quarta-feira, 25 de novembro de 2015

TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 007 — O MÉTODO DA TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO


Cópia manuscrita da Bíblia: Antigo e Novo Testamento 

Esse é um estudo especial que irá abordar temas de grande interesse, tais como: 1. Deus 2. Os seres humanos e o mundo criado 3. Jesus e Sua missão como o CRISTO. 4. O Espírito Santo. 5. A vida cristã. 6. A Igreja. 7. O futuro e etc. Esperamos que a mesma possa ajudar todos os nossos leitores a conhecerem melhor o que o Novo Testamento ensina acerca de tudo o que nos é importante.

INTRODUÇÃO GERAL

CONTINUAÇÃO:

O MÉTODO E A NATUREZA DA TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO

Uma das primeiras verdades que precisamos reconhecer dentro desse subtema é o fato de que existem bem poucas discussões sérias e cuidadosas o suficiente acerca da natureza da teologia do Novo Testamento. Consultando mais de uma dúzia de Teologias do Novo Testamento encontramos apenas uma que se propõe a discutir o tema, e ainda de modo bastante abreviado.

A grande quantidade de livros com o título “Teologia do Novo Testamento” ou similares, são em si mesmos testemunhas vivas da grande variedade de abordagens que são adotadas pelos seus autores. Além disso, tais livros provam a falta absoluta de qualquer tipo de concordância, por mínima que seja, acerca da natureza da teologia do Novo Testamento e do verdadeiro objetivo de qualquer autor que decida encarar o desafio de escrever acerca desse assunto.

Todavia, é importante destacar a relevância de dois ensaios, escritos no início do século XX, pelo mérito que possuem, por colocarem em evidência, ainda que de forma abreviada, os problemas e as tensões existentes tanto no método quanto na natureza da teologia do Novo Testamento. Essas evidências são, até hoje, o objeto principal dos estudos produzidos até os nossos dias por teólogos de todos os matizes.

O artigo publicado por William  Wrede[1], levantou uma questão muito importante. Seu artigo pode ser considerado como parte representativa do desenvolvimento da  escola histórica de estudos acerca do Novo Testamento. Essa foi a escola que procurou lidar com o texto do Novo Testamento em termos puramente históricos. Essa escola continua existindo até hoje sendo conduzida por teólogos e não-teólogos que não creem na revelação divina.

Já Adolf Schlatter, o mais conservador dos teólogos alemães da época de F. C. Baur e William Wrede, em seu artigo intitulado “The Nature of New Testament Theology and Dogmatics”, — A Natureza da Teologia do Novo Testamento e a Dodmática —, introduz os princípios nos quais sua própria teologia está baseada. Devido à época em que foi escrito na Alemanha — dominada pelo liberalismo — o artigo de Schlatter teve bem menos influência do que o de William Wrede, mas ainda assim merece toda consideração e atenção da parte de qualquer um que deseja se envolver na produção de duma Teologia do Novo Testamento, nesse início de século XXI. Esses dois artigos serão objeto de nossa atenção no próximo artigo.

Também iremos analisar o ensaio escrito por R. Morgan “The Nature of The New Testament Theology” , — A Natureza da Teologia do Novo Testamento —, e também o artigo escrito por E. Käsemann intitulado “The Problem of New Testament Theology”, — O Problema da Teologia do Novo Testamento. Em seu artigo, Käsemann, estabelece, de forma breve, o que ele mesmo chama de “teses reguladoras” para o estudo da teologia do Novo Testamento.    

CONTINUA...

OUTROS ARTIGOS ACERCA DA TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO

TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 001

TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 002

TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 003

TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 004

TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 005

TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 6

TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 007
TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 008

TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 009

TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 010

TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 011

TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 012


Que Deus abençoe a todos

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link: 


Desde já agradecemos a todos.



[1] Wrede, William. Ueber Aufgabe und Methode der sogenannten Neutestamentlichen Theologie, Göttingen 1897. Esse artigo foi publicado em língua inglesa como "The Task and Methods of New Testament Theology", in Studies in Biblical Theology, 1973.

Nenhum comentário:

Postar um comentário