sábado, 27 de dezembro de 2014

SERMÃO PARA O ANO NOVO 2015 - NOVOS COMPROMISSOS PARA UM NOVO ANO



Vários Textos
Introdução

A. Pois não é que o ano de 2014 já está bem próximo do seu fim e quando olhamos para trás, especialmente para essa mesma época do ano 2013, nós ficamos surpresos com quantos votos, desejos, vontades e compromissos imaginamos para nós mesmos para o ano 2014.

B. Mais hoje, olhando para trás vemos que conseguimos muito pouco do que realmente gostaríamos de ter feito.

C. De forma alguma eu gostaria de interferir com seus planos, promessas ou compromissos que você já está pensando em assumir a partir do próximo dia 1 de Janeiro de 2015.

D. Mas como seu pastor e com um interesse genuíno nas vidas de vocês eu gostaria, se assim me permitirem, sugerir alguns compromissos que eu tenho certeza, se colocados em prática farão 2015 um ano ricamente abençoado para todos vocês.

E. Então aqui vão algumas resoluções para o ano novo 2015 para todos nós:

RESOLUÇÕES NOVAS PARA O NOVO ANO DE 2015

I. decida que você irá deixar para trás as coisas erradas que fez

A. Umas das maiores bobagens que costumamos fazer é ficar remoendo nossos erros passados. Por esse motivo peço que vocês considerem o seguinte:

Filipenses 3:13—14

13 Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão,

14 prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

B. Sim, temos um chamado de Deus e para poder atender a esse chamado, nós temos que deixar para trás nossos erros do passado

C. É o próprio Deus que nos faz as seguintes promessas:

Hebreus 10:16—17

16 Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei,

17 acrescenta: Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniquidades, para sempre.

D. Agora eu pergunto: Que tipo de tolos somos nós que insistimos em remoer os erros do passado, quando Deus mesmo nos promete nunca mais lembrar deles? É isso mesmo. SOMOS TOLOS BEM GRANDES.

E. Então vamos tomar essa resolução e assumir esse compromisso uns com os outros e diante de Deus que não iremos mais remoer nossos erros do passado uma vez que tenhamos confessado os mesmos para Deus, que promete perdoar e esquecer os mesmos.

II. DECIDA ABRIR MÃO E SEPULTAR TODOS OS RESSENTIMENTOS

A. Como fizemos com o item anterior, vamos iniciar esse também com uma leitura de uma porção das Sagradas Escrituras:

Colossenses 3:13

Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós.

B. Uau! Esse é um grande desafio para todo o ano de 2015. Note bem as palavras de Paulo: Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós.

C. Deus nos deu um exemplo que ele deseja que sigamos. Ele deseja que tomemos, hoje, a decisão de abrir mão de todo e qualquer ressentimento no próximo ano de 2015.

D. O que é um ressentimento? É um nível profundo de mágoa que retemos contra algo ou alguém e que precisamos abrir mão antes que o mesmo se transforme numa raiz de amargura e com isso destrua não apenas a nossa vida, mas a nossa família e até a própria igreja.

E. “Pastorzim, num tá exagerando não” Tô não. Vejam o que esse texto diz:

Hebreus 12:15

Atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados.

F. Os ressentimentos são as marcas evidentes de um espírito não perdoador que nos conduz a atitudes características de pessoas que não perdoam. Isso é o mesmo que dizer que essas ações são idênticas a alimentar uma profunda antipatia por alguém.

G. Ressentimentos são perigosos porque são destrutivos:

1. Ressentimentos destroem casamentos.

2. Ressentimentos separam familiares.

3. Ressentimentos arruínam amizades.

4. Ressentimentos dividem uma igreja.

H. Alguns aqui precisam abrir mão do ressentimento:

1. Que nutrem, de alguma forma, por seus filhos.

2. Que nutrem por seus pais, por abusos físicos e emocionais que os mesmos infligiram em vocês. Vamos tratar isso com toda sinceridade.

3. Que nutrem por companheiros de trabalho, seja por algo que eles te fizeram ou porque você alimenta algum tipo de inveja deles!

4. Que nutrem por causa de algum argumento ou discussão com outra pessoa ou pessoas.

5. Que nutrem ressentimentos por outras pessoas aqui da nossa congregação.

I. É Deus quem diz que temos que abrir mão e sepultar definitivamente esses ressentimentos. Quando poderíamos achar um tempo melhor do que nesses dias em que estamos tomando decisões para o ano 2015?

III. DECIDA RESTAURAR RELACIONAMENTOS QUEBRADOS.

A. A Palavra de Deus é inequívoca a esse respeito:

Romanos 12:18

Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens.

B. Note que o desafio que Deus faz para nós é pessoal: no que depender de vós.

C. É a vontade de Deus que cada um de nós se empenhe para consertar qualquer relacionamento que esteja quebrado, danificado, prejudicado etc.

D. Normalmente para consertar um relacionamento quebrado é necessário proferir aquelas palavras medonhas: EU ESTAVA ERRADO. ME PERDOE. John Taupin, colocou isso num poema chamado: SORRY, SEEMS TO BE THE HARDEST WORD! Esse poema foi depois imortalizado pela voz e o piano de Sir Elton John.

E. Quantos casais aqui hoje podem por as coisas em ordem, admitindo seus erros e pedindo perdão para o esposo ou esposa?

F. Quantos irmãos e irmãs poderiam se acertar hoje à noite de ressentimentos que tem impedido o surgimento de uma comunhão plena e verdadeira.

CONCLUSÃO

1. Deus tem prometido perdoar e esquecer — nunca mais se lembrar — dos nossos pecados. Quando ficamos remoendo nossos erros do passado é como se estivéssemos dizendo para Deus que não cremos nem nele nem no que nos diz em sua Palavra. E isso é um pecado muito sério. Que Deus nos guarde de agir desse modo.

2. Temos que ser honestos e admitir que um dos maiores escândalos dentro das nossas igrejas é o fato de que irmãos e irmãs estão alimentando profundos ressentimentos uns contra os outros. Isso escandaliza não apenas os crentes, mas especialmente os incrédulos.

3. Não se deixe enganar. Pedir perdão é algo difícil, mas absolutamente necessário, se queremos consertar nossos relacionamentos quebrados. Além de consertar imediatamente alguns aqui, hoje mesmo, tome também a decisão de consertar outros, à medida que Deus for abrindo portas para você agir como deve durante os próximos dias.

4. Vamos, crie coragem. Tome a decisão de se perdoar e esquecer os erros que você cometeu no passado. Tome a decisão de perdoar as outras pessoas. Cuidado com a amargura da alma! Tenha coragem para pedir perdão para os outros e também para Deus com o objetivo de restaurar os relacionamentos quebrados. Aja com base nessas decisões e você terá um maravilhoso 2015!

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário