sexta-feira, 22 de agosto de 2014

IURD AVANÇA PARA MONOPOLIZAR HORÁRIOS NA TV



O material abaixo foi publicado pela FolhaGospel.

Avanço da Igreja Universal tira força de rivais na televisão

Há poucos dias, Edir Macedo (foto) tirou da TV CNT Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial, e Silas Malafaia ao alugar 22 horas diárias do canal.

A inauguração de um enorme templo em São Paulo no fim do mês, com a presença da presidente Dilma Rousseff e outras autoridades, não é a única marca da atual ofensiva da Igreja Universal do Reino de Deus sobre seus concorrentes.

Duas operações comerciais recentes tratadas com muito mais discrição pela igreja provocam reviravolta na geopolítica das neopentecostais. 

Há poucos dias, a Universal alugou 22 horas diárias da grade da TV CNT, rede paranaense controlada pela família Martinez (do ex-deputado José Carlos Martinez, presidente do PTB morto em 2003). 

Com isso, tirou da emissora o concorrente Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus, e o programa "Vitória em Cristo", veiculado há 32 anos na CNT por Silas Malafaia, de um ramo da Assembleia de Deus.

O arrendamento da CNT foi a segunda manobra do tipo patrocinada pela igreja de Edir Macedo. No fim de 2013, em negociação com a família Saad, da Bandeirantes, a Universal já havia alugado toda a grade disponível do Canal 21 (UHF), que desde 2008 era 100% ocupada pela Mundial.

No meio evangélico, essas operações chamaram a atenção menos pela ampliação da capacidade de exposição da Universal e mais pelo encolhimento dos concorrentes.

A Universal já aluga fatias diárias da Bandeirantes, da Rede TV! e da Record, esta última de sua propriedade. Com 100% da CNT e do Canal 21, a igreja praticamente monopolizou os quinhões disponíveis para pregação religiosa em rede nacional.

O expurgo de Valdemiro e Malafaia de seus principais púlpitos eletrônicos tem ainda um reflexo político. 
Em 2010, quando o tema do aborto ganhou destaque na eleição presidencial, eles foram os dois neopentecostais que apareceram na propaganda do então candidato José Serra (PSDB), principal rival de Dilma. 

Neste ano, com o candidato Pastor Everaldo (PSC) concentrando apoios evangélicos, a Universal poderá ficar como a única neopentecostal relevante a apoiar a petista. 

Para o sociólogo Ricardo Bitun, o estrangulamento promovido pela Universal é o capítulo recente mais importante da disputa entre igrejas. "A concorrência entre elas é fortíssima, com consultores auxiliando cada uma dessas operações e milhões de reais envolvidos", diz.

As partes não comentam, mas no mercado circula a informação de que a Mundial teria perdido o Canal 21 após acumular R$ 21 milhões em dívidas com a família Saad.

Valdemiro estaria agora prestes a fazer o arrendamento integral da canal 32 UHF (antiga MTV), que em dezembro foi vendido pela Editora Abril para o Grupo Spring –o dono do grupo não foi encontrado para comentar. Nesta quarta (16), cultos da igreja já eram exibidos no canal.

O troca-troca de emissoras nem sempre é tratado de forma diplomática no meio.

Alguns anos atrás, quando R. R. Soares (Igreja Internacional da Graça) desalojou Valdemiro de um horário na Band, o líder da Mundial o acusou de falsidade e chegou a chamá-lo de racista. Disse que Soares só se referia a ele como "o bispo preto".

Em 2012, foi a vez de Valdemiro ser mostrado como vilão. Ao perder um horário para a Mundial, Malafaia o acusou de ser dissimulado e desleal.

A Universal evita esse tipo de embate. Por escrito, afirmou que "os meios de comunicação podem e devem ser utilizados como canais evangelísticos, com o intuito de levar uma palavra de vida e fé". Agora, o único que oferece um pouco de concorrência à Universal em rede nacional é Soares, na Rede TV! e na Band.

Fonte Folha de São Paulo em:

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/07/1487099-avanco-da-universal-tira-forca-de-rivais-na-televisao.shtml

Publicado pela FolhaGospel no seguinte link:


Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

3 comentários:

  1. JOEL CARVALHO - DF25 de agosto de 2014 16:10

    De fato, como aventou o articulista, o recente monopólio da IURD na CNT, visou claramente extirpar de seus principais púlpitos virtuais, os dois últimos mais influentes inimigos de Dilma no meio evangélico, Valdemiro e Silas. Especialmente este último, cujo programa nessa rede existia há 32 anos, figurando uma derrota emblemática.
    Silas Malafaia, como maior voz de renome dos púlpitos virtuais evangélicos, claramente em colisão com as políticas do PT, tinha esse púlpito virtual diariamente em rede nacional, o que incomodava muito o PT, e isso já fora externado de forma genérica pelo Secretário Geral da Presidência, mas com muita contundência. Tendo o tal secretário afirmado que era preciso anular esses pastores televangelistas, que doutrinam o grande rebanho eleitoral evangélico. Não à toa, tudo indica que, para ficar mais próximo dos petistas, Edir Macedo fez várias manifestações em favor do aborto em suas loucas pregações, em perfeito alinhamento ao pensamento do PT nessa quadra. Edir ainda afirmou que, mesmo que isso fosse pecado, ele assumiria esse ônus. O sujeito é mesmo um asqueroso, tão igual aos concorrentes dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Joel,

      Bem pensado e bem escrito. Espero que muitos leiam para entenderem com "funcionam" as armadilhas e as trapaças dentro da política.

      Obrigado por compartilhar teu "cérebro".

      Abraço,

      irmão Alex

      Excluir
    2. JOEL CARVALHO - DF27 de agosto de 2014 06:54

      Caro Irmão Alex,

      Obrigado pelo incentivo. Apenas alguns textos saem melhores, quando a indignação é plena.

      A coisa é tão escabrosa que, a gente fica na dúvida onde e por quem começa a safadeza desses mercenários. O ciclo, o circo e o novelo são urdidos de forma tão engenhosa, sofismática e calhorda que, os incautos de fato não percebem que fazem parte dessa massa manipulada, desse verdadeiro gado, junto com ovelhas conduzidas por lobos devoradores.

      Excluir