segunda-feira, 28 de setembro de 2015

ENTENDENDO A INSTITUIÇÃO DA CHAMADA SANTA CEIA OU CEIA DO SENHOR — PARTE 002


Mateus 26:29—30

Introdução

A. Na mensagem anterior nós começamos a falar acerca da Ceia do Senhor. Vimos que mesma tem dois aspectos fundamentais:

B. Primeiro temos os aspecto memorial da mesma que se subdivide em duas partes:

1. Temos o aspecto do sofrimento que Cristo sofreu em seu próprio corpo como uma forma de nossos pecados serem castigados. Esse sofrimento que Jesus experimentou em seu corpo é representado pelo pão durante a celebração da Santa Ceia.  

2. Depois temos o aspecto do sangue de Jesus ter sido derramando como uma forma de expiar ou perdoar todos os nossos pecados. O derramamento do sangue de Cristo é representado pelo cálice durante a celebração da Santa Ceia.

C. Vimos também que é necessário participar dos dois elementos — do pão e do cálice — e que nada acontece com esses elementos em forma de alguma mudança em sua composição. Eles continuam sendo apenas pão e suco e não alguma outra coisa qualquer.

D. Hoje queremos abordar o aspecto em que Jesus trata da esperança que está dentro da celebração memorial. Essa esperança pode ser encontrada, especificamente em Mateus 26:29. E é para esse verso que voltamos toda nossa atenção.

A INSTITUIÇÃO E A CELEBRAÇÃO DA CEIA DO SENHOR OU DA SANTA CEIA — PARTE 002

I. A QUESTÃO DO VINHO UTILIZADO NA SANTA CEIA

A. Nosso Texto diz:

Mateus 26:29

E digo-vos que, desta hora em diante, não beberei deste fruto da videira, até aquele dia em que o hei de beber, novo, convosco no reino de meu Pai.

A. O fruto da videira aqui mencionado, não é o suco de uva como muitos desejam fazê-lo, mas também não é o vinho fermentado em toda sua força — com teor alcoólico entre 8 a 11%. Devemos nos lembrar dos seguintes fatos:

1. Como mencionamos na mensagem anterior, Jesus e seus discípulos estavam reunidos para celebrar a Páscoa Judaica. Como naquele ano a Páscoa Judaica deveria ser celebrada após as 18 horas da tarde da sexta-feira, o que representava de forma equivocada para os judeus, já o dia do sábado, os judeus então pediram a Pilatos que tomasse providências para que os corpos dos três homens crucificados fossem retirados das respectivas cruzes antes das 18:00 da sexta-feira conforme podemos ler em —

João 19:31

Então, os judeus, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação, pois era grande o dia daquele sábado, rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados.

2. Isso quer dizer que Jesus celebrou a Páscoa Judaica junto com Seus discípulos duas noites antes da noite oficial — na quinta à noite em vez de no sexta/sábado à noite. Jesus desejava muito celebrar aquela que seria a última celebração válida da Páscoa Judaica. Nós lemos acerca disso em —

Lucas 22:15

E disse-lhes: Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa, antes do meu sofrimento.

3. Ora, se Cristo estava celebrando a Páscoa Judaica junto com seus discípulos, a história e a tradição dos dizem que o vinho usado nessas ocasiões não era vinho puro e sim vinho diluído com água para permitir que até mesmo os adolescentes pudessem participar dos vários cálices utilizados naquela celebração.

B. Portanto os que alegam e tendem a acusar outros irmãos que não usam vinho puro na celebração da Santa Ceia, demonstram não conhecer todos os fatos.

II. A Promessa de Um Novo Reencontro com Cristo e Uma Nova Celebração

A. Quando Jesus disse —

Mateus 26:29

E digo-vos que, desta hora em diante, não beberei deste fruto da videira, até aquele dia em que o hei de beber, novo, convosco no reino de meu Pai.

B. Essas palavras tinham um sentido de confortar nossos corações até que ele cumpra o que havia prometido poucas horas antes, quando disse:

João 14:2—3

2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.

3 E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.

C. Um pouco mais adiante, ainda naquela noite no cenáculo, onde celebrou a última ceia com seus discípulos, Jesus fez uma oração a nosso favor, como nosso sumo-sacerdote e ele pediu o seguinte para o seu Pai —

João 17:24

Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo.

D. Jesus promete para todos aqueles que creem nele que existe uma certeza absoluta de que todos nós iremos entrar e participar de uma comunhão festiva e eterna com Ele.

E. Desse modo, nós podemos ter a certeza que a comunhão com o Senhor não apenas se renova a cada celebração memorial da Ceia, mas que existe uma promessa que nos garante que tal comunhão será estendida por toda a eternidade.

Conclusão

A. Jesus não fez nenhuma afirmação acerca da qualidade do vinho usado para instituir a Ceia. Portanto, devemos aprender a exercer a liberdade nesse quesito, respeitando aqueles que preferem usar suco de uva, ou vinho diluído em água ou vinho puro! Se agirmos assim não corremos o risco de cair em contradição nem de sermos condenados pela adoção de algum tipo de padrão duplo ou hipócrita.

B. A eternidade será um tempo maravilhoso de plena comunhão com nosso Deus e um tempo de festividade que nunca terá fim —

Isaías 25:6

O SENHOR dos Exércitos dará neste monte a todos os povos um banquete de coisas gordurosas, uma festa com vinhos velhos, pratos gordurosos com tutanos e vinhos velhos bem clarificados.

Apocalipse 19:9

Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus.

D. Que a Palavra de Deus apenas nos ensine a verdade sempre e que a mesma nos sirva de plena consolação e encha nossos corações da verdadeira esperança que devemos ter acerca da eternidade com Deus.

E. Assim, aproximemo-nos da mesa do Senhor, atendendo a Seu próprio convite e que encontremos refrigério para as nossas almas por meio de Sua Graça, e a maravilhosa promessa acerca da vida eterna.

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário