quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

ANDREW MURRAY - ESTUDO 017 — ENTENDENDO A VONTADE DE DEUS ESPIRITUALMENTE


Imagem relacionada

ESSA SÉRIE DE ARTIGOS ESTÁ BASEADA EM UM LIVRO ESCRITO POR ANDREW MURRAY CUJO TÍTULO ORIGINAL É: NOT MY WILL OU NÃO A MINHA VONTADE. ESPERAMOS E ORAMOS QUE TODOS POSSAM SER RICAMENTE ABENÇOADOS POR MEIO DESSAS MEDITAÇÕES


Efésios 5:17

Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor.

A Bíblia nos fala de dois tipos de entendimento. Existe o entendimento meramente humano, fruto da mente carnal, conforme —

Colossenses 2:18

Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal.

O entendimento carnal pode ter muito conhecimento bíblico e pode fala livremente acerca dos ensinamentos da mesma, mas nunca experimentou o poder transformador que a mesma transmite. O outro tipo de entendimento é o entendimento espiritual, conforme —

Colossenses 1:9

Não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual;

Por meio do entendimento espiritual o coração do crente é enchido pelo conhecimento da vontade de Deus, de tal forma, que a vontade do Senhor é soberana em sua vida. Sabemos que o Espírito Santo é concedido a cada crente verdadeiro para ser nosso Mestre com o objetivo de nos conduzir a toda verdade. Então, se o Espírito Santo vive em nós e governa nossas vidas, Ele nos concede o entendimento espiritual acerca da vontade de Deus. As palavras do nosso texto central procurai compreender qual a vontade do Senhor, são seguidas pelo mandamento de que devemos —

Efésios 5:18

E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito.

À medida que nossa mente é transformada pela ação do Espírito Santo de Deus, nós podemos conhecer e entender qual é a vontade de Deus.

Compreender qual a vontade do Senhor. Se esse é nosso desejo, nós precisamos entender que a vontade de Deus não é idêntica à Sua lei e mandamentos. Trata-se um conceito bem mais abrangente. Isso é assim, em primeiro lugar, porque a vontade de Deus engloba o conselho de Suas intenções conforme Seu eterno prazer. Vejamos o que a Bíblia diz:

Efésios 1:5, 9, 11

5 Nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade.

9 Desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo.

11 Nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade.

Conforme está afirmado nos versos acima, Deus nos escolheu para sermos adotados, como filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito — ou prazer — de sua vontade. A manifestação da pessoa do Senhor Jesus Cristo representou a revelação do mistério da sua vontade. Deus, somente Deus é aquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade. Tudo o que Deus quer, será realizado. A criação, a redenção, as bênçãos e as alegrias derramadas sobre Suas criaturas, Sua inimizade contra tudo o que é pecaminoso — todas essas coisas estão incluídas no que a Bíblia chama de: o conselho da sua vontade.

Depois temos também a vontade de Deus em Sua providência, que controla tudo o que acontece na vastidão do Universo, que permite, inclusive, a manifestação do pecado e das tentações com todas as misérias relacionadas que desabam sobre os seres humanos.

Como crentes, devemos aprender a olhar para tudo o que acontece na terra sobre essa perspectiva que o próprio Deus nos fornece: todas as coisas, inclusive os sofrimentos mais atrozes estão incluídos na vontade de Deus.

Temos também a vontade de Deus revelada por meio de Seus mandamentos, que podem ser encontrados nos preceitos da Palavra de Deus. Esses mandamentos nos apresentam os princípios amplos pelos quais nossas vidas devem ser conduzidas. Como esses princípios se aplicam a situações específicas precisa ser revelado a nós por meio da ação do Espírito Santo. A Palavra de Deus me ensina que preciso orar e que preciso ter compaixão dos pobres e necessitados. Mas em nenhum dos dois casos a Bíblia quantifica quanto tempo devo orar e quanto devo destinar para socorrer os necessitados. É o Espírito Santo que irá nos guiar, individualmente, em todas essas questões.

Finalmente, temos a vontade de Deus revelada por meio de Suas promessas. Se eu for obediente ao mandamento para procurar compreender qual a vontade do Senhor, eu preciso ao mesmo tempo, entender que a vontade de Deus para mim é composta não apenas daquilo que Ele proíbe, mas também daquilo que Ele promete. Quando eu compreendo que cada promessa de Deus é uma revelação da Sua vontade para minha vida, eu descubro que eu não apenas tenho direito ao que está prometido, mas estou obrigado a abrir caminho para que as mesmas me alcancem. Não se trata de algum tipo de escolha e sim, da necessidade que eu tenho de me entregar completamente à vontade de Deus, ao Seu plano para minha vida, como está revelado inclusive, em Suas promessas.

Compreender qual a vontade do Senhor. A vontade de Deus engloba todo o Universo, controla tudo o que é e tudo o que vai acontecer. Por meio da oração nós entendemos Sua vontade individual para cada um de nós. E, por meio de Sua Palavra, nós entendemos aquilo que Deus promete fazer a nosso favor. Nisso tudo a vontade de Deus é apenas uma, que manifesta Seu eterno prazer, Sua permissividade no tempo e no espaço, Seus santos mandamentos e Suas preciosas promessas.

Uma coisa é muito importante e necessária se vamos entender a vontade celestial de Deus: precisamos nos render, incondicionalmente, a essa vontade. Pense nisso como sendo a revelação do poder divino de transformar nossas vidas e do Seu amor. É impossível conhecer e experimentar esse poder e amor à parte da vontade de Deus. É necessário que você se entregue, livre e alegremente, a essa vontade que sustenta o Universo para que mesma possa também sustentar você. Não comece com coisas que podem se transformar em fardos, com coisas que são difíceis de entender ou de serem levadas adiante. Em vez disso, comece pensando na vontade de Deus à luz de Seu amor e Sua grandeza, aceitando que a mesma inclui todas as coisa e que você deve submergir, completamente, na mesma. Com firme determinação, decida em teu coração fazer a vontade de Deus sempre que a mesma for discernível. Coloque-se no centro da Sua vontade, e permita que a mesma te possua e te controle. Agindo assim, você terá a força, a corangem e a vontade para encarar e enfrentar o que for, para obedecer aos mandamentos e para abrir teu coração para Suas promessas. Tal decisão se tornará em motivo de verdadeira alegria para você. Somente aqueles que vivem no centro da vontade de Deus podem entendê-la espiritualmente.

OUTROS ESTUDOS DA SÉRIE “NOT MY WILL” — NÃO A MINHA VONTADE

Estudo 001 – A VONTADE DE DEUS — A GLÓRIA DO CÉU

Estudo 002 – FAZENDO A VONTADE DE DEUS — O CAMINHO PARA CÉU

Estudo 003 – FAZENDO A VONTADE DE DEUS — NOSSA UNIDADE COM O SENHOR JESUS

Estudo 004 – FAZENDO A VONTADE DE DEUS — QUE OS PERDIDOS SEJAM SALVOS

Estudo 005 – FAZENDO A VONTADE DE DEUS — O ALIMENTO CELESTIAL

Estudo 006 – FAZENDO A VONTADE DE DEUS — SACRIFICANDO MINHA PRÓPRIA VONTADE

Estudo 007 – FAZENDO A VONTADE DE DEUS — O CAMINHO PARA ILUMINAÇÃO ESPIRITUAL

Estudo 008 — A VONTADE DE DEUS — SEJA FEITA A TUA VONTADE

Estudo 009 — A VONTADE DE DEUS — SENHOR QUE QUERES QUE EU FAÇA?

Estudo 010 — A VONTADE DE DEUS — CONHECENDO E FAZENDO A VONTADE DE DEUS

Estudo 011 — A VONTADE DE DEUS — SENDO UMA PESSOA DE ACORDO COM O CORAÇÃO DE DEUS

Estudo 012 — A VONTADE DE DEUS — SEJA FEITA A VONTADE DE DEUS

Estudo 013 — A VONTADE DE DEUS — PRATICANDO A VONTADE DE DEUS

Estudo 014 — A VONTADE DE DEUS — A RENOVAÇÃO DA MENTE E A VONTADE DE DEUS

Estudo 015 — A VONTADE DE DEUS — É A VONTADE DE DEUS QUE CRISTO NOS LEVE PARA FORA DESSE MUNDO

Estudo 016 — A VONTADE DE DEUS — ORE PARA SER CHEIO COM O CONHECIMENTO DA VONTADE DE DEUS

Estudo 017 — A VONTADE DE DEUS — ENTENDENDO A VONTADE DE DEUS ESPIRITUALMENTE

Que Deus abençoe a todos

Alexandros Meimaridis.

Traduzido do original e adaptado por Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário