segunda-feira, 30 de novembro de 2015

ATOS DOS APÓSTOLOS - SERMÃO 022 - ATOS 5:12-16 – A COMUNIDADE DOS CRENTES



Esse material é parte de uma série de mensagens pregadas no Livro dos Atos dos Apóstolos. As mensagens cobrem todos os 28 capítulos do Livro de Atos e no final de cada mensagem, você poderá encontrar links para outras mensagens.

ATOS DOS APÓSTOLOS


Introdução

A. Nas duas mensagens anteriores nós tivemos a oportunidade de ver como a Igreja do Senhor foi atacada:

1. Externamente, mediante uma perseguição religiosa movida pelos donos da religião em Jerusalém, que proibiram os irmãos de pregar acerca de Jesus e da ressurreição dos mortos — Atos 4:1—22.

2. Internamente, através da hipocrisia e da pretensão de alguns de seus membros – ver Atos 5:1—11.

B. Nos dois casos, Lucas nos fala como a Igreja conseguiu vencer essas situações: foi mediante a intervenção de Deus:

1. No primeiro caso Deus encheu os discípulos com o Espírito Santo e eles falaram acerca de Jesus com mais intrepidez ainda —

Atos 4:31

Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.

2. Nos segundo caso, Deus expôs a hipocrisia de Ananias e Safira e, como vimos, no caso deles, ignorar a voz da consciência, fingindo fazer algo que não era verdadeiro, acabou custado a vida dos dois.  

C. Agora Lucas dirige sua atenção para a vida da comunidade cristã daqueles dias e nos fala do fato de que muitos  

SINAIS E PRODÍGIOS ERAM FEITOS PELOS APÓSTOLOS

I. O Propósito de Sinais e Prodígios

A. Essas duas expressões significam:
1. Prodígios — grego τέρασι térasi — atos que deixavam as pessoas atônitas. 
2. Sinais — grego σημείοις semeíois – atos que tinham o propósito de enfatizar verdades espirituais, especialmente o fato de que Jesus vinha da parte de Deus.    
B. Aqueles eram dias especiais. Eram os primeiros dias do anúncio da obra de Jesus, o Cristo, o único e suficiente salvador — 
Atos 4:12 
E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos. 
C. E Jesus havia prometido aos seus discípulos o seguinte: 
João 14:12 
Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai. 
D. Nos versos que estamos analisando hoje nós estamos presenciando o cumprimento dessas palavras. 
E. Todos esses milagres mencionados eram feitos pelas mãos dos apóstolos — 
Atos 5:12
Muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E costumavam todos reunir-se, de comum acordo, no Pórtico de Salomão. 
F. O propósito desses milagres, no início da pregação está bem definido em — 
Hebreus 2:1—4 
1 Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos. 
2 Se, pois, se tornou firme a palavra falada por meio de anjos, e toda transgressão ou desobediência recebeu justo castigo, 
3 como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; 
4 dando Deus testemunho juntamente com eles, por sinais, prodígios e vários milagres e por distribuições do Espírito Santo, segundo a sua vontade.

II. Duas Reações Distintas ao Ministério dos Apóstolos

A. Alguns mantinham distância e respeito – verso 13 
1. Certamente as manifestações de poder eram inexplicáveis e isso fazia com que muitos se sentissem incomodados, e ponderassem essas coisas em seus corações. 
2. As notícias acerca da morte súbita de Ananias e Safira, também serviam como elementos de sobriedade sobre os incrédulos.
 B. Outros, ouvindo a Palavra de Deus 
1. A Recebiam de Bom Grado – verso 14. 
Atos 5:14 registra a primeira vez que os irmãos são chamados de πιστεύοντες pisteúontes – crentes. Bela palavra para se referir aos cristãos genuínos. 
Atos 5:14 
E crescia mais e mais a multidão de crentes, tanto homens como mulheres, agregados ao Senhor. 
2. Note que essa expressão é aplicada a homens e mulheres indistintamente. 
3. Um dos muitos resquícios dos movimentos modernos da cristandade é abandonar o termo bíblico para caracterizar aqueles que crêem em Jesus — crentes — por um termo mais palatável e genérico — evangélicos.
 4. O termo evangélico não caracteriza nenhuma identidade. Por outro lado, o termo crente está atrelado ao Senhor. Como Tomé foi instruído pelo próprio Senhor, nós somos crentes no Senhor Jesus — 
João 20:24—27 
24 Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. 
25 Disseram-lhe, então, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele respondeu: Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei. 
26 Passados oito dias, estavam outra vez ali reunidos os seus discípulos, e Tomé, com eles. Estando as portas trancadas, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! 
27 E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente. 
C. Traziam Seus Entes Queridos Para Serem Curados 
1. Alguns vêem nesse verso uma prática supersticiosa. Mas eu não considero a mesma muito diferente da história daquela mulher descrita nos evangelhos, que buscou tocar a orla das vestes de Jesus — ver Marcos 5:24—34. 
2. ‘Além do mais, o texto não nos diz se essas pessoas foram de fato curadas. Mas mesmo que tenham sido, isso não quer dizer que foram salvas; que se tornaram crentes. O Novo Testamento registra casos de pessoas curadas de males físicos, mas que não se tornaram crentes nem foram salvos — 
Lucas 17:11—19 
11 De caminho para Jerusalém, passava Jesus pelo meio de Samaria e da Galiléia. 
12 Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, 
13 que ficaram de longe e lhe gritaram, dizendo: Jesus, Mestre, compadece-te de nós! 
14 Ao vê-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados.
15 Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz,
16 e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano. 
17 Então, Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove? 
18 Não houve, porventura, quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro?
19 E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou. 
3. Tanto a mulher — de Marcos 5 — quanto um dos leprosos — de Lucas 17 — além de receberem a cura física, ainda ouviram essas palavras do próprio Senhor Jesus: vai, a tua fé te salvou. O milagre não representava a verdadeira e necessária salvação. Não devemos nos enganar a esse respeito. Cura de males físicos é uma coisa, salvação eterna das nossas almas é outra, completamente diferente.

III. O Início do Cumprimento das Palavras de Jesus em Atos 1:8 
A. Deus é mesmo maravilhoso! Eles nem tinham começado a ir pregar pela Judéia – região onde Jerusalém estava localizada – e as pessoas já vinham procurá-los – verso 16. 
B. Aqui sim, duas coisas são informadas:
 1. Primeiro, que os enfermos eram curados. 
2. Depois que os atormentados por espíritos imundos eram libertados. É sempre assim: no confronto entre o Espírito Santo e os espíritos imundos, esses levam sempre a pior — 
Colossenses 2:15 
E, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.
Conclusão:

A. O livro dos Atos dos Apóstolos não foi escrito para servir como um modelo a ser copiado pela Igreja do Senhor em todas as eras. Temos que ter convicção disso, diante dos seguintes fatos:

B. Não existem mais apóstolos como aqueles primeiros apóstolos —

Atos 1:21—22

21 É necessário, pois, que, dos homens que nos acompanharam todo o tempo que o Senhor Jesus andou entre nós,

22 começando no batismo de João, até ao dia em que dentre nós foi levado às alturas, um destes se torne testemunha conosco da sua ressurreição.

C. Especialmente no que diz respeito a sinais e prodígios, o Novo Testamento, substitui os dois com folga até porque, a Fé vem pela pregação e a pregação pela Palavra de Cristo e não mediante a observação de algum milagre —

Romanos 10:17

E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.

D. Por esses motivos, a insistência de que é necessário que a Igreja do século XXI apresente os mesmos milagres da Igreja Primitiva, está equivocada e rouba de Jesus as prerrogativas que se encontram em Sua Palavra: trazer convicção aos corações dos pecadores. Milagre nenhum pode fazer isso. Milagres despertam a curiosidade e/ou o interesse, mas apenas a Palavra, que explica o milagre inclusive, é que tem o poder de convencer o pecador da necessidade que tem de Jesus Cristo como seu Salvador.

1. Da mesma maneira que não era e, continua não sendo obrigatório vender os bens e doar o dinheiro para a Igreja — ver Atos 4:36—37 — assim também não é obrigatório a manutenção de sinais e prodígios nos dias de hoje. Hoje temos o Novo Testamento que nos traz as Palavras de Jesus e de seus apóstolos. 

2. Então, você gostaria de receber um milagre da parte de Deus? Saiba que existem coisas mais importantes e mais necessárias do que isso. Estamos falando de receber de Deus o dom da fé! O dom de poder acreditar em Jesus como Senhor e Salvador, apenas mediante a pregação da Palavra de Jesus. Note as seguintes verdades:

Lucas 11:27—28

Ora, aconteceu que, ao dizer Jesus estas palavras, uma mulher, que estava entre a multidão, exclamou e disse-lhe: Bem aventurada aquela que te concebeu, e os seios que te amamentaram! Ele, porém, respondeu: Antes, bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam!

João 20:27—31

E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente.Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram. Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.

3. Por esses motivos, nos apeguemos com mais firmeza à Palavra de Jesus e sejamos obedientes ao que Ele deseja. Deixemos de lado as coisas secundárias e nos concentremos nas primárias.

OUTRAS MENSAGENS DO LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS

SERMÃO 001 — INTRODUÇÃO AO LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS — Lucas 1:1—4 e Atos 1:1—2

SERMÃO 002 — INTRODUÇÃO AO LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS — PARTE 2 — Lucas 1:1—4 e Atos 1:1—2

SERMÃO 003 — A TRANSIÇÃO DO VOLUME ANTERIOR — Atos 1:1—5

SERMÃO 004 — A NOVA DIREÇÃO EXPLICADA — Atos 1:6—8

SERMÃO 005 — A ASCENSÃO DE JESUS — Atos 1:9—11

SERMÃO 006 — PERSEVERANDO UNÂNIMES — Atos 1:12—26

SERMÃO 007 — O DIA DO PENTECOSTES – PARTE 001 — Atos 2:1—4

SERMÃO 008 — O DIA DO PENTECOSTES – PARTE 002 — Atos 2:5—15

SERMÃO 009 — A PROFECIA DE JOEL — Atos 2:14—21

SERMÃO 010 — O PRIMEIRO SERMÃO — PARTE 001 — Atos 2:22—36

SERMÃO 011 — O PRIMEIRO SERMÃO — PARTE 002 — Atos 2:37—41

SERMÃO 012 — A VIDA DOS PRIMEIROS CRISTÃOS — Atos 2:42—47

SERMÃO 013 — A VIDA DOS PRIMEIROS CRISTÃOS — Atos 2:42—47 — PARTE 002

SERMÃO 014 — A CURA DE UM PARALÍTICO DE NASCENÇA — Atos 3:1—10

SERMÃO 015 — A EXALTAÇÃO DE JESUS E A CONDENAÇÃO DOS HOMENS — Atos 3:11—21

SERMÃO 016 — SALVAÇÃO E REFRIGÉRIO: BÊNÇÃOS DAS DUAS VINDAS DE JESUS— Atos 3:17—21

SERMÃO 017 — JESUS CUMPRE AS PROFECIAS DO ANTIGO TESTAMENTO — Atos 3:22—26

SERMÃO 018 — INÍCIO DAS PERSEGUIÇÕES — Atos 4:1—22

SERMÃO 019 — A IGREJA ORA EM COMUNHÃO — Atos 4:23—31

SERMÃO 020 — A IGREJA VIVE EM COMUNHÃO — Atos 4:32—37

SERMÃO 021 — ANANIAS E SAFIRA — Atos 5:1—11

SERMÃO 022 — A COMUNIDADE DOS CRENTES — Atos 5:12—16

SERMÃO 023 — PRISÃO, JULGAMENTO, AÇOITES = ALEGRIA E O PARECER DE GAMALIEL — Atos 5:17—42

SERMÃO 024 — DIVERSIDADE DE DONS = CRESCIMENTO DA IGREJA — Atos 6:1—7

SERMÃO 025 — UM HOMEM CHAMADO ESTÊVÃO — Atos 6:8—12
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/05/atos-dos-apostolos-sermao-025-um-homem.html

SERMÃO 026 — ACUSAÇÕES CONTRA UM HOMEM HONESTO — Atos 6:13—15


SERMÃO 027 — A DEFESA DE ESTÊVÃO E O DEUS DA GLÓRIA — Atos 7:1—8


Que Deus abençoe ricamente a todos.

Amém.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos 


Nenhum comentário:

Postar um comentário