quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O Incrível Beija Flor



Poucas pessoas sabem disso, mas existem cerca de 300 espécies de Beija flores. Por exemplo:

• Existe o beija flor gigante cujo comprimento atinge quase 20 centímetros.

• Em comparação, também existe o beija flor abelha cujo comprimento não vai além de 5 centímetros.

As assas de um beija flor batem num formato que os cientistas chamam de padrão de “8”. É esse batimento de asas que permite aos mesmos ficarem parados no ar ou voar para trás, para o lado – quando batem as asas sobre suas próprias cabeças – e até mesmo voar totalmente de cabeça para baixo.

Um beija flor pode bater suas asas até 200 vezes por segundo e consegue atingir velocidades de até 80 kilometros por hora. Os músculos das asas chegam a representar até 40% do peso total do animal. Seu fino e longo bico lhe permite coletar o néctar das flores na parte interior das mesmas. O beija flor possui em sua língua dois sulcos que lhe permitem armazenar o néctar das flores. A língua é extremamente veloz e pode se projetar até treze vezes por segundo para coletar o alimento. A mesma fica enrolada na parta de trás da cabeça do pássaro onde fica como que “estocada”. A língua também é pontiaguda e isso permite ao mesmo “cutucar” e espantar insetos que estejam dentro da flor.

Ao contrário do que se imagina o beija flor não vive exclusivamente de néctar. Ele também tem necessidade de proteínas que consegue devorando pequenos insetos. Se não tivesse a língua que tem, jamais seria capaz de catar esses insetos.
Existe um tipo de beija flor que é o pássaro com o mergulho mais veloz que existe. O chamado “falcão peregrino” quando mergulha em direção à uma presa é capaz de se deslocar a uma velocidade que é equivalente a 200 vezes o comprimento do seu próprio corpo por segundo.Essa velocidade é muito próxima daquela alcançada, pelos hoje aposentados, ônibus espaciais, que atingiam uma velocidade equivalente a 207 seu próprio comprimento ao reentrarem na atmosfera da terra.

Por muito tempo o falcão peregrino foi considerado o pássaro mais veloz que existia na terra. Agora, todavia, um grupo de cientistas informa que descobriram um beija flor rosa macho que é curiosamente, chamado de beija flor da Ana é, de fato, o pássaro mais veloz. Todos os dias pela manhã esse macho irá tentar impressionar uma fêmea com sua velocidade e acrobacias. Para alcançar seu propósito ele sobe até trinta metros de altura. Então, faz um poderoso mergulho em direção ao solo na direção da fêmea. Quando se aproxima dela, ele dá meia volta e torna a subir. Durante seu mergulho ele chega a experimentar uma força 9 vezes o equivalente à força normal da gravidade.

A velocidade relativa alcançada por esse beija flor equivale a 385 o cumprimento do seu próprio corpo por segundo. Isso corresponde quase ao dobro da velocidade alcançada pelo falcão peregrino.
Uma última curiosidade acerca desses delicados pássaros criados pelo nosso sábio Criador: existe uma espécie deles que pode voar por 800 kilometros sem parar sobre as águas do golfo do México.

Como disse Jó: - Jó 9:10 -

Deus é quem faz grandes coisas, que se não podem esquadrinhar, e maravilhas tais, que se não podem contar.

As maravilhas de Deus na criação continuam sendo descobertas. E é o grande prazer desse blogueiro compartilhar essas simples, mas poderosas verdades acerca da criação e do Deus da Criação. Mas não podemos nos esquecer nem por um momento sequer que a mior das maravilhas de Deus é Seu amor pelos seres humanos perdidos. Amor esse que ele demonstrou, de forma escancarada, na morte de seu filho Jesus sobre a Cruz do Calvário por causa dos nossos pecados - João 3:16 –

Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

E ainda Romanos 5:8 –

Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.

Outros artigos falando acerca das maravilhas do Criador poder ser encontrados nos links abaixo:

http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/12/o-milagre-representado-pelo-milho.html

http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/12/um-fossil-vivo-e-surpreendente.html

http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/11/apreciando-as-maravilhas-do-criador.html

Que Deus Abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário