domingo, 29 de janeiro de 2017

A RESSURREIÇÃO DE CRISTO NA TEOLOGIA DE PAULO — PARTE 014 — A RESSURREIÇÃO PASSADA DO CRENTE — PARTE 002


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ESSA É UMA SÉRIE DE ESTUDOS QUE VISA ABORDAR DA MANEIRA COMO CONSIDERAMOS APROPRIADA A IMPORTANTE QUESTÃO RELATIVA À RESSURREIÇÃO DE CRISTO. TOMANDO COMO BASE AS OBRAS DE GEERHARDUS VOS E HERMAN RIDDERBOS. NOSSA INTENÇÃO É MOSTRAR A CENTRALIDADE DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO NA TEOLOGIA PAULINA.

A RESSURREIÇÃO DE CRISTO E A RESSURREIÇÃO PASSADA DO CRENTE

Os versículos que vimos na parte anterior enfatizavam a conexão orgânica entre a ressurreição de Jesus e a ressurreição futura, corporal, dos crentes. Mas concluir que o significado salvífico se resume à ressurreição futura dos crentes, é apreciar apenas parte da verdade ensinada pelo Novo Testamento. Para resolver isso, é necessário apreciarmos as referências, nas quais o apóstolo Paulo menciona o fato que os crentes já foram ressuscitados com Cristo. Essa verdade é apresentada de forma mais incisiva nas seguintes passagens:

Colossenses 2:12—13; 3:1.

12 Tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.

13 E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos.

1. Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.

O texto de Colossenses 2:12—13 foi escrito da perspectiva cristológica histórico-redentiva. Mas como aconteceu antes, o aspecto da apropriação individual e existencial também encontra-se presente. Ver estudo anterior por meio do link abaixo:


Todavia, é importante notarmos duas coisas:

1. Existem vários paralelos entre esses versos e os versos de Efésios 2, devido a íntima relação que existe entre essas duas epístolas. Dizemos isso porque Colossenses 2:12—14 é a única passagem em que Paulo combina συνηγέρθητεsunegérthetefostes ressuscitados com συνεζωοποίησεν sunezoopoíesenvos deu vida juntamente com ele. Além disso, a afirmação de Paulo aqui, quando diz: que estáveis mortos pelas vossas transgressões, é praticamente idêntica àquela que encontramos em Efésios 2:1 e 5. Dessa maneira, podemos dizer que o pensamento de Paulo é apenas um, quando afirma: fostes ressuscitados e ele vos deu vida. Ao dizer isso, Paulo está afirmando nosso terrível estado de morte espiritual, que inclui entre outras coisas, nossa completa depravação moral. Nas afirmações de Paulo estão implícitos aspectos da experiência inicial da salvação experimentados pelos crentes.

2. A colocação διὰ τῆς πίστεωςdià tês písteosmediante a fé é, claramente, uma qualificação adverbial do verbo συνηγέρθητεsunegérthetefostes ressuscitados. Os crentes têm sido ressuscitados juntamente com Cristo por meio da fé, pois Paulo relaciona a fé com a experiência de ter sido ressuscitado com Cristo duma forma bastante aguda.

A única outra passagem nessa epístola onde o verbo que acabamos de mencionar aparece é Colossenses 3:1, onde o mesmo tem a mesma força e a mesma forma que vemos em Colossenses 2:12. No contexto imediatamente seguinte, Paulo afirma que, por terem sido já ressuscitados com Cristo, então, torna-se necessário: 1) fazer morrer a natureza terrena — Colossenses 3:5; 2) despojar-se das características da natureza terrena — verso 8; 3) revestir-se com as qualidades próprias da vida ressuscitada com Cristo — verso 12. Assim, fica confirmado que, para Paulo, termos sido ressuscitados com Cristo é parte da experiência de salvação inicial, que inclui uma completa renovação moral.

Colossenses 3:1—14

1 Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.

2 Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;

3 porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.

4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.

5 Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria;

6 por estas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.

7 Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas.

8 Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar.

9 Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos

10 e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;

11 no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos.

12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.

13 Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;

14 acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.

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A RESSURREIÇÃO DE CRISTO DENTRE OS MORTOS NA TEOLOGIA DE PAULO – PARTE 014 — A RESSURREIÇÃO DE CRISTO E A RESSURREIÇÃO PASSADA DOS CRENTES — PARTE 002
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/01/a-ressurreicao-de-cristo-dentre-os.html

A RESSURREIÇÃO DE CRISTO DENTRE OS MORTOS NA TEOLOGIA DE PAULO — PARTE 015 — A RESSURREIÇÃO DE CRISTO E A RESSURREIÇÃO PASSADA DOS CRENTES — PARTE 003

Que Deus Abençoe a Todos.

Alexandros Meimaridis

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