quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

CIENTISTAS ENCONTRAM OS MAIORES BURACOS NEGROS JÁ OBSERVADOS




Concepção artística ilustra um quasar: regiões astronômicas distantes que envolvem os buracos negros supermassivos de galáxias a milhões de anos-luz(Divulgação/Nasa/Esa/VEJA)

O artigo abaixo foi publicado no site da Revista VEJA.

Duas galáxias, distantes milhões de anos-luz da Terra, possuem buracos negros com massas 10 bilhões de vezes maiores que a do Sol

Astrônomos descobriram os maiores buracos negros já observados. Utilizando o telescópio espacial Hubble e outros telescópios de superfície, os cientistas da Universidade de Berkeley (Estados Unidos) observaram que duas galáxias - NGC 3842, a 320 milhões de anos-luz da Terra, e NGC 4889, a 335 milhões de anos-luz - possuem buracos negros supermassivos com 10 bilhões de vezes a massa do Sol. O estudo foi publicado no periódico britânico Nature.

De acordo com os pesquisadores, observações feitas nas últimas décadas sugerem que todas as galáxias possuem buracos negros em seu centro. Apesar de as previsões matemáticas indicarem a existência desses corpos com 10 bilhões de vezes a massa do Sol, nenhum havia sido encontrado até agora. O posto de mais massivo pertencia ao buraco negro que fica no centro da galáxia Messier 87, a sessenta milhões de anos-luz da Terra e com 6,3 bilhões de vezes a massa do Sol.

NOSSO COMENTÁRIO

Enquanto isso, o cientista britânico Stephen Hawking, que foi reconhecido no passado como grande descobridor dos buracos negros, agora firma que os mesmos não existem e que toda a teoria relativa ao mesmo precisa ser revista. Portanto, antes de aceitar a palavra de um cientista com algo definitivo é melhor sempre esperar, porque, como acontece com esse caso, o cientista pode estar errado.

Glossário

QUASAR

Os quasares (do inglês quasi-stellar radio source ou fonte de rádio quase estelar) são os maiores emissores de energia do universo. São antigas regiões astronômicas compactas e distantes que envolvem o buraco-negro supermassivo de uma galáxia. As observações indicam que os quasares se formaram nos primeiros três bilhões de anos do universo e foram desaparecendo no último bilhão de anos. Os quasares mais luminosos irradiam luminosidade a uma taxa que pode exceder a média das galáxias convencionais, equivalente a um trilhão de sois.

Buracos negros que excedem a massa do Sol em 10 bilhões de vezes são observados como quasares formados durante os 3 primeiros bilhões de anos do universo. Os quasares são corpos celestes que emitem grande quantidade de energia e luminosidade utilizando buracos-negros como combustível. Contudo, de acordo com o estudo, durante o último bilhão de anos, a média de buracos negros provendo energia para quasares diminuiu.

Os dois buracos negros descobertos têm significativamente mais massa do que o previsto pelos atuais modelos matemáticos. Eles foram descobertos nas galáxias de maior massa e brilho de seus agrupamentos. "Embora os modelos permaneçam úteis para estudar buracos negros em galáxias menos massivas, nossos cálculos sugerem que diferentes processos evolutivos influenciam o crescimento das maiores galáxias e seus respectivos buracos-negros", afirma o estudo.

A reportagem original poderá ser vista por meio desse link aqui:


Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário