quinta-feira, 11 de abril de 2013

NOSSA RIQUEZA EM CRISTO — 010 - 1 CORÍNTIOS 1:30 — SOMOS DE DEUS EM CRISTO


Resultado de imagem para mão levantadas em louvor

Esse artigo é parte da série "Em Cristo" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa série, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para o estudo posterior

10 – 1 Coríntios 1:30 - Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção.

Mas vós sois dele — Conforme falamos no final do comentário do verso anterior — 1 Coríntios 1:4 — é somente pelos méritos de Cristo que podemos receber as bênçãos que Deus tem para nós. No início deste versículo Paulo reforça este conceito ao dizer que pertencemos a Deus porque estamos em Cristo. O contexto imediato deixa claro que somos de Deus, mas não por meio de especulações filosóficas nem por mérito nosso de nenhuma espécie seja de sabedoria, seja posição de poder ou de riqueza via nobre nascimento. Somos de Deus exclusivamente porque Deus é misericordioso e nos estende os privilégios alcançados por Cristo. Tudo o que somos o somos pela graça de Deus:

1 Coríntios 15:10

Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo.

Se nos tornamos cristãos não foi por agenciamento humano e sim por agenciamento do próprio Deus. Paulo deixa claro que toda pretensão, arrogância e soberba devem ser deixadas de lado, pois não há nada que não tenhamos recebido:

1 Coríntios 4:7

Pois quem é que te faz sobressair? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te vanglorias, como se o não tiveras recebido?

Graça de Deus

Em Cristo Jesus — Por intermédio d’Ele ou da Sua obra consumada é que a graça nos foi estendida:

João 1:17 — Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo.

Maravilhosas palavras estas que dizem: “onde abundou o — nosso — pecado, superabundou a graça — de Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.”— ver Romanos 5:20.

O qual se nos tornou, da parte de Deus – Foi o próprio Deus quem nos deu a Jesus. Foi o próprio Deus quem designou Jesus para ser nossa:

A. Sabedoria – Paulo está dizendo que Jesus é para nós a fonte da sabedoria. É por meio de Jesus que nós somos feitos sábios. Os filósofos e muitos especuladores religiosos procuram a sabedoria através de seus próprios esforços e questionamentos. Biblicamente falando nós sabemos que sábio é aquele que faz a vontade de Deus. No lado oposto, aqueles que ignoram a Deus e Sua Palavra são chamados de tolos. Foi a obra de Cristo que nos tornou verdadeiramente sábios ao nos instruir acerca do verdadeiro caráter de Deus; acerca da Sua lei; acerca da nossa situação desesperadora diante de um Deus santo e justo e acerca de que existe uma gloriosa imortalidade à nossa espera. Nenhuma destas verdades pode ser obtida mediante especulações filosóficas ou religiosas. Somente a revelação divina, especialmente na pessoa de Jesus, é que pode nos fazer conhecê-las e compreende-las. Jesus é apresentado nas Escrituras como sendo a fonte de toda a sabedoria para o Seu povo:

Colossenses 2:3

Em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos.

Essa verdade pode ser aplicada no que segue: Cristo se tornou sabedoria a nosso favor ou nos comunicou a verdadeira sabedoria...

Porque através de Seu próprio ministério Ele nos instruiu no verdadeiro conhecimento de Deus e acerca das grandes verdades pertinentes à salvação das nossas almas.

Porque mediante Sua palavra e Seu Espírito nós fomos ajudados a reconhecer nossa verdadeira condição e fomos feitos “sábios para a salvação”. Foi Jesus quem nos fez desistir dos caminhos da perdição e nos ajuda a andar nos caminhos da justiça.

Porque Jesus é hoje a fonte de toda a sabedoria que Seu povo precisa. É Jesus quem nos ilumina a mente na hora da perplexidade; quem nos guia no caminho da verdade e quem nos conduz nas veredas da verdadeira sabedoria.

B. E justiça – É por intermédio de Cristo que nos tornamos justos diante dos olhos de Deus. Da mesma maneira que Jesus se tornou, da parte de Deus e a nosso favor, sabedoria, Ele também se tornou justiça, santificação e redenção. Todavia devemos notar que, nesse contexto, nenhuma dessas expressões determina qualquer coisa acerca do modo como essas coisas são feitas. O que sabemos é que a filosofia grega - lembre-se de que Paulo está escrevendo para gregos — não podia transformá-los em sábios, justos, santos e redimidos. Apesar de não encontramos neste texto o modo como somos feitos sábios, justos, santos e redimidos em Cristo, ao nos voltarmos para outras passagens do Novo Testamento nos deparamos com o exato modo como somos feitos “justiça” — declarados justos — através de Cristo. Senão vejamos:

Romanos 3:26—27

26 Tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.

27 Onde, pois, a jactância? Foi de todo excluída. Por que lei? Das obras? Não; pelo contrário, pela lei da fé.

Nos ensina que é através dos méritos de Jesus que nossos pecados são perdoados e somos justificados e tratados como se fossemos justos.

O pecador, por sua própria natureza, está sujeito à ira de Deus:

João 3:36

Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.

Efésios 2:3
Entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.

Assim sendo o pecador está arruinado e perdido. Uma pessoa descrita dessa maneira não pode ter nenhum mérito. O pecador violou uma lei que é santa — a Lei divina e não leis humanas — e essa mesma lei o condena à morte e não há nada que ele possa fazer ou oferecer para ser remido[1] desta condição em que se encontra. Pelos seus próprios méritos, nenhum pecador jamais será declarado justo diante do Deus absolutamente santo. Não há vindicação possível, pois todas as acusações levantadas contra ele são verdadeiras.

Jesus toma o lugar do pecador e morre no lugar do pecador. Jesus honra a lei de Deus tornando-se completamente obediente até a morte inclusive:

Filipenses 2:8

A si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.

Através dos sofrimentos sustentados por Jesus a favor do pecador, o Deus santo consegue manifestar tanto o ódio que Ele tem do pecado como Sua disposição em perdoar o pecador. A verdade de Deus é vindicada, Sua lei é honrada e Seu governo é garantido todas as vezes que Deus perdoa um pecador arrependido!

Foi Jesus quem suportou toda a dor que o justo castigo de Deus contra o pecado merecia:

1 Pedro 2:24—25

24 Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados.

25 Porque estáveis desgarrados como ovelhas; agora, porém, vos convertestes ao Pastor e Bispo da vossa alma.

E todo o mérito alcançado por Jesus pode agora ser livremente dispensado a todo aquele que crer. O preço exigido foi completamente pago e os benefícios fluem livremente a favor do devedor e do cativo:

1 Coríntios 7:23

Por preço fostes comprados; não vos torneis escravos de homens.
Foi Jesus quem pagou o preço devido e Deus reconhece a dívida completamente quitada. Não há mais nenhum saldo a ser pago por pecador nenhum.
Deus se deleita em prometer que todos os benefícios e privilégios alcançados por Jesus podem ser, e de fato são estendidos a todos os crentes em Jesus. Realmente é magnífica nossa riqueza em Cristo e isto deve nos fazer exultar na esperança que temos. É pela fé somente que o pecador é unido completamente a Jesus e reconhecido dessa maneira — unido a Cristo — pelo Deus Santo e Eterno. É a união com Cristo, é estar “em Cristo”, que nos torna justos. Nós não somos justificados por um ato de fé da nossa parte. Se assim fosse o mérito seria nosso. Nós somos justificados pelos méritos de Cristo e porque estamos em Cristo! A própria fé que exercemos é um dom — ou presente — de Deus para nós:

Efésios 2:8—9

8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;

9 não de obras, para que ninguém se glorie.

Fora deste fato não existe nenhum outro fundamento onde possamos nos sustentar nem onde possamos ter qualquer esperança. Somente por estarmos em Cristo é que nos somos perdoados e salvos. É somente por estarmos em Cristo que Deus pode nos tratar como pessoas justas como se nunca tivéssemos cometido nem um pecado sequer. O resultado desta justificação é que podemos ter paz com Deus e preciosa esperança:

Romanos 5:1—2

1 Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;

2 por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus.

Nossa salvação está completamente garantida porque estamos em Cristo e porque estamos em Cristo estamos completamente reconciliados com Deus:

Romanos 5:9—11

9 Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.

10 Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida;

11 e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação.

C. E santificação – Por meio de Jesus nós somos santificados ou feitos santos. Isto não quer dizer que somos santos exatamente como o Senhor é santo. Mas quer dizer que a obra de Cristo, uma vez aplicada aos nossos corações nos santifica. Em primeiro lugar, como já vimos, sermos santos quer dizer que somos separados deste mundo e para Deus. Uma vez separados para Deus devemos viver para Deus:

Efésios 4:22—24

22 No sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano,

23 e vos renoveis no espírito do vosso entendimento,

24 e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.

Creio que pelo fato da santificação ser intrinsecamente algo prático foi o que motivou os tradutores da versão de Almeida Revista e Atualizada — ARA — a traduzir o termo grego ὁσιότητι osióteti – santidade, pela palavra retidão. já que esta expressa melhor, na nossa cultura tão influenciada pelo Catolicismo Romano e seus santos, a idéia que santidade é, acima de tudo, algo prático.  Jesus se santificou a si mesmo para que nós pudéssemos ser santificados:

João 17:19

E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade.

O Espírito Santo usando a santa palavra de Deus em nossas vidas nos conduz através das tentações, das dificuldades, das provações, das tribulações e etc. neste processo de santificação. A santificação está firmemente baseada na verdade e a verdade é o próprio Senhor:

João 14:6 e 16

6  Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco.

João15:26

Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim.

João 17:17   
Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.

D. E redenção – Esta palavra é evidente engloba tanto a justificação quanto a santificação. Além disso, a palavra grega ἀπολύτρωσις - apolútrosis – redenção neste contexto, indica todo o processo que se inicia nos alcançando como perdidos e inimigos de Deus e termina nas portas do céu. É porque estamos em Cristo que nós somos perdoados de todos os nossos pecados:

Colossenses 2:13

E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos.

Somos libertos do poder do pecado:

Romanos 6:14

Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça.

Temos a promessa da ressurreição e da vida eterna:

João 11:25—26

25 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá;

26 e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?
Como podemos ver toda a obra de redenção depende completamente de Jesus. Nenhuma parte da obra da redenção pode ser atribuída à filosofia, ao talento ou à sabedoria dos seres humanos. Jesus não vem para nos ajudar a alcançar algo no qual já estamos encaminhados; não vem para completar algo que está incompleto ou corrigir algo imperfeito; Ele não vem para fazer uma parte daquilo que precisa ser feito. Ele vem para fazer a obra completa! Porque estamos em Cristo nós somos completos. Nada nos falta:

Colossenses 2:8—10

8 Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo;

9 porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade.

10 Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e potestade.

LISTA DE OUTROS ESTUDOS DA SÉRIE “EM CRISTO”:

O estudo introdutório dessa série, número 000, pode ser encontrado aqui:

O estudo número 001 dessa série — Justificação Gratuita — pode ser encontrado aqui:

O estudo 002 dessa série — Nossa Identidade com Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 003 dessa séria — Mortos para o Pecado, Mas Vivos para Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 004 dessa série — O Salário do Pecado X o Dom Gratuito de Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 005 dessa série — Nenhuma Condenação em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 006 dessa série — Nada Pode nos Separar do Amor de Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 007 — Somos Membros uns dos Outros em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 008 — Santificados em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 009 — A Graça de Deus em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 010 — Somos de Deus em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 011 — Somos Espirituais em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 012 — Somos Loucos, Fracos e Desprezíveis Porque Estamos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 013 — Somos Gerados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 014 — Nossa Esperança em Cristo Não se Limita a Essa Vida Apenas — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 015 — Todos Serão Vivificados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 016 — Todos São Amados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 17 — Somos Todos Ungidos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 18 — Não Mercadejamos a Palavra de Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 19 — O Véu é Removido em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 20 — Somos Novas Criaturas em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 21 — Deus Estava em Cristo Reconciliando Consigo o Mundo — poderá ser encontrado aqui:

Os estudos 22 e 23 — Sendo Conhecido em Cristo — poderão ser encontrados aqui:

O estudo 24 — Nossa Liberdade em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 25 — Justificação Pela fé em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 26 — Filhos de Deus em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 27 — Revestidos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 28A — Nossa Unidade em Cristo — PARTE 001 poderá ser encontrado aqui:

O estudo 28B — Nossa Unidade em Cristo — PARTE 002 poderá ser encontrado aqui:

O estudo 029 — Somente a Fé Que Atua Pelo Amor Tem Valor em Cristo

O estudo 030A — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 001

O estudo 030B — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 002

O estudo 030C — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 003 — E a Chamada Visão de Hermes

O estudo 030D — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 004 — O Ensinamento Bíblico Acerca do Céu

O estudo 031 — Desvendando-nos o Mistério da Sua Vontade Em Cristo

O estudo 032 — Para o Louvor da Glória de Deus em Cristo

O estudo 033 — Ressuscitados em Cristo e Assentados nos Lugares Celestiais

O estudo 034 — Mostra a Suprema Riqueza da Sua Graça em Bondade para conosco em Cristo.

O estudo 035 — Mostra como somos salvos em Cristo para a prática de boas obras manifestadas por meio de uma vida de santidade.

O Estudo 036 — Nos Fala de Como Somos Aproximados de Deus Porque Estamos em Cristo.

O Estudo 037 — Nos Fala de Como Somos Co-herdeiros, Co-participantes e Membros dum mesmo Corpo

O Estudo 038A — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 001 — Cristo o Mistério Revelado de Deus

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.



[1] O dicionário Aurélio Século XXI define remissão como: compensação, paga ou satisfação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário