segunda-feira, 10 de agosto de 2015

ESTUDO DA VIDA DE JESUS – PARTE 2 – ESTUDO 040 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 007



Essa é uma série cujo propósito é estudar, com profundidade, a vida do Senhor Jesus como apresentada nos quatro Evangelhos. No final de cada estudo você irá encontrar links para outros estudos. A Série tem o título Geral de: Jesus Confronta a Religião, a Sociedade e a Cultura.


II. O Prólogo do Evangelho de João — João 1:1—18 — Continuação

C. Exposição de João 1:1—18 — Continuação.

3. João 1:3

Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez - Continuação.

Existe, todavia, uma passagem do Evangelho de João que podemos considerar definitiva nessa questão da identidade do Senhor Jesus com o Deus Todo Poderoso. Mas antes de vermos o que João diz é necessário voltar nossa atenção para o capítulo 6 do profeta Isaías.

Isaías 6 nos fala acerca de uma visão, verdadeiramente gloriosa, que foi concedida ao profeta. Ele nos diz:

Isaías 6:1—3

No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.

No texto acima o profeta usa duas expressões para se referir a Deus.

אֲדֹנָי Adonay  — que é traduzida por Senhor. Esse é o nome que os judeus usam para se referirem a Deus como forma reverente em obediência ao mandamento contido em —

Êxodo 20:7 —

Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
 Os judeus entenderam que a melhor maneira de se garantir contra uma eventual transgressão desse mandamento era nunca pronunciar o nome do SENHOR e assim este nome foi substituído pela expressão “Senhor” em todas as manifestações verbalizadas. Mas na sua forma escrita o nome inefável de Deus foi preservado e Isaías também se utiliza dele, como podemos ver em Isaías 6:3.

יהוה YHVH — ests tetragrama representa o nome inefável de Deus e deve ser traduzido de forma apropriada pela expressão “ETERNO”, pois esse é o seu significado. Nossos tradutores — na versão de Almeida Revista e Atualizada no Brasil —, todavia, optaram pela expressão SENHOR — com todos os caracteres Maiúsculos. A primeira edição da tradução da “Bíblia na Linguagem de Hoje” trazia a expressão ETERNO. Por motivos que esse autor desconhece tal prática foi abandonada na segunda edição o que pode ser considerado como algo muito lamentável. 

Essas duas formas utilizadas pelos tradutores — Senhor e SENHOR — são uma maneira de nos ajudarem a entender que no original hebraico estamos lidando com duas expressões diferentes: אֲדֹנָי Adonay — traduzida por Senhor e יהוה YHVH — traduzida por SENHOR. Mas as duas expressões se referem ao mesmo e único Deus que é triplamente: קָדוֹשׁ קָדוֹשׁ קָדוֹשׁ kadosh, kadosh, kadosh — Santo, Santo, Santo — ver Isaías 6:3.

Neste texto de Isaías, não temos nenhuma dúvida, que o profeta teve uma visão do Deus ETERNO, do Deus Todo Poderoso. Isaías tinha plena consciência da importância daquilo que estava presenciando. Tanto isto é verdade que ele diz:

Isaías 6:4 – 5

As bases do limiar se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos!

Aqui Isaías lança mão de duas outras expressões para se referir a Deus:

מֶּלֶךְ melek — Rei. Essa expressão está em franca oposição àquela que encontramos no início do capítulo 6 quando Isaías diz que teve uma visão “no ano da morte do rei Uzias”. Isaías compreendia que p verdadeiro rei não era Uzias nem nenhum outro monarca judaico e sim somente o SENHOR.

יְהוָה צְבָאוֹת YHVH Tsebaot — SENHOR dos Exércitos.

Estamos falando tudo isto para que não fique nenhuma dúvida acerca de QUEM, exatamente, Isaías está falando. O profeta segue dizendo: 

Isaías 6:6—10

Então, um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que ela tocou os teus lábios; a tua iniquidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado. Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim. Então, disse ele: Vai e dize a este povo: Ouvi, ouvi e não entendais; vede, vede, mas não percebais. Torna insensível o coração deste povo, endurece-lhe os ouvidos e fecha-lhe os olhos, para que não venha ele a ver com os olhos, a ouvir com os ouvidos e a entender com o coração, e se converta, e seja salvo.

Como temos visto, o Senhor Jesus, enquanto λόγος lógos — Verbo, estava com Deus no princípio – antes que houvesse tempo e qualquer coisa tivesse sido criada — ver João 1:1—2. Neste verso de João 1:3 estamos vendo que foi por meio do Senhor Jesus que todas as coisas — nos seus mínimos detalhes — foram criadas por Deus. De fato, João nos diz que “sem Ele, nada do que foi feito se fez”. Mas Jesus não estava fazendo as mesmas obras de Deus apenas durante a criação, porque Deus continua “trabalhando até agora” —

João 5:17

Mas ele lhes disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.


E foi assim que Jesus veio a esse mundo continuar a fazer as mesmas obras que Deus faz. Mas João nos diz que:

João 12:37—40

E, embora tivesse feito tantos sinais na sua presença, não creram nele, para se cumprir a palavra do profeta Isaías, que diz: Senhor, quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor? Por isso, não podiam crer, porque Isaías disse ainda: Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos, nem entendam com o coração, e se convertam, e sejam por mim curados.

Não é difícil perceber que João está fazendo uma referência direta aos capítulos 53 e 6 do profeta Isaías.

Em Isaías 53:1 Isaías usa a expressão יהוה YHVH — SENHOR para se referir a Deus. Dessa maneira, de forma consistente, Isaías está falando acerca do único Deus verdadeiro.

Agora note o que João diz em seu evangelho, no capítulo 12 no verso 41 que complementa a citação que acabamos de fazer acima. Ele diz:

“Isto disse Isaías porque viu a glória dele e falou a seu respeito.”

Diante desta afirmação feita pelo apóstolo João nós temos que nos perguntar:

De quem foi a glória que Isaías presenciou e que está descrita em Isaías 6? Foi a glória do Senhor Jesus!

A respeito de quem Isaías estava falando em Isaías 6? A respeito do Senhor Jesus!

Este mesmo Senhor Jesus é referido no Antigo Testamento pelo profeta Isaías, no Capitulo 6, como sendo tanto:

אֲדֹנָי Adonay Senhor. Quanto...

יְהוָה YHVH – SENHOR. Quanto...

מֶּלֶךְ melek – Rei. E também...

יְהוָה צְבָאוֹת YHVH Sebaot – SENHOR dos Exércitos.

Por todos estes motivos devemos nos curvar em reverente adoração diante do Senhor Jesus como sendo o próprio Deus Todo Poderoso, pois as Escrituras do Novo Testamento nos dizem o seguinte acerca dEle:

Hebreus 1:3

Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas. 

Procure observar a forma cuidadosa como o Espírito Santo de Deus inspirou o autor de Hebreus a “esculpir” este versículo que diz que o Senhor Jesus é:

O Resplendor da Glória do próprio Deus — estas palavras são certamente reminiscentes de Isaías 6 que fala acerca de toda a terra estar cheia da Glória de Deus.

A Expressão Exata do Seu Ser — é isso mesmo: Jesus é a exata expressão daquilo que Deus mesmo é. Não existe outro. Apesar de serem pessoas distintas os dois são um e o mesmo Deus. Nossa limitação em compreender esse mistério não deve ser impedimento para que nos curvemos com humildade diante da trindade que é Santa, Santa, Santa.

Jesus sustenta, como o Pai, todas as coisas pela palavra do Seu poder.

Tendo feito a purificação dos pecados, Jesus assentou-se à direita da Majestade nas alturas, indicando com isto que sua oração registrada em —

João 17:5

E, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo.

foi plenamente atendida.
Outros estudos acerca da vida de Jesus podem ser encontrados nos links abaixo:

001 — Estudos Na Vida de Jesus — Porque Jesus Veio a Este Mundo

002 — Estudos na Vida de Jesus — O Registro Escrito Acerca de Jesus — Parte 001

003 — Estudos na Vida de Jesus — O Registro Escrito Acerca de Jesus — Parte 002.

004 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões —

005 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 2.

006 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 3.

007 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 4.

008 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 5.

009 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 6.

010 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 7.

011 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 8.

012 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 9.

013 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 10.

014 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 11.

015 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 12

016 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 13

017 A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14A

017 B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14B

017 C — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14C

017 D — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14D

018 A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 15A

018 B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 15B

019A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 16A

019B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 16B

020 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 17

021 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 18

022 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 19

023 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 20

024 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 21

025 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 22

026 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 23
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/04/estudo-da-vida-de-jesus-parte-1-estudo.html

OUTROS ESTUDOS ACERCA DA VIDA DE JESUS — PARTE 2 PODEM SER ENCONTRADOS NOS LINKS ABAIXO:
001 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 027 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 001 — A PLENITUDE DO TEMPO
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/05/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
002 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 028 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 002 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE LUCAS — LUCAS 1:1—4
003 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 029 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 003 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 001
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/07/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
004 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 030 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 004 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 002
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/08/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
005 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 031 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 005 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 003
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/09/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
006 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 032 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 006 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 004
007A — A DIVINDADE DE JESUS E A IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS OU IGREJA DOS MÓRMONS.
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/11/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
007C —  A DIVINDADE DE JESUS E OS ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/11/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo_30.html
007D — A DIVINDADE DE JESUS E  IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA — PARTE 001http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/12/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
007E — A DIVINDADE DE JESUS E  IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA — PARTE 002http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/12/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo_3.html
008 — A DIVINDADE DE JESUS COMO APRESENTADA PELO EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 001
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/12/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo_31.html
009 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 002
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/02/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
010 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 003
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/03/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
011 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 004http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/05/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
012 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 005http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/06/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
013 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 006
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/07/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
014 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 007
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/08/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
015 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 008
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/09/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
016 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 009
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/11/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
017 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 010
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/12/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
018 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 011
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/02/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
019 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 012
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/04/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
020 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 013
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/06/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
21 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 014
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/08/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
022 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 015 — A LUZ DOS HOMENS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/10/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
023 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 016 — JESUS VEIO TRAZER O PERDÃO E A SALVAÇÃO DE DEUS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/12/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo_8.html
024 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 017 — JESUS É O MESSIAS PROMETIDO NA PROFECIA DAS 70 SEMANAS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/12/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo_11.html
025 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 018 — JESUS É O SOL DA JUSTIÇA PROMETIDO NA PROFECIA DE MALAQUIAS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/01/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
26 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 019 — O TESTEMUNHO DE JOÃO ACERCA DE JESUS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
27 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 020 — O TESTEMUNHO DE JOÃO ACERCA DE JESUS — PARTE 002

Que Deus abençoe a todos. 

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link: 


Desde já agradecemos a todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário