terça-feira, 30 de dezembro de 2014

AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – ESTUDO 032 - 1 PEDRO 4:7-10 — SEDE MUTUAMENTE HOSPITALEIROS


Ilustração da hospitalidade de Marta e Maria

Esse artigo é parte da série "Amai-vos Uns aos Outros" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos dos mandamentos nos quais o Senhor nos ordena demonstrarmos amor uns pelos outros. No final do artigo você encontrará links para outros estudos dessa série.

VIVENDO A VIDA COMUM DOS SANTOS DE DEUS


Introdução.

A. Nesta série, nós temos falado acerca daquilo que estamos chamando de “mandamentos de reciprocidade”. 
B. Estes mandamentos são muito importantes, porque são eles que nos mostram...  
1. O quanto a fé cristã está baseada em relacionamentos, com Deus e com o próximo. 
2, O quão diferente e única é nossa fé. A única fé, divinamente, revelada. 
C. A revelação da nossa fé cristã nos veio através da palavra escrita de Deus — a Bíblia — e por meio da palavra viva de Deus — o Senhor Jesus Cristo. 
D. Entre as coisas que a Bíblia nos revela, elas nos diz que, naqueles primeiro dias, quando nossa fé dava seus passos iniciais, existiam muitos cristãos que estavam enfrentando diversos tipos de dificuldades: 
1. Alguns eram vítimas de perseguições e prisões. 
2. Outros haviam ficado órfãos. 
3. Muitas mulheres estavam ficando viúvas por causa das perseguições. 
E. Por todos estes motivos, o Novo Testamento registra várias instâncias em que alguns cristãos eram recebidos em casas de outros e cuidados como se fossem membros da própria família. 
F. Naqueles dias havia uma grande necessidade de os cristãos serem...  
Mutuamente Hospitaleiros
Introdução 
A. O serviço de hospitalidade não deve ser considerado como algo menor ou até mesmo inconsequente. Que as palavras de Jesus, a seguir, possam nos impressionar na medida certa: 
Mateus 25:31—46 
Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda; então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me. Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não fostes ver-me. E eles lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso e não te assistimos? Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer. E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna. 
B. Como podemos ver, Jesus considerou este serviço da maior importância. O verdadeiro cristão fará bem em aprender com o Senhor, o valor destes, muitas vezes, pequenos gestos. 
I. O Mandamento. 
1 Pedro 4:7—10 
Ora, o fim de todas as coisas está próximo; sede, portanto, criteriosos e sóbrios a bem das vossas orações. Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados. Sede, mutuamente, hospitaleiros, sem murmuração. Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. 
II. Definição dos Termos: 
A. φιλόξενος Filóxenos — Literalmente a expressão que dizer: “amigo de estranhos”. No Novo Testamento é usada no sentido de: 1. Hospitaleiro; 2. Generoso para com as visitas.  
B. Ser mutuamente hospitaleiro corresponde a receber em nossas casas outros cristãos, de modo especial aqueles que não são parte do nosso círculo de amizade ou, que estejam enfrentando problemas e dificuldades, com o intuito de suprir suas necessidades. 
II. Exemplos Bíblicos 
3 João 5—8 
Amado, procedes fielmente naquilo que praticas para com os irmãos, e isto fazes mesmo quando são estrangeiros, os quais, perante a igreja, deram testemunho do teu amor. Bem farás encaminhando-os em sua jornada por modo digno de Deus; pois por causa do Nome foi que saíram, nada recebendo dos gentios. Portanto, devemos acolher esses irmãos, para nos tornarmos cooperadores da verdade. 
Atos 16:14—15 
Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia. Depois de ser batizada, ela e toda a sua casa, nos rogou, dizendo: Se julgais que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa e aí ficai. E nos constrangeu a isso. 
Atos 16:32—34 
E lhe pregaram a palavra de Deus e a todos os de sua casa. Naquela mesma hora da noite, cuidando deles, lavou-lhes os vergões dos açoites. A seguir, foi ele batizado, e todos os seus. Então, levando-os para a sua própria casa, lhes pôs a mesa; e, com todos os seus, manifestava grande alegria, por terem crido em Deus. 
III. Em Que Ocasiões Nós Podemos Praticar a Hospitalidade? 
A. A lista a seguir é apenas uma sugestão. Certamente os irmãos poderão descobrir muitas outras maneiras de aplicar este mandamento. 
1. Oferecer acomodações a amigos, evangelistas, missionários ou outros trabalhadores cristãos que estejam visitando nossa comunidade ou passando pela nossa área. 
2. Hospedar famílias que tenham perdido seus lares por desastres naturais, tais como inundações, incêndios e etc. 
3. Hospedar órfãos e viúvas que estejam passando necessidades. 
4. Ajudar irmãos cristãos que não estão conseguindo cuidar de si mesmos. 
5. Acolher novas famílias em nossas vizinhanças ou na Comunidade Boas Novas, que precisam de amizade ou de testemunho cristão. 
IV. Implicações Contidas Neste Mandamento 
Este mandamento que nos instrui acerca da prática da hospitalidade, possui as seguintes implicações: 
A. Nossos bens materiais são dons da graça de Deus e devem ser usados no serviço do Senhor. Não devem ser usados para agradar a nós mesmos, e sim, para servir os irmãos. 
B. Como cristão devemos nos empenhar em oferecer hospitalidade uns aos outros, sem esperar nada em troca. Devemos praticar a hospitalidade mútua com alegria e sem murmurações. 
C. A hospitalidade deve ser uma expressão do amor cristão. Devemos tratar o irmão como se estivéssemos recebendo o próprio Senhor. 
D. Todos os cristãos são chamados a praticar a hospitalidade, e não apenas os irmãos que estão melhor de vida. Lembrem-se que a nossa confiança está no Senhor e não nas coisas que temos na dispensa.
Conclusão:

A prática da hospitalidade é um dos serviços mais importantes dentro da comunidade cristã.

1. Quando oferecemos hospitalidade uns aos outros, podemos todos nos sentir encorajados para trabalhar na comunidade sem distrações.

2. Quando todos nos envolvemos nos trabalhos da comunidade, ela cresce e se desenvolve de maneira sadia.

3. Além disso, esta demonstração de amor fraternal e cuidado de uns para com os outros fortalece os membros, o que, por extensão, fortalece a comunidade.

4. Como acontece com a prática de todos os mandamentos de reciprocidade, quando obedecemos a instrução do Senhor quanto à hospitalidade nós damos evidências, ao mundo ao nosso redor, tanto do amor cristão quanto da veracidade do Evangelho.

5. Que o Senhor que foi nos preparar lugar na casa do Seu Pai, nos inspire a praticar a hospitalidade à qual nós mesmos estamos destinados por toda a eternidade.

Que Deus abençoe a todos nós.

OUTROS ESTUDOS ACERCA DA VIDA COMUM DOS SANTOS DE DEUS.

001 — O Custo do Discipulado =

002 — Uma Proposta de Vida =

003 e 004 — Comunhão e Interdependência =

005 — Os Dons espirituais e a Vida Comum =

006 — Discipulado =

007 — O Amor ao Próximo =

008 — Amai-vos uns aos outros — Parte 1 — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS

009 — Amai-vos uns aos outros — Parte 2 — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS

010 — Romanos 15:1—7 — Acolhei-vos Uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 3

011 — Romanos 16:16 — Saudai-vos Uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 04

012 — 1 Coríntios 12:24—25 — Tande o Mesmo Cuidado Uns Para Com os Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 05

013 — Efésios 5:18-21 — Sujeitai-vos ou Submetei-vos Uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 06

014 — Efésios 4:1—3 — Suportai-vos Uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 07

015 — Tiago 5:16 — Confessai Vossos Pecados uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 08

016 — Colossenses 3:12—13 — Perdoai uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 09

017 — Romanos 14:13 — Não Julgueis Uns Aos Outros — Parte A — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 10A

018 — Romanos 14:13 — Não Julgueis Uns Aos Outros — Parte B — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 10B

019 — Tiago 4:11 — Não faleis Mal uns dos Outros — AMAI-VOS UNS AOS AOS OUTROS — Parte 11

020 — Tiago 5:9 — Não Vos Queixeis uns dos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 12

021 — Gálatas 5:14—15 — Não Vos Mordais nem Devoreis uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 13

022 — Gálatas 5:25—26 — Não Provoqueis Uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 14

023 — Gálatas 5:25—26 — Não Invejeis Uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 15

024 — Colossenses 3:9—10 — Não Mintais uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 16

025 — Romanos 14:29 e 1 Tessalonicenses 5:11  — Edificar uns aos outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — PARTE 17

026 — Colossenses 3:16  — Instruí-vos Mutuamente — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — PARTE 18

027 — 1 Tessalonicense 5:1 e Hebreus 3:12—13  — Consolai-vos e Exortai-vos Uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — PARTE 19

028 — Romanos 15:14 e Colossenses 3:16 — Admoestai-vos ou Aconselhai-vos uns aos outros —  AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 20 — SERMÃO 028

029 — Efésios 5:18—20 e Colossenses 3:16 — Falando entre vós com... — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 21 — SERMÃO 029

030 — Gálatas 5:13—14 — Sede Servos Uns dos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 22 — SERMÃO 030

031 — Gálatas 6:2 — Levai as Cargas Uns dos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 23 — SERMÃO 031

032 — 1 Pedro 4:7—10 — Sede Mutuamente Hospitaleiros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 24 — SERMÃO 032

033 — Efésios 4:31—32 — Sede Benignos Uns Para Com Os Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 25 — SERMÃO 033

034 — Tiago 5:16 — Orai Uns Pelos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 26 — SERMÃO 034

Grande Abraço e que Deus possa abençoar a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário