quarta-feira, 11 de maio de 2016

JESUS E AS MULHERES SERMÃO 010 – JESUS E A MULHER SAMARITANA — PARTE 7 - João 4:26



Jesus e as mulheres é um tema importante dentro do contexto do Novo Testamento. As denominações históricas aos poucos vão se libertando de seus próprios preconceitos, ao passo que nas denominações evangélicas, em muitos casos, os homens abriram mão completamente de suas responsabilidades a favor das mulheres, o que tem proporcionado uma verdadeira inundação de bobagens sem fim. Nossa série de estudos procura entender o papel da mulher como visto e como foram tratadas pelo Senhor Jesus. Para isso convidamos todos os leitores a fazerem uma análise desapaixonada do material da mesma.

Introdução

A. Na última mensagem nós vimos como Jesus, desmantelou, por completo, a necessidade de qualquer religião, por mais dignificada que a mesma possa ser. Caso tenha interesse poderá visualizar a mesma por meio do link abaixo: 

B. Jesus disse à mulher samaritana que Deus, que é um ser ativo, está procurando adoradores que o adorem em “ESPÍRITO E EM VERDADE”. 
C. E essa adoração, em Espírito e em Verdade, pode ser realizada em qualquer lugar. Jesus aboliu, definitivamente, a necessidade de lugares sagrados, pois todos os lugares podem ser sagrados, desde que Deus esteja ali, e Deus está em todos os lugares. 
D. Vimos também que a mulher samaritana, como num suspiro disse: 
João 4:25 
Eu sei, respondeu a mulher, que há de vir o Messias, chamado Cristo; quando ele vier, nos anunciará todas as coisas. 
E. Mas ela estava para ser privilegiada com a maior de todas as surpresas, das muitas com que já havia sido brindada, por esse grande diálogo com Cristo. 
F. E essa grande surpresa é a maravilhosa revelação que Jesus faz para essa mulher — mulher, samaritana, pecadora — de que Ele mesmo, aquele homem, aquele profeta era, o Messias esperado. 
A SURPRESA DO PRIMEIRO “EU SOU”

I. A Origem do “EU SOU” 
A. A expressão grega Ἐγώ εἰμι — ‘Egó eime — é exatamente a mesma que o Deus ETERNO usou para se revelar a Moisés quando disse: 
Êxodo 3:14 
Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros.   
B. Ao usar essa expressão, o Deus que se revelou a Moisés queria apenas dizer que: independente do tempo — passado, presente ou futuro — ele é ETERNO e está sempre presente e nunca muda. 
C. Portanto, Jesus ao usar essa expressão com a mulher samaritana estava afirmando que Ele, Jesus, é também, ao mesmo tempo, o DEUS ETERNO. 
D. Como o DEUS ETERNO, Jesus se revelou de várias maneiras, de forma específica, no Evangelho de João.

II. Jesus o “EU SOU”.

A. EU SOU O PÃO DA VIDA.   
João 6:35 
Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede. 
1. Nesse verso Jesus promete saciar, definitivamente, nossos anseios mais profundos. De forma concreta Jesus diz que todo aquele que nele crê: jamais terá fome; e jamais terá sede. 
2. A fé em Cristo é algo concreto, mas a fome e a sede são metafóricas, para poder incluir toda e qualquer coisa que realmente necessitamos para nos realizar como pessoas. Em Cristo temos tudo o que precisamos. 
3. A concretização dessa realidade será plenamente alcançada na eternidade, pois lemos em 
Apocalipse 7:14—17 
Respondi-lhe: meu Senhor, tu o sabes. Ele, então, me disse: São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro, razão por que se acham diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu santuário; e aquele que se assenta no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo. Jamais terão fome, nunca mais terão sede, não cairá sobre eles o sol, nem ardor algum, pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima.

B. EU SOU A LUZ DO MUNDO.  
João 8:12 
De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida. 
1. Os Judeus desde cedo aprenderam a cantar o 
Salmo 27:1 
O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? 
2. Jesus é a verdadeira luz. Por isso, Ele pode afirmar: quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.

C. EU SOU A PORTA. 
João 10:9 
Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem. 
1. Jesus é a porta. A única porta para a salvação. Quem entra por Jesus encontra plena segurança. Quem sai por Jesus encontra plena pastagem ou satisfação integral. 
2. Existe somente uma fonte de conhecimento de Deus, somente uma fonte de nutrição espiritual, somente uma base para a segurança espiritual — somente JESUS. 

D. EU SOU O BOM PASTOR. 
João 10:11, 14 
11 Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. 
14 Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim. 
1. Quando pregamos no Salmo 23, nós tivemos a oportunidade de ver que o trabalho do pastor é viril, cansativo e, por vezes, até mesmo perigoso. 
2. Jesus chama a si mesmo de o bom pastor, talvez para marcar um claro contraste com os falsos pastores representados pelo homem descrito em 
Zacarias 11:17 
Ai do pastor inútil, que abandona o rebanho! A espada lhe cairá sobre o braço e sobre o olho direito; o braço, completamente, se lhe secará, e o olho direito, de todo, se escurecerá. 
1. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. Ou seja, ele está pronto para sacrificar a própria vida se isso for necessário ou lhe for requerido. E foi isso mesmo que Cristo fez a nosso favor. Conforme afirmado um pouco mais adiante em 
João 10:17—18 
Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir. Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai. 
B. Esse pastor conhece bem Suas ovelhas e elas também O conhecem.

E. EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA. 
João 11:25 
Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá. 
1. Essa é uma realidade que poucos, mas muito poucos mesmo entendem: a ressurreição de Jesus foi algo tão poderoso e inusitado que através de sua ressurreição Jesus recebeu autorização e poder do Pai, suficiente para ressuscitar todos os mortos de todas as épocas conforme Paulo afirma em — 
1 Coríntios 15:22 
Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo. 
2. Note que todos serão apenas vivificados — trazidos de volta à vida — em Cristo e não que “todos serão salvos”. 
3. A afirmação de Jesus feita para Marta tem a intenção de desviar a atenção dela de algo etéreo para uma pessoa que pode, de fato, garantir o que está sendo prometido.

F. EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA. 
João 14:6 
Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. 
1. Jesus é o único caminho para Deus, porque Ele é a Verdade de Deus. Jesus é também a Vida encarnada do próprio Deus. 
2. Jesus é a verdade de Deus, porque ele encarna a Palavra Revelada de Deus — Jesus é o VERBO de Deus. 
João 1:14 
E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.

G. EU SOU A VIDEIRA VERDADEIRA. 
João 15:5 
Eu sou a videira, vós, os ramos. 
1. Jesus deseja nos ensinar que precisamos manter um vínculo permanente com ele se desejamos ser frutíferos nessa vida. Se desejarmos encontrar, verdadeira satisfação, e se queremos experimentar a mais profunda paz e alegria. 
2. Só podemos amar uns aos outros como devemos se permanecermos em Jesus. 
3. Só podemos proclamar o evangelho aos perdidos se permanecermos em Jesus. 
 
Conclusão:

1. Agora que Jesus veio, que ele é o Messias e todas as outras coisas que Ele afirmou ser, torna-se totalmente inadequado alguém afirmar que conhece a Deus com base em qualquer revelação antecedente de épocas passadas, enquanto se rejeita a Cristo. E isso tem acontecido com uma frequência bem maior do que podemos imaginar.

2. As Escrituras do Antigo Testamento foram escritas com um único propósito: revelar a pessoa de Jesus Cristo, conforme podemos ler em —

João 5:39—40

Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida.


3. As religiões conduzem os homens para o juízo de Deus. Jesus é o único que pode conduzir os homens para a salvação. Ninguém, Jesus insiste, vem ao Pai senão por meu intermédio! 

4. Que nossas almas aprendam a ouvir em alto e bom som a afirmação do salmista que diz em — 
Salmos 35:3

Dize à minha alma: Eu sou a tua salvação.

Oh! Jesus. Vem ser a nossa salvação. Nós precisamos de Ti.   

5. O resumo da mensagem de hoje é esse: Aquele com que temos lidado — o Senhor Jesus Cristo — não é outro senão o próprio DEUS ETERNO! 

6. Quando entendemos essa realidade, então nossas almas podem descansar completamente em paz.   

Que Deus abençoe a todos.


OUTRAS MENSAGENS ACERCA DE JESUS E AS MULHERES

001 — INTRODUÇÃO AO TEMA

002 — JESUS E SUAS DISCÍPULAS

003 — JESUS PREGAVA TANTO PARA HOMENS COMO PARA MULHERES

004 — JESUS E MULHER SAMARITANA — PARTE 001

005 — JESUS E MULHER SAMARITANA — PARTE 002

006 — JESUS E MULHER SAMARITANA — PARTE 003

007 — JESUS E MULHER SAMARITANA — PARTE 004

008 — JESUS E MULHER SAMARITANA — PARTE 005

009 — JESUS E MULHER SAMARITANA — PARTE 6 — JESUS E O FIM DAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS

010 — JESUS E MULHER SAMARITANA — PARTE 7 — O PRIMEIRO EU SOU
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/05/jesus-e-as-mulheres-sermao-010-jesus-e.html

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário