sexta-feira, 8 de novembro de 2013

NOSSA RIQUEZA EM CRISTO — 017 — 2 CORÍNTIOS 1:21—22 - SOMOS TODOS UNGIDOS EM CRISTO.


Unção

Esse artigo é parte da série "Em Cristo" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa série, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para o estudo posterior

2 Coríntios 1:21—22 - Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus, que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração.

I. Mas aquele - é Deus - que nos confirma convosco em Cristo — Em grego ὁ δὲ βεβαιῶν ἡμᾶς ho bebaiôn emâs — a palavra grega βεβαιῶν bebaiôn pode soar engraçada no português, mas ela está carregada de significado. Quando Paulo usa a expressão “nos confirma” ele está se referindo àquele que nos tem confirmado na esperança do evangelho e que, simultaneamente, nos tem dado a graça que nos torna fiéis e firmes nas promessas que temos feito. O objetivo de Paulo é indicar que tudo nos vem de Deus e que não há espaço para o orgulho humano. O próprio apóstolo Paulo era um exemplo vivo do que ele estava falando. Ele havia sofrido toda sorte de perseguição, de tentação de traições e etc., mas havia se mantido fiel a Deus não por seus próprios méritos, mas pela graça de Deus —

2 Coríntios 11:16—33

16 Outra vez digo: ninguém me considere insensato; todavia, se o pensais, recebei-me como insensato, para que também me glorie um pouco.

17 O que falo, não o falo segundo o Senhor, e sim como por loucura, nesta confiança de gloriar-me.

18 E, posto que muitos se gloriam segundo a carne, também eu me gloriarei.

19 Porque, sendo vós sensatos, de boa mente tolerais os insensatos.

20 Tolerais quem vos escravize, quem vos devore, quem vos detenha, quem se exalte, quem vos esbofeteie no rosto.

21 Ingloriamente o confesso, como se fôramos fracos. Mas, naquilo em que qualquer tem ousadia (com insensatez o afirmo), também eu a tenho.

22 São hebreus? Também eu. São israelitas? Também eu. São da descendência de Abraão? Também eu.
23 São ministros de Cristo? (Falo como fora de mim.) Eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; muito mais em prisões; em açoites, sem medida; em perigos de morte, muitas vezes.

24 Cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de açoites menos um;

25 fui três vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar;

26 em jornadas, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos entre patrícios, em perigos entre gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos;

27 em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez.

28 Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas.

29 Quem enfraquece, que também eu não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu não me inflame?

30 Se tenho de gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza.

31 O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é eternamente bendito, sabe que não minto.

32 Em Damasco, o governador preposto do rei Aretas montou guarda na cidade dos damascenos, para me prender;

33 mas, num grande cesto, me desceram por uma janela da muralha abaixo, e assim me livrei das suas mãos.

Foi Deus quem deu a Paulo toda a confiante esperança em Jesus. Foi Deus quem deu a Paulo a graça que o mantinha firmemente atrelado às promessas de Deus, e que ajudava Paulo a se manter verdadeiro ao chamado que recebera de Deus. Paulo segue adiante e diz que tanto ele quanto os irmãos em Corinto, como nós também, recebemos uma unção do Senhor.


II. E nos ungiu — Isto é a todos nós que somos genuinamente cristãos. Nas tradições judaicas era costumeiro a unção de reis, profetas e sacerdotes quando do início do exercício das suas funções. Isto pode ser observado em Êxodos 28:41 e 40:15 com relação aos sacerdotes; em 1 Reis 9:16 e Isaías 61:1 com relação aos profetas e em 1 Samuel 10:1;15:1; 2 Samuel 2:4 e 1 Reis 1:34 com relação aos reis. A palavra também é usada para se referir, de modo todo especial, ao Senhor Jesus, que é chamado de: ungido em português — Cristo em grego = Messias em hebraico. Jesus é o ungido por excelência de Deus, já que Ele possui um triplo serviço de Rei, Profeta e Sacerdote. A expressão ungido também é usada para se referir aos crentes e indica que os mesmos são consagrados ou separados para o serviço de Deus pelo Espírito Santo. É por causa desta separação ou consagração que somos chamados e considerados santos por Deus. Não existe na Bíblia nada parecido com essa tolice ensinada em nossos dias, e que é tão comum, de que alguns crentes são mais ungidos do que outros. Quanta bobagem. O apóstolo João disse em

1 João 2:20

E vós possuis unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento.

A conseqüência desta unção pode ser vista nos versículos adiante quando João diz:

Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou. Filhinhos, agora, pois, permanecei nele, para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e dele não nos afastemos envergonhados na sua vinda. Se sabeis que ele é justo, reconhecei também que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele — 1 João 2:27—29.

Aqui temos que observar a estrita relação que existe entre possuir a unção de Deus e viver uma vida de prática da justiça, ou seja, uma vida fazendo a vontade de Deus.

A. No Antigo Testamento a manifestação do Espírito Santo era apenas emblemática:

1. Atentai para a minha repreensão; eis que derramarei copiosamente para vós outros o meu espírito e vos farei saber as minhas palavras — Provérbios 1:23.

2. E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões; até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias — Joel 2:28—29.

3. E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o espírito da graça e de súplicas; olharão para aquele a quem traspassaram; pranteá-lo-ão como quem pranteia por um unigênito e chorarão por ele como se chora amargamente pelo primogênito — Zacarias  12:10.

B. No Novo Testamento a manifestação do Espírito Santo é franca e alcança a todos os cristãos:

1. O Espírito Santo é o verdadeiro substituto de Jesus Cristo —

João 14:16—20

16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco,

17   Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.

18 Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.

19 Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis.

20  Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós.

2. Jesus é o único que nos batizou com o Espírito Santo —

Marcos 1:7—8

7 E pregava, dizendo: Após mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de, curvando-me, desatar-lhe as correias das sandálias.

8 Eu vos tenho batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo.

Atos 1:5

Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.

Atos 11:16

16 Então, me lembrei da palavra do Senhor, quando disse: João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo.

3. O Espírito Santo nos revela tudo o que precisamos saber com respeito à salvação —

João 16:12—15

12 Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora;

13 quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.

14 Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.

15 Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso é que vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.

1 Coríntios 2:6—10

6 Entretanto, expomos sabedoria entre os experimentados; não, porém, a sabedoria deste século, nem a dos poderosos desta época, que se reduzem a nada;

7 mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória;

8 sabedoria essa que nenhum dos poderosos deste século conheceu; porque, se a tivessem conhecido, jamais teriam crucificado o Senhor da glória;

9 mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.

10 Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus.

Note que o Espírito irá glorificar o Senhor Jesus e não tentar se colocar acima dele, como querem muitos pentecostais contemporâneos.

III. É Deus – Conforme Paulo deixa claro —

Filipenses 2:13

Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a Sua boa vontade.

Todas as coisas boas em nossas vidas podem ser traçadas de volta para Deus —

Tiago 1:17

Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.

Não existe absolutamente nada bom em nossas vidas que possa ser produto de qualquer bondade que exista de forma natural em nós mesmos. Não existe nada em nós, em nossa natureza que nos incline naturalmente a servirmos a Deus. É por este motivo que precisamos — todos sem exceção e sem distinção — da unção do Senhor que nos separa — santifica — para servirmos a Deus. Paulo manifesta um grande prazer em reconhecer que todo o bem em nós pode ser creditado a Deus.

 
Selar

IV. Que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração — Novamente, temos mais duas coisas que nos alcançam e que são atribuídas a Deus. Em primeiro lugar Paulo fala do fato de que Deus nos selou. O uso de selos nos dias de Paulo tinha vários propósitos: denotar a propriedade das coisas, distinguir uma coisa de outra, demonstrar estima e afeição por coisas ou pessoas, indicar segurança e proteção bem como esconder e encobrir. Todas estas qualidades estão implícitas no uso que Paulo faz da palavra σφραγισάμενος sfragisámenos — selou, como expressão da graça de Deus para com seu povo. Através da selagem, Deus indica claramente que pertencemos Ele. Por esse fato somos distintos de todas as outras pessoas que habitam nosso planeta. Indica também que toda a afeição de Deus está voltada para nós e como consequência somos protegidos e guardados por Deus mesmo. Em João 3:33 o mesmo verbo σφραγίζω  sfragízo — selar é traduzido como “certifica”. Neste sentido, o fato de sermos selados por Deus indica a segurança que devemos ter em Deus no que diz respeito ao interesse e amor que Ele tem por nós que se manifesta na aliança da graça, na eleição soberana, na redenção por meio de Jesus. Além do mais, sermos selados por Deus confirma os fatos de: estarmos unidos a Cristo, sermos justificados - sermos declarados justos por Deus — e adotados na família de Deus, por causa da obra de Cristo, termos a graça do amor de Deus derramado em nossos corações - ver Romanos 5:3—5 - sabermos que Deus irá perseverar juntamente conosco até entramos no gozo das glórias eternas!

A. Estes três atos, ungir, selar e conceder o Espírito Santo como penhor, são benefícios que Deus concede somente a todo ser genuinamente nascido de novo - i.e. aqueles que são chamados de novas criaturas e foram regenerados pela ação desse mesmo Espírito Santo. Esses atos de Deus não estão, em nenhuma hipótese nem circunstância, relacionados à circuncisão no Antigo Testamento nem ao batismo e à santa ceia no Novo Testamento - ver Romanos 2:28—29 e Gálatas 6:15. O batismo cristão e a ceia do Senhor não são selos e nem são assim chamados nas páginas do Novo Testamento. O Espírito Santo de Deus, Ele sim é o selo - ver Efésios 1:13 e 4:30 - com o qual somos selados por Deus pelos méritos alcançados por Jesus Cristo a nosso favor. Benditos sejam o Pai, o Filho e o Espírito Santo, único Deus verdadeiro manifestado em três pessoas distintas!

PENHOR

B. Em segundo lugar, além de termos sido selados recebemos o Espírito Santo como ἀρραβῶνα - arrabôna -  penhor. A palavra grega tem sua origem na transliteração da palavra em hebraico עֵרָבוֹן – ‘arabon – penhor, que significava a concessão de uma garantia visando a ratificação de algum tipo de contrato. Esta garantia era oferecida como um sinal ou equivalia à entrada na compra de algo nos nossos dias, e servia para indicar que o contrato ou acordo seria cumprido até o fim. Era a garantia de que o preço combinado seria pago integralmente – ver Gênesis 38:17—18. De acordo com o Dicionário Aurélio Século XXI, penhor é um direito real que em sentido figurado significa “garantia, segurança, prova”. E qual é o penhor, segurança, garantia ou prova que nosso Deus nos concede de que Ele ira cumprir tudo o que Ele tem prometido a nosso respeito nas páginas das Escrituras Sagradas? Nada mais, nada menos que Ele mesmo, na pessoa do Espírito Santo. Poucas horas antes de ser entregue nas mãos dos malfeitores para ser julgado, condenado, zombado, crucificado e morto nosso Senhor Jesus falou estas palavras, aos seus discípulos: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós – João 14:16—17.

C. Jesus disse que Ele mesmo ira pedir ao Pai que enviasse um ἄλλον παράκλητον - állon parácleton — outro — exatamente do mesmo tipo — Consolador para estar para sempre com todos seus discípulos. Este outro Consolador, Jesus nos diz, é o Espírito Santo da verdade. Este é o mesmo Espírito que formou o Senhor Jesus no ventre de Maria — ver Lucas 1:26—35 — que estava presente na Criação do mundo - ver Gênesis 1:1—2 — e na poderosa ressurreição do Senhor Jesus — ver Romanos 1:1—4. E é este mesmo Espírito que Deus nos concede como penhor ou garantia de que Ele irá cumprir todas as boas palavras que Ele tem falado a nosso favor. Paulo repete esta mesma idéia em 2 Coríntios 5:5. Vejam que privilégios nós temos recebido do Pai: nós temos Jesus que, de forma permanente, está na presença do Pai para interceder a nosso favor — ver Hebreus 7:25 — e temos dentro de nós, o Espírito Santo para nos conduzir e consolar na nossa peregrinação nesta vida. O Espírito de Deus em nós testifica com o nosso espírito de que somos filhos de Deus — ver Romanos 8:16—17. A Presença do Espírito Santo em nossas vidas implica nas seguintes verdades:

1. Que as consolações e confortos que os crentes possuem hoje são exatamente da mesma natureza daqueles que iremos experimentar nos céus. Tais consolações consistem, entre outras, em amor, paz, alegria e pureza. Começamos a experimentar estas coisas ainda nesta vida e as mesmas se estenderão para a vida nos céus onde alcançarão completa e eterna perfeição. As alegrias celestiais diferem das alegrias concedidas pelo Espírito Santo hoje, somente no que diz respeito ao grau e nunca em qualidade. Aquilo que começamos a experimentar nesta vida será aperfeiçoado na vida vindoura; tudo o que antecipamos hoje será concretizado no futuro. Conforme já falamos, só possuem verdadeira esperança aqueles que esperam em Deus.

2. Essas consolações e a ação do Espírito Santo em nossas vidas são um penhor dos céus para nós. Eles são a garantia de que seremos salvos. Se fomos trazidos para debaixo da influência do Espírito de Deus nessa vida; se fomos transformados em pessoas mansas e humildes e dedicadas à oração pela ação do mesmo Espírito; se experimentamos a alegria de termos recebido o perdão de todos os nossos pecados e nossos corações estão cheios de esperança com respeito à vida futura nos céus e na presença de Deus. Tudo isto devemos à promessa do Senhor de nos conceder o Espírito Santo como penhor e garantia de que Ele irá cumprir o que nos tem prometido. A presença do Espírito Santo em nossas vidas hoje tem o mesmo significado que a colheita dos primeiros frutos tinha no Antigo Testamento. Eram os primeiros frutos que indicavam a abundância da colheita que viria em seguida. Se já temos experimentado tantas coisas da presença do Espírito Santo em nossas vidas hoje, só podemos imaginar maravilhados as glórias que virão a seguir. Deus nos tem prometido a salvação e nos tem concedido Seu Santo Espírito como garantia de que a promessa feita será plena e completamente cumprida.

3.Uma terceira implicação que não está diretamente relacionada com o penhor, mas que está diretamente relacionada com nossa vida presente pode ser encontrada em 1 Coríntios 6:19, onde lemos: Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? O contexto deste versículo trata de pecados relacionados à sexualidade. De fato, em 1 Coríntios 6:18 Paulo diz, explicitamente: “Fugi da impureza — grego πορνείαν porneían. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo”. Paulo está se referindo à prática sexual entre pessoas não casadas. Hoje vivemos dias de intensa sensualidade e as pessoas se iniciam em práticas sexuais cada vez mais cedo. O volume de gravidez na adolescência tem estado em constante crescimento nos últimos 50 anos. Entre adultos é comum pessoas que não se conhecem se encontrarem e horas depois estarem mantendo relações sexuais. Este é o motivo porque a mesma palavra do grego é traduzida por prostituição — ver Gálatas 5:19. Mas porque fomos comprados por Deus — ver 1 Coríntios 6:20 — nossos corpos neste estágio presente, pertencem a Deus e não podemos dispor deles como se estivessem sob nossa jurisdição. Esses versículos enfatizam que nosso corpo não nos pertence tanto pela presença do Espírito Santo em nós quanto por causa da obra redentora de Cristo a nosso favor.

LISTA DE OUTROS ESTUDOS DA SÉRIE “EM CRISTO”:

O estudo introdutório dessa série, número 000, pode ser encontrado aqui:

O estudo número 001 dessa série — Justificação Gratuita — pode ser encontrado aqui:

O estudo 002 dessa série — Nossa Identidade com Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 003 dessa séria — Mortos para o Pecado, Mas Vivos para Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 004 dessa série — O Salário do Pecado X o Dom Gratuito de Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 005 dessa série — Nenhuma Condenação em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 006 dessa série — Nada Pode nos Separar do Amor de Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 007 — Somos Membros uns dos Outros em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 008 — Santificados em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 009 — A Graça de Deus em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 010 — Somos de Deus em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 011 — Somos Espirituais em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 012 — Somos Loucos, Fracos e Desprezíveis Porque Estamos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 013 — Somos Gerados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 014 — Nossa Esperança em Cristo Não se Limita a Essa Vida Apenas — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 015 — Todos Serão Vivificados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 016 — Todos São Amados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 17 — Somos Todos Ungidos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 18 — Não Mercadejamos a Palavra de Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 19 — O Véu é Removido em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 20 — Somos Novas Criaturas em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 21 — Deus Estava em Cristo Reconciliando Consigo o Mundo — poderá ser encontrado aqui:

Os estudos 22 e 23 — Sendo Conhecido em Cristo — poderão ser encontrados aqui:

O estudo 24 — Nossa Liberdade em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 25 — Justificação Pela fé em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 26 — Filhos de Deus em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 27 — Revestidos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 28A — Nossa Unidade em Cristo — PARTE 001 poderá ser encontrado aqui:

O estudo 28B — Nossa Unidade em Cristo — PARTE 002 poderá ser encontrado aqui:

O estudo 029 — Somente a Fé Que Atua Pelo Amor Tem Valor em Cristo

O estudo 030A — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 001

O estudo 030B — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 002

O estudo 030C — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 003 — E a Chamada Visão de Hermes

O estudo 030D — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 004 — O Ensinamento Bíblico Acerca do Céu

O estudo 031 — Desvendando-nos o Mistério da Sua Vontade Em Cristo

O estudo 032 — Para o Louvor da Glória de Deus em Cristo

O estudo 033 — Ressuscitados em Cristo e Assentados nos Lugares Celestiais

O estudo 034 — Mostra a Suprema Riqueza da Sua Graça em Bondade para conosco em Cristo.

O estudo 035 — Mostra como somos salvos em Cristo para a prática de boas obras manifestadas por meio de uma vida de santidade.

O Estudo 036 — Nos Fala de Como Somos Aproximados de Deus Porque Estamos em Cristo.

O Estudo 037 — Nos Fala de Como Somos Co-herdeiros, Co-participantes e Membros dum mesmo Corpo

O Estudo 038A — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 001 — Cristo o Mistério Revelado de Deus

Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:
Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário