sábado, 27 de junho de 2015

UM ESTUDO SOBRE O PECADO — PARTE 013F — PECADO E CASTIGO — PARTE F



Essa é uma série cujo propósito é estudar, com profundidade, os ensinamentos da Bíblia acerca do pecado, com uma ênfase especial na questão do chamado “pecado para a morte”. Os demais estudos dessa série poderão ser acessados por meio dos links alistados no final desse estudo.  

13F. Pecado e Castigo — PARTE F

CONTINUAÇÃO...

MARCOS 14:38—42

Verso 41

E veio pela terceira vez e disse-lhes: Ainda dormis e repousais! Basta! Chegou a hora; o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores.

Jesus, pela terceira vez fala aos discípulos, e lhes diz com surpresa “Ainda dormis e repousais”. Como podeis dormir nesta hora de grande perigo! A hora predita por Jesus e organizada por Judas Iscariotes e os líderes judeus havia chegado —

Mateus 26:2 e 14—15

2 Sabeis que, daqui a dois dias, celebrar-se-á a Páscoa; e o Filho do Homem será entregue para ser crucificado.

14 Então, um dos doze, chamado Judas Iscariotes, indo ter com os principais sacerdotes, propôs:

15 Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E pagaram-lhe trinta moedas de prata.

O Mestre os notifica de que os inimigos se aproximavam e é possível que já pudessem ser vistos, pois carregavam tochas e deviam estar fazendo barulho. Note como Jesus caracteriza esta turba e aqueles que os haviam enviado: “pecadores”. Jesus estava se referindo às mais altas autoridades religiosas dos seus dias começando pelo sumo sacerdote e também aos Romanos que estavam sempre aquartelados em Jerusalém em números bem maiores durante os festivais religiosos e que seriam, em última instância, a mão que, conduzida pelas lideranças judaicas, mataria o Senhor Jesus Cristo. Os sofrimentos que Jesus tinha que enfrentar não eram surpresa para Ele; Ele sabia exatamente o que e o quando e o como tinha que sofrer. Mas neste momento, a situação mais angustiante que Jesus havia enfrentado é deixada para traz e Ele se prepara com uma coragem incomum para enfrentar seus algozes.

Verso 42 - Levantai-vos, vamos! Eis que o traidor se aproxima.

Jesus manda os discípulos se levantarem, não para fugir, mas para ir ao encontro do traidor. Até há poucos momentos Jesus estava grandemente angustiado pelo que iria lhe acontecer, mas agora tudo isto havia ficado para traz. Seus medos e temores foram deixados para trás completamente. Os discípulos por sua vez, haviam desperdiçado aquela oportunidade para se preparar para o que estava por vir e agora eles serão tomados por grande pavor. Jesus teve sua oração respondida e por este motivo ele está possuído de uma coragem firme. Os discípulos, como não oraram, colhem o fruto do seu próprio sono. A chance de demonstrar simpatia pelo Mestre havia passado. Jesus havia conseguido a vitória sem o auxílio dos discípulos. Jesus está pronto para enfrentar qualquer situação.

Dessa maneira nós podemos ver as graves consequências que nossos pecados impuseram sobre nosso Senhor Jesus. Graças a Deus Jesus não fugiu da sua missão por pior que ela fosse. Como dissemos anteriormente a agonia e Jesus no Getsêmani — lugar onde se espreme — e sua crucificação no Gólgota — lugar da caveira — constituem a única vez em que a ira de Deus se manifestou sem limites e eternamente. Jesus sorveu a totalidade do cálice da ira de Deus a nosso favor. Foram nossos pecados que o colocaram nesta posição tão precária. Não que ele não tivesse se oferecido voluntariamente para esse serviço, mas conforme diz Isaías Ele “foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades”. Como falamos ainda, o pecado precisa ser punido — não pode ficar impune. Como uma afronta à infinita majestade de Deus, o pecado demanda um castigo também infinito e sem limites. E este castigo infinito foi o sofrimento que Jesus experimentou. Tudo por causa dos nossos pecados. Mas temos que no relembrar que todos os nossos pecados têm uma origem comum: o pecado original

O pecado original é a fonte de todos os outros pecados e estes são tantos e tão diversos que é impossível enumerá-los ou nomeá-los, no entanto, cada um deles nos diz algo acerca da complexa natureza do pecado. Em vista dessa complexidade não é surpreendente que a Bíblia utilize uma variedade grande de palavras para se referir ao pecado. O pecado é, portanto, no contexto bíblico entre outras coisas chamado de: incredulidade, desconfiança, ingratidão, falta de amor, ódio. O maior pecado que pode ser cometido por alguém é sua reação à cruz de Cristo. Isto acontece porque é na Cruz de Cristo que o pecado é revelado em todos os seus terríveis aspectos e o pecado original e todas as suas manifestações históricas posteriores é vencido e perdoado pela ação graciosa de Deus através de Jesus Cristo. O grande pecado é, portanto, rejeitar o Cristo crucificado porque é este mesmo Cristo que irá julgar todos os seres humanos de acordo com o Evangelho que, diga-se de passagem, está a serviço da graça de Deus. O Novo Testamento está cheio de advertências acerca da arrogância humana manifesta na rejeição de Cristo e Sua obra redentora:

João 3:18—19

Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más.

João 3:36

Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.

João 5:39—43

Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida. Eu não aceito glória que vem dos homens; sei, entretanto, que não tendes em vós o amor de Deus. Eu vim em nome de meu Pai, e não me recebeis; se outro vier em seu próprio nome, certamente, o recebereis.

João 8:24

Por isso, eu vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque, se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados.

João 8:46

Quem dentre vós me convence de pecado? Se vos digo a verdade, por que razão não me credes?

João 11:46—48

Outros, porém, foram ter com os fariseus e lhes contaram dos feitos que Jesus realizara. Então, os principais sacerdotes e os fariseus convocaram o Sinédrio; e disseram: Que estamos fazendo, uma vez que este homem opera muitos sinais? Se o deixarmos assim, todos crerão nele; depois, virão os romanos e tomarão não só o nosso lugar, mas a própria nação.

João 12:37 e 48

E, embora tivesse feito tantos sinais na sua presença, não creram nele,... Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia.

Atos 13:46

Então, Paulo e Barnabé, falando ousadamente, disseram: Cumpria que a vós outros, em primeiro lugar, fosse pregada a palavra de Deus; mas, posto que a rejeitais e a vós mesmos vos julgais indignos da vida eterna, eis aí que nos volvemos para os gentios.

1 Coríntios 1:18 e 23

Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus. ...mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios.

2 Pedro 2:1

Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.

Judas 4

Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação, os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo.

OUTROS ESTUDOS SOBRE O PECADO

O PECADO — ESTUDO —001 — TERMOS GREGOS E HEBRAICOS E PALAVRAS INTRODUTÓRIAS

O PECADO — ESTUDO —002 — A QUEDA — UMA INTERPRETAÇÃO DE GÊNESIS 3 — PARTE 1

O PECADO — ESTUDO —003 — A QUEDA — UMA INTERPRETAÇÃO DE GÊNESIS 3 — PARTE 2

O PECADO — ESTUDO —004 — A QUEDA PROPRIAMENTE DITA — UMA INTERPRETAÇÃO DE GÊNESIS 3 — PARTE 3 — FINAL

O PECADO — ESTUDO 005 — A VERDADEIRA LIBERDADE

O PECADO — ESTUDO 006 — PECADO E LIVRE ARBÍTRIO

O PECADO — ESTUDO 007 — A BÍBLIA E O PELAGIANISMO

O PECADO — ESTUDO 008 — O PECADO E A SOBERANIA DE DEUS

O PECADO — ESTUDO 009 — HISTÓRIA E QUEDA

O PECADO — ESTUDOS 010 E 011 — O PECADO ORGINAL E A DEPRAVAÇÃO TOTAL

O PECADO — ESTUDOS 012 — PECADO E A GRAÇA DE DEUS

O PECADO — ESTUDOS 013ª — PECADO E  O CASTIGO PARTE A

O PECADO — ESTUDOS 013B — PECADO E O CASTIGO PARTE B — JESUS NO GETSÊMANI — PARTE 001

O PECADO — ESTUDOS 013C — PECADO E O CASTIGO PARTE C — JESUS NO GETSÊMANI — PARTE 002

O PECADO — ESTUDOS 013D — PECADO E O CASTIGO PARTE D — JESUS NO GETSÊMANI — PARTE 003

O PECADO — ESTUDOS 013E — PECADO E O CASTIGO PARTE E — JESUS NO GETSÊMANI — PARTE 004

O PECADO — ESTUDOS 013F — PECADO E O CASTIGO PARTE F — JESUS NO GETSÊMANI — PARTE 005

O PECADO — ESTUDOS 014A — O PECADO PARA A MORTE — PARTE A — INTRODUÇÃO — QUESTÕES HERMENÊUTICAS

O PECADO — ESTUDOS 014B — O PECADO PARA A MORTE — PARTE B —DIFERENTES TIPOS DE PENAS E CASTIGOS PARA O PECADO IMPERDOÁVEL

O PECADO — ESTUDOS 014C — O PECADO PARA A MORTE — PARTE C —DIFERENTES TIPOS DE PESSOAS QUE PODEM COMETER O  PECADO IMPERDOÁVEL
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/08/um-estudo-sobre-o-pecado-parte-014_13.html

Grande Abraço e que Deus possa abençoar a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário