domingo, 9 de fevereiro de 2014

NOSSA RIQUEZA EM CRISTO — 020 — 2 CORÍNTIOS 5:17 - SOMOS NOVAS CRIATURAS EM CRISTO



Esse artigo é parte da série "Em Cristo" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa série, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para o estudo posterior

2 Coríntios 5:17 - E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.

E, assim, se alguém está em Cristo — Esse versículo pode ser considerado a epítome — resumo, abreviação, compêndio, sinopse ou síntese — de tudo o que estamos falando ao estudarmos cada uma das passagens onde a expressão “em Cristo” ocorre. E o estudo dessas verdades deve encher nosso coração de esperança. Nós estamos em Cristo! As implicações desta verdade podem vistas em João 15:1—5:

1. Nós dependemos completamente do Senhor, pois Ele diz: “sem mim nada podeis fazer — João 15:5”.

2. Nós só podemos produzir os frutos espirituais esperados se permanecermos em Cristo: “Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim — João 15:4”.

3. E Cristo é a videira verdadeira. Nós somos os ramos. Todo o nosso sustento procede do Senhor.

Estes são os motivos porque precisamos estar em Cristo.

Fora de Cristo não há vida, não há frutos e não há esperança! Estar em Cristo indica uma união próxima e tenra entre nós e o Deus Todo-Poderoso. É desta união que derivamos toda a força e poder para viver a vida que agrada a Deus. Viver para Deus é a implicação maior e mais profunda de estarmos “em Cristo”. No início desse versículo nós temos as palavras “E assim” indicando que o verso 17 é dependente dos versículos anteriores, principalmente, do verso 15 que diz: “E Ele — Jesus — morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou”. Se estamos em Cristo não podemos mais viver para agradar a nós mesmos. Hoje estamos vivendo dias em que as pessoas estão rigorosamente preocupadas em satisfazer suas vontades e ninguém deseja viver de forma sacrificial. Mas o crente, aquele que está “em Cristo”, precisa viver de acordo com as palavras que dizem: “aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou – 1 João 2:6”.

Não importa o que tenhamos sido antes de conhecer a Jesus. Muitos entre os Coríntios foram descritos pelo apóstolo Paulo como: injustos, impuros, idólatras, adúlteros, efeminados, sodomitas, ladrões, avarentos, bêbados, maldizentes e roubadores. Mas o apóstolo segue dizendo: “Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus – ver 1 Coríntios 6:9—11”. Uma vez “em Cristo” aqueles Coríntios haviam se tornado parte de um povo, acerca do qual existe somente uma expressão capaz de caracterizá-lo: NOVA CRIATURA!

É nova criatura A expressão καινὴ κτίσις kainè ktísis — “nova criatura” quer dizer, literalmente, “uma nova criação”. Da mesma maneira como Deus concedeu vida ao primeiro homem — אָדָם Adam — Ele nos concedeu vida através de Jesus — ver

Efésios 2:1 e 4—5

1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,

4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou,

5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos.

Note que o texto de 2 Coríntios 5:17 não diz que essas pessoas serão tornadas novas criaturas, nem que elas deverão ser novas criaturas, mas sim que são novas criaturas. A mesma expressão é usada por Paulo em Gálatas 6:15 onde a ênfase no “ser” é também evidente. A expressão κτίσις ktísis — traduzida por “criatura” implica em um novo ato de criação como o foi o ato de Deus descrito nos capítulos 1—2 do livro de Gênesis. No Novo Testamento a expressão κτίσις ktísis — é usada para descrever as seguintes verdades:

1. Os atos de Deus como Criador — ver Romanos 1:20.

2. Os seres criados, as criaturas — ver Romanos 1:25.

 e, como tal, se refere a:

3. O Universo ou a criação geral — Marcos 13:19.

4. O ser humano, a humanidade, em especial – ver Marcos 10:6 e 16:15 e Colossenses 1:23.

Neste contexto o ser “nova criação” faz referência direta às palavras de Paulo em Efésios 4:24. Ser “nova criação” em Cristo implica que recebemos de Deus um novo coração e que podemos começar uma nova vida completamente independente da vida que vivíamos antes de estarmos “em Cristo”. A forma, modo ou maneira como isto acontece não é descrita e não devemos pressionar as palavras para que elas nos digam algo que o autor não teve a intenção de dizer.

Mas podemos afirmar, com certa segurança, o seguinte:

1. Existe, na conversão do pecador, um ato da parte de Deus semelhante ao processo da criação do universo — ex-nihilo — e que este poder de Deus é indispensável tanto em um caso como no outro.

2. Que a mudança efetuada pelo poder de Deus no coração humano é tão grande que a melhor maneira para expressá-la é chamar esse homem de “novo homem”, “nova criatura” ou “nova criação”. A partir desse momento esse homem possui uma nova concepção da vida, novos motivos o impulsionam, novos princípios o controlam, ele possui novos objetivos e novos planos para sua vida. Seus alvos são novos e ele vive, em todas as dimensões, uma vida completamente nova.

As coisas antigas já passaram – Esta frase tem tudo a ver com a visão anterior acerca da vida em geral, acerca do Messias em particular e das pessoas — enquanto seres humanos — em especial — ver 2 Coríntios 5:16. A nova criação de Deus já não dá nenhuma importância para as coisas que o mundo considera importantes, não dá a mínima importância para aquelas pessoas que o mundo julga importantes, pois Paulo deixa bem claro que todas estas coisas já passaram. Note bem que Paulo não diz que elas estão passando. Da mesma maneira que não estamos sendo transformados em novas criaturas ou criação, mas somos novas criaturas, as coisas velhas não estão passando, mas já passaram. Estas verdades afetam a todos os que são genuinamente convertidos. Para eles, que são novas criaturas, as coisas antigas já passaram. A aplicação específica desta verdade possui três esferas de atuação:

A. Com relação aos Judeus — Era necessário que os judeus:

1. Abandonassem completamente seus preconceitos contra os cristãos.

2. Deixassem de lado seu arrogante orgulho de “serem” o povo eleito por Deus.

3. Mudassem sua atitude proselitista — ver Mateus 23:15.

4. Parassem com o apego aos rituais e cerimônias bem como com a dependência a estes mesmos rituais e cerimônias para obter a salvação.

Por outro lado, também era necessário que os judeus:
5. Renunciassem à independência religiosa e abraçassem a salvação oferecida graciosamente por Deus, baseada exclusivamente nos méritos de Jesus Cristo.

6. Abraçassem a todos os irmãos independente da origem, como verdadeiros membros da família de Deus em Jesus Cristo.

B. Com relação aos Gentios – Era necessário que os Gentios:

1. Abandonassem seu apego aos ídolos.

2. Abandonassem seu amor ao pecado e à vida degradante que estavam acostumados a viver.

3. Renunciassem de maneira absoluta à sua dependência às suas próprias obras.

4. Que se unissem com os Judeus convertidos e com todos aqueles que eram amigos do Messias, independente da cultura de onde tinham vindo.

C. Com relação a todas as pessoas em geral – É necessários que:

1. Sejam deixados de lado todos os preconceitos, opiniões, hábitos e costumes da vida anterior —

Gálatas 3:26—28

26 Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus;

27 porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes.

28 Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.

2. O supremo amor ao próprio ego seja completamente abandonado —

Lucas 9:23—24

23 Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.

24 Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará.

3. O apego à vida de pecado seja abandonado —

Efésios 4:17—5:2

17 Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos,

18 obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração,

19 os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza.

20 Mas não foi assim que aprendestes a Cristo,

21 se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus,

22 no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano,

23 e vos renoveis no espírito do vosso entendimento,

24 e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.

25 Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros.

26 Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira,

27 nem deis lugar ao diabo.

28 Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado.

29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.

30 E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.

31 Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia.

32 Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.

1 Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;

2 e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave.

O amor a este mundo e as coisas quer o mundo valoriza sejam deixados para trás – 1 João 2:15 – 17.

4. A suprema lealdade dedicada a amigos e parentes seja posta de lado a favor da suprema lealdade e amor para com Deus e Seu Cristo —

Mateus 10:37

37 Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim.

5. A sensualidade, o orgulho, a vaidade, as ambições sejam devidamente esquecidas em algum lugar do passado.

6. Entendam que em todos estes aspectos da vida humana, mencionados acima, existe uma mudança que começa com o novo nascimento e que é levada através da santificação diária até a consumação nos céus, seja através da morte ou quando da vinda do Senhor.

Em resumo, quando Paulo diz que as coisas velhas já passaram, ele está indicando que as formas antigas de servir a Deus já passaram seja entre os Gentios seja entre os Judeus. A velha forma de buscar viver em paz com Deus, fossem elas as cerimônias e rituais Judaicos, fossem as práticas religiosas existentes no paganismo, tudo, mas tudo mesmo, já havia passado. As velhas amizades, os velhos conhecidos são abandonados e todas as coisas externas, sejam elas riquezas, honras, conhecimento, poder, sentimentos religiosos são todos igualmente largados de lado. A nova criação vive exclusivamente para Deus!

Eis que se fizeram novas – Todas as coisas se fizeram novas quer dizer que são percebidas como tais pela mente. O propósito da vida, os sentimentos do coração, os princípios que guiam as ações. Tudo se fez novo. O entendimento é consagrado a novos objetivos, o corpo é usado no serviço de um novo Senhor e o coração se apega a novos objetivos — Romanos 6:11—14. Estas são as únicas palavras que podem descrever o que acontece na conversão do pecador. Tudo se faz novo. Existe uma nova visão de Deus e do Senhor Jesus Cristo; uma nova visão deste mundo e do mundo vindouro; uma nova visão acerca da verdade e da responsabilidade e todas as coisas passam a ser encaradas de forma diferente e com novos sentimentos.

Antes da nossa conversão tudo era caótico e desordenado. Agora somos novas criaturas — literalmente uma nova criação — e devemos tudo isto a Deus mesmo que olha para nós e diz que tudo é muito bom. Essa novidade de vida segue em direção à Nova Jerusalém e aos Novos Céus e Nova Terra nos quais habita justiça —
2 Pedro 3:13

Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça.

LISTA DE OUTROS ESTUDOS DA SÉRIE “EM CRISTO”:

O estudo introdutório dessa série, número 000, pode ser encontrado aqui:

O estudo número 001 dessa série — Justificação Gratuita — pode ser encontrado aqui:

O estudo 002 dessa série — Nossa Identidade com Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 003 dessa séria — Mortos para o Pecado, Mas Vivos para Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 004 dessa série — O Salário do Pecado X o Dom Gratuito de Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 005 dessa série — Nenhuma Condenação em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 006 dessa série — Nada Pode nos Separar do Amor de Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 007 — Somos Membros uns dos Outros em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 008 — Santificados em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 009 — A Graça de Deus em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 010 — Somos de Deus em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 011 — Somos Espirituais em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 012 — Somos Loucos, Fracos e Desprezíveis Porque Estamos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 013 — Somos Gerados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 014 — Nossa Esperança em Cristo Não se Limita a Essa Vida Apenas — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 015 — Todos Serão Vivificados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 016 — Todos São Amados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 17 — Somos Todos Ungidos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 18 — Não Mercadejamos a Palavra de Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 19 — O Véu é Removido em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 20 — Somos Novas Criaturas em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 21 — Deus Estava em Cristo Reconciliando Consigo o Mundo — poderá ser encontrado aqui:

Os estudos 22 e 23 — Sendo Conhecido em Cristo — poderão ser encontrados aqui:

O estudo 24 — Nossa Liberdade em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 25 — Justificação Pela fé em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 26 — Filhos de Deus em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 27 — Revestidos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 28A — Nossa Unidade em Cristo — PARTE 001 poderá ser encontrado aqui:

O estudo 28B — Nossa Unidade em Cristo — PARTE 002 poderá ser encontrado aqui:

O estudo 029 — Somente a Fé Que Atua Pelo Amor Tem Valor em Cristo

O estudo 030A — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 001

O estudo 030B — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 002

O estudo 030C — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 003 — E a Chamada Visão de Hermes

O estudo 030D — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 004 — O Ensinamento Bíblico Acerca do Céu

O estudo 031 — Desvendando-nos o Mistério da Sua Vontade Em Cristo

O estudo 032 — Para o Louvor da Glória de Deus em Cristo

O estudo 033 — Ressuscitados em Cristo e Assentados nos Lugares Celestiais

O estudo 034 — Mostra a Suprema Riqueza da Sua Graça em Bondade para conosco em Cristo.

O estudo 035 — Mostra como somos salvos em Cristo para a prática de boas obras manifestadas por meio de uma vida de santidade.

O Estudo 036 — Nos Fala de Como Somos Aproximados de Deus Porque Estamos em Cristo.

O Estudo 037 — Nos Fala de Como Somos Co-herdeiros, Co-participantes e Membros dum mesmo Corpo

O Estudo 038A — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 001 — Cristo o Mistério Revelado de Deus

Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:
Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário