sexta-feira, 19 de junho de 2015

VOCÊ SABE O QUE O RAMADÃ DOS MUÇULMANOS?



O artigo abaixo foi publicado pelo site da Missão Portas Abertas.

Ramadã: Começa hoje. Entenda como funciona

18 Junho de  2015 — MUNDO MUÇULMANO

"Lembrem-se das palavras que eu lhes disse: nenhum escravo é maior do que o seu senhor. Se me perseguiram, também perseguirão vocês. Se obedeceram à minha palavra, também obedecerão à de vocês." João 15.20

Quando os relógios do Mundo Muçulmano marcaram 00h do dia 18 de junho o cotidiano de todos os muçulmanos foi alterado. Iniciou-se o mês sagrado para a fé islâmica, 30 dias de jejum e oração, o conhecido Ramadã. Esse período é comum aos seguidores da religião ir à mesquita orar e se dedicar ao estudo do Alcorão. O Ramadã é o nono mês do calendário muçulmano.

O jejum

Considerado um dos cinco pilares do islã, o jejum é uma das formas mais elevadas de adoração islâmica. A abstinência de prazeres carnais e o evitar intenções e desejos malignos são considerados atos de obediência e submissão a Alá, bem como o perdão dos pecados e erros cometidos. Chamado de Ramadã (ou Ramazã), os muçulmanos jejuam durante esse mês sagrado do momento em que o sol nasce até o momento em que se põe. Os muçulmanos consideram o jejum um ato de fé e adoração para Deus deles, procurando suprimir os desejos e aumentar sua pureza espiritual.

Quando o jejum acaba

O ritual é quebrado após o pôr do sol. O profeta Maomé recomendou quebrar os jejuns com encontros. Os muçulmanos são incentivados a convidar outros para quebrar o jejum em comunhão. Logo após quebrar o jejum e jantar, os muçulmanos fazem a quarta das cinco orações diárias, que é chamada de oração Maghrib. Após a janta, os muçulmanos vão para suas casas de adoração, chamadas de mesquitas, para fazerem a oração Isha, que é a última das cinco orações.

Segundo o censo demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil existem mais de 35.000 seguidores do islamismo. Muitos praticantes da fé realizam seus rituais em outros países, obedecendo a doutrina.

Os últimos 10 dias

São considerados especialmente abençoados os últimos 10 dias do Ramadã. Para muitos muçulmanos, este período é marcado por uma intensidade espiritual e eles podem passar estas noites orando e recitando o Alcorão.

Após 30 dias de jejum, o fim do mês do Ramadã se finaliza com um dia de celebração. Nesse dia, os muçulmanos se reúnem num local para oferecer uma oração de graças. Tradicionalmente, se utiliza roupas novas e se visita amigos e parentes. Há trocas de presentes e receitas de comidas especiais para essa ocasião são preparadas. Após isso, espera-se pacientemente até que venha o próximo Ramadã.

Poucos sabem, mas o jejum traz muitas implicações e desafios para aqueles que vivem em um país muçulmano e não pertencem à religião islâmica, especialmente para os cristãos. Durante esse período (que nesse ano é de 18 de junho à 18 de julho) são registrados inúmeros casos de intolerância religiosa contra aqueles que professam qualquer outra fé e que não estejam se abstendo de alimentos.

Enquanto os muçulmanos oram a Alá, nós oramos por eles!
Ore pelos cristãos que se encontram no Mundo Muçulmano, para que a providência de Deus os alcance e não aconteçam atrocidades. Durante esse período, os nossos irmãos em Cristo necessitam ainda mais das nossas orações.

O artigo original poderá ser visto por meio do link abaixo:

https://www.portasabertas.org.br/noticias/2015/06/ramada-comeca-hoje-entenda-como-funciona

OUTROS ARTIGOS ACERCA DO O ISLÃ E DO ESTREMISMO ISLÂMICO




















Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Um comentário:

  1. Oremos pelos muçulmanos, e aprendamos com eles. Porque eles são MUITO MAIS prudentes e fiéis, em sua adoração ao demônio chamado Alá, do que nós em nosso proceder "cristão".

    ResponderExcluir