sexta-feira, 17 de julho de 2015

A GLÓRIA DE DEUS - ESTUDO 007 - OS EMPECILHOS PARA SE VIVER PARA A GLÓRIA DE DEUS — PARTE 001



Essa é uma série de estudos baseada no tema geral da: “GLÓRIA DE DEUS”. É um estudo bastante aprofundado do tema em si e de todas as suas implicações. É bastante conveniente que o leitor prossiga nesses estudos até o final para poder usufruir melhor do conteúdo dos mesmos. No final de cada estudo o leitor encontrará links para os outros estudos. 


Introdução

A. No último estudo nós fomos encorajados a viver para a honra e glória de Deus ao considerarmos a provisão que Deus fez a nosso favor.

B. O que vimos anteriormente pode ser resumido da seguinte maneira:

1. No que diz respeito à nossa pessoa — nós somos templo de Deus.

2. No que diz respeito ao nosso ofício — nós somos um reino de sacerdotes.

3. No que diz respeito à nossa chamada — nós somos cooperadores de Deus

C. Agora nós temos que enfrentar uma questão importante: Como um grupo como esse nosso, que se diz cristão que possui uma provisão mais do que adequada, que está arrolado em um plano tão grandioso, pode falhar tão miseravelmente?

1. Nós somos relembrados de como o povo de Israel, durante os dias do profeta Samuel, falhou em glorificar a Deus.

1 Samuel 4:21

Mas chamou ao menino Icabô, dizendo: Foi-se a glória de Israel. Isto ela disse, porque a arca de Deus fora tomada e por causa de seu sogro e de seu marido.

2. É mais fácil percebermos a razão dessa tragédia na história do que termos o discernimento espiritual que precisamos para nossas próprias vidas no tempo presente.

1 Samuel 3:11—14

11 Disse o SENHOR a Samuel: Eis que vou fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que a ouvir lhe tinirão ambos os ouvidos.

12 Naquele dia, suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado com respeito à sua casa; começarei e o cumprirei.

13 Porque já lhe disse que julgarei a sua casa para sempre, pela iniquidade que ele bem conhecia, porque seus filhos se fizeram execráveis, e ele os não repreendeu.

14 Portanto, jurei à casa de Eli que nunca lhe será expiada a iniquidade, nem com sacrifício, nem com oferta de manjares.

3. A fraqueza de Eli, o sumo sacerdote. Ele fracassou no que diz respeito a prover uma liderança adequada para a nação e falhou em disciplinar seus próprios filhos.

A impiedade dos filhos de Eli. O povo de Israel se recusou a obedecer a Deus no que diz respeito a oferecer sacrifícios por causa do comportamento dos filhos de Eli.

1 Samuel 2:12—17

12 Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial e não se importavam com o SENHOR;

13 pois o costume daqueles sacerdotes com o povo era que, oferecendo alguém sacrifício, vinha o moço do sacerdote, estando-se cozendo a carne, com um garfo de três dentes na mão;

14 e metia-o na caldeira, ou na panela, ou no tacho, ou na marmita, e tudo quanto o garfo tirava o sacerdote tomava para si; assim se fazia a todo o Israel que ia ali, a Siló.

15 Também, antes de se queimar a gordura, vinha o moço do sacerdote e dizia ao homem que sacrificava: Dá essa carne para assar ao sacerdote; porque não aceitará de ti carne cozida, senão crua.

16 Se o ofertante lhe respondia: Queime-se primeiro a gordura, e, depois, tomarás quanto quiseres, então, ele lhe dizia: Não, porém hás de ma dar agora; se não, tomá-la-ei à força.

17 Era, pois, mui grande o pecado destes moços perante o SENHOR, porquanto eles desprezavam a oferta do SENHOR.

4.  A substituição da confiança em Deus por uma forma “mágica” de religião.

1 Samuel 4:1—18

1 Veio a palavra de Samuel a todo o Israel. Israel saiu à peleja contra os filisteus e se acampou junto a Ebenézer; e os filisteus se acamparam junto a Afeca.

2 Dispuseram-se os filisteus em ordem de batalha, para sair de encontro a Israel; e, travada a peleja, Israel foi derrotado pelos filisteus; e estes mataram, no campo aberto, cerca de quatro mil homens.

3 Voltando o povo ao arraial, disseram os anciãos de Israel: Por que nos feriu o SENHOR, hoje, diante dos filisteus? Tragamos de Siló a arca da Aliança do SENHOR, para que venha no meio de nós e nos livre das mãos de nossos inimigos.

4 Mandou, pois, o povo trazer de Siló a arca do SENHOR dos Exércitos, entronizado entre os querubins; os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, estavam ali com a arca da Aliança de Deus.

5 Sucedeu que, vindo a arca da Aliança do SENHOR ao arraial, rompeu todo o Israel em grandes brados, e ressoou a terra.

6 Ouvindo os filisteus a voz do júbilo, disseram: Que voz de grande júbilo é esta no arraial dos hebreus? Então, souberam que a arca do SENHOR era vinda ao arraial.

7 E se atemorizaram os filisteus e disseram: Os deuses vieram ao arraial. E diziam mais: Ai de nós! Que tal jamais sucedeu antes.

8 Ai de nós! Quem nos livrará das mãos destes grandiosos deuses? São os deuses que feriram aos egípcios com toda sorte de pragas no deserto.

9 Sede fortes, ó filisteus! Portai-vos varonilmente, para que não venhais a ser escravos dos hebreus, como eles serviram a vós outros! Portai-vos varonilmente e pelejai!

10 Então, pelejaram os filisteus; Israel foi derrotado, e cada um fugiu para a sua tenda; foi grande a derrota, pois foram mortos de Israel trinta mil homens de pé.

11 Foi tomada a arca de Deus, e mortos os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias.

12 Então, correu um homem de Benjamim, saído das fileiras, e, no mesmo dia, chegou a Siló; trazia rasgadas as vestes e terra sobre a cabeça.

13 Quando chegou, Eli estava assentado numa cadeira, ao pé do caminho, olhando como quem espera, porque o seu coração estava tremendo pela arca de Deus. Depois de entrar o homem na cidade e dar as novas, toda a cidade prorrompeu em gritos.

14 Eli, ouvindo os gritos, perguntou: Que alvoroço é esse? Então, se apressou o homem e, vindo, deu as notícias a Eli.

15 Era Eli da idade de noventa e oito anos; os seus olhos tinham cegado, e já não podia ver.
16 Disse o homem a Eli: Eu sou o que saí das fileiras e delas fugi hoje mesmo. Perguntou-lhe Eli: Que sucedeu, meu filho?

17 Então, respondeu o que trazia as novas e disse: Israel fugiu de diante dos filisteus, houve grande morticínio entre o povo, e também os teus dois filhos, Hofni e Finéias, foram mortos, e a arca de Deus foi tomada.

18 Ao fazer ele menção da arca de Deus, caiu Eli da cadeira para trás, junto ao portão, e quebrou-se-lhe o pescoço, e morreu, porque era já homem velho e pesado; e havia ele julgado a Israel quarenta anos.

D. Existem quatro áreas das nossas vidas, acerca das quais nós precisamos prestar muita atenção, com muita humildade, para vermos se temos permitido o surgimento de empecilhos que nos roubam o privilégio de vivermos para a glória de Deus.

I. Empecilhos comuns com respeito às verdades básicas de vida cristã.

A. A falha de compreendermos a grandeza de Deus.

Isaías 40:25, 28

A quem, pois, me comparareis para que eu lhe seja igual? — diz o Santo. Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento.

Comentário: Essa é a falha mais grave que se pode cometer — não compreender a natureza do único Deus verdadeiro. Ele é o Deus Todo Poderoso, o Deus de toda a terra, o Senhor dos Exércitos. Ele é Infinito, Absoluto, Imutável e Perfeito em todos Seus caminhos.

a. Deus é Fiel — Eu duvido quando não compreendo a fidelidade de Deus.

b. Deus é Santo — Eu peco quando não compreendo a santidade de Deus.

c. Deus é Amor — Eu sou egoísta quando não compreendo que Deus é amor.

d. Deus é Soberano — Eu sofro de ansiedade quando não compreendo que Deus é Soberano.

e. Deus é Verdade — Eu pretendo o finjo quando não compreendo que Deus é Verdade.

f. Deus sabe todas as coisas — Eu questiono a Deus quando não compreendo que Deus sabe todas as coisas.

g. Deus é Todo Poderoso — Eu tenho medo quando não compreendo que Deus é Todo Poderoso.

h. Deus é Onipresente – Eu entro em pânico quando não compreendo que Deus e Onipresente.

i. Deus é Senhor — Eu desobedeço quando não compreendo que Deus é Senhor.

j. Deus é Bom — Eu cobiço quando não compreendo que Deus é Bom.

B. A falha de compreendermos a Bondade de Deus.

Êxodo 34:6—7

E, passando o SENHOR por diante dele, clamou: SENHOR, SENHOR Deus compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade; que guarda a misericórdia em mil gerações, que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado, ainda que não inocenta o culpado, e visita a iniquidade dos pais nos filhos e nos filhos dos filhos, até à terceira e quarta geração!

Comentário: Devido à nossa condição de pecadores, nós temos a tendência de avaliar a pessoa e a obra de Deus da perspectiva das nossas emoções e circunstâncias. Todos nós somos imperfeitos e não existe nada “perfeito” em nós. Por esse motivo nós sempre duvidamos da bondade de Deus e caímos no terrível pecado da cobiça. Se não confrontarmos esse pecado nós chegaremos à conclusão de que Deus está contra nós. O caminho que leva para baixo tem degraus inexoráveis. Viver dessa maneira é viver em erro. É desse modo que “entristecemos e apagamos” o Espírito! Essa atitude irá fazer com que nossa vida, bem como das pessoas ao nosso redor murche!


C. A falha de compreender a Revelação de Deus.

Hebreus 2:1 e 4:12—13

Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos. Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.

Comentário: A Palavra de Deus tem sido entregue de maneira completa a cada crente. É nossa responsabilidade aceitarmos a Revelação de Deus, aprendermos Seu conteúdo e a praticarmos Seus ensinos em amor, fé e esperança. Nós não compreendemos a natureza autoritativa da Escrituras quando aceitamos como autoritativas somente aquelas partes que nos convêm. Toda a extensão das Escrituras é autoritativa para nós e precisamos nos submeter a Deus através da obediência à Sua Palavra.

2 Timóteo 3:16

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça.

CONTINUA

OUTROS ESTUDOS ACERCA DA GLÓRIA DE DEUS

Estudo 001 — A Glória de Deus — O Significado da Glória de Deus — Parte 1 

Estudo 001 — A Glória de Deus — O Significado da Glória de Deus — Parte 2 

Estudo 002 — A Glória de Deus — A Importância de Se Viver Para a Glória de Deus — Parte 1

Estudo 002 — A Glória de Deus — A Importância de Se Viver Para a Glória de Deus — Parte 2

Estudo 003 — A Glória de Deus — O Senhor Jesus e  a Glória de Deus — Parte 1 

Estudo 003 — A Glória de Deus — O Senhor Jesus e a Glória de Deus — Parte 2 

Estudo 004 — A Glória de Deus — A Provisão Divina Relacionada com a Glória de Deus — Parte 1

Estudo 004 — A Glória de Deus — A Provisão Divina Relacionada com a Glória de Deus — Parte 2

Estudo 005 — A Glória de Deus — As Prioridades dos Crentes a Glória de Deus — Parte 1 

Estudo 005 — A Glória de Deus — As Prioridades dos Crentes a Glória de Deus — Parte 2 

Estudo 006 — A Glória de Deus — A Vida Diária dos Crentes a Glória de Deus — Parte 1 

Estudo 006 — A Glória de Deus — A Vida Diária dos Crentes a Glória de Deus — Parte 2 

Estudo 007 — A Glória de Deus — Os Empecilhos Para Se Viver Para a Glória de Deus — Parte 1

Estudo 007 — A Glória de Deus — Os Empecilhos Para Se Viver Para a Glória de Deus — Parte 2

Estudo 008 — A Glória de Deus — A Relação entre a Glória de Deus e o Louvor — Parte 1 

Estudo 008 — A Glória de Deus — A Relação entre a Glória de Deus e o Louvor — Parte 2 

Estudo 009 — A Glória de Deus — A Relação entre Ações de Graças e a Glória de Deus — Parte 1

Estudo 009 — A Glória de Deus — A Relação entre Ações de Graças e a Glória de Deus — Parte 2

Estudo 010 — A Glória de Deus — As Advertências Bíblicas Acerca da Glória de Deus — Parte 1
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/04/a-gloria-de-deus-estudo-10-as.html

Estudo 010 — A Glória de Deus — As Advertências Bíblicas Acerca da Glória de Deus — Parte 2
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/07/a-gloria-de-deus-estudo-010-as.html

Que Deus abençoe a todos. 

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link: 


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário