sábado, 5 de setembro de 2015

EXORTAÇÕES DO NOVO TESTAMENTO PARA AS IGREJAS DE HOJE



Uma das questões mais perturbadoras dos nossos dias é a insistência dos chamados evangélicos em querer defenderem as próprias causas, ao mesmo tempo em que não demonstram nenhum interesse em obedecer aos mandamentos de Deus. A seguir apresentamos alguns mandamentos do Novo Testamento que caíram em completo esquecimento ou desuso por parte dos chamados evangélicos.

I. Oração. Todos os cristãos podem e devem orar uns pelos outros —

Romanos 15:30

Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor.

Efésios 6:18—20

18 Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos

19 e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho,

20 pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo.

1 Timóteo 2:1—3

1 Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens,

2 em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito.

3 Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador.

1 Timóteo 2:8

Quero, portanto, que os varões orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade.

Hebreus 13:18—19.

18 Orai por nós, pois estamos persuadidos de termos boa consciência, desejando em todas as coisas viver condignamente.

19 Rogo-vos, com muito empenho, que assim façais, a fim de que eu vos seja restituído mais depressa.

Nos dias de hoje, infelizmente, a maioria das igrejas históricas e evangélicas não têm mais cultos ou reuniões de oração, com algumas igrejas mantendo algo que é chamado de “circulo de oração”, exclusivamente para mulheres.

II. Evitar falsos mestres e falsas doutrinas —

Mateus 7:15

Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.

Mateus 24:24

Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos.

Marcos 13:22
Pois surgirão falsos cristos e falsos profetas, operando sinais e prodígios, para enganar, se possível, os próprios eleitos.

Romanos 16:17

17 Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles,

18 porque esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, e sim a seu próprio ventre; e, com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos incautos.

Gálatas 1:6—9

6 Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho,

7 o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo.

8 Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.

9 Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema.

Efésios 4:13—14

13 Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo,

14 para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.

1 Timóteo 1:3.

Quando eu estava de viagem, rumo da Macedônia, te roguei permanecesses ainda em Éfeso para admoestares a certas pessoas, a fim de que não ensinem outra doutrina.

2 Timóteo 3:5

Tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.

2 Timóteo 4:3—4

3  Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos;

4  e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.

2 Pedro 2:1—3

1 Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.

2  E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade;

3  também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme.

Judas 4

Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação, os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo.

Enquanto isso, em nossos dias os piores falsos mestres são recebidos com tapetes vermelhos e introduções laudatórias, apesar de muitas vezes estarem metidos até o pescoço em mal feitos. Mas isso não diz nada para seus fãs e adoradores que estão ávidos por ouvir o que desejam e também despejar o conteúdo de suas carteiras para obter a prometida e tão desejada bênção que de tanto esperarem pela mesma, já está mofada. Mas quem se importa? O fundamental é poder dizer que assistiu a uma “pregação” de fulano ou de cicrano para impressionar os amigos e irmãos. Mas seria bom reler os versículos acima antes de falar qualquer palavra elogiando algum dos muitos falsos mestres que infestam o chamado mundo evangélico.

III. Evitar divisões —

1 Coríntios 1:10

Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer.

Filipenses 1:2:1—5

1 Se há, pois, alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há entranhados afetos e misericórdias,

2 completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento.

3 Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo.

4 Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros.

5 Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus.

Judas 1:19

São estes os que promovem divisões, sensuais, que não têm o Espírito.

Hoje em dia, como durante toda a história da igreja cristã, não existe mancha mais terrível do 
que essa causada por divisões idiotas no seio daqueles que se atrevem a se considerar com sendo povo de Deus. O motivo principal de todas as divisões é a ignorância da Palavra de Deus e a pretensão de pessoas que falam pensando que receberam revelações, diretamente do Senhor, MESMO QUANDO ESSAS CONTRADIZEM FRONTALMENTE A PALAVRA DE DEUS!

IV. Imitar as atitudes corretas —

1 Coríntios 4:16

Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores.

Efésios 5:1—4

1 Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;

2 e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave.

3 Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos;

4 nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças.

A imitação do exemplo que nos foi deixado pelo próprio Senhor Jesus e pelos apóstolos é uma dos maiores desafios da vida cristã. Mas é nisso que reside uma das maiores belezas da vida cristã: Jesus foi nosso perfeito exemplo em todas as coisas que, agora, exige de nós.

V. Sujeitar-nos àqueles que nos dirigem no Senhor —

1 Coríntios 16:15—16

15 E agora, irmãos, eu vos peço o seguinte (sabeis que a casa de Estéfanas são as primícias da Acaia e que se consagraram ao serviço dos santos):

16 que também vos sujeiteis a esses tais, como também a todo aquele que é cooperador e obreiro.

Nesse aspecto, infelizmente a maioria do povo chamado evangélico se mostra sujeito até demais. Completamente cego subserviente. Não questionam nada, não fazem perguntas, creem cegamente em seus guias que também são cegos. Mas quando existe liderança verdadeira o crente é chamado para sujeitar-se para o bem do próprio corpo de Cristo.
Aqui gostaríamos de sugerir uma canção do João Alexandre intitulada “É proibido Pensar”. A mesma poderá ser vista e ouvida por meio do link abaixo:


VI. Perseverar nas tarefas até completá-las —

2 Coríntios 8:6

O que nos levou a recomendar a Tito que, como começou, assim também complete esta graça entre vós.

2 Coríntios 8:16—17

16 Mas graças a Deus, que pôs no coração de Tito a mesma solicitude por amor de vós;

17 porque atendeu ao nosso apelo e, mostrando-se mais cuidadoso, partiu voluntariamente para vós outros.

Tito era um dos companheiros de Paulo na obra missionária. Ele era grego de nascimento e era uma das pessoas mais dedicadas ao apóstolo e à pregação do evangelho. Vale à pena ler as passagens sobre sua vida, porque o mesmo nunca deixava de completar as coisas que iniciava. É um belo exemplo para todos nós.

VII. Confortar os Que se Encontram Entristecidos

2 Coríntios 1:4—6

4 É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus.

5 Porque, assim como os sofrimentos de Cristo se manifestam em grande medida a nosso favor, assim também a nossa consolação transborda por meio de Cristo.

6 Mas, se somos atribulados, é para o vosso conforto e salvação; se somos confortados, é também para o vosso conforto, o qual se torna eficaz, suportando vós com paciência os mesmos sofrimentos que nós também padecemos.

1 Tessalonicenses 3:1—2

1 Pelo que, não podendo suportar mais o cuidado por vós, pareceu-nos bem ficar sozinhos em Atenas;

2 e enviamos nosso irmão Timóteo, ministro de Deus no evangelho de Cristo, para, em benefício da vossa fé, confirmar-vos e exortar-vos.

1 Tessalonicenses 4:18

Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.

VIII. Trabalhar com Responsabilidade e Respeitar os Superiores-+

Tito 2:6

Quanto aos moços, de igual modo, exorta-os para que, em todas as coisas, sejam criteriosos.

1 Tessalonicenses 4:11—12

11 E a diligenciardes por viver tranquilamente, cuidar do que é vosso e trabalhar com as próprias mãos, como vos ordenamos;

12 de modo que vos porteis com dignidade para com os de fora e de nada venhais a precisar.

2 Tessalonicenses 3:11—12

11 Pois, de fato, estamos informados de que, entre vós, há pessoas que andam desordenadamente, não trabalhando; antes, se intrometem na vida alheia.

12 A elas, porém, determinamos e exortamos, no Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando tranquilamente, comam o seu próprio pão.

1 Timóteo 6:1—2.

1 Todos os servos que estão debaixo de jugo considerem dignos de toda honra o próprio senhor, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados.

2 Também os que têm senhor fiel não o tratem com desrespeito, porque é irmão; pelo contrário, trabalhem ainda mais, pois ele, que partilha do seu bom serviço, é crente e amado. Ensina e recomenda estas coisas.

IX. Unir para adorar a Deus —

Salmos 133:1

Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!

Atos 2:42—47

42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.

43 Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos.

44 Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum.

45 Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade.

46 Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração,

47 louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.

1 Coríntios 1:10

Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer.

Filipenses 2:2

Completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento.

Hebreus 10:25

Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.

X. Evitar o pecado e as cobiças de todos os tipos —

1 Coríntios 6:18

Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo.

1 Coríntios 10:14

Portanto, meus amados, fugi da idolatria.

Efésios 4:25

Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros.

Hebreus 3:13—14

13 Pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado.

14 Porque nos temos tornado participantes de Cristo, se, de fato, guardarmos firme, até ao fim, a confiança que, desde o princípio, tivemos.

Tiago 1:26

Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã.

1 Pedro 2:11

Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma.

1 Pedro 2:21

Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos

XI. Transbordar em amor de uns para com os outros —

João 13:34

34 Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.

35 Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.

Romanos 12:9

O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem.

1 Coríntios 8:13

E, por isso, se a comida serve de escândalo a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que não venha a escandalizá-lo.

1 Tessalonicenses 4:9—10

9 No tocante ao amor fraternal, não há necessidade de que eu vos escreva, porquanto vós mesmos estais por Deus instruídos que deveis amar-vos uns aos outros;

10 e, na verdade, estais praticando isso mesmo para com todos os irmãos em toda a Macedônia. Contudo, vos exortamos, irmãos, a progredirdes cada vez mais

1 Pedro 4:8—11

8 Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados.

9 Sede, mutuamente, hospitaleiros, sem murmuração.

10 Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.

11 Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!

XII. Andar de modo digno do chamado que recebemos —

2 Coríntios 4:2

Pelo contrário, rejeitamos as coisas que, por vergonhosas, se ocultam, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus; antes, nos recomendamos à consciência de todo homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade.

2 Coríntios 10:3

Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne.

Efésios 4:1—3

1 Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados,

2 com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,

3 esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz.

Efésios 4:17

Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos,

Filipenses 4:6

Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.

1 João 2:6

Aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.

2 João 1:6

E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este mandamento, como ouvistes desde o princípio, é que andeis nesse amor.

Que Deus Abençoe a todos

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário