terça-feira, 28 de julho de 2015

JESUS E AS MULHERES - SERMÃO 005 – JESUS E A MULHER SAMARITANA - PARTE 002


Palavra grega "Kenosis" cujo significado é autoesvaziamento

Jesus e as mulheres é um tema importante dentro do contexto do Novo Testamento. As denominações históricas aos poucos vão se libertando de seus próprios preconceitos, ao passo que nas denominações evangélicas, em muitos casos, os homens abriram mão completamente de suas responsabilidades a favor das mulheres, o que tem proporcionado uma verdadeira inundação de bobagens sem fim. Nossa série de estudos procura entender o papel da mulher como visto e como foram tratadas pelo Senhor Jesus. Para isso convidamos todos os leitores a fazerem uma análise desapaixonada do material da mesma.

Texto: João 4:1—6
Introdução.

A. Nos dias de Jesus e até os dias de hoje, as mulheres das vilas que precisam retirar água de poços evitam o forte calor do dia, preferindo ir ao poço cedo pela manhã ou no fim da tarde.

B. Para evitar mal entendidos elas, normalmente, vão acompanhadas de outras mulheres. 
C. Além do mais, os jarros de água são pesadas e é sempre bom ter pessoas para auxiliarem a levantar os mesmos. 
D. Mas a mulher, personagem central dessa história, vem ao poço por volta do meio dia. Como ficará evidente mais adiante, ela era uma mulher de má reputação e, portanto, considerada como uma pária, daquela sociedade.
 E. Além do mais, sendo uma mulher de hábitos sexuais duvidosos, ela poderia escolher àquela hora com o objetivo de encontrar algum viajante ou viajantes a quem pudesse servir algo mais, do que água, apenas. 
F. Os poços do Oriente Médio não possuem baldes atrelados aos mesmos. Na realidade não estamos falando de baldes com os que conhecemos feitos de latão ou de plásticos. Os baldes daqueles dias eram feitos de couro. Um “X” feito de madeira era fixado na boca do mesmo para mantê-lo aberto. O mesmo era muito prático e portátil, porque podia ser facilmente dobrado. É possível que Jesus e seus discípulos tivessem um balde desses, mas Jesus não quis ficar com ele, porque tinha outros planos.  
G. Conforme terminamos falando em nossa última mensagem, ao sentar-se ao lado do poço, de forma deliberada e sem um balde, Jesus se colocou, estrategicamente, em uma posição de necessitar da ajuda de alguém que tivesse o equipamento adequado.    

A SURPRESA DO AUTO-ESVAZIAMENTO INTENCIONAL

I. A Mulher Samaritana Chega ao Tanque.

A. Ao perceber a aproximação da mulher, Jesus deveria, de forma educada, levantar-se e se afastar pelo menos 5 a 6 metros do poço, para não criar nenhum tipo de constrangimento para a mulher. Essa era atitude “politicamente correta” naqueles dias. 
B. Mas Jesus não se mexeu. Sendo a samaritana uma mulher acostumada a lidar com homens, ela não se intimida e se aproxima do poço mesmo com Jesus sentado ali. 
C. De repente, Jesus decide, por uma ação surpreendente: Jesus pede que a mulher lhe dê um pouco de água para beber.

II. A Ação de Jesus ao Pedir a Água Tem Quatro Consequências que Queremos Destacar.

A. Jesus Rompe um Tabu.

1. Que tabu era esse? O tabu de que um homem não deveria conversar com uma mulher, especialmente naquelas condições: local deserto e os dois ali sozinhos e sem nenhuma outra testemunha. 
2. Ao agir desse modo Jesus nos ensina que a salvação de uma pessoa é mais importante do que qualquer tradição humana.

B. Jesus Ignorou 500 anos de hostilidade entre Judeus e Samaritanos.

1. Como vimos na mensagem anterior os judeus odiavam os samaritanos e consideravam os mesmos endemoninhados. 
2. Algumas das ofensas eram mais recentes: 
a. Se aproveitando que os gregos haviam escolhido a Região de Samaria para estabelecer seu quartel general durante a ocupação da Palestina, os judeus que lutavam pela libertação da sua nação, aproveitaram um ataque contra os gregos e subiram ao monte Gerezim e destruíram o templo samaritano que existia naquele local. O mesmo nunca mais foi reconstruído. Isso foi no ano 128 a.C. 
b. Algum tempo depois, um grupo de samaritanos entrou na área do templo em Jerusalém e espalharam ossos de pessoas mortas, tornando o local impuro e inapropriado para a celebração da páscoa que deveria acontecer no final daquele dia. A purificação de tal profanação durava sete dias e os judeus não puderam celebrar a páscoa na data certa. 
c. Jesus deixa de lado toda essa amargura, que já durava 500 anos, e pede que a mulher samaritana lhe dê um pouco de água.  

C. A Atitude de Jesus Demonstra Sua Teologia de Missão

1. Quando Jesus desceu do céu, ele se humilhou tanto, a ponto de precisar da ajuda de seres humanos. Essa é a melhor descrição que podemos encontrar para a verdadeira humildade. 
2. Ao pedir água para a mulher Jesus está, em outras palavras, dizendo o seguinte: Eu sou fraco e preciso de ajuda. Será que você pode me ajudar? 
3. O verdadeiro serviço cristão só pode ser oferecido de uma posição de fraqueza. Serviço feito de uma posição de força e poder não é verdadeiro serviço, mas apenas beneficência.
4. As missões modernas partem desse pressuposto errado: nós devemos fazer missões porque temos os recursos. Mas esse não é nem o método do próprio Jesus nem o método que ele ensinou seus discípulos conforme podemos ver em - 
Marcos 6:7—13 
Chamou Jesus os doze e passou a enviá-los de dois a dois, dando-lhes autoridade sobre os espíritos imundos. Ordenou-lhes que nada levassem para o caminho, exceto um bordão; nem pão, nem alforje, nem dinheiro; que fossem calçados de sandálias e não usassem duas túnicas. E recomendou-lhes: Quando entrardes nalguma casa, permanecei aí até vos retirardes do lugar. Se nalgum lugar não vos receberem nem vos ouvirem, ao sairdes dali, sacudi o pó dos pés, em testemunho contra eles. Então, saindo eles, pregavam ao povo que se arrependesse; expeliam muitos demônios e curavam numerosos enfermos, ungindo-os com óleo. 
5. Os apóstolos deveriam ir como pessoas necessitadas àqueles que deveriam levar a mensagem do evangelho e não como pessoas distintas, ricas ou poderosas. 
6. Por esse motivo o pedido de Jesus feito à mulher samaritana é genuíno e verdadeiro. Jesus está com sede e não tem um balde para usar. Ele precisava ser ajudado. 
7. Jesus entendia muito bem a necessidade de ser ajudado. Outra ocasião que podemos citar está em — 
Lucas 5:1—3 
Aconteceu que, ao apertá-lo a multidão para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré; e viu dois barcos junto à praia do lago; mas os pescadores, havendo desembarcado, lavavam as redes. Entrando em um dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia; e, assentando-se, ensinava do barco as multidões.

D. Jesus Eleva a Mulher à Sua Dignidade Apropriada

1. A dignidade da mulher é reafirmada pelo pedido de ajuda feito por Jesus, para que ela o ajudasse com seus próprios meios. 
2. Em tudo isso, certamente a mulher estava surpresa e admirada que um homem judeu estivesse falando com ela, uma mulher samaritana. 
3. A ideia de que ele desejava beber do balde considerado imundo pelos judeus, foi outro choque e outra surpresa. Mas estamos falando de Jesus, o maior quebrador de tabus e o homem que mais desmascarou hipócritas. 
4. Mas, como ela descobriria mais adiante, tanto o pedido por água como o desejo de beber do balde dela eram verdadeiros e sinceros. 
5. Isso explica a resposta da mulher cheia de surpresa e até com certa dose de provocação — verso 9.  
6. As palavras da mulher estão centradas na sua feminilidade. Sua intenção? Difícil de dizer, mas Jesus entendeu muito bem como veremos mais adiante. 
7. Jesus não embarca na canoa da mulher samaritana, ele se recusa a responder a pergunta dela, mas prossegue com sua própria agenda, uma vez que, agora, ele tinha toda a atenção dela.
Conclusão:

A.. Como já tivemos oportunidade de notar, Jesus não apenas falava com mulheres, mas:

1. Ele tinha mulheres discípulas.

2. Algumas mulheres viajavam junto com Jesus e os doze, de vila em vila e de cidade em cidade.

3. Algumas mulheres ajudavam a sustentar a obra de Jesus, bancando as despesas do grupo com suas próprias economias.

B. Uma pergunta muito séria que temos que nos fazer é: nossos métodos missionários são nossos mesmos ou são os de Jesus? Fazemos missões porque temos recursos ou porque amamos as pessoas, independente de termos ou não recursos? São perguntas muito sérias, que todos nós devemos fazer e todas as igrejas e agências missionárias precisam fazer e repensar o modo como fazemos missões no século XXI.


C.. Nos dias de hoje as missões fluem do Ocidente rico para os países mais pobres. Os países mais necessitados de missões estão dentro da chamada janela 10-40. Quando fazemos missões dessa maneira, nós nos mostramos humildade e sim orgulho, enquanto humilhamos aqueles que recebem nossos favores.

D. Jesus é o salvador. O único salvador. Se as pessoas não derem ouvidos a nossa pregação acerca de Jesus, elas não darão ouvido a nada mais. Não podemos confundir frequentadores de igrejas com verdadeiros seguidores — discípulos — de Jesus. Como iremos ver a mulher samaritana apesar da vida desregrada que levava, era uma mulher religiosa. Mas ela precisava se converter. E isso faz toda a diferença no tempo e na eternidade.


Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário