quinta-feira, 5 de novembro de 2015

NOSSA RIQUEZA EM CRISTO — ESTUDO 033 — EFÉSIOS 2:6 - RESSUSCITADOS EM CRISTO E ASSENTADOS NOS LUGARES CELESTIAIS



Esse artigo é parte da série "Em Cristo" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa série, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para o estudo posterior

Efésios 2:6 — E, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus.

A nossa vida vista através da expressão “em Cristo” é bastante diferente da vida miserável vivida em pecado pela vasta maioria da humanidade. No início do capítulo 2 de Efésios o apóstolo Paulo faz uma breve descrição da condição da humanidade sem Deus. Sem rodeios e usando substantivos e adjetivos contundentes, em poucas palavras, ele afirma que as pessoas sem Deus estão “mortas” e que são, por natureza, “filhos da ira” —

Efésios 2:1—3

1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,

2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência;

3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. 

João 3:16, 36

16 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

36 Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.

Mas em Cristo, aqueles que antes estavam mortos foram vivificados —

Efésios 2:1, 5

1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,

5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos.


Isto quer dizer que em Cristo ou por meio de Cristo fomos, em primeiro lugar, salvos da condição terrível descrita acima e tivemos implantada em nós uma nova vida espiritual —

Tiago 1:21

Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma.

1 Pedro 1:23

Pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.

1 Pedro 2:1—3

1 Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo,

2 graça e paz vos sejam multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor.

3 Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude. 

Essa vivificação ou novo nascimento espiritual só é possível mediante o derramar da graça de Deus em nossos corações. A morte espiritual torna os sentidos cegos, veda todos os poderes e faculdades que possuímos e nos mantém em um estado de pecado concernente a tudo o que é bom. A graça de Deus, por sua vez, regenera nossos sentidos e nos abre o entendimento alargando nossas almas. Paulo se refere a todos estes fatos como uma verdadeira ressurreição!

E, juntamente com ele, nos ressuscitou — Nós que estávamos mortos em nossos delitos e pecados fomos, em Cristo, ressuscitados dentre os mortos pela própria virtude da ressurreição do Senhor Jesus. Nossa união com Cristo é tão íntima que tudo o que se refere ao Senhor Jesus também se refere a nós —

Romanos 6:5

Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição. 

Colossenses 2:12

Dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz.

Mesmo que muitas dessas coisas ainda estejam no futuro, cronologicamente falando, elas são referidas no passado indicando a firmeza daquilo que nos está reservado. Nossa segurança e certeza são inabaláveis. Fomos ressuscitados com Jesus, para todos os efeitos, no mesmo dia em que o Senhor Jesus ressuscitou dentro os mortos. Mas não para por aí. Além de nos ressuscitar juntamente com Cristo, Deus...

Nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus — Enquanto as pessoas sem Deus se revolvem no lamaçal do pecado, todos aqueles que têm sido ressuscitados e santificados pela obra meritória do Cristo de Deus, o Senhor Jesus, estão assentados nos lugares celestiais juntamente com Ele. Estamos acima deste mundo o qual já não representa absolutamente nada daquilo que costumava representar. O Senhor Jesus, ao nos conceder essa nova vida nos libertou completamente do apego e da fascinação deste mundo. Hoje somos, por assim dizer, seus assessores, pois fomos elevados deste mundo para outro acerca do qual devemos manter uma constante expectativa. Enquanto isso, devemos reconhecer que possuímos o melhor dos Senhores e que estamos envolvidos no melhor dos serviços que é a expansão do Reino de Deus. Dias virão em que nossa posição gloriosa será completamente revelada —

Romanos 8:17

Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.

1 Coríntios 6:2—3

2 Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deverá ser julgado por vós, sois, acaso, indignos de julgar as coisas mínimas?

3 Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos? Quanto mais as coisas desta vida!

Independentemente do significado que possamos dar à afirmativa de que iremos julgar tanto esse mundo quanto aos anjos, o fato que permanece é que iremos executar funções muito elevadas quando da nossa glorificação com o Senhor. Quanto à expressão lugares celestiais ver o item 30 que tratou de Efésios 1:3. Aqui basta dizer que o Senhor Jesus assumiu sua posição nos “lugares celestiais” o que é para nós a única garantia que precisamos para ter certeza que nosso lugar ao lado d’Ele está plenamente garantido.

Essas verdades adicionais que acabamos de ver por estarmos “em Cristo” devem nos encher de alegria e paz. O que essas verdades querem nos dizer é que estamos unidos com Cristo de uma maneira tal que se morremos com Ele, com Ele também viveremos. Se compartilhamos Seus sofrimentos, também iremos compartilhar Suas alegrias. Estamos mortos para o mundo porque nos identificamos com Sua morte. Estamos vivos para Deus porque nos identificamos com Sua ressurreição. Enquanto vivemos nesta terra, mesmo em meio a muitas e grandes dificuldades somos exaltados a uma posição de honra, paz e esperança como resultado direto da ressurreição de Cristo —

Atos 14:21—22

21 E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, e Icônio, e Antioquia,

22 fortalecendo a alma dos discípulos, exortando-os a permanecer firmes na fé; e mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus.

Romanos 5:1—5

1 Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;

2 por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus.
3 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança;

4 e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.

5 Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.

Uma vez nos céus, literalmente na presença do nosso Senhor e Salvador iremos compartilhar com Ele das Suas glórias e dos Seus triunfos.

LISTA DE OUTROS ESTUDOS DA SÉRIE “EM CRISTO”:

O estudo introdutório dessa série, número 000, pode ser encontrado aqui:

O estudo número 001 dessa série — Justificação Gratuita — pode ser encontrado aqui:

O estudo 002 dessa série — Nossa Identidade com Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 003 dessa séria — Mortos para o Pecado, Mas Vivos para Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 004 dessa série — O Salário do Pecado X o Dom Gratuito de Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 005 dessa série — Nenhuma Condenação em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 006 dessa série — Nada Pode nos Separar do Amor de Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 007 — Somos Membros uns dos Outros em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 008 — Santificados em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 009 — A Graça de Deus em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 010 — Somos de Deus em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 011 — Somos Espirituais em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 012 — Somos Loucos, Fracos e Desprezíveis Porque Estamos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 013 — Somos Gerados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 014 — Nossa Esperança em Cristo Não se Limita a Essa Vida Apenas — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 015 — Todos Serão Vivificados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 016 — Todos São Amados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 17 — Somos Todos Ungidos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 18 — Não Mercadejamos a Palavra de Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 19 — O Véu é Removido em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 20 — Somos Novas Criaturas em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 21 — Deus Estava em Cristo Reconciliando Consigo o Mundo — poderá ser encontrado aqui:

Os estudos 22 e 23 — Sendo Conhecido em Cristo — poderão ser encontrados aqui:

O estudo 24 — Nossa Liberdade em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 25 — Justificação Pela fé em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 26 — Filhos de Deus em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 27 — Revestidos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 28A — Nossa Unidade em Cristo — PARTE 001 poderá ser encontrado aqui:

O estudo 28B — Nossa Unidade em Cristo — PARTE 002 poderá ser encontrado aqui:

O estudo 029 — Somente a Fé Que Atua Pelo Amor Tem Valor em Cristo

O estudo 030A — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 001

O estudo 030B — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 002

O estudo 030C — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 003 — E a Chamada Visão de Hermes

O estudo 030D — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 004 — O Ensinamento Bíblico Acerca do Céu

O estudo 031 — Desvendando-nos o Mistério da Sua Vontade Em Cristo

O estudo 032 — Para o Louvor da Glória de Deus em Cristo

O estudo 033 — Ressuscitados em Cristo e Assentados nos Lugares Celestiais

O estudo 034 — Mostra a Suprema Riqueza da Sua Graça em Bondade para conosco em Cristo.

O estudo 035 — Mostra como somos salvos em Cristo para a prática de boas obras manifestadas por meio de uma vida de santidade.

O Estudo 036 — Nos Fala de Como Somos Aproximados de Deus Porque Estamos em Cristo.

O Estudo 037 — Nos Fala de Como Somos Co-herdeiros, Co-participantes e Membros dum mesmo Corpo

O Estudo 038A — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 001 — Cristo o Mistério Revelado de Deus

O Estudo 038B — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 002 — A Igreja Edificada Sobre Cristo

O Estudo 038C — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 003 — O Que é a Verdadeira Igreja de Cristo

O Estudo 038D — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 004 — O Que é a Verdadeira Igreja de Cristo — O Corpo de Cristo

O Estudo 038E — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 005 — O Que é a Verdadeira Igreja de Cristo — A Plenitude de Cristo

O Estudo 038F — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 006 — O Que é a Verdadeira Igreja de Cristo — Os Eleitos Por Deus em Cristo
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/08/nossa-riqueza-em-cristo-estudo-038f.html

O Estudo 039 — Nos Fala De Como Devemos Glorificar a Deus Porque Estamos em Cristo — Jesus e a Glória de Deus
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/10/nossa-riqueza-em-cristo-estudo-039.html

O Estudo 040 — Nos Fala De Como Deus Nos Perdoou em Cristo
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/01/nossa-riqueza-em-cristo-040-deus-nos.html

O Estudo 041 — Nos Fala de Sermos Ousados em Cristo Para Falar
O Estudo 042/043 — Nos fala de nos gloriarmos ou alegrarmos em Cristo
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/03/nossa-riqueza-em-cristo-042043.html



O Estudo 044 — Nos fala de: exortação, Consolação de Amor, Comunhão, Afetos e Misericórdias em Cristo
Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário