quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

PECADOS QUE PODEM NOS DESTRUIR POR COMPLETO – PARTE 007 — A IMPACIÊNCIA — PARTE 003

Essa é uma série na qual pretendemos, dentro do possível, discutir alguns dos mais insidiosos pecados que ameaçam nossas almas. Trata-se de ações ou reações que caracterizam um coração perverso diante de Deus, algo com o que muitos personagens bíblicos tiveram que lutar, mas que pela graça de Deus conseguiram vencer. Nós também, como seres humanos iguais a eles estamos sujeitos a enfrentar esses mesmos pecados e temos que entender como essas situações funcionam, para poder lançar mão da graça de Deus e vencer as mesmas. A SÉTIMA questão que devemos analisar é: 

7. A IMPACIÊNCIA — PARTE 003 

A segunda cláusula — sobem com asas como águias — também é bastante apropriada. A expressão indica que tal força é semelhante à força de uma águia. As águias são animais únicos na natureza. O porte das mesmas pode variar de 2,5 até 12 quilos e sua envergadura — de uma ponta até a outra ponta de suas asas abertas pode alcançar uma distância que vai de 1,5 até 2,5 metros. As águias são as aves que voam nas maiores altitudes e podem atingir velocidades de até 100 quilômetros por hora em voo e até 240 quilômetros em “mergulho”, em direção à terra. São capazes de transportar até 30 quilos em voo. São animais admirados em todo o mundo e por todas as culturas.

Sem nenhum esforço aparente a água levanta voo e sobe as maiores alturas. Do mesmo modo, Deus promete que seu povo ira se levantar das maiores profundezas das suas tristezas e dificuldades. Eles não tropeçarão, nem cairão por terra. Pelo contrário, com a mesma facilidade de uma águia eles levantarão um alto voo.

Existem ainda duas figuras, usadas pelo profeta Isaías, que completam a descrição do que está sendo falado. Aqueles que esperam pelo Senhor não irão apenas voar, mas também correrão e andarão. Desse modo, o todo das suas vidas será marcado por um constante prevalecer e eles se mudarão de força em força. Note que pela terceira vez, nesses pouco versículos — Isaías 40:28—31 — o profeta menciona dois mesmos verbos: cansar e fatigar. No verso 28 o profeta aplicou esses termos a Deus no sentido de que o Senhor nem se cansa e nem se fatiga, ou seja, Ele é sempre capaz de resolver todos os nossos problemas e dificuldades. Já no verso 30, o profeta aplica esses termos aos jovens, porque temos essa ideia que os jovens não se cansam e nem se fatigam, mas isso não é verdade. Eles não apenas se cansam e se fatigam como, de exaustos, acabam desabando. Por fim, o profeta aplica esses verbos àqueles que esperam no SENHOR. Das duas figuras que mencionamos acima, parece que uma é emprestada das corridas e a outra do andar diário de uma pessoa. As figuras são duas, mas o ensinamento é um só: o ato de correr não produz nem cansaço nem estafa e o caminhar pode se estender por longos períodos sem que seus efeitos sejam sequer percebidos. Portanto, se você está impaciente com alguma coisa, procure olhar para o SENHOR e esperar por ele.

Mas ainda temos mais algumas passagens que podemos usar para nosso benefício nessa nossa luta diária contra a impaciência. Em Números 9:15—23, nós encontramos uma narrativa que nos fala da forma especial como Deus guiou o povo de Israel em sua travessia pelo deserto, e dessa narrativa nós podemos aprender muitas coisas acerca de como superar a impaciência e esperar a boa vontade de Deus em nossas vidas. Bem vamos a passagem de Números —

Números 9:15—23

15 No dia em que foi erigido o tabernáculo, a nuvem o cobriu, a saber, a tenda do Testemunho; e, à tarde, estava sobre o tabernáculo uma aparência de fogo até à manhã.

16 Assim era de contínuo: a nuvem o cobria, e, de noite, havia aparência de fogo.

17 Quando a nuvem se erguia de sobre a tenda, os filhos de Israel se punham em marcha; e, no lugar onde a nuvem parava, aí os filhos de Israel se acampavam.

18 Segundo o mandado do SENHOR, os filhos de Israel partiam e, segundo o mandado do SENHOR, se acampavam; por todo o tempo em que a nuvem pairava sobre o tabernáculo, permaneciam acampados.

19 Quando a nuvem se detinha muitos dias sobre o tabernáculo, então, os filhos de Israel cumpriam a ordem do SENHOR e não partiam.

20 Às vezes, a nuvem ficava poucos dias sobre o tabernáculo; então, segundo o mandado do SENHOR, permaneciam e, segundo a ordem do SENHOR, partiam.

21 Às vezes, a nuvem ficava desde a tarde até à manhã; quando, pela manhã, a nuvem se erguia, punham-se em marcha; quer de dia, quer de noite, erguendo-se a nuvem, partiam.

22 Se a nuvem se detinha sobre o tabernáculo por dois dias, ou um mês, ou por mais tempo, enquanto pairava sobre ele, os filhos de Israel permaneciam acampados e não se punham em marcha; mas, erguendo-se ela, partiam.

23 Segundo o mandado do SENHOR, se acampavam e, segundo o mandado do SENHOR, se punham em marcha; cumpriam o seu dever para com o SENHOR, segundo a ordem do SENHOR por intermédio de Moisés.

A nuvem mencionada na passagem acima, representava a manifestação da gloriosa presença de Deus, algo que, por si mesmo, já serve para preencher todos os nossos vazios, até mesmo os maiores. Mas ainda temos outra passagem para a qual gostaríamos de chamar a atenção de todos:

Êxodo 33:7—11

7 Ora, Moisés costumava tomar a tenda e armá-la para si, fora, bem longe do arraial; e lhe chamava a tenda da congregação. Todo aquele que buscava ao SENHOR saía à tenda da congregação, que estava fora do arraial.

8 Quando Moisés saía para a tenda, fora, todo o povo se erguia, cada um em pé à porta da sua tenda, e olhavam pelas costas, até entrar ele na tenda.

9 Uma vez dentro Moisés da tenda, descia a coluna de nuvem e punha-se à porta da tenda; e o SENHOR falava com Moisés.

10 Todo o povo via a coluna de nuvem que se detinha à porta da tenda; todo o povo se levantava, e cada um, à porta da sua tenda, adorava ao SENHOR.

11 Falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo; então, voltava Moisés para o arraial, porém o moço Josué, seu servidor, filho de Num, não se apartava da tenda.
  
Note a afirmação do verso 7 acima. O que o mesmo está afirmando é que há momentos em nossas vidas, quando manifestamos uma teimosia intolerável a Deus, que o faz decidir que habitar em nosso meio não lhe é mais algo agradável. Essa era a condição que o povo de Israel estava enfrentando agora. O acampamento do povo de Israel foi rejeitado pelo próprio Deus como lugar da presença divina. Mas em sua graça, Deus ainda estabeleceu um novo local onde o povo podia vir procurá-lo — verso 7.
Aqui estamos diante de um princípio espiritual que vale para todo povo de Deus em qualquer época que seja: o local que o próprio Cristo ocupa agora encontra-se fora do arraial e é para lá que nós somos convidados a nos deslocar —

Hebreus 13:13 —

Saiamos, pois, a ele, fora do arraial, levando o seu vitupério. 

Precisamos de uma disposição enorme de sujeição à Palavra de Deus para entendermos exatamente, qual é o significado dessa expressão hebraica מַּחֲנֶה machaneh — traduzida por arraial, e uma força maior ainda para sairmos do mesmo. Além disso, precisamos de uma poderosa combinação de santidade e graça para agir a favor daqueles que se encontram dentro do arraial. O arraial é qualquer sistema religioso, pode ser até mesmo o sistema da nossa própria igreja, onde as pessoas estão aprisionadas a rotinas e regras, pensando que estão agradando a Deus, mas enquanto isso, o próprio Deus está fora de tal lugar e somente os verdadeiros crentes conseguem se encontrar com Ele para adorá-lo em Espírito e em Verdade.

Agora note que o que acabamos de dizer é exatamente o que Moisés fazia. Ele se compadecia do povo que estava dentro do arraial e, por isso, ele ia lá dentro ajudá-los. Moisés, apesar da idade, demonstra uma energia espiritual bem maior que o jovem Josué, que preferia ficar na presença de Deus. Isso não era mal em si mesmo, mas não ajudava a resolver o problema de todos os outros que estavam dentro do arraial.

Mais adiante, nesse mesmo texto nós lemos acerca da importância que o próprio Moisés dava à presença do Senhor acompanhando Seu povo, quando diz:

Êxodo 33:14—15

14 Respondeu-lhe: A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso.

15 Então, lhe disse Moisés: Se a tua presença não vai comigo, não nos faças subir deste lugar.

Deus não poderia manter-se para sempre longe do seu povo. Isso significaria a destruição completa do mesmo. O salmista expressa o mesmo sentimento de Moisés ao dizer:

Salmo 26:8

Eu amo, SENHOR, a habitação de tua casa e o lugar onde tua glória assiste.


OUTROS ARTIGOS DE PECADOS QUE PODEM DESTRUIR NOSSAS ALMAS
Estudo 001 — A FALSA CULPA

Estudo 002 — A ANSIEDADE

Estudo 003 — O REMORSO

Estudo 004 — A AMBIÇÃO

Estudo 005 — A AMARGURA

Estudo 006 — A INVEJA E O CIÚME

Estudo 007 — A IMPACIÊNCIA — PARTE 001

Estudo 007 — A IMPACIÊNCIA — PARTE 002

Estudo 007 — A IMPACIÊNCIA — PARTE 003

Estudo 007 — A IMPACIÊNCIA — PARTE 004 – FINAL

Estudo 008 — APATIA E DESÂNIMO — PARTE 001

Estudo 008 — APATIA E DESÂNIMO — PARTE 002

Estudo 008 — APATIA E DESÂNIMO — PARTE 003

Estudo 008 — APATIA E DESÂNIMO — PARTE 004

Estudo 009 — A AUTOADULAÇÃO — PARTE 001

Estudo 009 — A AUTOADULAÇÃO — PARTE 002

Estudo 010 — DESEJOS INDULGENTES OU PECAMINOSOS
Que Deus nos abençoe a todos.       

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:
http://www.facebook.com/pages/O-Grande-Diálogo/193483684110775
Desde já agradecemos a todos.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário