quarta-feira, 18 de novembro de 2015

A GLÓRIA DE DEUS - ESTUDO 008 - A RELAÇÃO ENTRE LOUVOR E A GLÓRIA DE DEUS — PARTE 002


Essa é uma série de estudos baseada no tema geral da: “GLÓRIA DE DEUS”. É um estudo bastante aprofundado do tema em si e de todas as suas implicações. É bastante conveniente que o leitor prossiga nesses estudos até o final para poder usufruir melhor do conteúdo dos mesmos. No final de cada estudo o leitor encontrará links para os outros estudos.


CONTINUAÇÃO

III. A Explicação Bíblica.

A. Deus ordenou que o louvássemos para Sua honra e glória.

1. Deus deve ser louvado, pois Seu Nome é glorioso.

Deuteronômio 28:58

Se não tiveres cuidado de guardar todas as palavras desta lei, escritas neste livro, para temeres este nome glorioso e terrível, o SENHOR, teu Deus.

1 Crônicas 29:13

Agora, pois, ó nosso Deus, graças te damos e louvamos o teu glorioso nome.

Salmos 99:1—3

Reina o SENHOR; tremam os povos. Ele está entronizado acima dos querubins; abale-se a terra. O SENHOR é grande em Sião e sobremodo elevado acima de todos os povos.  Celebrem eles o teu nome grande e tremendo, porque é santo.


Comentário: O “nome” de Deus representa tudo aquilo que ele é — toda Sua bondade e grandeza bem como a excelência moral de todas as Suas perfeições. Deus tem se revelado a si mesmo para nós para que o louvemos. Deus é digno de receber toda a glória, honra e adoração —

Apocalipse 4:9—11

9 Quando esses seres viventes derem glória, honra e ações de graças ao que se encontra sentado no trono, ao que vive pelos séculos dos séculos,

10 os vinte e quatro anciãos prostrar-se-ão diante daquele que se encontra sentado no trono, adorarão o que vive pelos séculos dos séculos e depositarão as suas coroas diante do trono, proclamando:

11 Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas.


Apocalipse 5:12—13

12 Proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor.

13 Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos.

Apocalipse 7:12

Dizendo: Amém! O louvor, e a glória, e a sabedoria, e as ações de graças, e a honra, e o poder, e a força sejam ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém!

2. Deus deve ser louvado por causa do Seu Poder glorioso.

Êxodo 15:6

A tua destra, ó SENHOR, é gloriosa em poder; a tua destra, ó SENHOR, despedaça o inimigo.

Colossenses 1:9—11

Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus; sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria.

Comentário: O “poder de Deus” fala da ação de Deus a favor e dentro daqueles que Lhe pertencem. É uma demonstração da Sua onipotência. Os vários atributos de Deus são vistos através de Suas poderosas intervenções, bem como das manifestações da Sua vontade, Sua aprovação, Suas instruções e Seus julgamentos.

3. Deus deve ser louvado pelo Seu Glorioso Evangelho.

2 Coríntios 4:4

Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.


1 Timóteo 1:11

Segundo o evangelho da glória do Deus bendito, do qual fui encarregado.

Comentário: O Evangelho é chamado de “glorioso” porque em todos os seus aspectos proclama a grandeza e a bondade de Deus. Para a maioria de nós esta verdade é bastante clara quando consideramos as mudanças que o Evangelho causou em nossas vidas desde que nos arrependemos e acreditamos nas boas novas.

4. Deus deve ser louvado por sua Manifestação Gloriosa.

Isaías 24:23

A lua se envergonhará, e o sol se confundirá quando o SENHOR dos Exércitos reinar no monte Sião e em Jerusalém; perante os seus anciãos haverá glória.

Tito 2:11—13

Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus.

Comentário: Que pensamento avassalador! Jesus prometeu retornar! Seu retorno irá demonstrar Sua fidelidade, Sua vontade para a raça humana, Sua bondade e Seu poder. Pensando na volta de Jesus, devemos pensar no tipo de vida que estamos vivendo hoje.

5. Existem muitas outras áreas onde somos ordenados louvar a Deus. A seguir temos uma lista não exaustiva, além das quatro citadas acima:

a. Sua Santidade Gloriosa — Êxodo 15:11; Isaías 6:3.

b. Seu Trono Glorioso — Isaías 22:23.

c. Sua Voz Gloriosa — Isaías 30:30.

d. Sua Liberdade Gloriosa — Romanos 8:21.

e. Sua Igreja Gloriosa — Efésios 5:27.

f. Seu Corpo Glorioso — Filipenses 3:21.

g. Seu Glorioso Trabalho por Meio do Espírito Santo — 2 Coríntios 3:7—8.

B. Porque nós devemos louvar e glorificar a Deus.


1. Nós devemos louvar a Deus pela Sua proteção e direção

Gênesis 24:27

E disse: Bendito seja o SENHOR, Deus de meu senhor Abraão, que não retirou a sua benignidade e a sua verdade de meu senhor; quanto a mim, estando no caminho, o SENHOR me guiou à casa dos parentes de meu senhor.


2. Nós devemos louvar a Deus para nossa própria libertação

Salmos 28:6—7

Bendito seja o SENHOR, porque me ouviu as vozes súplices! O SENHOR é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, nele fui socorrido; por isso, o meu coração exulta, e com o meu cântico o louvarei.


3. Nós devemos louvar a Deus pelas orações respondidas

Daniel 2:19—23

Então, foi revelado o mistério a Daniel numa visão de noite; Daniel bendisse o Deus do céu. Disse Daniel: Seja bendito o nome de Deus, de eternidade a eternidade, porque dele é a sabedoria e o poder; é ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis; ele dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes. Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz. A ti, ó Deus de meus pais, eu te rendo graças e te louvo, porque me deste sabedoria e poder; e, agora, me fizeste saber o que te pedimos, porque nos fizeste saber este caso do rei.


4. Nós devemos louvar a Deus por Seu amor e cuidados

2 Coríntios 1:3—4

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus.

5. Nós devemos louvar a Deus por Sua provisão misericordiosa

Efésios 1:3

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo.

6. Nós devemos louvar a Deus pela Sua misericórdia ao nos permitir nascer de novo

1 Pedro 1:3

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.

IV. A Exortação Bíblica

Salmos 107:8, 15, 21, 31

Rendam graças ao SENHOR por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens!

Comentário: A exortação acima é repetida quatro vezes no salmo 107. É a resposta recomendada a inúmeras situações difíceis no meio das quais Deus se revela e traz o socorro e o livramento. Tudo isto nos é ensinado para nós fazer lembrar do valor e da importância de louvarmos a Deus. Nós precisamos aceitar esta exortação bíblica e praticá-la todos os dias.

Conclusão

A. Louve a Deus por aquilo que Ele é — Deus grandioso, perfeito e bondoso.

B. Louve a Deus por Seus atributos — Deus é todo poderoso, onisciente, onipresente; Ele é verdade, amor e santidade; Ele é eterno e em todas estas coisas e muitas outras Ele é infinito e absoluto.

C. Louve a Deus por causa do Seu nome — Ele é o Senhor dos Exércitos, o Deus de toda a terra, o Governante de todas as nações. O Primeiro e o Último. A Testemunha Fiel, o Pai da Eternidade, o Autor e Consumador da Fé.

D. Louve a Deus por Sua criação

E. Louve a Deus por Sua provisão  

F. Louve a Deus por Suas promessas

G. Louve a Deus por Sua proteção  

H. Louve a Deus por Sua presença  

I. Louve a Deus por Sua salvação

J. Louve a Deus por Sua igreja

L. Louve a Deus por Seus servos

Louve a Deus por Suas bênçãos

OUTROS ESTUDOS ACERCA DA GLÓRIA DE DEUS

Estudo 001 — A Glória de Deus — O Significado da Glória de Deus — Parte 1 

Estudo 001 — A Glória de Deus — O Significado da Glória de Deus — Parte 2 

Estudo 002 — A Glória de Deus — A Importância de Se Viver Para a Glória de Deus — Parte 1

Estudo 002 — A Glória de Deus — A Importância de Se Viver Para a Glória de Deus — Parte 2

Estudo 003 — A Glória de Deus — O Senhor Jesus e  a Glória de Deus — Parte 1 

Estudo 003 — A Glória de Deus — O Senhor Jesus e a Glória de Deus — Parte 2 

Estudo 004 — A Glória de Deus — A Provisão Divina Relacionada com a Glória de Deus — Parte 1

Estudo 004 — A Glória de Deus — A Provisão Divina Relacionada com a Glória de Deus — Parte 2

Estudo 005 — A Glória de Deus — As Prioridades dos Crentes a Glória de Deus — Parte 1 

Estudo 005 — A Glória de Deus — As Prioridades dos Crentes a Glória de Deus — Parte 2 

Estudo 006 — A Glória de Deus — A Vida Diária dos Crentes a Glória de Deus — Parte 1 

Estudo 006 — A Glória de Deus — A Vida Diária dos Crentes a Glória de Deus — Parte 2 

Estudo 007 — A Glória de Deus — Os Empecilhos Para Se Viver Para a Glória de Deus — Parte 1

Estudo 007 — A Glória de Deus — Os Empecilhos Para Se Viver Para a Glória de Deus — Parte 2

Estudo 008 — A Glória de Deus — A Relação entre a Glória de Deus e o Louvor — Parte 1 

Estudo 008 — A Glória de Deus — A Relação entre a Glória de Deus e o Louvor — Parte 2 

Estudo 009 — A Glória de Deus — A Relação entre Ações de Graças e a Glória de Deus — Parte 1

Estudo 009 — A Glória de Deus — A Relação entre Ações de Graças e a Glória de Deus — Parte 2

Estudo 010 — A Glória de Deus — As Advertências Bíblicas Acerca da Glória de Deus — Parte 1
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/04/a-gloria-de-deus-estudo-10-as.html

Estudo 010 — A Glória de Deus — As Advertências Bíblicas Acerca da Glória de Deus — Parte 2
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/07/a-gloria-de-deus-estudo-010-as.html

Que Deus abençoe a todos. 

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link: 


Desde já agradecemos a todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário