Essa Vida Apenas — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 015 — Todos Serão Vivificados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 016 — Todos São Amados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 17 — Somos Todos Ungidos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 18 — Não Mercadejamos a Palavra de Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 19 — O Véu é Removido em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 20 — Somos Novas Criaturas em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 21 — Deus Estava em Cristo Reconciliando Consigo o Mundo — poderá ser encontrado aqui:

Os estudos 22 e 23 — Sendo Conhecido em Cristo — poderão ser encontrados aqui:

O estudo 24 — Nossa Liberdade em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 25 — Justificação Pela fé em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 26 — Filhos de Deus em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 27 — Revestidos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 28A — Nossa Unidade em Cristo — PARTE 001 poderá ser encontrado aqui:

O estudo 28B — Nossa Unidade em Cristo — PARTE 002 poderá ser encontrado aqui:

O estudo 029 — Somente a Fé Que Atua Pelo Amor Tem Valor em Cristo

O estudo 030A — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 001

O estudo 030B — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 002

O estudo 030C — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 003 — E a Chamada Visão de Hermes

O estudo 030D — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 004 — O Ensinamento Bíblico Acerca do Céu

O estudo 031 — Desvendando-nos o Mistério da Sua Vontade Em Cristo

O estudo 032 — Para o Louvor da Glória de Deus em Cristo

O estudo 033 — Ressuscitados em Cristo e Assentados nos Lugares Celestiais

O estudo 034 — Mostra a Suprema Riqueza da Sua Graça em Bondade para conosco em Cristo.

O estudo 035 — Mostra como somos salvos em Cristo para a prática de boas obras manifestadas por meio de uma vida de santidade.

O Estudo 036 — Nos Fala de Como Somos Aproximados de Deus Porque Estamos em Cristo.

O Estudo 037 — Nos Fala de Como Somos Co-herdeiros, Co-participantes e Membros dum mesmo Corpo

O Estudo 038A — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 001 — Cristo o Mistério Revelado de Deus

O Estudo 038B — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 002 — A Igreja Edificada Sobre Cristo

O Estudo 038C — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 003 — O Que é a Verdadeira Igreja de Cristo

O Estudo 038D — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 004 — O Que é a Verdadeira Igreja de Cristo — O Corpo de Cristo

O Estudo 038E — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 005 — O Que é a Verdadeira Igreja de Cristo — A Plenitude de Cristo

O Estudo 038F — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 006 — O Que é a Verdadeira Igreja de Cristo — Os Eleitos Por Deus em Cristo
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/08/nossa-riqueza-em-cristo-estudo-038f.html

O Estudo 039 — Nos Fala De Como Devemos Glorificar a Deus Porque Estamos em Cristo — Jesus e a Glória de Deus
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/10/nossa-riqueza-em-cristo-estudo-039.html

O Estudo 040 — Nos Fala De Como Deus Nos Perdoou em Cristo
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/01/nossa-riqueza-em-cristo-040-deus-nos.html

O Estudo 041 — Nos Fala de Sermos Ousados em Cristo Para Falar
O Estudo 042/043 — Nos fala de nos gloriarmos ou alegrarmos em Cristo
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/03/nossa-riqueza-em-cristo-042043.html



O Estudo 044 — Nos fala de: exortação, Consolação de Amor, Comunhão, Afetos e Misericórdias em Cristo
Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário