quinta-feira, 28 de julho de 2016

NOSSA RIQUEZA EM CRISTO — ESTUDO 038C — EFÉSIOS 3:8—12 — AS INSONDÁVEIS RIQUEZAS DE CRISTO — PARTE 003 — O QUE É A IGREJA VERDADEIRA DE CRISTO — POVO SANTO DE DEUS


 
Esse artigo é parte da série "Em Cristo" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa série, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para o estudo posterior


38 – Efésios 3:8—12 - A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo e manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos, oculto em Deus, que criou todas as coisas, para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais, segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor, pelo qual temos ousadia e acesso com confiança, mediante a fé nele.

CONTINUAÇÃO...

O que é a Igreja VERDADEIRA DE CRISTO?

1. Entendendo Melhor o Que é a Igreja


A Igreja é o povo que Deus tem colocado, através da Sua ação salvadora, ao Seu lado, na qual ele pretende exemplificar Sua graça e redenção. Desse modo a igreja é a continuação e o cumprimento do povo histórico de Deus, que Ele mesmo escolheu em Abraão dentre todos os povos, com o qual Deus mesmo estabeleceu uma aliança com promessas —

Gênesis 15:17—18

17 E sucedeu que, posto o sol, houve densas trevas; e eis um fogareiro fumegante e uma tocha de fogo que passou entre aqueles pedaços.

18 Naquele mesmo dia, fez o SENHOR aliança com Abrão, dizendo: À tua descendência dei esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates.

A Igreja é o povo de Deus no sentido histórico da redenção.

A Igreja cristã recebe no Novo Testamento, o mesmo título dado aos filhos de Israel no Antigo Testamento: יהוה קְהַל qehal YHVH = Povo do ETERNO. Em grego é λαὸς θεοῦ laòs theoû Povo de Deus. Como povo de Deus, a Igreja, mantendo o paralelismo com o povo de Israel é composta de:

ἁγίοις agíois — santos. A expressão “santos” é comum nas saudações e conclusões das epístolas paulinas — ver Romanos 1:7; 1 Coríntios 1:2; 2 Coríntios 1:1; Efésios 1:1; Filipenses 1:1; Colossenses 1:1; Romanos 16:15; 2 Coríntios 13:12; Filipenses 4:21-22. Devido o fato da expressão ἁγίοις agíois — santos ocorrer muitas vezes juntamente com a expressão ἐκκλησίαekklissía — igreja, indica que esses termos são sinônimos! Essa ideia de associar o povo de Deus com santidade também flui, historicamente, do Antigo Testamento —

Êxodo 19:6

Vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel.

Levítico 11:44—45

44 Eu sou o SENHOR, vosso Deus; portanto, vós vos consagrareis e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis por nenhum enxame de criaturas que se arrastam sobre a terra.

45 Eu sou o SENHOR, que vos faço subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus; portanto, vós sereis santos, porque eu sou santo.

Números 16:3

E se ajuntaram contra Moisés e contra Arão e lhes disseram: Basta! Pois que toda a congregação é santa, cada um deles é santo, e o SENHOR está no meio deles; por que, pois, vos exaltais sobre a congregação do SENHOR?

Deuteronômio 33:3

Na verdade, amas os povos; todos os teus santos estão na tua mão; eles se colocam a teus pés e aprendem das tuas palavras.

Salmos 16:3

Quanto aos santos que há na terra, são eles os notáveis nos quais tenho todo o meu prazer.

Salmos 34:9

Temei o SENHOR, vós os seus santos, pois nada falta aos que o temem.

Salmos 89:7

Deus é sobremodo tremendo na assembleia dos santos e temível sobre todos os que o rodeiam.
A Igreja é a comunhão dos santos de Deus.

ἐκλεκτόι eklektói — eleitos. Paulo fala várias vezes acerca dos “eleitos” de Deus na Epístola aos Romanos, como uma variação da expressão “nós” —

Romanos 8:33,  conforme versos 31—32

31 Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

32 Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?

33 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.

— e como sinônimo de “santos” em

Romanos 8:27

E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.

De forma similar, Paulo faz o mesmo paralelo em

2 Timóteo 2:10

Por esta razão, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles obtenham a salvação que está em Cristo Jesus, com eterna glória.

Paulo também chama a igreja de “eleitos de Deus, santos e amados” —

Colossenses 3:12

Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.

O mesmo uso pode ser encontrado no restante do Novo Testamento — ver Mateus 24:22, 24, 31 e passagens paralelas em Marcos 13; Lucas 18:7; 1 Pedro 1:1; 2:9; 5:13 e 2 João 1, 13 — e, como tudo que já vimos até agora, faz referência à designação do povo de Deus no Antigo Testamento — ver Deuteronômio 7:6—7; 14:2; 1 Reis 3:8; 1 Crônicas 16:13; Salmos 105:6.

ἀγαπητοῖς agapetoîs — amados. A expressão “amados” é utilizada por Paulo como sinônimo de “eleitos” quando se refere à igreja —

Romanos 1:7

A todos os amados de Deus, que estais em Roma, chamados para serdes santos, graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

1 Tessalonicenses 1:4

Reconhecendo, irmãos, amados de Deus, a vossa eleição.

2 Tessalonicenses 2:13

Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade.

Esse atributo também diz respeito ao relacionamento que existia entre Deus e Israel, qualificado como um relacionamento de amor, especialmente, como manifestado no texto do profeta Oséias.

κλητοὶ kletoì — chamados. A Igreja é chamada de “os eleitos” também — ver Romanos 1:6—7; 8:28; 1 Coríntios 1:2, 24. Essas mesmas passagens mostram uma combinação com a expressão ἁγίοις agíois — santos! A igreja é também caracterizada como κλητοὶ kletoì — chamada e ἐκλεκτόι eklektói — eleita — ver Romanos 8:28; 9:11—12; 2 Tessalonicenses  2:13—14. A expressão  κλητοὶ kletoì — chamados também faz um paralelo com a chamada do povo de Israel por Deus —
Isaías 41:9

Tu, a quem tomei das extremidades da terra, e chamei dos seus cantos mais remotos, e a quem disse: Tu és o meu servo, eu te escolhi e não te rejeitei.

Note a relação com a ideia da eleição em —

Isaías 42:6

Eu, o SENHOR, te chamei em justiça, tomar-te-ei pela mão, e te guardarei, e te farei mediador da aliança com o povo e luz para os gentios.

Isaías 43:1

Mas agora, assim diz o SENHOR, que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.

Isaías 45:3

Dar-te-ei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.

Isaías 48:12

Dá-me ouvidos, ó Jacó, e tu, ó Israel, a quem chamei; eu sou o mesmo, sou o primeiro e também o último.

Isaías 51:2

Olhai para Abraão, vosso pai, e para Sara, que vos deu à luz; porque era ele único, quando eu o chamei, o abençoei e o multipliquei.

Da mesma forma, Êxodo 12:16 e Levítico 23 caracterizam a assembleia,  ou todos os que são chamados pelo Senhor, de santa.

Assim temos que Deus tem escolhido e chamado um povo para Si mesmo dentre todos os povos da terra, da mesma forma como Abraão foi chamado de Ur dos Caldeus. Esse chamado tem sido mediante a graça de Deus. Este povo é amado por Deus, seus membros são santos e estão ao lado de Deus. Existe uma continuidade na história da redenção. Fazem parte do povo santo de Deus não somente o remanescente fiel de Israel, mas também todos aqueles entre os gentios, que Deus tem escolhido e chamado para Si mesmo. A esses também Deus considera Seus amados —

Romanos 8:31—39

31 Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

32 Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?

33 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.

34 Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.

35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?

36 Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro.

37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

38 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes,

39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Romanos 9:25

Assim como também diz em Oséias: Chamarei povo meu ao que não era meu povo; e amada, à que não era amada.

CONTINUA...

OUTROS ESTUDOS DA SÉRIE “EM CRISTO”:
O estudo introdutório dessa série, número 000, pode ser encontrado aqui:
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2012/06/nossa-riqueza-em-cristo-introducao.html
O estudo número 001 dessa série — Justificação Gratuita — pode ser encontrado aqui:
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2012/07/romanos-324-nossa-riqueza-em-cristo-001.html
O estudo 002 dessa série — Nossa Identidade com Cristo — poderá ser encontrado aqui:
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2012/08/romanos-63-nossa-riqueza-em-cristo-002.html
O estudo 003 dessa séria — Mortos para o Pecado, Mas Vivos para Deus — poderá ser encontrado aqui:
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2012/09/romanos-611-nossa-riqueza-em-cristo-004.html
O estudo 004 dessa série — O Salário do Pecado X o Dom Gratuito de Deus — poderá ser encontrado aqui:
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2012/10/romanos-623-nossa-riqueza-em-cristo-005.html
O estudo 005 dessa série — Nenhuma Condenação em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2012/11/romanos-812-nossa-riqueza-em-cristo-005.html
O estudo 006 dessa série — Nada Pode nos Separar do Amor de Deus — poderá ser encontrado aqui:
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2012/12/romanos-83839-nossa-riqueza-em-cristo.html
O estudo 007 — Somos Membros uns dos Outros em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/01/romanos-125-nossa-riqueza-em-cristo.html
O estudo 008 — Santificados em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/02/1-corintios-12-nossa-riqueza-em-cristo.html
O estudo 009 — A Graça de Deus em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/03/1-corintios-14-nossa-riqueza-em-cristo.html
O estudo 010 — Somos de Deus em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/04/1-corintios-130-nossa-riqueza-em-cristo.html
O estudo 011 — Somos Espirituais em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/05/1-corintios-31-nossa-riqueza-em-cristo.html
O estudo 012 — Somos Loucos, Fracos e Desprezíveis Porque Estamos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/06/1-corintios-410-nossa-riqueza-em-cristo.html
O estudo 013 — Somos Gerados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/07/1-corintios-415-nossa-riqueza-em-cristo.html
O estudo 014 — Nossa Esperança em Cristo Não se Limita a Essa Vida Apenas — poderá ser encontrado aqui:
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/08/1-corintios-1519-nossa-riqueza-em.html
O estudo 015 — Todos Serão Vivificados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/09/1-corintios-1522-nossa-riqueza-em.html
O estudo 016 — Todos São Amados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/10/1-corintios-1624-nossa-riqueza-em.html
O estudo 17 — Somos Todos Ungidos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/11/2-corintios-12122-nossa-riqueza-em.html
O estudo 18 — Não Mercadejamos a Palavra de Deus — poderá ser encontrado aqui:
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/12/2-corintios-217-nossa-riqueza-em-cristo.html
O estudo 19 — O Véu é Removido em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/01/2-corintios-214-nossa-riqueza-em-cristo.html
O estudo 20 — Somos Novas Criaturas em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/02/2-corintios-517-nossa-riqueza-em-cristo_9.html
O estudo 21 — Deus Estava em Cristo Reconciliando Consigo o Mundo — poderá ser encontrado aqui:
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/03/2-corintios-519-nossa-riqueza-em-cristo_7.html
Os estudos 22 e 23 — Sendo Conhecido em Cristo — poderão ser encontrados aqui:
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/04/galatas-122-nossa-riqueza-em-cristo-023.html
O estudo 24 — Nossa Liberdade em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/05/galatas-24-nossa-riqueza-em-cristo-024.html
O estudo 25 — Justificação Pela fé em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/06/galatas-216-nossa-riqueza-em-cristo-025.html
O estudo 26 — Filhos de Deus em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/07/galatas-326-nossa-riqueza-em-cristo.html
O estudo 27 — Revestidos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/08/galatas-327-nossa-riqueza-em-cristo-027.html
O estudo 28A — Nossa Unidade em Cristo — PARTE 001 poderá ser encontrado aqui:
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/09/galatas-328-nossa-riqueza-em-cristo-028.html
O estudo 28B — Nossa Unidade em Cristo — PARTE 002 poderá ser encontrado aqui:
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/09/galatas-328-nossa-riqueza-em-cristo.html
O estudo 029 — Somente a Fé Que Atua Pelo Amor Tem Valor em Cristo
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/10/galatas-56-nossa-riqueza-em-cristo-029.html
O estudo 030A — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 001
 http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/11/efesios-13-nossa-riqueza-em-cristo-030.html
O estudo 030B — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 002
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/12/efesios-13-nossa-riqueza-em-cristo-031.html
O estudo 030C — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 003 — E a Chamada Visão de Hermes
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/01/efesios-13-nossa-riqueza-em-cristo-032.html
O estudo 030D — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 004 — O Ensinamento Bíblico Acerca do Céu
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/02/efesios-13-nossa-riqueza-em-cristo-030d.html
O estudo 031 — Desvendando-nos o Mistério da Sua Vontade Em Cristo
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/03/efesios-13-nossa-riqueza-em-cristo-031.html
O estudo 032 — Para o Louvor da Glória de Deus em Cristo
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/05/efesios-112-nossa-riqueza-em-cristo-032.html
O estudo 033 — Ressuscitados em Cristo e Assentados nos Lugares Celestiais
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/11/efesios-26-nossa-riqueza-em-cristo-033.html
O estudo 034 — Mostra a Suprema Riqueza da Sua Graça em Bondade para conosco em Cristo.
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/12/nossa-riqueza-em-cristo-034-para.html
O estudo 035 — Mostra como somos salvos em Cristo para a prática de boas obras manifestadas por meio de uma vida de santidade.
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/02/nossa-riqueza-em-cristo-estudo-035.html
O Estudo 036 — Nos Fala de Como Somos Aproximados de Deus Porque Estamos em Cristo.
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/04/nossa-riqueza-em-cristo-estudo-036.html
O Estudo 037 — Nos Fala de Como Somos Co-herdeiros, Co-participantes e Membros dum mesmo Corpo
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/06/em-cristo-efesios-36-nossa-riqueza-em.html
O Estudo 038A — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 001 — Cristo o Mistério Revelado de Deus
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/07/em-cristo-efesios-3812-estudo-038a-as.html
O Estudo 038B — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 002 — A Igreja Edificada Sobre Cristo
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/07/nossa-riqueza-em-cristo-estudo-038b.html
O Estudo 038C — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 003 — O Que é a Verdadeira Igreja de Cristo
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/07/nossa-riqueza-em-cristo-estudo-038c.html
O Estudo 038D — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 004 — O Que é a Verdadeira Igreja de Cristo — O Corpo de Cristo
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/07/nossa-riqueza-em-cristo-estudo-038d.html
O Estudo 038E — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 005 — O Que é a Verdadeira Igreja de Cristo — A Plenitude de Cristo
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/07/nossa-riqueza-em-cristo-estudo-038e.html
O Estudo 038F — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 006 — O Que é a Verdadeira Igreja de Cristo — Os Eleitos Por Deus em Cristo
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/08/nossa-riqueza-em-cristo-estudo-038f.html
O Estudo 039 — Nos Fala De Como Devemos Glorificar a Deus Porque Estamos em Cristo — Jesus e a Glória de Deus
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/10/nossa-riqueza-em-cristo-estudo-039.html
O Estudo 040 — Nos Fala De Como Deus Nos Perdoou em Cristo
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/01/nossa-riqueza-em-cristo-040-deus-nos.html

O Estudo 041 — Nos Fala de Sermos Ousados em Cristo Para Falar
O Estudo 042/043 — Nos fala de nos gloriarmos ou alegrarmos em Cristo
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/03/nossa-riqueza-em-cristo-042043.html



O Estudo 044 — Nos fala de: exortação, Consolação de Amor, Comunhão, Afetos e Misericórdias em Cristo
Que Deus abençoe a todos. 
Alexandros Meimaridis 
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link: 
Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário